A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

pH Disciplina: Solos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "pH Disciplina: Solos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE"— Transcrição da apresentação:

1 pH Disciplina: Solos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura pH Disciplina: Solos Prof. Dr. CORLETT, F. M. F. Conceito e medição do pH do solo

2 pH do solo Escala de pH A escala de pH permite medir a maior ou menor acidez ou basicidade de uma solução (para soluções pouco concentradas e à temperatura de 25ºC); Representa-se sempre com a letra "p" minúscula e a letra "H" maiúscula; A maior ou menor acidez ou basicidade depende da concentração da solução e da força do ácido e da base respetiva.

3 Conceito A sigla “pH” indica potencial de Hidrogênio
e define acidez ou alcalinidade do solo

4 escala de pH varia entre 0 e 14:
pH do solo escala de pH varia entre 0 e 14: A - 1 a 6: Soluções Ácidas (quanto menor for o número maior é a acidez); - 7 --> Soluções Neutras; - 8 a 14 --> Soluções Básicas (quanto maior for o número maior é a basicidade).

5 há uma faixa de pH entre 6 e 7 onde os nutrientes essenciais e os micronutrientes são mais facilmente absorvidos pelas raízes; Nesta faixa eles estão disponíveis para serem absorvidos; Quando o resultado da análise de solo indica pH=5 (solo ácido), (N,P,K) estão indisponíveis: a planta não consegue se alimentar deles por causa do pH; Em outras palavras, é como se solos ácidos formassem uma barreira a absorção dos nutrientes essenciais pela plantas.

6 Os cátions tem carga elétrica positiva (+):
e estão retidos nos colóides do solo, que são as argilas e a matéria-orgânica, que possuem carga elétrica predominantemente negativa(-); Os cátions que estão retidos nos colóides são o tempo todo sendo trocados com a solução do solo; Quanto maior essa capacidade de troca, maior a fertilidade do solo: pois o solo consegue armazenar mais nutrientes e disponibilizá-los quando a planta precisar.

7 A capacidade de troca do solo
Podemos fazer uma correlação didática com nossa comida, onde não temos acesso direto a panela; A panela é a argila ou matéria orgânica, que tem muita comida para a planta; O prato é de onde nos comemos e equivale a solução aquosa do solo, de onde a planta absorve os nutrientes; A capacidade de troca do solo representa a disponibilidade de comida na panela.


Carregar ppt "pH Disciplina: Solos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google