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Psicologia da Personalidade II

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Apresentação em tema: "Psicologia da Personalidade II"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia da Personalidade II
MAJZampieri

2 Behaviorismo Radical Representante Skinner

3 Burrhus Frederic Skinner
A explicação científica é a prioridade para a ciência do comportamento (SKINNER,1945) Pai do Behaviorismo Radical Burrhus Frederic Skinner

4 Behaviorismo antecedentes •Influências do Darwinismo – trabalho com
animais. •Fisiologia – comportamento condicionado Pavlov – Provocar comportamentos •Funcionalismo – Adaptação ao meio (comportamento em relação ao meio) •Associacionismo – Teoria da aprendizagem •Empirismo.

5 BEHAVIORISMO METODOLÓGICO WATSON (1878 – 1958)
“ SE A PSICOLOGIA QUISESSE SE FORTALECER NO MUNDO DA CIÊNCIA SERIA NECESSÁRIO QUE ELA REPENSASSE SEU OBJETO DE ESTUDO” (WATSON, 1913) OBJETO DE ESTUDO - COMPORTAMENTO OBSERVÁVEL

6 Behaviorismo análise experimental do cpto
O termo surgiu com John B. Watson

7 Psicologia Deixa de ser análise da vida mental e da alma
Passa a ser o estudo da csc ou dos fatos csc

8 BEHAVIORISMO METODOLÓGICO WATSON
Critica o mentalismo e o método introspectivo Resgata a visão empírica Objeto de estudo é o comportamento observável (movimento do corpo) e sua relação com o ambiente. S-R •Método: Observação e Experimentação •Evita-se a auto-observação. •A experiência subjetiva deixa de ter lugar na ciência •Objetivo – Prever e controlar o comportamento.

9 Watson-1913 “Dêem-me doze crianças sadias, de boa constituição e a liberdade de poder criá-las a minha maneira. Tenho a certeza de que, se escolher uma delas ao acaso, e puder educá-la, convenientemente, poderei transformá-la em qualquer tipo de especialista que eu queira – médico, artista, e até mesmo em mendigo e ladrão, independente de seus talentos, propensões, tendências, aptidões, vocações e da raça de seus ascendentes”.

10 1o. Laboratório psicologia
1879 Pavlov (1849 – 1936)

11 Premissas do Behaviorismo
A Psicologia deve estudar os eventos ambientais (estímulos) e os comportamentos observáveis (respostas) A introspecção deve ser substituida por métodos objetivos (experimentação, observação) Os cptos dos animais não-humanos devem ser observados paralelam/ aos humanos pois os cptos mais simples são mais fáceis de estudar e entender que os complexos.

12 Behaviorismo METODOLÓGICO RADICAL WATSON COMPORTAMENTO REFLEXO OU
RESPONDENTE – S-R (sujeito isolado - cão) COMPORTAMENTO PRODUZIDO POR ESTÍMULOS DO AMBIENTE SKINNER •COMPORTAMENTO OPERANTE- R-S (premiação) COMPORTAMENTO ATUA SOBRE O AMBIENTE.

13 BEHAVIORISMO RADICAL análise experimental do comportamento SKINNER
•Nasceu – 1904 – Pensilvânia •Dominou a Psicologia até 1950 •Organismo que reage – se comporta (Condicionamento Operante) •Processo de Aprendizagem – modelagem •Rejeita a noção de livre- arbítrio •A relação do indivíduo com o ambiente não é passiva

14 BEHAVIORISMO RADICAL SKINNER
•Caixa de Skinner •Máquinas Comportamentalistas •Reforçamento Positivo •Reforçamento Negativo •Punição •Extinção •Generalização •Discriminação •Contra-controle •Personalidade - Coleção de padrões de cpto

15 APRENDIZAGEM “Grandes pensadores construíram sobre o passado, em lugar de perder tempo em redescobri-los. A fim de que as escolas realizem seu propósito, um controle efetivo do comportamento precisa ser obtido através de técnicas especiais. Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforço sob as quais estudantes aprende. É responsabilidade do professor apressar e assegurar a aquisição do comportamento” Skinner

16 CONDICIONAMENTO CLÁSSICO BEHAVIORISMO RADICAL
Aumento da frequência do Comportamento REFORÇO POSITIVO REFORÇO NEGATIVO Diminuição da frequência do Comportamento •PUNIÇÃO •EXTINÇÃO

17 Aumento da frequência do Comportamento
REFORÇO POSITIVO – Estímulos que quando apresentados fortalecem o comportamento que o precedeu Ex. elogios •REFORÇO NEGATIVO – Estímulos que fortalecem as respostas que o remover produz. Ex. tirar o agasalho frente ao S calor

18 Diminuição da frequência do Comportamento
PUNIÇÃO – Apresentação de um S aversivo ou negação do reforçador positivo. Ex. Multas EXTINÇÃO - Para que aconteça a extinção do comportamento condicionado é preciso que aconteça a suspensão do reforço. Ex. Deixar de fazer as tarefas por não receber mais pontuações. Deixar de ligar para a pessoa que não atende mais.

19 FUGA E ESQUIVA FUGA ESQUIVA O Indivíduo tenta sair de
uma situação aversiva Processo no qual o comportamento reforçado é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento Processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo que permita que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude dos estímulos

20 Controle de Estímulos DISCRIMINAÇÃO GENERALIZAÇÃO Manutenção de uma
resposta na presença de um estímulos, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro. Um estímulos adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente

21 BIBLIOGRAFIA B.F.SKINNER. Sobre o Behaviorismo.São Paulo, Cultrix/USP, 1982

22 Behaviorismo John B. Watson
“Psicologia: como os behavioristas a vêem” (1913) "Um ramo experimental e puramente objetivo da ciência natural. A sua meta é a previsão e controle do comportamento..." Watson postulava o comportamento como objeto da Psicologia.

23 behaviorismo metodológico
O Behaviorismo nasceu como uma reação à introspecção e à Psicanálise que tentavam lidar com o funcionamento interior e não observável da mente. Psicologia tinha um objeto mensurável e observável para estudar e os experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes sujeitos e condições. O comportamento é estudado em função de varáveis do meio e os estímulos levando o organismo a darem determinadas respostas e isso em razão do ajuste do organismo ao seu meio por meio de equipamentos hereditários e formação de hábitos.

24 Behaviorismo metodológico métodos das ciências naturais
primeiros passos E. L. Thorndike ( ) – americano Ivan Pavlov ( ) - russo

25 Skinner linha de estudo conhecida como Behaviorismo radical
- explicação científica definindo como prioridade para a ciência do comportamento o desenvolvimento de termos e conceitos que permitissem explicações verdadeiramente científicas. A expressão utilizada pelo próprio Skinner em 1945 tem como linha de estudo a formulação do "comportamento operante".

26 Skinner linha de estudo conhecida como Behaviorismo radical
Behaviorismo metodológico - métodos das ciências naturais - explicação científica definindo como prioridade para a ciência do comportamento o desenvolvimento de termos e conceitos que permitissem explicações verdadeiramente científicas. A expressão utilizada pelo próprio Skinner em 1945 tem como linha de estudo a formulação do "comportamento operante".

27 enquanto a principal preocupação dos outros eram os métodos das ciências naturais, a de Skinner era a explicação científica definindo como prioridade para a ciência do comportamento o desenvolvimento de termos e conceitos que permitissem explicações verdadeiramente científicas

28 The Operational Analysis of Psychological Terms (Skinner, 1945/1984a)
Simpósio sobre Operacionismo, 1945.


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