A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nós temos a solução sustentável que o mundo precisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nós temos a solução sustentável que o mundo precisa"— Transcrição da apresentação:

1 Nós temos a solução sustentável que o mundo precisa
Ok.

2 Alianças Estratégicas/Associações
Parcerias RODES (Roberto Paschoali) Peixoto de Castro 50% Senergen Energia Renovável 50% Apolo Tubulares Lone Star Brasil Holding (USA) 50% N&A 50% Budemberg Copenor Cia. Petroquímica do Nordeste 50% 50% PROMON GPC Química Petrobrás 100% 50% Metanor Metanol do Nordeste 50% Prosint Agropecuária 100% Banco Prosper 100%

3

4 Tecnologias Convencionais
Os Grandes Problemas Tecnologias Convencionais Pirolise Baixo eficiência energética Emissão de gases nocivos, doenças, odores e outros Geração de resíduos tóxicos Problemas logísticos (espaço, transporte) Tecnologia não sustentável Grandes investimentos Alto custo operacional Plasma Aterro sanitário e Compostagem Incineração / mass burning Mudei o título “efeitos” para “problemas”. Acho que os bullets do lado esquerdo deveriam entrar em blocos, ao clique do mouse (3 a cada vez). Arrumei a ordem dos bullets do lado esquerdo (o 3º e o 4º bloco estavam invertidos). (ver uma linha vazia depois do 9º bullet do lado esquerdo). É preciso rever/editar alguns textos dos bullets. Ver com Senergen.

5 PROBEM Resíduos Produtos Energia elétrica Calor e vapor Biodiesel
biomassa lignocelulósica Grupo motogerador lixo Restos agrícolas e de florestas Resíduos de madeira Óleo Energia elétrica Energia elétrica Calor e vapor Biodiesel Querosene, óleos, lubrificantes Óleos alifáticos e aromáticos Carvão vegetal Negro de fumo Materiais recuperados Conversor de baixa temperatura moinho secador Caldeira turbina a vapor biomassa/ resíduos oleosos Carvão dejeto de aves lodo dejeto suíno Pneus Gás Corrigi o nome do 2º equipamento da PROBEM: estava “reator de pré-hidrólise” mas o certo é “conversor de baixa temperatura”. FORMATAR MELHOR E CORRIGIR NOS DEMAIS SLIDES. O ícone de “energia elétrica” precisa ser trocado (ver). Coloquei “Calor e vapor” na lista de produtos. Coloquei “energia elétrica” em negrito. comentário anterior As setas largas representando o fluxo de resíduos não devem usar as cores nacionais (verde e amarelo). Sugiro usar laranja, vermelho, cinza (cores que remetem aos problemas apontados nos slides anteriores. As setas largas que representam os produtos devem mesmo ser azuis, que é a cor que associamos às soluções. Este slide ainda está poluido e confuso. As tecnologias secundárias (moinho e secador) estão muito destacadas. Sugiro usar ícones bem menores, para destacar mais as teconologias “PROBEM” (reator de pré-hidrólise e conversor de baixa temperatura). A animação (trepidação) desses ícones é irritante, e dá a impressão de algo barulhento. Trocar por algo mais suave, tipo um brilho que gira (como no slide seguinte), ou apenas um halo, sem animação. É preciso também dar um pouco menos de ênfase (diminuir o tamanho) para os produtos intermediários (ícones “outros materiais”, “carvão”, “óleo” e “syngas”). O ícone da “celulignina” também pode ser menor, mas deve ser mais enfatizado (por exemplo, com um brilho como o das outras tecnologias PROBEM). Os ícones do “Grupo motogerador” e da “Caldeira + Turbina a vapor” podem ficar no tamanho em que estão, mas seria bom estarem alinhados. Deve haver apenas um ícone de energia elétrica (e não dois, como está agora). Setas (como as que ligam as várias tecnologias) devem conectar os ícones do “Grupo motogerador” e da “Caldeira...” ao ícone da energia elétrica (mostrando que estes dois equipamentos produzem energia elétrica. O 4º clique do mouse deve animar apenas esta seta e o ícone da energia elétrica. O 5ª clique anima as setas largas azuis e a lista de produtos.

