A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO FAYAL PREPARAÇÃO PARA O ENEM – HISTÓRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO FAYAL PREPARAÇÃO PARA O ENEM – HISTÓRIA"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO FAYAL PREPARAÇÃO PARA O ENEM – 2007. HISTÓRIA
PROFESSORA: Silvana Vieira e Valdori Schveper

2 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
REPÚBLICA NOVA ou DEMOCRÁTICA EURICO GASPAR DUTRA ( ) Vargas é deposto, assume provisoriamente o ministro do Supremo Tribunal Federal (José Linhares). Eleições de dezembro de 1945, vencem Eurico Gaspar Dutra (PSD). Foi ministro da Guerra no período de Vargas. 1946 foi instalada nova Constituição: * restabelecimento da República Federativa; * três poderes; * retorno do cargo de vice-presidente; * pluralismo político; * voto secreto direto. Era um governo autoritário e conservador. Colocou o Partido Comunista na ilegalidade. Aliou-se à doutrina Truman, que rejeitava as teses e os propósitos do socialismo soviético. Plano Salte: saúde, alimentação, transporte e energia. Via Dutra. Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

3 GETÚLIO VARGAS ( ) Retorna ao governo com o slogan “O Petróleo é Nosso” Criou: Petrobrás em 1953. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) Instituto Brasileiro do Café – IBC Adotou uma política nacionalista. Apoiou-se nas massas trabalhadoras. Escândalos governamentais e o rompimento de acordos comerciais com EUA Atentado na Rua Toneleros. Situação insustentável passou a pressionar o governo. Vargas se suicida (24/08/54). O vice assume: Café Filho.

4 JUSCELINO KUBITSCHECK (1956-1961)
Defendia o desenvolvimento. Lançou seu Plano de Metas, “50 Anos em 5”. Criou: Conselho Nacional de Energia Nuclear; Construção das barragens de Furnas e 3 Marias Sudene. Vários empréstimos internacionais.

5 JÂNIO QUADROS (1961). Quadro econômico nada favorável. Medidas:
Congelamento de salários; Restrição ao crédito; Incentivo às exportações; Proibiu: as rinhas de galos; as corridas de cavalo em dias úteis e o uso de biquínis em desfiles. Buscou uma aproximação com os países socialistas. Condecorou com a Ordem do Cruzeiro do Sul o guerrilheiro Ernest “Che” Guevara, aliado de Fidel Castro, na Revolução Cubana de 1959. Renunciou sem apresentar motivos.

6 JOÃO GOULART ( ) Jango era considerado herdeiro getulista e o acusavam de ser comunista. A Emenda nº 4 o executivo é exercido pelo Presidente da República e pelo Conselho de Ministros. 1963 um plebiscito nacional deu a vitória ao presidencialismo com a restituição de poderes ao presidente João Goulart. Foi elaborado o Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social. O discurso nacionalista de Jango na Marcha da Família com Deus pela Liberdade, acelerando a queda do seu governo.

7 REPÚBLICA MILITAR ( ) Com a deposição do presidente João Goulart, assume o poder o Supremo Comando Revolucionário. Adoção de Atos Institucionais.

8 CASTELO BRANCO ( ) AI nº 1: suspende os direitos políticos dos ex-presidentes Juscelino, Jânio e Jango. Medidas tomadas: SNI: Serviço Nacional de Informações AI nº 2: fixa eleições indiretas para presidente e cria ARENA e MDB AI nº 3: fixa eleições indiretas para governadores Criação do FGTS e do BNH Moeda: Cruzeiro Novo Banco Central.

9 COSTA E SILVA ( ) Surge a Passeata dos Cem Mil um movimento de oposição ao autoritarismo militar (Juscelino-João Goulart) Extremamente autoritário/ Fecha o Congresso AI nº 5: elimina na prática a Constituição de 1967; o Presidente podia decretar o recesso do Legislativo permitido cassações de parlamentares; decretação de estado de sítio; suspendia as garantias do Poder Judiciário. Criação do MOBRAL e da FUNAI

10 EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI (1969-1974)
É considerado “os anos negros da ditadura militar” Centralismo político permitiu um crescimento considerado “milagre econômico” Brasil ganha o tricampeonato de futebol. Rodovia Transamazônica Campanhas “Ninguém mais segura este país” “Brasil – Ame-o ou Deixe-o”

