A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Arte Renascentista A PINTURA 2005/2006. Objectivo do trabalho: –Este trabalho tem como objectivo dar a conhecer as principais características da pintura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Arte Renascentista A PINTURA 2005/2006. Objectivo do trabalho: –Este trabalho tem como objectivo dar a conhecer as principais características da pintura."— Transcrição da apresentação:

1 A Arte Renascentista A PINTURA 2005/2006

2 Objectivo do trabalho: –Este trabalho tem como objectivo dar a conhecer as principais características da pintura do Renascimento. -Destacar os principais pintores desta época e suas obras mais relevantes. -Destacar os principais pintores desta época e suas obras mais relevantes.

3 O Renascimento  O Renascimento surgiu em Itália e os principais centros foram:  No séc.XV, Florença (onde se destacou Leonardo da Vinci) sob a protecção dos Médicis.  No séc.XVI, Roma, com o mecenato dos papas Júlio II e Leão X.

4 A pintura renascentista distingue-se por :  Equilíbrio na composição;  Aplicação das leis da perspectiva, dando a ilusão de profundidade;  Naturalismo – os pintores procuraram representar a Natureza (árvores, flores, rios e montanhas bem como figuras humanas)

5  Novas técnicas (pintura a óleo em tela, o sfumato e o contraste luz/sombra);  Representação de temas religiosos (particularmente a Virgem e o Menino ), da mitologia greco-romana, da paisagem e do retrato.

6 Entre muitos pintores destacaram-se :  Botticelli ( ), que exprimiu com naturalismo e elegância as linhas do corpo humano.  Os seus quadros mais famosos são O Nascimento de Vénus e A Primavera.

7 Alegoria à Primavera, de Botticelli. Repara no contraste entre os tons claros e escuros e na leveza das vestes.

8 Pormenor de A Primavera de Botticelli onde é bem patente o naturalismo.

9 Leonardo da Vinci   Autor do célebre quadro A Gioconda, e de A Virgem, Santa Ana e o Menino.  Foi das mais importantes figuras do Renascimento tendo utilizado as sombras e a técnica do claro-escuro.

10 A Gioconda, de Leonardo da Vinci, onde se percebe a noção de perspectiva e o contraste entre o claro e o escuro.

11 Óleo sobre tela, A Virgem dos rochedos de Leonardo da Vinci.

12 Óleo sobre tela, Senhora com arminho, de Leonardo da Vinci. O retrato foi um tema muito usado pelos pintores renascentistas.

13 Óleo sobre tela, retrato de um músico, Leonardo da Vinci.

14 A Adoração dos Magos de Leonardo da Vinci. As figuras tornam-se visíveis em grau variável pela incidência da luz. A Adoração dos Magos de Leonardo da Vinci. As figuras tornam-se visíveis em grau variável pela incidência da luz.

15 Miguel Ângelo   Foi também um pintor genial, autor dos frescos da Capela Sistina, no Vaticano.  Autor de David e da Pietà.  Planeou e dirigiu as obras da construção da cúpula da Basílica de S.Pedro – Roma.

16 A Criação do Homem, fresco da capela Sistina no Vaticano, obra de Miguel Ângelo.

17 Rafael  foi um extraordinário retratista.  Ficaram célebres as suas madonas (Virgens com o Menino).

18 Rafael, Madona com o menino

19 Rafael, A escola de Atenas

20 Na Flandres, importante centro de pintura destacou-se Van Eyck. Vemos aqui representado O casamento de Arnolfini ( séc. XV).

21 Na Alemanha, salienta-se Albert Durer. Pormenor do seu quadro A Lamentação de Cristo, 1500.

22 Na pintura espanhola destacou-se El Greco ( ). Este seu quadro intitula-se A Anunciação.

23 Em Portugal, Vasco Fernandes, conhecido por Grão – Vasco, foi um dos grandes pintores do séc. XVI. Neste quadro, A Natividade, sobressai a perspectiva.

24 Santa Ana, a Virgem e o Menino de Leonardo da Vinci

25 Questões:  Identifica neste quadro de Leonardo da Vinci três características da pintura renascentista.  A composição desta pintura obedece a uma forma geométrica. De que forma trata?  Observa especialmente os rostos de Santa Ana e da Virgem. Que sentimentos exprimem?  Como é que o pintor conseguiu dar a ilusão de uma profundidade quase infinita da paisagem?

26 A pintura do Renascimento em comparação com a pintura gótica  Madona e o menino Madona del Cordelino Giotto – Rafael Giotto – Rafael

27 Conclusão  Introdução de novas técnicas da pintura a óleo.  Naturalismo.  Equilíbrio na composição.  Composição em pirâmide.  Utilização da perspectiva.

28  Temáticas religiosas e anatomia do corpo humano (representação do nu).  Técnica do sfumato.  O retrato – um dos temas favoritos.  Figuras com grande expressividade, equilíbrio, harmonia e movimento.

29 Fontes consultadas  Janson, H. W., História da Arte, Fundação Calouste Gulbenkian, 1977, Lisboa.  Crisanto, Natércia., Novo História 8, Porto Editora,1999, Porto.  26/03/06  &filtro=Autor=2&IdSec=292&IdAppClr=clipartautores&SubClass= Rafaelhttp://es.easyart.com/artistas/Giotto-di-Bondone html 28/03/06 &filtro=Autor=2&IdSec=292&IdAppClr=clipartautores&SubClass= Rafaelhttp://es.easyart.com/artistas/Giotto-di-Bondone html &filtro=Autor=2&IdSec=292&IdAppClr=clipartautores&SubClass= Rafaelhttp://es.easyart.com/artistas/Giotto-di-Bondone html  And-Child html 28/03/06 And-Child html And-Child html

30 Fontes Consultadas  9/4/06  9/4/06  PT&lr=lang_es%7Clang_pt&sa=X&oi=images&ct=title 9/4/06 PT&lr=lang_es%7Clang_pt&sa=X&oi=images&ct=title PT&lr=lang_es%7Clang_pt&sa=X&oi=images&ct=title  9/4/06  9/4/06

31 FIM


Carregar ppt "A Arte Renascentista A PINTURA 2005/2006. Objectivo do trabalho: –Este trabalho tem como objectivo dar a conhecer as principais características da pintura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google