6 Processo de Produção de Negro de Fumo Ecológico
a partir de Pneus Inservíveis Legenda: CBT – Conversão em Baixa Temperatura; GNC – Gases Não Condensados; NFE – Negro de Fumo Ecológico.

7 Planta CBT Industrial Visão externa da Planta CBT Industrial

8 Planta – CBT 20 ton./Dia

9 Estoque de Negro de fumo e Óleo Mineral

10 Produto de Borracha Produzido com NFE 1000
INDIANA BORRACHA - SP

11 PROBEM Produtos Resíduos Energia elétrica biomassa lignocelulósica
PORÇÃO SÓLIDA celulignina Energia elétrica Calor e vapor Biodiesel Hidrogênio Metanol, óleos, lubrificantes, limoneno Posolana Álcool de hemicelulose, celulose e lignina Óleos alifáticos e aromáticos Carvão vegetal Negro de fumo Meateriais recuperados Celulignina Furfural Ração animal Amônia e uréia Gesso agrícola c/fertilizante e micronutrientes Sílica pura Sílica fly ash Silício grau metalúrgico biomassa lignocelulósica secador Reator pré-hidrólise lixo Restos agrícolas e de florestas Resíduos de madeira moinho Syngás PORÇÃO LÍQUIDA Energia Elétrica biomassa/ resíduos oleosos óleo Grupo moto gerador dejeto de aves lodo dejeto suíno Pneus Caldeira turbina a vapor moinho secador Conversor de baixa temperatura carvão syngás Gás Corrigi o nome do 2º equipamento da PROBEM: estava “reator de pré-hidrólise” mas o certo é “conversor de baixa temperatura”. FORMATAR MELHOR E CORRIGIR NOS DEMAIS SLIDES. O ícone de “energia elétrica” precisa ser trocado (ver). Coloquei “Calor e vapor” na lista de produtos. Coloquei “energia elétrica” em negrito. comentário anterior As setas largas representando o fluxo de resíduos não devem usar as cores nacionais (verde e amarelo). Sugiro usar laranja, vermelho, cinza (cores que remetem aos problemas apontados nos slides anteriores. As setas largas que representam os produtos devem mesmo ser azuis, que é a cor que associamos às soluções. Este slide ainda está poluido e confuso. As tecnologias secundárias (moinho e secador) estão muito destacadas. Sugiro usar ícones bem menores, para destacar mais as teconologias “PROBEM” (reator de pré-hidrólise e conversor de baixa temperatura). A animação (trepidação) desses ícones é irritante, e dá a impressão de algo barulhento. Trocar por algo mais suave, tipo um brilho que gira (como no slide seguinte), ou apenas um halo, sem animação. É preciso também dar um pouco menos de ênfase (diminuir o tamanho) para os produtos intermediários (ícones “outros materiais”, “carvão”, “óleo” e “syngas”). O ícone da “celulignina” também pode ser menor, mas deve ser mais enfatizado (por exemplo, com um brilho como o das outras tecnologias PROBEM). Os ícones do “Grupo motogerador” e da “Caldeira + Turbina a vapor” podem ficar no tamanho em que estão, mas seria bom estarem alinhados. Deve haver apenas um ícone de energia elétrica (e não dois, como está agora). Setas (como as que ligam as várias tecnologias) devem conectar os ícones do “Grupo motogerador” e da “Caldeira...” ao ícone da energia elétrica (mostrando que estes dois equipamentos produzem energia elétrica. O 4º clique do mouse deve animar apenas esta seta e o ícone da energia elétrica. O 5ª clique anima as setas largas azuis e a lista de produtos.