11 ERNESTO GEISEL ( ) Assumiu em 1974, o “milagre econômico” brasileiro já estava marcado pelo insucesso. / Processo inflacionário tomava conta. O que foi feito: * construção da hidrelétrica de Itaipu; * implantação do programa nuclear com a Alemanha Ocidental; * lançamento do Proálcool;

12 Derrotado nas eleições parlamentares de 1974, ciente da derrota final em 1978, alterou a regra eleitoral com a decretação do Pacote Abril, em 1977. Pacote Abril, em 1977: eleições para governadores de 1978, que estavam para ser diretas, permaneceram indiretas; senado teria um terço dos seus membros escolhidos indiretamente; mandato presidencial aumentou de cinco para seis anos; redução do número de deputados nos Estados mais populosos, onde o MDB vencera as eleições de 1974. Lei Falcão que impedia o debate político dos candidatos no momento da propaganda eleitoral

13 JOÃO FIGUEIREDO (1979-1985) Mandato de seis anos
Dificuldades financeiras com a crescente inflação, dívida interna que comprometia o desenvolvimento e a dívida externa cada vez maior Passou a defender a proposta de reconduzir o país à democracia Em 1979 foi aprovada a Lei de Anistia Nacional Determinou a extinção da Arena e do MDB e o surgimento a partir daquele momento do PDS, PMDB, PTB, PDT e PT. Em 1984, a campanha pelas diretas tomou conta das ruas do País. A Emenda Dante de Oliveira foi apresentada ao Congresso e rejeitada na primeira votação da Câmara dos Deputados PMDB passaram a apoiar o candidato Tancredo Neves nas eleições indiretas de 1985 Era o fim do regime militar que se estendera de 1964 a 1985.

14 TERCEIRA REPÚBLICA – Com a eleição de Tancredo Neves, em janeiro de 1985, iniciou a NOVA REPÚBLICA. Momento transitório do regime militar para o Estado democrático. O presidente eleito falece e assume o vice: José Sarney.

15 JOSÉ SARNEY: (José Ribamar Araújo Costa) (1985 -1990)
Três planos econômicos: Plano Cruzado: alta inflação, cortou três zeros, congelamento dos preços. Plano Bresser: Plano Verão: Cruzado Novo. Destaque: convocação de uma Assembléia Constituinte promulgação da Constituição de 1988 retorno das eleições diretas nas capitais eleições presidenciais diretas em 1989 reatamento de relações com Cuba

16 Constituição Cidadã: República Federativa do Brasil Eleições diretas em todos os níveis Direitos sociais ampliados Novos estados Direitos e Deveres individuais e coletivos.

17 FERNANDO COLLOR DE MELO
Na campanha presidencial de 1989, saiu vitorioso e ex-governador de Alagoas, Fernando Collor, conhecido como o “caçador de Marajás”. Teve a frete da economia Zélia Cardoso que lançou o Plano Collor. Moeda nacional: Cruzeiro Ocorreu o confisco financeiro O fracasso do plano uniu-se as denúncias de seu irmão Pedro, que envolvia o empresário PC Farias, irregularidades levando à formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito em 1992. Câmara dos Deputados decretou (29/09/92), o impeachment do Presidente. No dia do julgamento, renunciou (29/12/92)

18 ITAMAR FRANCO (1992 -1994) Era o vice de Collor.
Assume em dezembro de 1992. No seu governo: campanha plebiscitária de 1993 criação do Cruzeiro Novo (cortam-se três zeros) formação da CPI do orçamento, que levou a cassação do ex-presidente da Câmara, Ibsen Pinheiro elaboração do Plano Real. Seu ex-ministro ganha as eleições presidenciais: Fernando Henrique.

19 FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (1994 – 2002)
Recebeu apoio dos partidos como PFL, PTB e PSDB. Deu continuidade ao Plano Real. Desejava uma ampla reforma política e previdenciária Enfrentou sérios problemas, como: exigências a realização de uma reforma agrária, que culminou com o massacre no Estado do Pará. Tratado Assunção: implantação do Mercosul. Em 1998, foi eleito para mais um mandato. O presidente que mais privatizou.

