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I Encontro Nacional de Representantes da Escola Virtual - Uma Visão do Futuro Paula Montagner Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010 1.

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1 I Encontro Nacional de Representantes da Escola Virtual - Uma Visão do Futuro Paula Montagner Rio de Janeiro, 03 de dezembro de

2 Propectando o Futuro – a experiência da ENAP • 1 – Contexto • 2 – Enap, missão e principais características • 3 – Desafios de Gestão, estratégias e resultados • 4 – Propectando o Futuro • 5 – Recomendações do GT – Area Virtual de Aprendizagem 2

3 1.1 - Estratégia geral de gestão de pessoas da administração pública federal brasileira • Seleção de servidores para aumentar a capacidade de governo • Melhoria da alocação e dos mecanismos de gestão de desempenho • Democratização das relações de trabalho • Melhoria de processos • Investimento em tecnologia de informação • Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (Decreto nº de 23 de fevereiro de 2006) 3

4 1.2 Resultados esperados de política inovadora de gestão de pessoas • Pessoas certas nos lugares certos • Profissionais mais bem preparados e motivados, atentos à dinâmica da sociedade brasileira e de seus conflitos • Decisões ancoradas em informações (análise quantitativa e qualitativa) • Melhor dimensionamento de necessidades • Direitos de servidores assegurados • Incentivo à participação social para melhorar as decisões, com foco na inclusão 4

5 2.1 ENAP Revisão da missão – De “organização de excelência” para “organização responsável pelo desenvolvimento de competências de servidores para aumentar a capacidade de governo na gestão de políticas públicas ” • Novas atribuições legais – Desenvolver programas de capacitação para habilitação de servidores para o exercício de cargos de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) e coordenar programas de capacitação gerencial de pessoal civil das outras escolas de governo - Decreto nº 5.497, de 21/07/2005 – Coordenar o sistema de escolas de governo da União e compor o Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal – PNDP, composto também pela Secretaria de Recursos Humanos e pela Secretaria de Gestão, ambas do Ministério do Planejamento (Dec nº 5.707, 23/02/2006) 5

6 3.1 Desafios da ENAP  Consolidar-se como referência na formação de dirigentes;  Implementar de forma estratégica e inovadora a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal;  Prospectar e disseminar conceitos e tecnologias inovadoras de gestão de políticas públicas;  Prospectar, construir e disseminar, interna e externamente, tecnologias educacionais inovadoras;  Tornar-se Escola de Governo referência nacional e internacional;  Consolidar-se como uma organização de aprendizagem. 6

7 3.2 Realizando a Missão 7

8 3.3 Principais Resultados

9 4. Prospectando o futuro

10 4.1 Aspectos Tecnológicos -Programa • Software Livre e Software Proprietário • Biblioteca e Repositório Digital • Servidor moodle • Interoperabilidade – Padrão SCORM • Streaming de áudio e vídeo – Requisitos técnicos • Webconferência – Requisitos técnicos • LCMS (Learning Content Management System) – Objetos de Aprendizagem – Metadados – Solução em TI: SCENARI

11 Sistemas proprietários X Software livre • Sistemas Proprietários • Licenciamento - Proíbe modificações e redistribuição • Inovação - Depende da capacidade de investimento da empresa • Longevidade - Depende dos resultados apresentados pelo mercado • Custos – elevados

12 Vantagens e Desvantagens do Software livre • Vantagens • Flexibilidade/Customização • Custo do licenciamento • Número de licenças ilimitados • Padrões internacionais • Interoperabilidade • Estabilidade • Desvantagens • Falta de transparência do mercado • Ciclos de release • Documentação de suporte • Suporte técnico • Capacitação • Customização

13 4.1 Aspectos Tecnológicos -Programa • Software Livre e Software Proprietário • Biblioteca e Repositório Digital • Servidor moodle • Interoperabilidade – Padrão SCORM • Streaming de áudio e vídeo – Requisitos técnicos • Webconferência – Requisitos técnicos • LCMS (Learning Content Management System) – Objetos de Aprendizagem – Metadados – Solução em TI: SCENARI

14 Biblioteca e Repositório Digital - Experiências brasileiras • Repositório Digital da Universidade Brasília – D-space customizado (em português) – Creative Common – licença 2005 para compartilhamento de documentos • BIBLIVRE - Projeto desenvolvido pela UFRJ • Registrado sob licença LGPL (Lesser General Public License da Free Software Foundation)

