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Perspectiva Geral das Soluções Servidoras da Microsoft

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Apresentação em tema: "Perspectiva Geral das Soluções Servidoras da Microsoft"— Transcrição da apresentação:

1 Perspectiva Geral das Soluções Servidoras da Microsoft
José Carlos Guerreiro

2 Agenda Soluções de Infra-estrutura
Soluções de Gestão de Infra-estruturas Soluções Aplicacionais Soluções de Segurança

3 Soluções de Infra-estrutura

4 Windows Server 2008 O Windows Server 2008 é uma base sólida para todos os tipos de carga e aplicações sendo no entanto fácil de instalar e de gerir. O novo Server Manager fornece uma consola de gestão unificada que simplifica a instalação, configuração e gestão do servidor. A Windows PowerShell, uma nova interface de linha de comando, ajuda os administradores a automatizar tarefas rotineiras de administração do sistema em vários servidores. Os Windows Deployment Services fornecem um meio simplificado e altamente seguro de instalar rapidamente o sistema operativo via rede. Windows Server 2008 Failover Clustering e assistentes wizards. Network Load Balancing, com gestão consolidada torna a alta disponibilidade acessível mesmo a generalistas de TI. Opção de instalação Server Core permite a instalação de papéis (roles) apenas com os componentes e subsistemas necessários sem uma interface gráfica. Menos papéis e funcionalidades significa minimizar espaço em disco e serviços activos reduzindo a superfície de ataque.

5 Shell, .NET Framework, MMC, etc.
Windows Server 2008 Roles AD DHCP DNS File Print NPS IIS WSS TS Middle Shell, .NET Framework, MMC, etc. Network Policy Server (NPS) allows you to centrally configure and manage network policies with the following three features: RADIUS server, RADIUS proxy, and Network Access Protection (NAP) policy server. With NPS, you can authorize and authenticate network connections through a variety of network access servers, including IEEE 802.1X authenticating switches and wireless access points, virtual private network (VPN) servers, dial-up servers, and computers running Windows Server 2008 with Terminal Services Gateway (TS Gateway). Base Server Core

6 Windows Server 2008 Licença do Servidor CAL CAL CAL
CAL = Client Access License Esta licença pode estar associada a um utilizador ou a um equipamento

7 Windows Server 2008 Licenciamento Requerido para Acesso de Clientes
Todo o utilizador ou equipamento que acede ou usa o software servidor do Windows Server 2008 tem que comprar uma Windows Server 2008 Client Access License (Windows Server CAL) excepto nas seguintes circunstâncias: Se o acesso a instâncias do software servidor é apenas através da Internet sem autenticação ou qualquer outra identificação individual feita pelo software servidor ou quaisquer outros meios Se o acesso é feito ao Windows Web Server 2008 Se os utilizadores externos estão a usar instâncias do software servidor e foi comprada uma licença Windows Server External Connector para cada servidor acedido Até 2 equipamentos ou utilizadores podem aceder a instâncias do software servidor apenas para administrar essas instâncias

8 Small Business Server 2003 R2
Produtos e tecnologias Standard Edition Premium Edition Funcionalidades Windows Server 2003 Sistema operativo Partilha de ficheiros, impressão e aplicações Firewall para segurança e protecção de dados Windows SharePoint Services Intranet para partilha de documentos e e informação Exchange Server 2003 SP2 Correio electrónico e comunicações Office Outlook 2003 Partilha de agendas Limite de caixas de correio 75 GB Windows Server Update Services Gestão automatizada de correcções e actualizações Relatório diário dos postos de trabalho e servidores a executar software Microsoft Shared Fax Service Fax a partir dos postos de trabalho com linhas partilhadas Recepção de faxes via correio electrónico ou impressora SQL Server 2005 Workgroup Ed. Sistema de gestão de bases de dados e relatórios ISA Server 2004 Firewall para segurança personalizada Ferramentas para gerir e monitorizar o acesso interno à Internet Office FrontPage 2003 Ferramentas para desenvolvimento de Web sites SBS 2003 R2 Standard Edition includes the standard firewall services found in Windows Server 2003 and adds simplified management and administration tools unique to SBS 2003 R2. For customers who need granular control over Internet usage and employee access, ISA Server 2004 is available in SBS 2003 R2 Premium Edition. Get more information about the offerings of both editions of SBS 2003 R2.