20 SEGUNDO MANDATO Emenda constitucional que garantiu a reeleição para cargos executivos. Mais privatizações. Novas formas de luta: movimentos sindicais ou a CUT e as ONGs. Lei 8.655: incentivo à atividade audiovisual, contribuindo para o crescimento da indústria cinematográfica.

21 LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (2003- 2006)
As eleições de 2002 foram decisivas à “virada política” nacional. Para presidente da República o PSDB concorreu com o ex-ministro da Saúde do governo FHC, José Serra, que enfrentou o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. No segundo turno, o candidato petista obteve a vitória. Logo no início, o governo Lula lançou na capital federal o programa “Fome Zero”, com o objetivo de erradicar a fome e os bolsões de miséria no Brasil. Outras campanhas: 1. Campanha Nacional de Combate ao Analfabetismo 2. Reformas Previdenciária e tributárias 3. O Ministério da Educação ampliou os recursos do ENEM.

22 HISTÓRIA GERAL

23 INDEPENDÊNCIA DA ÍNDIA (1947)
Os hindus, dominados pelos ingleses começaram a se organizar politicamente no Partido do Congresso (1885) Esse partido defendia uma postura nacionalista, contrária ao domínio britânico Com Mahatma Gandhi, o partido se fortaleceu com as campanhas de dersobediência civicil A Inglaterra percebeu que não poderia conter a independência da Índia, e a partir der 1946 começou a negociar com as lideranças de Gandhi e Nehru.

24 Os islamitas, liderados pela Liga Muçulmana, de Mohame Ali Jinnah, não aceitou fazer qualquer acordo e o país entrou em uma violenta onda de massacres. Hinduístas X Islâmicos. A solução foi dividir a Índia em dois Estados independentes em 1947: União Indiana e Paquistão O Paquistão era composto por: Paquistão Ocidental e Paquistão Oriental. O lado oriental se separou e mudou para Bangladesh Nos anos de 1998 e 1999, Índia e Paquistão novamente entraram em choque. Após três guerras pelo território da Caxemira, ameaçaram utilizar armas nucleares em um próximo conflito

25 GUERRA DA CORÉIA (1950 – 1953) Japão ocupava a Coréia na Segunda Guerra Ao perder a guerra e os territórios invadidos, a Coréia acabou sendo dividida pelos Aliados em áreas de influência capitalista e socialista Em 1948: República Popular Democrática da Coréia de influência soviética no Norte e no Sul, a República da Coréia de tendência pró-capitalista

26 CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
A recusa árabe à partilha da Palestina, imposta pela ONU, gerou a declaração de guerra contra o Estado de Israel A Grã-Bretanha apoiou a migração de judeus à Palestina onde começaram a ocorrer conflitos entre palestinos e a população judaica que crescia na região Após a 2ª Guerra, a Grã-Bretanha renuncia seu mandato e entregou o problema à ONU A idéia de criação de um Estado judeu na Palestina ganhou mais força tendo em vista a repercussão mundial do massacre dos judeus pelos nazistas

27 As Nações Unidas dividiram o território em 29 de novembro de 1947
As Nações Unidas dividiram o território em 29 de novembro de Jerusalém ficaria como área neutra Com a saída dos britânicos, a luta foi iniciada pelos palestinos com apoio da Liga Árabe, um dia após a proclamação do Estado de Israel. Como resultado da guerra, Israel ocupou territórios além daqueles permitidos pela ONU.

28 Novas Guerras: 1. Guerra do Suez: Israel X Egito Devido a nacionalização do canal e o fechamento do Porto. 2. Guerra dos Seis Dias: Israel X Egito Israel conquistou a península Sinai, a Faixa de Gaza e a Jordânia 3. Yom Kippur: Egito e Síria X Israel. O conflito termina com interfêrência dos EUA, União Soviética e da ONU> Em 1959 foi fundado o Movimento de Libertação da Palestina (OLP)

29 QUESTÃO DA PALESTINA Após a Guerra de Yom kippur perdas para ambos os lados e com a utilização do petróleo árabe como pressão através da fundação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a questão da Palestina ganhou mais força A Opep boicotou o fornecimento de petróleo aos países pró-Israel A ocupação intransigente de Israel dos territórios palestinos fez surgir uma espontânea rebelião popular na Faixa de Gaza

30 Radicais israelenses e palestinos se opuseram a desocupação da Faixa de Gaza e da Cisjordânia, houve agressões de ambos os lados, como as ações terroristas dos grupos Hammas, Hizbolah e Gihad. 1996: o Partido Conservador ganha as eleições. O presidente norte-americano (Clinton) forçou o início da conversações para promover a PAZ.

