A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado"— Transcrição da apresentação:

1 Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado
GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO (DORT) Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado

2 Entre todos os aspectos que envolvem as doenças ocupacionais, destaca-se a discussão das medidas de enfrentamento da problemática. Mais do que a atuação sobre os fatores de risco ou a ênfase sobre a manifestação somática, considera-se que as medidas e atitudes preventivas devem guiar as principais ações nesta área.

3 A noção de saúde como “ausência de doença”, parece simplista, principalmente relativa à saúde do trabalhador, onde as doenças ocupacionais não são súbitas e na maioria das vezes previsíveis. Inclui-se, portanto, outros fatores além da ausência de doença, como o perfeito bem-estar, o ajustamento organizacional, ambiental, psicossocial e as características individuais do servidor. Tudo isso na busca de uma melhor qualidade de vida dentro e fora do local de trabalho.

4 Entram aqui então, como medidas preventivas a ginástica laboral e a ergonomia.
Sobre os enfrentamentos de lesões ocupacionais, a prioridade deve ser voltada para a prevenção envolvendo todos os segmentos relacionados com o trabalho. Neste sentido a Ginástica Laboral é um mecanismo colaborador, quando associada com medidas ergonômicas que atuem sobre as causas dos desequilíbrios entre o trabalho e a saúde.

5 A grande diversidade de aspectos envolvidos na compreensão das doenças do trabalho, tem sido objeto de atenção há alguns anos no Brasil e no mundo. A luta pela compreensão aprofundada sobre as queixas dos trabalhadores e suas conseqüências, inicialmente foco da atenção apenas de profissionais da saúde e segurança do trabalho, no decorrer da evolução histórica, passa a ser preocupação também dos sindicatos, governo, ONG’s, pesquisadores, associações de trabalhadores lesados, entre outros.

6 As manifestações somáticas em quem trabalha são um grito de alerta
As manifestações somáticas em quem trabalha são um grito de alerta. O trabalho é uma necessidade humana, portanto, a compreensão do “trabalhar” e do “produzir” e suas relações com os distúrbios osteomusculares, são fundamentais.

7 O Ministério do Trabalho e da Previdência Social, através da Portaria n° 3751, atualizou a Norma Regulamentadora de Ergonomia (NR17) quanto aos fatores de risco de doenças ocupacionais, em especial os associados ao esforço repetitivo. Foram feitas recomendações envolvendo a introdução de pausas para descanso, a adequação de máquinas e mobiliários e a realização de estudo ergonômico para a redução da incidência das lesões .

8


Carregar ppt "Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google