A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 A Apreciação Ergonômica é estruturada sobre duas etapas que podem ser executadas simultaneamente:  a Sistematização Homem-Tarefa-Máquina e a Problematização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " A Apreciação Ergonômica é estruturada sobre duas etapas que podem ser executadas simultaneamente:  a Sistematização Homem-Tarefa-Máquina e a Problematização."— Transcrição da apresentação:

1

2  A Apreciação Ergonômica é estruturada sobre duas etapas que podem ser executadas simultaneamente:  a Sistematização Homem-Tarefa-Máquina e a Problematização.

3  De uma forma geral entende-se SISTEMA por : um conjunto de elementos, materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação; ou ainda, é a disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada. (FERREIRA, 1994)

4  Em Ergonomia entende-se SISTEMA de uma forma semelhante: Sistema é um conjunto de objetos, que se relacionam entre si e com seus próprios atributos, que por sua vez, relacionam- se uns com os outros e com o ambiente em que existem, formando um todo. (SCHODERBEK,1990 apud MORAES, 2010)

5  A noção do sistema homem-máquina sempre se apresentou como um dos conceitos básicos da Ergonomia, ao enfocar a interação do homem com utensílios, equipamentos, máquinas e ambientes. (MORAES E MONT´ALVÃO, 2003)  Um sistema homens-máquinas é uma organização cujos componentes são homens e máquinas que trabalham conjuntamente para alcançar um fim comum e estão unidos entre si por uma rede de comunicações (MONTMOLLIN, 1971 apud MORAES, 2010)

6  -O sistema SHM sempre foi um dos conceitos básicos da ergonomia.  -Revisão do modelo SHM e alteração para SHTM, aconteceu quando a comunicação homem- máquina passou a privilegiar a cognição ( aprendizado) ao invés da percepção.  -Segundo Chapanis (1972) apud MORAES, 2010, todos os sistemas de equipamento envolve pessoas, pois são elaborados com algum objetivo humano

7  -Um sistema homens-máquinas é uma organização cujos componentes são homens e máquinas que trabalham conjuntamente para alcançar um fim comum e estão unidos entre si por uma rede de comunicações (MONTMOLLIN, 1971apud MORAES, 2010)  -A máquina é capaz de alta velocidade, grande precisão e muita força, e que o homem é vagaroso e libera pequenas quantidades de energia, mas é muito mais flexível e adaptável. Homem e máquina podem combinar para formar um sistema, desde que se utilizem de suas respectivas qualidades. (GRANDJEAN, 1988apud MORAES, 2010)  -O ergonomista estuda o trabalho numa perspectiva centrada no sistema (SHTM) e sempre destaca os requisitos humanos de segurança, conforto e bem-estar.

8  1) As máquinas são necessárias para se atingir os objetivos do sistema.  2) Tanto homens como máquinas são necessários para o desempenho do sistema.  3) A relação homem-máquina é direcionada para um propósito.  4) O objetivo do sistema é efetuar mudanças ambientais a curto, médio ou longo prazo.  5) O sistema possui tanto um ambiente interno quanto um externo.

9  -A ergonomia tradicional (primeira geração) buscava considerar o aspecto do trabalho, tratando do sistema homem-máquina. Considera-se a interação entre o operador e o ambiente.  -A ergonomia moderna propõe que o operador e o sistema não são parceiros iguais no trabalho, pois reduz a pessoa ao nível de um componente inanimado. É o homem que controla o sistema e possui metas.  -O sistema para ser efetivo deve ser projetado a partir do ponto de vista do operador e não da simbiose homem/máquina.

10 Para a ergonomia o trabalho é mais tarefa.  O termo “tarefa” compreende: •O objetivo a atingir. •Os requisitos implicados. •As atividades (comportamentos) realizadas. •Os meios utilizados. •O ambiente da tarefa os seus constrangimentos (tecnológicos, físicos, ambientais, espaciais, organizacionais). •As exigências relacionadas aos padrões de rendimento.

11 A tarefa é o objetivo a atingir. Para realizar a tarefa, atribuem-se as atividades. •Tomada de informações. •Gestos de acionamentos. •Posturas assumidas em função da tomada de informações. •Comunicações (gestuais ou verbais). •Deslocamentos. •Movimentação manual de materiais.

12  Tanto homens quanto máquinas são necessários para o desempenho do sistema. Não existe sistema completamente automático ou totalmente manual.  1. Introdução Sistematização  Em sistemas automáticos encontrados por exemplo em refinarias de produtos químicos, são os homens os responsáveis pela monitoração, controle, regulação, manutenção das máquinas.

13  No outro extremo, encontramos trabalhos manuais, amplamente realizados, como em canteiros de construção civil, agricultura de subsistência e artesanato e no entanto a utilização de algum instrumento é essencial para a realização da tarefa.

14 Para a Ergonomia, o momento de propor soluções, de desenvolver e testar alternativas está durante o desenvolvimento do projeto e não após a sua construção e implementação – Ergonomia de Concepção


Carregar ppt " A Apreciação Ergonômica é estruturada sobre duas etapas que podem ser executadas simultaneamente:  a Sistematização Homem-Tarefa-Máquina e a Problematização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google