31 EXERCÍCIOS

32 O Bêbado e a Equilibrista. ( João Bosco/ Aldir Blanc). Caía
A tarde feito um viaduto E um bêbado trajando luto Me lembrou Carlitos ( ... ) E nuvens Lá no mataborrão do céu Chupavam manchas torturadas Que sufoco Louco E bêbado com chapéu coco Fazia irreverências mil Pra noite do Brasil... Meu Brasil... Que sonha Com a volta do irmão do Henfil Com tanta gente que partiu Num rabo de foguete Chora...

33 A nossa Pátria-mãe gentil
Choram marias e clarisses No solo do Brasil Mas sei Que uma dor assim pungente Não há de ser inutilmente A esperança dança Na corda bamba de sombrinha Em cada passo dessa linha Pode se machucar ( ... ).

34 1. O trecho da música anterior considerado como o “hino” da anistia, lembra de um período da nossa história bastante conturbado, onde muitas pessoas foram exiladas. Em relação aos governos militares, entre os períodos de 1964 a 1985, é correto afirmar que: A-No governo do marechal Humberto de Alencar Castelo Branco foi implantado o programa nuclear com a Alemanha Ocidental, dando início ao processo de anistia aos exilados políticos. B-Com um período econômico bom e com à conquista do tricampeonato de futebol do México, o governo de Costa e Silva desenvolveu campanhas como “Ninguém mais segura este país”, iniciou então o processo de anistia no Brasil. C-O general João Figueiredo, em seu governo, defende a proposta de reconduzir o país à democracia, aprovando a Lei da Anistia Nacional, ajudando somente uma parte dos que tinham sido vítimas do regime militar. D-O general Ernesto Geisel foi o último dos militares a governar o Brasil, decretando o chamado Pacote de Abril que entre outras coisas permitia a volta dos exilados políticos.

35 RESPOSTA: C

36 2.Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, apontando as características de cada conflito citado: ( I ) Guerra pela Caxemira. ( II ) Guerra dos Seis Dias. ( III ) Guerra do Golfo. ( IV ) Palestina. ( ) Após a criação de Al Fatah, cresceram os ataques terroristas palestinos às instalações judaicas. Cada ataque era respondido com uma retaliação israelense. ( ) A disputa entre Índia e Paquistão vem ocorrendo desde a independência do subcontinebte indiano do domínio britânico, em 1947, ano em que os dois países foram criados. ( ) A Disputa entre israelense e palestinos tem suas raízes na Antigüidade. Os primeiros grupos de pastores, agricultores e pescadores chegaram à região por volta de a . C.. Com o tempo, os grupos locais se organizaram, surgindo povos como os filisteus e os cananeus. ( ) O Iraque invadiu o Kuwait em agostos de 1990, acusando aquele país de causar uma baixa no preço do petróleo, além de vender acima da cota estabelecida pela OPEP.

37 A seqüência correta da segunda coluna, de cima para baixo, é:
A- I- II- IV- III. B- II- I- IV- III. C- I- II- III- IV. D- I- IV- II- III.

38 RESPOSTA CORRETA: B

39 3. Observando os acontecimentos políticos ocorridos durante os mandatos de Fernando Henrique Cardoso, é falso afirmar: A- O primeiro ano de mandato de Fernando Henrique Cardoso teve como destaque a flexibilização dos monopólios do petróleo e das telecomunicações. B- Iniciando seu primeiro governo como presidente da República, em 1o. de janeiro de 1995, teve grande apoio de diferentes partidos políticos, principalmente o Partido da Frente Liberal. C- Um dos grandes problemas enfrentados por Fernando Henrique Cardoso foram os conflitos envolvendo integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra com as forças policiais. D- Os presidentes Fernando Henrique Cardoso (Brasil), Carlos Menen (Argentina), Localle (Uruguai) e Wasmosy (Paraguai) firmaram um acordo,em 05 de agosto de 1994, para a criação da união aduaneira entre os quatro países (MERCOSUL).