12 REFINARIA DE BIOMASSA TÍPICA: PRINCIPAIS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS
Geradores de Resíduos Refinaria de Biomassa Compradores LIXO - Prefeituras e Concessionárias Distribuidoras de energia elétrica e/ou grandes consumidores’ Produtores rurais Empreendedor e/ou Investidores Aporta capital e outros recursos essenciais para o projeto. Senergen Planeja, desenvolve, provê a tecnologia e implanta o empreendimento. Articula os vários participantes e opera a planta quando necessário. Agroindústrias e indústrias Indústrias usuárias e distribuidores dos produtos da refinaria (furfural, óleos, negro de fumo, matérias primas...) Fabricantes responsáveis por resíduos e/ou produtos inservíveis (p.ex. pneus) Empresas de coleta e tratamento de esgotos Coloquei o título, e mudei a formatação para letras mais vistosas. Ajustar estética. De modo geral está bom, mas acho que o ícone da usina de biomassa está estranho: o contorno não dá a impressão de que se trata de uma “fábrica”, seja pelos cantos arredondados na parte inferior, seja pelo tamanho dos recortes no telhado (muito grandes, desproporcionais). Sugiro abandonar esta idéia, deixando só um contorno simples, ou reformar bastante o ícone, para que realmente dê a idéia de uma instalação industrial. Os compradores devem entrar um por vez, ao clique do mouse. Acho que os bullets dos compradores deveriam entrar um a cada clique, e não todos de uma vez.

13 Assinatura dos documentos NDA e MOU
Análise econômica e financeira do empreendedor e investidores Dimensionamento da disponibilidade e capacidade energética dos resíduos a serem processados. Estudo do potencial de geração de receitas e pré-análise da demanda. Dimensionamento preliminar dos investimentos e do fluxo de caixa. Identificação de parceiros potenciais e das demandas legais (licenciamento, etc.) Apresentação do projeto a outras áreas do cliente e obter seu engajamento. Agendamento de visita técnica às instalações da Senergen em Lorena Elaboração de projeto básico/conceitual com a síntese do empreendimento para inicio do licenciamento e parceiros. Assinatura de contrato e Cronograma definitivo para continuidade do projeto. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Acho que a figura da mulher é meio sem graça... Em todos os slides usamos desenhos. Sugiro manter algo semelhante. É preciso ver como o usuário poderá atualizar os textos sem desconfigurar o slide e as animações.

14 PROBEM Atividades Levantamentos iniciais Elaboração de pré-projeto
Operação – fase inicial Contratação de suprimentos Contratação com clientes Finalizações da montagem Instalação on site Instalação e canteiro Produção de componentes Funding Elaboração do proj. executivo Licenciamento Finalização do projeto Ajustes e finalização Avaliação pelo cliente Elaboração de pré-projeto Levantamentos iniciais Operação – Regime regular Handover p/ empreendedor Preparo do site Ano 1 Ano 2 Ano 3 Acho que está bom. Lembrar de trocar os ícones da refinaria e do planeta, conforme slides anteriores. É preciso, porém, ver como o usuário fará a atualização do cronograma (além de editar os textos, será preciso editar as barras horizontais). Como eles poderão fazer isso sem desconfigurar toda o slide? 14

15 Nós temos a solução Sustentável que o mundo precisa
Obrigado

16 Geração de Sílica Branca e Energia com Casca de Arroz
TIR a.a. 31,4% Payback 2,8 anos Quantidade Processada In Natura (T/dia) 382 Capacidade Instalada (TBS/dia) 336 Capacidade Utilizada 95% Crédito de Carbono - Casca de Arroz Preço (R$) 30 Energia Elétrica 170 Potência Instalada (MW) 6,2 Energia para venda (MW) 4,5 Sílica Cimento 50 Quantidade Gerada (Tons/Dia) 26,4 Sílica Borracha (Sílica Branca) Preço (R$) 1.500 Quantidade Gerada (Tons/Dia) 36,0 Financeiro CAPEX TOTAL R$ Retrofit a cada 8 anos FINANCIAMENTO 80% EQUITY R$ TAXA DE JUROS a.a. 8,7% PRAZO TOTAL 15 anos CARÊNCIA 2 anos Receita Bruta (R$/ano) Energia Elétrica Crédito de Carbono Venda de Insumos Despesas Operacionais