9 Small Business Server 2003 R2
Licença do Servidor CAL CAL SBS 2003 R2 is targeted at businesses with up to 75 users or devices. When a business gets close to the upper limit of 75 users or devices, it’s time to consider moving to the standalone versions of the SBS product technologies: Windows Server 2003 Standard Edition, Exchange Server 2003 Standard Edition, and SQL Server 2005 Workgroup Edition. These solutions will run on midsize hardware (four processors, 4 GB RAM for Windows Server 2003 Standard Edition) and are capable of intricate Active Directory configuration and management functions. If a customer has invested in SBS 2003 R2 and is at or near the 75-user or -device limit, consider investing in the SBS Transition Pack, which allows them to convert to standalone versions of the software and move to hardware that will scale with the workload. For more information on the Transition Pack, visit Customers running SBS 2003 R2 can use their CALs to access additional servers running Windows Server 2003, Exchange Server 2003 and SQL Server 2005 Workgroup Edition on the SBS 2003 R2 network. See the licensing questions section for additional information on SBS 2003 R2 CALs. CAL SBS 2003 R2 suporta no máximo 75 utilizadores CAL = Client Access License Esta licença pode estar associada a um utilizador ou a um equipamento

10 Soluções de Gestão de Infra-estruturas

11 Soluções de Gestão de Infra-estruturas
4/2/2017 2:04 PM Faça Você Mesmo (DIY)* Especialista de TI Generalista de TI Recuros Humanos Gere Servidores como segunda função Gere Servidores mas partilha a responsabilidade 1-2 Generalistas de TI a tempo inteiro 5-10 Generalistas de TI a tempo inteiro com algumas áreas de especialidade Especialistas por função Domésticos Segmento MS Pequenas Empresas Médias Empresas Grandes Empresas Lower Core Upper 10 25 50 100 250 500 Nº de PCs Unified management product for core and upper mid market Up to 500 PCs Up to 30 Servers Produtos © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

12 System Center Operations Manager 2007
Gestão de Eventos : recolha de eventos para uma base de dados comum para análise e alertas. Monitorização de Aplicações: Agentes que verificam a performance e disponibilidade das aplicações. Funcionalidades: Filtragem, classificação, recolha e relatório de eventos Notificação de Alertas (paging, , consola) Resposta automática a eventos

13 System Center Operations Manager 2007
Fornece um ponto único de gestão em sistemas distribuidos Fornece um nível de serviço proactivo Escala tecnologicamente e na organização Elimina a necessidade de “gerir o sistema de gestão” W s M v e n t I o n E i c a t i p p l A P e r f o r m a n w s E v e n t s c e T h r e s W i n d o h o l d s Operations n g D a t a Manager a n n i W i n d C a p a c i t y P l o w s N T E v e n t s U N I p s X S T r a y s t M P e m S N L o g s

14 System Center Configuration Manager 2007
• Distribuição de Sistemas Operativos É uma solução de automatização muito flexível que permite aos administradores de TI instalar e configurar servidores e postos de trabalho a partir de qualquer estado inicial incluindo bare-metal. • Distribuição de Software Simplifica a complexa tarefa de distribuir aplicações e actualizações para postos de trabalho, servidores, portáteis e dispositivos móveis . • Gestão de Actualizações de Software Simplifica a tarefa de distribuir e gerir actualizações em sistemas. Pode distribuir actualizações de produtos Microsoft, aplicações de outros fabricantes, aplicações desenvolvidas na empresa, hardware drivers e BIOS para uma variedade de equipamentos incluindo desktops, laptops, servidores, e dispositivos móveis. • Software Asset Intelligence Dá às empresas um melhor controlo sobre os activos da sua infra-estrutura de TI através de tecnologias que fornecem continua visibilidade sobre o hardware e software que têm, quem os está a usar e onde estão. • Desired Configuration Management Permite às empresas assegurar que os seus sistemas de TI estão em conformidade com as configurações desejadas de forma a melhorar a estabilidade dos sistemas, segurança e performance de toda a rede.