40 RESPOSTA CORRETA: D

41 4. “Golpe militar de 1964 tirou liberdade individual e instaurou linha dura.
Março de 1964 foi o começo de tudo. Derrubado por um golpe militar, o então presidente João Goulart iria amargar o exílio no Uruguai. Os militares chegavam ao poder em um reinado que durou mais de 20 anos ”. (Jornal A Notícia, ) Sobre o período do regime militar no Brasil ( ), relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, apontando os fatos ocorridos em cada governo citado:

42 ( I ) Governo Castelo Branco
( II ) Governo Costa e Silva ( III )Governo Médici ( IV ) Governo Ernesto Geisel ( ) A criação do Programa de Ação Econômica do Governo tinha como prioridade o controle das linhas de crédito para o setor privado e a contenção dos salários. ( ) No auge da campanha publicitária oficial, a seleção brasileira de futebol conquista o tricampeonato na Copa do Mundo. ( ) O início do processo de abertura política, seguiu um estilo definido pelo presidente da época como “lento, gradual e seguro”. ( ) Foi publicado o Ato Institucional número 5, em que delegou ao Presidente poderes para fechar o Congresso Nacional e as assembléias estaduais e municipais.

43 A seqüência correta da segunda coluna, de cima para baixo, é:
A- I, II, IV, III. B- II, III, I, IV. C- IV, I, II, III. D- I, III, IV, II.

44 RESPOSTA CORRETA: D

45 5. Assinale a afirmativa correta:
A- Foi durante o Estado Novo, que Getúlio Vargas publicou o Ato Institucional nº 5 onde delegava ao presidente o poder de suspender o direito de hábeas Corpus em casos de crimes contra a Segurança do Estado. B- No Brasil, durante a Era Vargas, foi criada a Gestapo, polícia secreta brasileira que tinha o objetivo de colocar ordem nos serviços civis e militares além de auxiliar na construção da imagem de um País desenvolvido. C- O Departamento de Imprensa e Propaganda do governo Vargas utilizava-se dos modernos instrumentos de comunicação para projetar a figura de Vargas que era conhecido como “pai dos pobres”. D- Vargas freqüentemente utilizava-se do rádio para transmitir mensagens ao trabalhador, enaltecendo o trabalho disciplinado e divulgando as idéias do Partido Comunista.

46 RESPOSTA CORRETA: C

47 “Inútil! A gente somos inútil! A gente não sabemos escolher presidente A gente não sabemos tomar conta da gente.” (Ultraje a Rigor) “O povo é a substância da República, como prova a raiz latina da palavra. [...] Repete-se hoje o alvorecer de uma Nova República, que vai nascer revigorada no compromisso de fortalecer seus valores e seus símbolos. [...] Como fizeram em 1889, prego o direito do povo de eleger diretamente seus governantes, em todos os níveis, estabelecendo que só existe um império, que é o Império da Lei, e um só soberano, que é o povo brasileiro. Exalto os valores da Pátria, ordem e progresso, e faço-me apóstolo dos que sonharam e criram a República.” (Discurso do candidado à presidência da República, Tancredo Neves em 15 de novembro de 1984)

48 Os textos citados anteriormente mostram um contraste entre o período ditatorial militar e as promessas do momento inicial da Nova República. Sobre eles podemos afirmar que: A- o primeiro texto indica uma verdade do período, pois era real a incapacidade do povo brasileiro para escolher corretamente os seus governantes, uma vez que era despreparado politicamente. B- o segundo texto afirma que a Nova República não tem qualquer relação com o Brasil do passado, e que a História republicana se inicia a partir daí. C- o primeiro texto radicaliza a idéia da incapacidade dos brasileiros para votar, para criticar a visão do governo militar que defendia a concepção do despreparo do povo para exercer seus direitos políticos. D- ambos os textos interpretam de forma radical o momento vivido, uma vez que a participação popular nas decisões do governo é defendida de forma veemente.

49 Resposta correta: C


Carregar ppt "COLÉGIO FAYAL PREPARAÇÃO PARA O ENEM – HISTÓRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google