17 Geração de Negro-de-Fumo e Energia com Pneus
TIR a.a. 32,1% Payback 2,9 anos Capacidade Instalada (TBS/dia) 80 Capacidade Utilizada 95% Preços de Venda Negro-de-Fumo (R$/ton) 900 Energia Elétrica (R$/MWh) 170 Aço (R$/ton) 110 CAPEX TOTAL R$ Retrofit a cada 8 anos FINANCIAMENTO 80% Prazo Total 15 anos Carência 2 anos EQUITY R$ TAXA DE JUROS a.a. 8,7% Receita Bruta (R$/ano) Despesas Operacionais

18 Geração de Carvão e Óleo com Cavaco de Eucalipto
TIR a.a. 34,9% Payback 2,5 anos Resíduos Processados IN NATURA (t/dia) Cavaco de Madeira 123 Capacidade Instalada (TBS/dia) 80 Capacidade Utilizada (todos os anos) 95% Preços de Venda Carvão CBT 600 Óleo CBT 950 Crédito de Carbono 30 Financeiro CAPEX TOTAL R$ Retrofit a cada 8 anos FINANCIAMENTO 80% EQUITY R$ TAXA DE JUROS a.a. 8,7% PRAZO TOTAL 15 anos CARÊNCIA 2 anos Receita Bruta (R$/ano) Despesas Operacionais

19 Geração de Vapor com Lixo Urbano e Lodo de Esgoto
TIR a.a. 50,4% Payback 1,7 anos Resíduos Processados IN NATURA (t/dia) MOL 1.350 Lodo 370 Geração de Vapor Total (t/h) 117,3 Geração de Vapor p/ Exportação (t/h) 90,2 Capacidade Instalada (TBS/dia) 700 Capacidade Utilizada (todos os anos) 95% Preços de Venda Crédito de Carbono (R$/RCE) 30 Vapor (R$/t) 40 Recebimento do Lixo (R$/t) 50 Recebimento do Lodo (R$/t) Financeiro CAPEX TOTAL R$ Retrofit a cada 8 anos FINANCIAMENTO 80% EQUITY R$ TAXA DE JUROS a.a. 8,7% PRAZO TOTAL 15 anos CARÊNCIA 2 anos Receita Bruta (R$/ano) Despesas Operacionais

20 Geração de Energia com Lixo Urbano
TIR a.a. 29,3% Payback 3,2 anos Resíduos Processados IN NATURA (t/dia) MOL 547 Plástico 103 Capacidade Instalada (TBS/dia) 400 Capacidade Utilizada (todos os anos) 95% Potência Bruta (MW) 15,9 Potência Líquida (MW) 13,3 Preços de Venda Crédito de Carbono (R$/RCE) 30 Energia Elétrica (R$/MW) 170 Recebimento do Lixo - Tarifa Média (R$/t) 50 Financeiro CAPEX TOTAL R$ Retrofit a cada 8 anos FINANCIAMENTO 80% EQUITY R$ TAXA DE JUROS a.a. 8,7% PRAZO TOTAL 15 anos CARÊNCIA 2 anos Receita Bruta (R$/ano) Despesas Operacionais Investimento por MW (R$) Custo Operacional por MWh (R$) 80 Energia p/exportação (MWh/ano) 99.919 Quantidade estimada de RCEs/ano