15 System Center Essentials 2007 Solução Unificada para Médias Empresas
4/2/2017 2:04 PM Uma solução unificada com uma consola única para gerir servidores, clientes, hardware, software e serviços de TI Experiência Unificada Monitorização, resolução de problemas e registo de existências para manter o ambiente de TI seguro e actualizado Slide Objectives: Introduce Essentials 2007 Talking Points: Based on this type of customer feedback, Microsoft has built System Center Essentials 2007 (SCE 2007), which is a new IT management solution designed specifically for midsize businesses. To address the IT management challenges of midsize businesses, Essentials 2007 has been designed to align with three key themes: First, a unified management experience so the IT administrator can perform the broad range of tasks they need to perform from a single console and solution 2. Second, IT management functionality and knowledge that helps them more proactively manage their IT environment, and 3. Third, we’ve kept things simple to make IT management easier, and therefore more efficient. Transition: Let’s drill down into each of these key capabilities Gestão Proactiva Execução simples de tarefas de gestão complexas tais como resolução de problemas dos utilizadores, monitorização e distribuição de software para servidores e clientes Eficiência Aumentada © 2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary. 15

16 Tecnologias de Base O System Center Essentials integra tecnologias de gestão da Microsoft para fornecer a clientes com computadores uma experiência de gestão unificada Tecnologias base do : Microsoft Operations Manager “v3” Windows Server Update Services “v3” SQL Server 2005 Express Microsoft Update Os clientes podem facilmente fazer upgrade para o System Center Essentials a partir do MOM e do Windows Server Update Services

17 Topologias Suportadas
4/2/2017 2:04 PM Topologia do Essentials Topologia All-in-one: Todos os componentes num único servidor usando SQL Server Express ou SQL Server Standard Topologia Distribuída: Consola Remota e Base de Dados Remota Nós Geridos Clientes: Windows 2000 SP4, Windows XP SP2, Windows Vista Servidores: Windows Server 2000 SP4, Server 2003 SP1, R2, Server 2008 Talking Points: Essentials is a single server solution, meaning that you will only buy 1 essentials server to take care of your management needs. Essentials ships with SQL Server Express so you don’t need to buy additional software, you can choose to buy it with SQL Server standard for increased performance or use a SQL Server you already own Essentials is designed to leverage Active Directory because it makes things easier You can choose to install all the components on one server, or have a separate database and install the console on your desktop machine. Essentials can manage clients and servers from Windows 2000 SP4 and the essentials Agent requires no additional hardware requirements than those of the existing host OS. Transition: And we’ve facilitated the upgrade to Essentials by leveraging the investment you have in these existing tools © 2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

18 Serviço de Gestão Remota
Empresas Clientes Parceiro Microsoft Imagine a solution that gives partner providers an aggregate view of their remote customers’ health, enabling them to more efficiently manage more customers with deeper management needs. Imagine knowledge about the most common services and operating systems built right in, so that it would automatically alert them at a high level when something goes wrong at a customer site.

19 System Center Remote Operations Manager 2007
Customer Network That type of dynamic remote management is what Remote Operations Manager makes possible today. With System Center Essentials at a customer end-point to process local data, Remote Operations Manager connects securely via the Internet to see deep into the customer infrastructure, drill down into the problem path, and then provide diagnostic knowledge to help providers quickly troubleshoot problems—without ever leaving the office.

