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GESTÃO CORPORATIVA CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL E O SETOR MÍNERO-METALÚRGICO SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS COMPANHIA DOCAS DO.

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1 GESTÃO CORPORATIVA CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL E O SETOR MÍNERO-METALÚRGICO SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – CODESP O SETOR MÍNERO-METALÚRGICO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS O DESAFIO DA LOGÍSTICA José Manoel Gatto dos Santos SANTOS DE JULHO DE 2008

2 CONCEITOS “Um porto é um projeto de grande importância nacional. Requer habilidade e conhecimentos técnicos para operar eficientemente por, pelo menos, 100 anos.” Isamu Hiroi “Requer conhecimentos técnicos e arte na concepção. Requer entendimento de como operar, de todas as funções de um porto, e das necessidades de seus usuários.” B. Nagorski OVERALL CONCEPT OF PORT PLANNING INTERNATIONAL PORT CARGO DISTRIBUTION ASSOCIATION OF JAPAN

3 Mundo vive “sem fronteiras”
CONCEITOS Banco Mundial O porto representa uma coleção de facilidades físicas e serviços projetados para servir como ponto de intercâmbio entre o transporte mar – terra. Mundo vive “sem fronteiras” Grande movimento (global) de carga, de pessoas, de informação e de capital. Portos - formam a base da cadeia logística (na sua essência) - só portos com boas facilidades terão sucesso - boas facilidades: capacidade de resposta rápida às alterações nas demandas dos usuários

4 Operação portuária pela iniciativa privada
Legislação Lei dos Portos - Lei nº 8.630/93 Operação portuária pela iniciativa privada Criação da Autoridade Portuária /Administradora do Porto, OGMO, CAP, e Operadores Portuários Divergência nacional na aplicação nos vários portos brasileiros A forma pública impositiva x convenção

5 O Porto de Santos Municípios de Santos, Guarujá e Cubatão

6 O Porto de Santos ZONEAMENTO GRANEL LÍQUIDO GRANEL VEGETAL
REVITALIZAÇÃO CARGA GERAL CARGA GERAL, GRANEL LÍQUIDO, VEGETAL E MINERAL PASSAGEIROS

7 O Porto em números 39º no Ranking do “Top 100 Container Ports” (2006)
Área Total Extensão de cais m 37 Berços públicos e 12 privados / APS Berços privativos Variação de Maré (1,2 m) Movimento de carga (2007) Exportação – t Importação – t 39º no Ranking do “Top 100 Container Ports” (2006) Tanques (m³) Tanques para suco cítrico (t) Armazenagem - pátios (m2) Dutos (m) 55.000 Pátio para contêineres (TEU) 51.300 Granel sólido (t) Via férrea (km) 100 Geração de energia elétrica (kVA) 15.000

8 O Porto em números EM 2007 22.800 81 milhões de toneladas movimentadas
2,53 milhões de TEUS movimentados 25% da Balança Comercial Brasileira 39º no Ranking Mundial de Contêineres Hinterlândia superior a 50% do PIB Nacional Gerador de 22.800 Postos de Trabalho em Santos / Guarujá Cubatão / São Vicente Fonte: Prof. Dr. Alcindo Gonçalves - IPAT

9 Balança Comercial TOTAL Importação Exportação 2007 Bilhões – US$ FOB %
25,4% 71,5 28,0 43,5 PORTO DE SANTOS - SP 4,8% 13,6 3,7 9,9 PORTO DO RIO GRANDE - RS 4,9% 13,9 10,1 3,8 AEROPORTO VIRACOPOS - SP 4,5% 12,9 5,1 7,8 PORTO DO RIO DE JANEIRO - RJ 4,4% AEROPORTO DE CUMBICA - SP 5,1% 14,6 4,3 10,3 PORTO DE ITAGUAÍ - RJ 7,4% 20,7 6,7 PORTO DE VITÓRIA - ES 6,4% 18,0 6,5 11,5 PORTO DE PARANAGUÁ - PR 4,4 6,0 10.5 100% 281,2 120,6 160,6 VALOR TOTAL

10 O Porto em números

11 O Porto em números

12 O Porto em números

13 O Porto em números Estimativa da capacidade operacional do complexo portuário · Capacidade declarada, e prevista, para movimentação pelos terminais, · Avaliação do “turn-over”, comparado a outros portos e terminais equivalentes, · Movimentações mínimas contratuais, · Densidade média dos líquidos = 0.80, e · Pesos médios dos contêineres (20 pés) = 18 toneladas.

