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Www.beeengenharia.com.br. BEE - REPRESENTANTE EXCLUSIVO DA: Dynetek Industries Ltd.www.dynetek.com Produtor de sistemas de cilindros de baixo peso fabricados.

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2 BEE - REPRESENTANTE EXCLUSIVO DA: Dynetek Industries Ltd.www.dynetek.com Produtor de sistemas de cilindros de baixo peso fabricados em material composto- camisa interna de alumínio para proteção de corrosão e revestimento com fibra de carbono- para estocagem de GNV usado como combustível. Os cilindros possuem 70% menos peso do que os cilindros de aço carbono e são feitos para o uso em carros, ônibus, caminhões e como “gasoduto móvel” para abastecimento de industrias e postos de gás.

3 Informações para Contato •BRASIL Av. Rio Branco, 156 Gr. 629/631 – Rio de Janeiro – Brazil Escritório: Fax:

4 MERCADO IMPORTADOR DIESEL X DISPONIBILIDADE DE GÁS NATURAL Demanda de US$ Alto Custo Operacional Poluição - Maior Impacto Ambiental Produção Interna 55% do custo do Diesel Menor Impacto Ambiental Desafios: Criação de mercado/demanda para o Gás e para a substituição do Diesel Infra-estrutura de distribuição e abastecimento do Gás Natural

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7 PROJETO GASBUS Coordenação do Projeto GASBUS - UFRGS Prof. Vilson João Batista, Dr. Eng. GPFAI/DEMEC/EE/UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua: Sarmento Leite, ENGEPRO/GPFAI Porto Alegre - RS FONE: / FAX: Participantes: PETROBRAS, SULGAS, TBG, UFRGS, SOUL, BEE/DYNETEK Substituição do DIESEL por GNV

8 Dados obtidos da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano-NTU, conforme o Relatório Final da Comissão de Estudos do Gás Natural da NTU- Utilização do Gás Natural no Transporte Publico Urbano de outubro/2004: •Página 1: O sistema de transporte urbano passa por uma crise que perdura a mais de 8 anos, período caracterizado pela perda de 40% da demanda do setor •Página 5: Estimativa de ônibus urbanos; consomem 8% do diesel produzido. •Página 5: Média de consumo de diesel 2,5km/litro •Página 8:Os custos de combustível diesel correspondem atualmente a 25 % do custo total do serviço, sendo que historicamente giravam em torno de 10%. •Pagina 8: a política de utilização de gás natural pode contribuir bastante para se atingir o objetivo social de barateamento das tarifas. Situação atual do Brasil – Relatório NTU – out/04

9 •Página 13: As experiências com ônibus movido a gás natural se intensificaram tanto no Brasil como no exterior na década passada ( ). Apresentando baixo desempenho em relação ao consumo( consumiam de 40% a 60% a mais que o diesel), confiabilidade e custos de manutenção. •Página 13: Em veículos eletrônicos em uso no exterior o consumo continua alto, 35% a 50% maior que o diesel. •Página 14: As experiências no Brasil mostram que um ônibus roda em média 1,6 km/m3 de gás natural comprimido, contra valores entre 2,3 e 3,0 km/litro dos veículos a diesel. •Página 14: A Petrobras lançou um projeto pretendendo fixar o preço do metro cúbico de gás com uma relação máxima de 55% do valor do diesel. •Página 14: Os cilindros de gás utilizados nos veículos americanos são compostos por alumínio e fibra de carbono,reduzindo bastante seu peso em relação aos cilindros de aço utilizados no Brasil: •Acresço que na Europa também.

10 •Projeto GASBUS: Conversão de um ônibus em operação de diesel para gás. OTTOLIZACAO. •Participantes: Petrobras, Sulgas, Soul( empresa de ônibus), Tomazetto Aquiles( fornecedor dos sistema de conversao) Dynetek/BEE (fornecedor da tecnologia e dos cilindros de material composto) UFRGS ( responsável pela coordenacao técnica, monitoramento e coleta de dados) •Transparência/slide número 15: Resultados •Distancia percorrida desde a conversão(julho 2004); 2000km •Media de consumo carregado; Cidade- 2,5 km/m3 - Estrada- 4,4 km/m3 •Media de consumo carregado com passageiros em linha urbana regular: Cidade- 2,3 km/m3. •Transparência/slide número 5: •Taxa de renovação anual da frota de 10 % Dados obtidos da Apresentação efetuada pela Petrobras no Congresso e Exposição sobre GNV, em Buenos Aires, na semana de 25/29 de Outubro/2004 Dados Projeto GASBUS – apresentação Petrobras em Buenos Aires - out/04

11 Logística de transporte de GNV para o projeto gasoduto móvel

12 Equipamento ideal para atendimento ao projeto Equipamento para 17 t de carga

13 Container de cilindros GNV

14 UnidadeCaracterísticaEspecificação Sistema de Container (Dynetek) ModeloSistema de Amazenagem de GNC 250 bar Peso (total)5.200 kg Dimensões (L x P x A)(em mm) 2591 x 2590 x 3010 Volume (total) ℓ Capacidade (total)2566 Nm 3 Cilindro de pressão (Dynetek) Modelo Peso (total) Dimensão máxima na pressão de trabalho (L x Ø) (em mm) 2800 x 388 Comprimento (ponta-a-ponta) (em mm) 2800 Volume (cada)260 ℓ Capacidade65,8 Nm 3 Pressão mínima de ruptura700 bar Suporte de Fixação (Dynetek) ModeloBN-F Peso (total)1,0 kg (78 por container) Tubulação (Swagelok) Modelo(em mm) 9,5 x 1,24 e 19 x 1,65 Peso (total)9 kg Acessórios Diversos (Swagelok) Modelo10 tipos diversos Peso (total)60,6 kg por container Manômetro (Dresser) Modelo SW-02B 0/5000 Peso1,0 kg (1 por container) Plugs (Dynetek) ModeloEP-C Peso0,1 kg (39 por container) Válvula de Esfera Principal (Swagelok) ModeloSS-83KS6, in-line ball valve Peso0,4 kg (1 por container) Container de cilindros GNV

15 Operação de carga e descarga dos containers para GNV

16 Transporte dos cilindros para GNV

17 VANTAGENS COMPETITIVAS DOS SISTEMAS COM CILINDROS DYNETEK ( FIBRA DE CARBONO + ALUMÍNIO) Menor peso em relação as outras tecnologias disponíveis; apenas 30% do peso dos de aço. Maior autonomia de rodagem( ilimitada) para caminhões e ônibus. Única solução para instalação no teto. Maior flexibilidade de instalação na parte inferior, mantendo as condições originais do veiculo; Não impacta nem precisa modificar a estrutura/chassi/relação de transmissão/equilíbrio dinâmico, etc... Reconversibilidade para operação com diesel e revenda para o interior. 15 anos de vida útil podendo ser transferido e reutilizado em veiculo na renovação de frota. Garantia de qualidade e exemplo/experiência de solução; Europa e USA. Custos totais de instalação mais baixos com alto retorno do investimento, comprovada eficiência global. Solução de futuro para projetos com veículos de acesso facilitado para crianças, idosos e deficientes físicos. Solução para automóveis bi e tri combustíveis. Facilidade de Manuseio


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