20 Modelo de Software + Serviços
Partners (Services Provider Licensing Agreement) Customers (Software license plus managed service fee) SPLA Volume licensing Managed service + Remote Management

21 Update Technical Comparisons
Funcionalidades Essentials 2007 ConfigMgr 2007 Microsoft updates Yes Third-party updates Update distribution control “Update Now” Functionality Hierarchical configuration (multiple servers) No Automated Policy Configuration Inventory Management Reporting Rich w/SQL reporting services For midmarket, Essentials provides a unified management solution that includes patching of third-party and Microsoft updates. Scale is limited to 500 PCs and 30 Servers If you need to scale beyond 500 PCs and 30 Servers, and still want Microsoft, plus third-party patching, Configuration Manager 2007 is the clear choice. Otherwise,

22 System Center Data Protection Manager 2007

23 System Center Data Protection Manager 2007
Recuperação de dados rápida e fiável. O DPM permite a recuperação rápida e fiável de dados perdidos por erro humano ou falha de hardware do servidor. Protecção eficiente de dados em quase-tempo-real. O DPM usa replicação eficiente byte-level para permitir backup rápido e potencial perda de dados reduzida. Simplicidade Operacional. O DPM reduz o custo total do ambiente de protecção de dados aumentado a eficiência das operações.  Suporte Exchange, SQL, e SharePoint DPM 2007 oferece suporte integrado para configurações avançadas de cluster de Exchange e SQL, além de opções avançadas de protecção de dados do SharePoint Componentes principais Assistentes de Backup e Restore Definição das políticas de protecção do servidor de ficheiros com apenas alguns clicks. Recuperação e verificação abrangentes Os administradores podem ter um controle total e informação em tempo real sobre o estado dos seus backups de dados.

24 Licenciamento MID-MARKET ENTERPRISE Management Server
Essentials Server Per Instance SCVMM Workgroup Edition 5 Physical Host Servers OpsMgr Server Per Instance ConfigMgr Server Per Instance SCDPM Server Per Instance Server Management License (Server ML) Essentials Server ML Per OSE OpsMgr Enterprise OML Per OSE ConfigMgr Enterprise Server ML Per OSE SCDPM Enterprise Server ML Per OSE SCVMM Available Only In Server Management Suite Enterprise Microsoft System Center Server Management Suite Enterprise Unlimited OSE Per Server OpsMgr Standard OML Per OSE ConfigMgr Standard Server ML Per OSE SCDPM Standard Server ML Per OSE Microsoft System Center Server Management Suite Standard Per OSE Client Management License (Client ML) Essentials Client ML Per OSE OpsMgr Client OML Per OSE or Per User ConfigMgr Client ML Per OSE or Per User Microsoft Core CAL Suite Per Device or Per User Microsoft Enterprise CAL Suite Per Device or Per User

25 Soluções Aplicacionais

26 Microsoft Exchange Server 2007
Roles: Cliente Access Edge Transport Hub Transport Mailbox Unified Messaging

27 Microsoft Exchange Server 2007

28 Microsoft Exchange Server 2007
Produtos Funcionalidades Licenciamento do Servidor Exchange Server 2007 Standard Edition Permite criar até 5 grupos de armazenamento, com o máximo de 5 bases de dados por servidor de Mailbox (role). Exchange Server 2007 Enterprise Edition Permite criar até 50 grupos de armazenamento, com o máximo de 50 bases de dados por servidor de Mailbox (role). CAL Exchange Server 2007 Standard CAL A Exchange Server 2007 user/device CAL é necessária para cada utilizador/equipamento que acede ao servidor. Permite o acesso a ambas as edições do Exchange Server. Exchange Server 2007 Enterprise CAL License and Software Assurance (L&SA)* A Exchange Enterprise CAL fornece acesso ao Unified Messaging e conformidade avançada, além de Forefront Security for Exchange Server e Exchange Hosted Filtering para protecção antivírus e anti-spam onsite e hosted. Outras External Connector** Permite o acesso ao Exchange Server a um número ilimitado de utilizadores externos que pode incluir parceiros de negócio, fornecedores, clientes, etc. É licenciado por servidor.

