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Perspectiva Geral das Soluções Servidoras da Microsoft José Carlos Guerreiro.

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Apresentação em tema: "Perspectiva Geral das Soluções Servidoras da Microsoft José Carlos Guerreiro."— Transcrição da apresentação:

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2 Perspectiva Geral das Soluções Servidoras da Microsoft José Carlos Guerreiro

3 Agenda • Soluções de Infra-estrutura • Soluções de Gestão de Infra-estruturas • Soluções Aplicacionais • Soluções de Segurança

4 Soluções de Infra-estrutura

5 Windows Server 2008 • O Windows Server 2008 é uma base sólida para todos os tipos de carga e aplicações sendo no entanto fácil de instalar e de gerir. • O novo Server Manager fornece uma consola de gestão unificada que simplifica a instalação, configuração e gestão do servidor. • A Windows PowerShell, uma nova interface de linha de comando, ajuda os administradores a automatizar tarefas rotineiras de administração do sistema em vários servidores. • Os Windows Deployment Services fornecem um meio simplificado e altamente seguro de instalar rapidamente o sistema operativo via rede. • Windows Server 2008 Failover Clustering e assistentes wizards. • Network Load Balancing, com gestão consolidada torna a alta disponibilidade acessível mesmo a generalistas de TI. • Opção de instalação Server Core permite a instalação de papéis (roles) apenas com os componentes e subsistemas necessários sem uma interface gráfica. • Menos papéis e funcionalidades significa minimizar espaço em disco e serviços activos reduzindo a superfície de ataque.

6 RolesRoles MiddleMiddle Base Base TSTS Shell,.NET Framework, MMC, etc. WSSWSSIISIISNPSNPSPrintPrintFileFileDNSDNSDHCPDHCPADAD Server Core Windows Server 2008

7 Licença do Servidor CAL Windows Server 2008 CAL = Client Access License Esta licença pode estar associada a um utilizador ou a um equipamento CAL

8 Licenciamento Requerido para Acesso de Clientes Todo o utilizador ou equipamento que acede ou usa o software servidor do Windows Server 2008 tem que comprar uma Windows Server 2008 Client Access License (Windows Server CAL) excepto nas seguintes circunstâncias: • Se o acesso a instâncias do software servidor é apenas através da Internet sem autenticação ou qualquer outra identificação individual feita pelo software servidor ou quaisquer outros meios • Se o acesso é feito ao Windows Web Server 2008 • Se os utilizadores externos estão a usar instâncias do software servidor e foi comprada uma licença Windows Server 2008 External Connector para cada servidor acedido • Até 2 equipamentos ou utilizadores podem aceder a instâncias do software servidor apenas para administrar essas instâncias Windows Server 2008

9 Produtos e tecnologias Standard Edition Premium Edition Funcionalidades Windows Server 2003 •• Sistema operativo Partilha de ficheiros, impressão e aplicações Firewall para segurança e protecção de dados Windows SharePoint Services •• Intranet para partilha de documentos e e informação Exchange Server 2003 SP2 •• Correio electrónico e comunicações Office Outlook 2003 Partilha de agendas Limite de caixas de correio 75 GB Windows Server Update Services •• Gestão automatizada de correcções e actualizações Relatório diário dos postos de trabalho e servidores a executar software Microsoft Shared Fax Service •• Fax a partir dos postos de trabalho com linhas partilhadas Recepção de faxes via correio electrónico ou impressora SQL Server 2005 Workgroup Ed. • Sistema de gestão de bases de dados e relatórios ISA Server 2004 • Firewall para segurança personalizada Ferramentas para gerir e monitorizar o acesso interno à Internet Office FrontPage 2003 • Ferramentas para desenvolvimento de Web sites Small Business Server 2003 R2

10 Licença do Servidor CAL SBS 2003 R2 suporta no máximo 75 utilizadores CAL = Client Access License Esta licença pode estar associada a um utilizador ou a um equipamento CAL Small Business Server 2003 R2

11 Soluções de Gestão de Infra-estruturas

12 Pequenas Empresas Médias Empresas LowerCore Upper Grandes Empresas Segmento MS Nº de PCs Produtos Domésticos Recuros Humanos Faça Você Mesmo (DIY)* Generalista de TI Especialista de TI Gere Servidores como segunda função Gere Servidores mas partilha a responsabilidade 1-2 Generalistas de TI a tempo inteiro 5-10 Generalistas de TI a tempo inteiro com algumas áreas de especialidade Especialistas por função Soluções de Gestão de Infra-estruturas 100

13 Gestão de Eventos : recolha de eventos para uma base de dados comum para análise e alertas. Monitorização de Aplicações: Agentes que verificam a performance e disponibilidade das aplicações. Funcionalidades: • Filtragem, classificação, recolha e relatório de eventos • Notificação de Alertas (paging, , consola) • Resposta automática a eventos System Center Operations Manager 2007

