A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução • Este Trabalho foi-nos proposto pela professora da disciplina de Formação Cívica, esperemos que corresponda aos objectivos dados. Ao realizar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução • Este Trabalho foi-nos proposto pela professora da disciplina de Formação Cívica, esperemos que corresponda aos objectivos dados. Ao realizar."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução • Este Trabalho foi-nos proposto pela professora da disciplina de Formação Cívica, esperemos que corresponda aos objectivos dados. Ao realizar este trabalho esperemos aprender novas informações acerca deste macroinvertebrado.

3 Identificação do macroinvertebrado IDENTIFICAÇÃO CIENTÍFICA: Reino: Animalia Filo: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Coleoptera Famílias: Elateridae, Fengodidae e Lampyridae

4 Os pirilampos podem ser :

5 Algumas informações sobre os pirilampos • São animais articulados e apresentam um dimorfismo sexual muito marcado. • Os machos medem entre 1 a 1,5 cm de comprimento. Como todos os Coleópteros, as suas asas posteriores membranosas são cobertas por asas anteriores rígidas. • A cabeça é muito pequena, com grandes olhos esféricos. • As fêmeas medem entre 1,5 a 2 cm. Os dois penúltimos segmentos do corpo são totalmente luminosos sob a face ventral. • As larvas assemelham-se às fêmeas, mas têm a cabeça mais pequena.

6 HÁBITOS • Os PIRILAMPOS são animais nocturnos que vivem em pradarias, sebes, margens de rios e ribeiras. • A seguir ao acasalamento, as fêmeas depositam os seus ovos sobre o solo ou a vegetação. • A eclosão tem lugar poucos dias depois, dando origem às larvas. Quando o Inverno chega, as larvas refugiam-se no solo, para só saírem no verão. • Os PIRILAMPOS são carnívoros e alimentam-se de caracóis e outros vermes.

7 Locais de pirilampos em Portugal e na Europa

8 AMEAÇAS QUE PENDEM SOBRE OS PIRILAMPOS • - Uso de herbicidas e pesticidas em reservas naturais. • - Excesso de iluminação artificial na envolvente das reservas, em locais onde não se justifica. • - Invasão da vegetação autócone por Tradescantia (planta infestante) • - As alterações do clima • - Um eventual incêndio florestal

9

10 Falemos, um pouco de profissões, que tal futebolista? Isso mesmo vamos falar então de um jogador de futebol. Certo dia, um jogador de futebol do United Gasarp, cujo nome é Kenzo (tem 22 anos e reside em Los Angeles) foi visto a ter uma conversa entre o treinador e o plantel, onde dizem que Kenzo vai ser estreado no estádio do Gasarp. O treinador recomenda-lhe: -Estamos a dar-te uma excelente oportunidade, esperemos que aproveites da melhor maneira. O resto da equipa diz: -Não jogues como um pirilampo! -Achas?! Esse insecto, é muito ridículo! – diz < Kenzo Numa voz séria, o treinador informa-o:

11 -Presta atenção ao que os teus colegas de equipa te dizem. A tua estreia é já amanhã! Estás preparado? -Claro que estou! Não sou nenhum pirilampo! – Responde Kenzo todo altivo. Ouvem-se risos! O dia começa a escurecer, até que é noite. Ouvem-se as 12 badaladas! Precisamente, a essa hora, Kenzo ia deitar-se. Kenzo, nervoso e ansioso com o dia seguinte, pensa na frase que os seus companheiros do relvado disseram. Pensa, pensa, pensa e diz para si mesmo: -Amanhã, é a minha estreia no relvado, será que vou jogar como um pirilampo? E pensa, pensa, pensa e pensa… De tanto pensar, até que adormeceu. De repente, Kenzo tem um sonho! Vejamos esse sonho:

12 No sonho, Kenzo é um pirilampo que pertence ao reino animalia e tem entre 15 ou 8 mm. O pirilampo Kenzo é também um jogador de futebol. Reside na cidade PIRILAMPÓNIA. Este pirilampo também vai estrear-se no relvado do estádio Gasarp. Neste dia tão importante, Kenzo, o pirilampo, entra no relvado. Ouve-se a claque a gritar: “KENZO, ÉS O NOSSO IDOLO!”, “KENZO, ÉS O NOSSO IDOLO!” Começa o jogo, a equipa do United Gasarp, nos primeiros 15 minutos, não estava a ser rentável. O jogo, caso não tenham conhecimento, era ao fim do dia; começou a escurecer até que chegou a noite. Os pirilampos praticam a sua actividade de noite, pois são insectos nocturnos.

13 Mal ficou noite, a equipa aos últimos 25 minutos marcou 5 golos, 4 deles de Kenzo. As bancadas, todas cheias, a gritarem “ KENZO ÉS O NOSSO ORGULHO”! Pelos os vistos Kenzo é um bom jogador pirilampo. Será que Kenzo é um bom jogador em humano? Kenzo acorda e pensa que, afinal, o pirilampo não é um insecto tão ridículo como ele pensava. Chega o grande momento. Agora Kenzo já bem acordado, vai jogar. Vira-se para um jogador e diz: -Vou jogar como um pirilampo. Então o treinador diz: -Tu é que sabes.

14 Kenzo jogou, jogou e jogou bem. Sempre que jogava ganhava e Kenzo foi um jogador muito famoso. E já sabem qual é a moral da história? Não se deve julgar as pessoas ou seres vivos, quando não os conhecemos verdadeiramente. Nunca julguem as pessoas, quando não conhecem as suas capacidades! G - Gémeas A - Anaísa S - Sara A - Andreia R - Rabiola P- Paula Fim do Conto!

15 Conclusão • Com este trabalho pretendemos ter correspondido aos objectivos pretendidos. • Ao realizarmos este trabalho aprendemos novas informações acerca deste macroinvertebrado.

16 Escola Secundária Daniel Faria Baltar Trabalho Realizado pelo grupo Um Sonho de Pirilampo: Cláudia Rodrigues - nº 5 8ºA Paula Rodrigues - nº 15 8ºA Anaísa Corrêa - nº20 8ºA Sara Moreira - nº21 8ºA Vanessa Barbosa - nº 22 8ºA Vanessa Teixeira - nº23 8ºA 2009


Carregar ppt "Introdução • Este Trabalho foi-nos proposto pela professora da disciplina de Formação Cívica, esperemos que corresponda aos objectivos dados. Ao realizar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google