A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segurança geral e pessoal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segurança geral e pessoal"— Transcrição da apresentação:

1 Segurança geral e pessoal
Tratamento de resíduos

2 Segurança geral e pessoal
O que fazer com o material de laboratório danificado ou partido? Onde colocar os reagentes utilizados depois de realizar a experiência em laboratório de química? Os resíduos devem ser convenientemente tratados.

3 Os resíduos Os resíduos
Resíduo, ou Lixo, é qualquer material considerado inútil, supérfluo, repugnante e/ou sem valor, gerado pela actividade humana, e o qual precisa ser eliminado.

4 Os resíduos Os resíduos
Exemplos do tempo de absorção de algumas substâncias pelo meio ambiente: Papel: de 2 a 4 semanas Palitos de fósforos: 6 meses Papel plastificado: de 1 a 5 anos Cascas de bananas: 2 anos Pastilha elástica: 5 anos Latas: 10 anos Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos Couro: 30 anos Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos Cordas de nylon: de 30 a 40 anos Latas de alumínio: de 80 a 100 anos Tecidos: de 100 a 400 anos Vidros: anos Pneus: indefinido

5 Os resíduos Os resíduos
A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5kg. Se somarmos toda a produção mundial, os números serão assustadores. O aumento excessivo de quantidade de lixo deve-se ao aumento do poder de aquisição e ao perfil de Consumo de uma população.

6 Reciclar não é uma obrigação
A reciclagem A reciclagem Reciclar é utilizar resíduos como matéria prima para produzir novos materiais. Símbolo internacional da reciclagem Reciclar não é uma obrigação mas sim um dever.

7 A reciclagem A reciclagem
Muito do lixo pode ser reutilizado, através da reciclagem, desde que adequadamente tratado, gerando fonte de renda e empregos, além de contribuir contra a poluição ambiental. Reciclar não é uma obrigação mas sim um dever.

8 A reciclagem A reciclagem
“Não seja indiferente, ajude o ambiente, coloque as pilhas no Pilhão”

9 Vantagens da reciclagem
No meio ambiente a reciclagem pode reduzir : a acumulação progressiva de lixo; o corte de mais árvores para fazer papel; as emissões de gases como metano e dióxido de carbono; as agressões ao solo, ar e água.

10 Vantagens da reciclagem
No meio económico a reciclagem contribui: para a utilização mais racional dos recursos naturais; a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.

11 Vantagens da reciclagem
No meio social, a reciclagem permite: Melhorar a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população; Contribuir para formar uma consciência ecológica. Gerar empregos para a população não qualificada. Foto retirada de:

12 A reciclagem A reciclagem
Ver vídeo Vídeo brasileiro sobre a Reciclagem retirado do site:

13 Os ecopontos Os ecopontos A reciclagem começa nos ecopontos.
Cada ecoponto é constituído por um vidrão, um papelão e um embalão.

14 Os ecopontos Os ecopontos Papelão

15 Os ecopontos Os ecopontos Vidrão

16 Os ecopontos Os ecopontos Embalão

17 Reciclagem do aço Reciclagem do aço
Video brasileiro sobre a reciclagem do aço retirado de:

18 Os ecocentros Os ecocentros
O Ecocentro é um parque amplo, vedado, equipado com contentores que se destinam à recolha de resíduos de grandes dimensões ou de resíduos que apresentam alguma perigosidade. Este parque encontra-se normalmente indicado por placas na via pública, para maior facilidade na sua localização.

19 Os ecocentros Os ecocentros É possível depositar no ecocentro: metais,
entulhos, madeiras, resíduos verdes, óleos hidráulicos, pilhas e baterias.

20 FIM


Carregar ppt "Segurança geral e pessoal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google