29 Office Communications Server 2007
Os utilizadores têm uma experiência consistente e enriquecida que trás a voz até ao PC independentemente da infra-estrutura Integra-se nas infra-estrutura existente, seja ela baseada em TDM ou IP Office Communications Server Deployment IP-PBX PBX VoIP Gateway PBX Phone PSTN PBX Phone

30 Office Communications Server 2007
Presença empresarial Instant Messaging Conferências de Voz, Vídeo e Web multi-interlocutor (incluindo mesa- redonda) VoIP baseado em software Experiência integrada em equipamentos

31 Office SharePoint Server 2007
4/2/2017 2:04 PM Word Processing Business Modelling Presentations Business data management Communication Server-based spreadsheets plus BI portals built on SQL Server Analysis Services Next generation , project management, blog and wiki support Collaboration Business Intelligence Business Processes Windows SharePoint Services Portal Server-based forms and workflow with smart client and browser interfaces Enhanced SharePoint Portal aggregation and personalization Search Content Management Great relevance with rich search of people and business data Integrated document, records and Web content management 31 © 2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

32 Office SharePoint Server 2007 e Windows SharePoint Services
Funcionalidades SharePoint Services 3.0 SharePoint Server 2007 Standard Edition SharePoint Server 2007 Enterprise Edition Collaboration X Portals Enterprise Search Enterprise Content Management Business Process and Forms Business Intelligence

33 Soluções de Segurança

34 Sistema operativo Cliente e servidor
Microsoft Forefront Uma linha de produtos de segurança corporativa cujo objectivo é aumentar a protecção através da forte integração e gestão simplificada. Sistema operativo Cliente e servidor Servidores aplicacionais Perímetro

35 Forefront Client Security
Microsoft Forefront Client Security Forefront Client Security faculta uma protecção unificada, de administração simplificada com visibilidade crítica, do malware para os sistemas operativos dos computadores empresariais. Uma única solução contra vírus e spyware Construida sob tecnologia utilizada por milhões de utilizadores Rápida resposta a ameaças Protecção Unificada Administração simplificada Uma consola para administração simplificada da segurança Configurações, actualizações, relatórios e alertas Integra com a infra-estrutura existente Visibilidade e Controlo Um dashboard agregador Visibilidade aos relatórios importantes Visibilidade do estado de segurança

36 Segurança da infra-estrutura de correio electrónico
4/2/2017 2:04 PM Segurança da infra-estrutura de correio electrónico © 2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

37 Hosted Filtering

38 Hosted Filtering - O 1º nível de protecção
4/2/2017 2:04 PM Hosted Filtering - O 1º nível de protecção 12 Data Centers Activação simples – mudar MX record 4 500 clientes em todo o mundo (desde 5 a utilizadores) + de 2.5 milhões de caixas de correio protegidas milhões de mensagens filtradas por mês SLA muito forte 99,999% disponibilidade da rede 100% filtragem de vírus 95% spam filtrado < 1/250,000 rácio de falsos positivos 38 © 2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

39 2º nível de proteção

40 2º nível de proteção Gestão de conteúdo Análise antivírus Anti-Spam
Tipos de ficheiros, tamanho ou palavras chave Análise antivírus Anti-Spam Interliga com o IMF do Exchange 2003

41 Utilização de multiplos AV
Os produtos Forefront Server Security utilizam motores AV de: Internal Messaging and Collaboration Servers Forefront Server Security products combine the efficacy of a multi-layered defense with the ease of use and cost efficiencies of a single vendor solution. It does this by integrating multiple antivirus engines from top worldwide virus labs into a single product, and provides all updates from a single source. This multiple engine approach is available across all Forefront Server Security products. A B C D E


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