14 Fornece um ponto único de gestão em sistemas distribuidos Fornece um nível de serviço proactivo Escala tecnologicamente e na organização Elimina a necessidade de “gerir o sistema de gestão” P e r f o r m a n c e T h r e s h o l d s W i n d o w s E v e n t s W M I C a p a c i t y P l a n n i n g D a t a W i n d o w s N T E v e n t s A p p l i c a t i o n E v e n t s U N I X S y s t e m L o g s S N M P T r a p s Operations Manager System Center Operations Manager 2007

15 • Distribuição de Sistemas Operativos É uma solução de automatização muito flexível que permite aos administradores de TI instalar e configurar servidores e postos de trabalho a partir de qualquer estado inicial incluindo bare-metal. • Distribuição de Software Simplifica a complexa tarefa de distribuir aplicações e actualizações para postos de trabalho, servidores, portáteis e dispositivos móveis. • Gestão de Actualizações de Software Simplifica a tarefa de distribuir e gerir actualizações em sistemas. Pode distribuir actualizações de produtos Microsoft, aplicações de outros fabricantes, aplicações desenvolvidas na empresa, hardware drivers e BIOS para uma variedade de equipamentos incluindo desktops, laptops, servidores, e dispositivos móveis. • Software Asset Intelligence Dá às empresas um melhor controlo sobre os activos da sua infra-estrutura de TI através de tecnologias que fornecem continua visibilidade sobre o hardware e software que têm, quem os está a usar e onde estão. • Desired Configuration Management Permite às empresas assegurar que os seus sistemas de TI estão em conformidade com as configurações desejadas de forma a melhorar a estabilidade dos sistemas, segurança e performance de toda a rede. System Center Configuration Manager 2007

16 System Center Essentials 2007 Solução Unificada para Médias Empresas Monitorização, resolução de problemas e registo de existências para manter o ambiente de TI seguro e actualizado Uma solução unificada com uma consola única para gerir servidores, clientes, hardware, software e serviços de TI Execução simples de tarefas de gestão complexas tais como resolução de problemas dos utilizadores, monitorização e distribuição de software para servidores e clientes Eficiência Aumentada Experiência Unificada Gestão Proactiva

17 Tecnologias de Base Tecnologias base do : Microsoft Operations Manager “v3” Windows Server Update Services “v3” SQL Server 2005 Express Microsoft Update Os clientes podem facilmente fazer upgrade para o System Center Essentials a partir do MOM e do Windows Server Update Services O System Center Essentials integra tecnologias de gestão da Microsoft para fornecer a clientes com computadores uma experiência de gestão unificada

18 Topologias Suportadas Topologia do Essentials • Topologia All-in-one: Todos os componentes num único servidor usando SQL Server Express ou SQL Server Standard • Topologia Distribuída: Consola Remota e Base de Dados Remota Nós Geridos • Clientes: Windows 2000 SP4, Windows XP SP2, Windows Vista • Servidores: Windows Server 2000 SP4, Server 2003 SP1, R2, Server 2008

19 Empresas Clientes Parceiro Microsoft Serviço de Gestão Remota

20 Customer Network System Center Remote Operations Manager 2007

21 Modelo de Software + Serviços Partners (Services Provider Licensing Agreement) Customers (Software license plus managed service fee) + Remote Management Volume licensing SPLA Managed service

22 Update Technical ComparisonsFuncionalidades Essentials 2007 ConfigMgr 2007 Microsoft updates Yes Third-party updates Yes Update distribution control Yes “Update Now” Functionality Yes Hierarchical configuration (multiple servers) NoYes Automated Policy Configuration Yes Inventory Management Yes ReportingRich w/SQL reporting services

23 System Center Data Protection Manager 2007

24 Recuperação de dados rápida e fiável. • O DPM permite a recuperação rápida e fiável de dados perdidos por erro humano ou falha de hardware do servidor. Protecção eficiente de dados em quase-tempo-real. • O DPM usa replicação eficiente byte-level para permitir backup rápido e potencial perda de dados reduzida. Simplicidade Operacional. • O DPM reduz o custo total do ambiente de protecção de dados aumentado a eficiência das operações. Suporte Exchange, SQL, e SharePoint • DPM 2007 oferece suporte integrado para configurações avançadas de cluster de Exchange e SQL, além de opções avançadas de protecção de dados do SharePoint Componentes principais Assistentes de Backup e Restore • Definição das políticas de protecção do servidor de ficheiros com apenas alguns clicks. Recuperação e verificação abrangentes • Os administradores podem ter um controle total e informação em tempo real sobre o estado dos seus backups de dados. System Center Data Protection Manager 2007