21 Geração de Energia e Cinzas Fertilizantes com Dejetos de Aves
TIR a.a. 40,2% Payback 2,1 anos Capacidade Instalada (TBS/dia) 240 Matéria Prima Processada 480 Capacidade Utilizada 95% Preço do Crédito de Carbono todos os anos 30 Preço da Energia Elétrica (R$) 160 Potência Instalada (MW) 13,5 Energia para venda (MW) 12,8 Preço das Cinzas Fertilizantes (R$) todos os anos 750 Financeiro CAPEX TOTAL R$ Retrofit a cada 8 anos FINANCIAMENTO 70% EQUITY R$ TAXA DE JUROS a.a. 8,7% PRAZO TOTAL 15 anos CARÊNCIA 2 anos Receita Bruta (R$/ano) Despesas Operacionais

22 B

23 A tecnologia CBT - Conversão a Baixa Temperatura
Dados da Conversão de Baixa Temperatura de Biomassas Ricas em Lipídios e Proteínas Biomassa Produtos da Reação Tipos Carvão % Óleo Água Gases Não Condensáveis % % de Óleo Esterificável a Biodiesel Dejeto Suíno 32,0 15,0 25,0 28,0 92,2 Dejeto Bovino 36,0 12,0 10,0 42,0 50,0 Cama de Frango 55,0 14,0 17,0 38,1 Torta de Pinhão Manso 18,0 68,7 Torta de Girassol 35,0 23 ,0 27,0 78,9 Farelo de Soja 40,0 16,0 26,0 --- Vinhaça de Cana 45,0 23,0 20,0 Torta de Filtro de Cana 56,6 10,4 Lodo de Graxaria 60,0 79,4 Lodo de Esgoto 67,7 13,5 10,8 8,0 Pneu inservível 38,0 (Negro de Fumo) (aço) 0,0 (solventes) e 4

24 Reconstrução do Negro de Fumo
Modelo do Negócio Reconstrução do Negro de Fumo RECICLANIP Combustívelimoneno Óleo (38%) CBT Gás (10%) NFR Pneus Inservíveis Moinho Classificado Borrachas, Pneus Carvão (40%) Aço (12%) Reciclagessucata *Com o óleo proveniente de 80 tons./dia de pneu é possível gerar 5,1 MW (p/ venda).

25 C

26 PROBEM

27 Tecnologias Convencionais
Tecnologia PROBEM Emissões de gases de efeito estufa Degradação de áreas urbanas e recursos hídricos Investimentos muito altos Desperdiço de energia Destruição de elementos químicos valiosos Tecnologia Auto-sustentável Prejuízos ambientais irreversíveis Fonte de Energia Limpa e Renovável Tecnologias não sustentável Baixos investimentos e sem riscos à Natureza Respeito à Saúde Pública Fim do desperdiço com resíduos Preservação de áreas urbanas Fim de contaminação por aterro Fonte limpa de produtos químicos Ver slide seguinte, com sugestões de mudança.

28 Mercado com enorme potencial para produtos Ecológicos
Venda da produção do CBT Piloto de 20t Grande Porte (Pneumático) Distribuidores: Coremal, Rudnik, GMSM Direto: Goodyear, Michelin Continental, Bridgestone, Pirelli Medio porte Distribuidores: Mineirais Pedras Brancas, AvecRubber Pequeno Porte Distribuidores: Quimiprod, Sílica Brasil, Mercado com enorme potencial para produtos Ecológicos

29 Planta CBT Industrial Visão Interna da Planta CBT Industrial

30 PROCESSO SENERGEN - FT Resíduos Produtos Fischer Tropsch
biomassa lignocelulósica secador Reator pré-hidrólise lixo Resíduos agrícolas e florestais Bagaço de cana de açúcar PORÇÃO SÓLIDA PORÇÃO LÍQUIDA Produtos CELULIGNINA moinho Fertilizante SYNGÁS Metanol, Dimetil éter (DME), Querosene de aviação, Diesel, Lubrificantes Reator de Fischer Tropsch CELULIGNINA Gaseificador Trocador de calor Torre de Lavagem Energia elétrica Vapor Fischer Tropsch Hidrogênio Turbina a a vapor Hidrogênio


Carregar ppt "Nós temos a solução sustentável que o mundo precisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google