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Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Seminário PROEJA UTFPR – Campus Curitiba 15,16 e 17 de outubro – 2008 Relato de Experiências: Avaliação sobre.

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1 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Seminário PROEJA UTFPR – Campus Curitiba 15,16 e 17 de outubro – 2008 Relato de Experiências: Avaliação sobre o Curso de Especialização no Paraná

2 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Especialização PROEJA O que é o Proeja? O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA abrange cursos que, proporcionam formação profissional com escolarização para jovens e adultos. A idade mínima para acessar os cursos do PROEJA é de 18 anos na data da matrícula e não há limite máximo.

3 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR O que é o Proeja? Os cursos oferecidos são: 1- Educação profissional técnica de nível médio com ensino médio, destinado a quem já concluiu o ensino fundamental e ainda não possui o ensino médio e pretende adquirir o título de técnico. 2- Formação inicial e continuada com o ensino médio, destinado a quem já concluiu o ensino fundamental e ainda não possui o ensino médio e pretende adquirir uma formação profissional mais rápida. 3-Formação inicial e continuada com ensino fundamental (5ª a 8ª série ou 6º a 9º ano), para aqueles que já concluíram a primeira fase do ensino fundamental. Dependendo da necessidade regional de formação profissional, são, também, admitidos cursos de formação inicial e continuada com o ensino médio.

4 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR BREVE HISTÓRICO Em 13 de junho de 2005, por meio da Portaria nº 2080, o Ministério da Educação estabeleceu, na esfera dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), das Escolas Técnicas Federais, das Escolas Agrotécnicas Federais (EAF) e das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (ETV) as diretrizes para a oferta de cursos de educação profissional integrada com o ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos.

5 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR BREVE HISTÓRICO Em 13 de julho de 2006, pelo Decreto nº 5840 que, entre outras mudanças, alterou o nome para Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja.

6 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR BREVE HISTÓRICO A implantação desse programa trouxe consigo diversos desafios políticos e pedagógicos: - A construção de um currículo integrado considerando as especificidades desse público diverso; - Quais os instrumentos para reconhecimento dos saberes adquiridos em espaços não-formais de aprendizagem; - Como articular as diferentes políticas sociais; - Qual o papel da escola pública.

7 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR BREVE HISTÓRICO O Proeja propõe um desafio pedagógico e gerencial em que se torna necessária a formação/qualificação de professores e gestores para atuar na implantação, implementação, monitoramento e avaliação do programa, bem como profissionais aptos a produzir e sistematizar conhecimentos em seus campos de abrangência. Em atendimento parcial a essa necessidade, a Setec, em colaboração com os Cefets e Universidades distribuídos nas regiões do país tem promovido anualmente cursos de Especialização para atender esse desafio.

8 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR OBJETIVOS DO CURSO - Ampliação da oferta pública da educação profissional aliada à educação básica para o atendimento aos jovens e adultos. - Implementação de uma política educacional que proporcione a esse público acesso gratuito e de qualidade à educação profissional integrada à educação básica.

9 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR PÚBLICO ALVO • Jovens e adultos que não tiveram acesso à educação nas faixas etárias denominadas regulares.

10 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR AÇÕES DA SETEC 2006/ Descentralização orçamentária para a Rede Federal – para implementação de cursos PROEJA; 2- Convênio 2006 – com estados para implementação de cursos PROEJA; 3- Especialização PROEJA – Formação de profissionais, em nível de pós- graduação lato sensu;

11 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR AÇÕES DA SETEC 2006/ Edital CAPES/PROEJA – Pesquisa em rede, em nível de pós-graduação strictu sensu; 5- Chamada Pública 02/2007 – Formação PROEJA (120h a 240h); 6- Projeto de Inserção Contributiva – Monitoramento PROEJA.

12 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR AÇÕES DA SETEC 2006/ Articulação • Interna: Secretarias do MEC; • Externa:SEDH,MJ,SEAP,FUNAI,MPGO.