15 4.1 Aspectos Tecnológicos -Programa • Software Livre e Software Proprietário • Biblioteca e Repositório Digital • Servidor Moodle • Streaming de áudio e vídeo • Webconferência • Interoperabilidade – Padrão SCORM • LCMS (Learning Content Management System) – Objetos de Aprendizagem – Metadados – Solução em TI: SCENARI

16 4.1 Aspectos Tecnológicos -Programa • Software Livre e Software Proprietário • Servidor Moodle • Streaming de áudio e vídeo • Webconferência • Interoperabilidade – Padrão SCORM • LCMS (Learning Content Management System)

17 Streaming de áudio e vídeo • Streaming fluxo de mídia é uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes. Ela é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da Internet. Em streaming, as informações da mídia não são usualmente arquivadas pelo usuário que está recebendo a.a mídia geralmente é constantemente reproduzida à medida que chega ao usuário, se a sua banda for suficiente para reproduzir a mídia em tempo real. Disponível em: Acesso em: 12 maio 2010.http://pt.wikipedia.org/wiki/Streaming

18 Streaming de áudio e vídeo Um usuário visita uma página Web, hospedada em um servidor Web, e encontra o arquivo que deseja ver ou ouvir. O servidor Web envia uma mensagem ao servidor de streaming, e requisita um arquivo específico O servidor de streaming envia o arquivo solicitado ao computador do usuáro, passando pelo servidor Web O navegador do computador do usuário decodifica e executa o arquivo

19 4.1 Aspectos Tecnológicos -Programa • Software Livre e Software Proprietário • Servidor Moodle • Streaming de áudio e vídeo • Webconferência • Interoperabilidade – Padrão SCORM • LCMS (Learning Content Management System) – Objetos de Aprendizagem – Metadados – Solução em TI: SCENARI

20 Webconferência

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22 4.1 Aspectos Tecnológicos -Programa • Software Livre e Software Proprietário • Servidor Moodle • Streaming de áudio e vídeo • Webconferência • Interoperabilidade – Padrão SCORM • LCMS (Learning Content Management System) – Objetos de Aprendizagem – Metadados – Solução em TI: SCENARI

23 Interoperabilidade Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos Interoperabilidade é a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não). Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos. Disponível em: Acesso em: 12 maio 2010.http://pt.wikipedia.org/wiki/Interoperabilidade

24 Padrão SCORM • Sharable Content Object Reference Model (SCORM) é uma coleção de padrões e especificações para e-learning baseado na web. A norma SCORM define comunicações entre o conteúdo do lado do cliente e um ambiente de execução (comumente um Sistema de Gerenciamento de Aprendizado)

25 Padrão SCORM • O SCORM tem como objetivos: – Padronizar o modo como os conteúdos se relacionam com os sistemas que os suportam (sejam eles plataformas de e-learning ou repositórios de conteúdos); – Reutilizar os objetos de aprendizagem, permitindo ao autor do conteúdo utilizá-lo em contextos diferentes. Isto é, o mesmo conteúdo pode ser incorporado em vários contextos e ter várias utilizações (em diferentes disciplinas/módulos); – Portabilidade/migração, permite que os conteúdos sejam independentes da plataforma de e-learning ou do repositório utilizados. Os objetos de aprendizagem podem assim ser transportados entre ambientes de e-learning de diferentes instituições. Disponível em: Acesso em: 12 maio 2010.http://pt.wikipedia.org/wiki/Scorm

26 4.1 Aspectos Tecnológicos -Programa • Software Livre e Software Proprietário • Servidor Moodle • Streaming de áudio e vídeo • Webconferência • Interoperabilidade – Padrão SCORM • LCMS (Learning Content Management System)

27 Qual a importância das cadeias editoriais

28 Reutilização de conteúdos

29 Metadados • Metadados (DD ou Dicionário de dados), ou Metainformação, são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador. Os metadados facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações dos dados. • Disponível em: Acesso em: 13 maio 2010http://pt.wikipedia.org/wiki/Metadados

30 Objetos de Aprendizagem • Objeto de aprendizagem (OA) é uma unidade de instrução/ensino que é reutilizável. De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroup, Objetos de Aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias". • Disponível em: Acesso em: 13 maio 2010http://pt.wikipedia.org/wiki/Objeto_de_aprendizagem

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34 Agradecimentos • Agradeço o uso das informações aos autores do do relatório do GT – Area Virtual de Aprendizagem da ENAP e de outros documentos preparados para os trabalhos desse grupo, notadamente informações produzidas por Andrea Filatro e por Glauco Gomes de Menezes. • Obrigada. • Para mais informações: • Site ENAP – • 34


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