14 Granel Líquido Produtos Químicos
O Porto em números Granel Sólido Capacidade Máxima de Movimentação(t) Carga Granel Líquido Produtos Químicos Granel Líquido Críticos Contêineres Carga Geral Total

15 Projetos de Expansão do Porto Em execução
Avenida Perimetral – Margem Direita Em execução Extensão: 9,2 Km R$ 57 Milhões

16 Projetos de Expansão do Porto Em licitação
Avenida Perimetral – Margem Esquerda Em licitação Extensão: 5 Km R$ 58 Milhões

17 Projetos de Expansão do Porto EIA RIMA em avaliação
Dragagem de Aprofundamento 17 m 3ª Fase 16 m 2ª Fase 15 m 1ª Fase EIA RIMA em avaliação

18 Situação Projeto Atual
Projetos de Expansão do Porto Dragagem de Aprofundamento 2 anos Vol. estimado - 12m - 13m - 14m Situação Projeto Atual 5 anos Vol. estimado 10 anos Vol. estimado - 15m 1ª Etapa 2ª Etapa -16m - 17m 3ª Etapa

19 Projetos de Expansão Em implantação EMBRAPORT – Sitio Sandi

20 Capacidades de Movimentação Anual
Projetos de Expansão EMBRAPORT – Sitio Sandi Capacidades de Movimentação Anual Contêineres 1,2 milhão TEU´s Granel Sólido 2,0 milhões toneladas Granel Líquido 5 milhões m3 Veículos 200 mil unidades Área total 800 mil m2 Início de Operações previsto para 2010

21 Projetos de Expansão Barnabé Bagres

22 Proposta de zoneamento
Projetos de Expansão Proposta de zoneamento Barnabé Bagres

23 Características principais
Projetos de Expansão Barnabé Bagres Características principais Área total 6 milhões m2 Extensão de Cais 11 mil metros Berços previstos 45 Comprimento médio 250 metros Área de retaguarda 120 mil m2

24 Projetos de Expansão Em projeto BRASIL TERMINAL PORTUÁRIO
Área / Berços: 530 mil m² 4 berços privados 4 berços públicos Capacidade Movimentação anual: Contêineres – 800 mil TEU´s Granéis Líquidos – 1,2 milhões t Investimento: R$ 1,025 bilhões

25 Projetos de Expansão Proposta
Sistema Portuário Integrado de Cubatão - SPIC Proposta

26 Projetos de Expansão Plano Portuário de Prestes Maia

27 Projetos de Expansão Terminal de Exportação de Veículos - TEV
Capacidade de Movimentação: veículos por ano Área / Berços: 1 berço público m2 Investimento: R$ 100 milhões

28 Projetos de Expansão Prainha - Guarujá Área Total: 200.000 m²
Dois berços públicos Movimento esperado: contêineres Investimento: R$ 511,7 milhões TEV

29 Projetos de Expansão Conceiçãozinha - Guarujá Área: 341.500 m²
Movimento esperado: contêineres Investimento: R$ 506,2 milhões Área: m² Dois berços públicos

30 Projetos de Expansão Expansão do Pier da Alamoa
Capacidade de Movimentação: Granéis Líquidos – 1,0 milhão t Área / Berços: 2 berços públicos – 600 m Investimento: R$ 69,8 milhões

31 Projetos de Expansão Vicente de Carvalho - Guarujá

32 Projetos de Expansão Proposta Vicente de Carvalho - Guarujá

33 Projetos de Expansão Revitalização Portuária-Urbana, centro de Santos

34 Projetos de Expansão Convênio para Revitalização de Áreas Portuárias no Valongo “ O Renascimento do Centro Histórico de Santos“ Assinado entre a Secretaria Especial de Portos, a CODESP e a Prefeitura Municipal de Santos em 28 de fevereiro de 2008. Local: O trecho do armazém 1 ao 8, com área de 40 mil m². Objetivos: Buscar garantir a manutenção da arquitetura e história local. Maximizar novos investimentos e garantir o sucesso do projeto nos campos econômico, cultural, turístico e recreacional. Gerar impactos positivos e crescentes sobre o seu entorno e a cidade.

35 Capacidade Operacional - em milhões de t – Curto e Médio Prazos
O Porto em números Capacidade Operacional - em milhões de t – Curto e Médio Prazos ATUAL FUTURA VARIAÇÃO % 48,2 108,7 125% CARGA GERAL GRANEL SÓLIDO 43,9 47,1 7% GRANEL LÍQUIDO 18,2 23,2 27% 110,3 179,0 62% TOTAIS Número de Berços (em unidades) – Curto e Médio Prazos ATUAL FUTURA VARIAÇÃO % 49 82 32% Prainha Conceiçãozinha Embraport BTP

36 Obrigado pela sua atenção
Autoridade Portuária de Santos Obrigado pela sua atenção Contato: ++ 55 (13) visite-nos: José Manoel Gatto dos Santos Superintendente de Desenvolvimento do Porto


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