13 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR AÇÕES DA SETEC Especialização PROEJA – Formação de profissionais, em nível de pós-graduação lato sensu com aumento da oferta para os estados que não possuem pólos; 2- Chamada Pública – Formação PROEJA (120h a 240h) – republicação; 3- Brasil Profissionalizado – para implementação de cursos PROEJA nos Estados; 4- Monitoramento – convênios de 2006 e 2007.

14 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR PROEJA - Ações da SETEC PROEJA - Ações da SETEC

15 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR 2006 – 15 PÓLOS

16 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Distribuição matrículas em 2006

17 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR 2007 – 21 PÓLOS

18 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Distribuição matrículas em 2007

19 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Distribuição matrículas 2006 e 2007

20 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Comparativo 2006/2007

21 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Pólos a partir de 2008

22 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Implantação da Especialização PROEJA 2006 (oferta de 264 vagas) - 06 turmas com 44 alunos/turma - 01 turma nos campi de Curitiba, Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Medianeira, Campo Mourão e Pato Branco alunos matriculados, 196 alunos concluintes - Público alvo – professores da rede federal, estadual e municipal que atuarão com PROEJA

23 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Implantação da Especialização PROEJA 2007 (oferta de 440 vagas) - 10 turmas com 44 alunos/turma - nos campi de Curitiba(3), Ponta Grossa(1), Cornélio Procópio(1), Medianeira(1), Campo Mourão(2) e Pato Branco(2) alunos matriculados, previsão de 400 alunos concluintes - Público alvo – professores da rede federal, estadual e municipal que atuam ou atuarão com PROEJA

24 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Implantação da Especialização PROEJA 2008 (oferta de 528 vagas) - 12 turmas com 44 alunos/turma - nos campi de Curitiba(3), Ponta Grossa(1), Cornélio Procópio(1), Medianeira(1), Campo Mourão(2), Pato Branco(2), Londrina(1) e Campo Grande-MS(1) - Previsão de 528 alunos matriculados/ concluintes - Público alvo – professores, gestores, pedagogos e profissionais da rede federal, estadual e municipal que atuam ou atuarão com PROEJA

25 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Implantação da Especialização PROEJA Dificuldades encontradas Cultura na UTFPR - Tempo reduzido para preparação do projeto de curso - Tempo reduzido do Curso(6 meses) - Corpo Docente qualificado na área de educação, porém com pouca experiência na EJA - Reclamação dos alunos que não tem tempo para realizar os trabalhos solicitados - 72% das monografias em EJA

26 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Implantação da Especialização PROEJA Dificuldades sanadas Maior divulgação e compreensão do PROEJA, por parte dos professores, gestores, alunos e comunidade em geral - O projeto de curso já pode ser melhor discutido - Tempo do Curso passa para 1 ano + 3 meses - Corpo Docente com mais clareza dos objetivos do Curso - Esclarecimento aos alunos e professores que as monografias devem preferencialmente ser em PROEJA

27 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Implantação da Especialização PROEJA Dificuldades sanadas Aumento de material bibliográfico, na Internet e campo de investigação com o funcionamento dos cursos técnicos PROEJA - Maior integração entre os Coordenadores e Professores do Curso nos Campi da UTFPR - Diálogos e parcerias mais freqüentes com a Secretaria de Educação do Estado

28 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Implantação da Especialização PROEJA Estimativas – 2008/ Consolidação de uma proposta pedagógica única no Estado do Paraná, envolvendo os campi da UTFPR em parceria com a SEED-PR, através das Universidades Estaduais, objetivando atender demandas em todo o Estado - Discussão permanente entre todos os atores envolvidos no processo, buscando sempre fortalecer o PROEJA no Estado

29 Professor Roland Baschta Junior Cofop/UTFPR Reflexões Finais sobre o PROEJA - A Educação deve ser entendida como direito de todos -O PROEJA deve possibilitar a inserção no mundo do trabalho, promovendo melhoria da qualidade de vida, da auto-estima pela elevação da escolaridade e qualificação, através de uma certificação profissional -- Todos os sujeitos envolvidos(gestores públicos, gestores institucionais, servidores, família, educadores e alunos) devem ser comprometidos na construção coletiva desse projeto social.


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