25 24 Licenciamento Management Server Server Management License (Server ML) Client Management License (Client ML) OpsMgr Server Per Instance ConfigMgr Server Per Instance SCDPM Server Per Instance OpsMgr Standard OML Per OSE ConfigMgr Standard Server ML Per OSE SCDPM Standard Server ML Per OSE OpsMgr Enterprise OML Per OSE ConfigMgr Enterprise Server ML Per OSE SCDPM Enterprise Server ML Per OSE OpsMgr Client OML Per OSE or Per User ConfigMgr Client ML Per OSE or Per User SCVMM Available Only In Server Management Suite Enterprise Microsoft System Center Server Management Suite Enterprise Unlimited OSE Per Server Microsoft System Center Server Management Suite Standard Per OSE Microsoft Core CAL Suite Per Device or Per User Microsoft Enterprise CAL Suite Per Device or Per User Essentials Server Per Instance Essentials Server ML Per OSE Essentials Client ML Per OSE SCVMM Workgroup Edition 5 Physical Host Servers MID-MARKETENTERPRISE

26 Soluções Aplicacionais

27 Microsoft Exchange Server 2007 Roles: • Cliente Access • Edge Transport • Hub Transport • Mailbox • Unified Messaging

28 Microsoft Exchange Server 2007

29 ProdutosFuncionalidades Licenciamento do Servidor Exchange Server 2007 Standard Edition Permite criar até 5 grupos de armazenamento, com o máximo de 5 bases de dados por servidor de Mailbox (role). Exchange Server 2007 Enterprise Edition Permite criar até 50 grupos de armazenamento, com o máximo de 50 bases de dados por servidor de Mailbox (role). CAL Exchange Server 2007 Standard CAL A Exchange Server 2007 user/device CAL é necessária para cada utilizador/equipamento que acede ao servidor. Permite o acesso a ambas as edições do Exchange Server. Exchange Server 2007 Enterprise CAL License and Software Assurance (L&SA)* A Exchange Enterprise CAL fornece acesso ao Unified Messaging e conformidade avançada, além de Forefront Security for Exchange Server e Exchange Hosted Filtering para protecção antivírus e anti-spam onsite e hosted. Outras External Connector** Permite o acesso ao Exchange Server a um número ilimitado de utilizadores externos que pode incluir parceiros de negócio, fornecedores, clientes, etc. É licenciado por servidor. Microsoft Exchange Server 2007

30 IP-PBX PBX PBX Phone VoIP Gateway Office Communications Server Deployment Office Communications Server 2007 Os utilizadores têm uma experiência consistente e enriquecida que trás a voz até ao PC independentemente da infra-estrutura Integra-se nas infra-estrutura existente, seja ela baseada em TDM ou IP PSTN

31 Presença empresarial Instant Messaging Conferências de Voz, Vídeo e Web multi-interlocutor (incluindo mesa- redonda) VoIP baseado em software Experiência integrada em equipamentos Office Communications Server 2007

32 Collaboration Portal Search Content Management Business Processes Business Intelligence Office SharePoint Server 2007 Windows SharePoint Services Next generation , project management, blog and wiki support Enhanced SharePoint Portal aggregation and personalization Great relevance with rich search of people and business data Integrated document, records and Web content management Server-based forms and workflow with smart client and browser interfaces Server-based spreadsheets plus BI portals built on SQL Server Analysis Services Word Processing Business Modelling Presentations Business data management Communication

33 Office SharePoint Server 2007 e Windows SharePoint Services Funcionalidades SharePoint Services 3.0 SharePoint Server 2007 Standard Edition SharePoint Server 2007 Enterprise Edition • CollaborationXXX • PortalsXX • Enterprise SearchXX • Enterprise Content ManagementXX • Business Process and FormsX • Business IntelligenceX

34 Soluções de Segurança

35 Uma linha de produtos de segurança corporativa cujo objectivo é aumentar a protecção através da forte integração e gestão simplificada. 34 Microsoft Forefront

36 Uma única solução contra vírus e spyware Construida sob tecnologia utilizada por milhões de utilizadores Rápida resposta a ameaças Uma consola para administração simplificada da segurança Configurações, actualizações, relatórios e alertas Integra com a infra-estrutura existente Um dashboard agregador Visibilidade aos relatórios importantes Visibilidade do estado de segurança faculta uma protecção unificada, de administração simplificada com visibilidade crítica, do malware para os sistemas operativos dos computadores empresariais. Protecção Unificada Administração simplificada Visibilidade e Controlo Forefront Client Security

37 Segurança da infra-estrutura de correio electrónico

38 Hosted Filtering

39 Hosted Filtering - O 1º nível de protecção 12 Data Centers Activação simples – mudar MX record clientes em todo o mundo (desde 5 a utilizadores) + de 2.5 milhões de caixas de correio protegidas milhões de mensagens filtradas por mês SLA muito forte 99,999% disponibilidade da rede 100% filtragem de vírus 95% spam filtrado < 1/250,000 rácio de falsos positivos

40 2º nível de proteção

41 Gestão de conteúdo Tipos de ficheiros, tamanho ou palavras chave Análise antivírus Anti-Spam Interliga com o IMF do Exchange 2003

42 Utilização de multiplos AV Os produtos Forefront Server Security utilizam motores AV de: Internal Messaging and Collaboration Servers A B C E D


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