A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER? O QUE VOU SER QUANDO CRESCER?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER? O QUE VOU SER QUANDO CRESCER?"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER? O QUE VOU SER QUANDO CRESCER?

2 A velha pergunta “O QUE VOU SER QUANDO CRESCER?” talvez tenha perdido o sentido. Especialistas dizem que, na maioria das vezes, a razão da desilusão com a profissão, é a falta de amadurecimento na hora da escolha.

3 COMO ESCOLHER UMA PROFISSÃO? Meu pai queria que eu fosse engenheiro. Minha mãe escolheu direito. Minha avó sonhava com Medicina. Escolhi Psicologia e durante o curso quase mudei para Publicidade e Propaganda. Esta história é real e acontece com a maioria dos jovens e até mesmo os adultos já estabilizados profissionalmente.

4 A PERGUNTA É: QUE PROFISSÃO ESCOLHER? AFINAL, ELA O ACOMPANHARÁ PARA O RESTO DA VIDA!

5 VISÃO DE FUTURO O primeiro passo é analisar o cenário econômico e as tendências de mercado, saber diferenciar as armadilhas das oportunidades. Há profissões que se sobressaem nos momentos de crise e há outras que se mantém estáveis em qualquer tempo com pequenas alterações, como a Engenharia. O mercado também vem trazendo novas perspectivas para antigas profissões em função da biotecnologia, do forte senso ambientalista, da globalização da economia e dos pactos regionais, da modernização da agropecuária, da expansão da informática e das novas relações de trabalho.

6 AUTOCONHECIMENTO É fundamental ter um forte conhecimento e percepção de si mesmo, suas competências e potencialidades. Muitas falhas na escolha da carreira ocorrem porque se quer fazer algo que não possui habilidade ou vocação compatível e, com isso, perde-se um precioso tempo tentando ser o que não tem a ver com si mesmo.

7 É IMPORTANTE SABER UTILIZAR OS CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS AO LONGO DA VIDA A SEU FAVOR. ISTO É O GERENCIAMENTO DO KNOW-HOW (AUTOCONHECIMENTO) OBTIDO. O PROCESSO DE DESCOBERTA DA FUTURA CARREIRA PASSA PELO RECONHECIMENTO DA PRÓPRIA IDENTIDADE.

8 NESSE PROCESSO DE AUTOCONHECIMENTO É PRECISO QUE VOCÊ EXAMINE SUAS HABILIDADES E TALENTOS E PERCEBA QUAIS SÃO SEUS VALORES E CRENÇAS. IDENTIFICANDO ESSES FATORES, VOCÊ TERÁ CONDIÇÕES DE FAZER ESCOLHAS E TOMAR DECISÕES MAIS BEM FUNDAMENTADAS.

9 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS ALGUMAS PROFISSÕES EXIGEM DEDICAÇÃO INTEGRAL, OUTRAS REQUEREM CONSTANTES TOMADAS DE DECISÃO, HÁ TAMBÉM AQUELAS ONDE O RELACIONAMENTO COM OUTRAS PESSOAS É FATOR CHAVE, E ASSIM POR DIANTE.

10 NÃO EXISTE HORA CERTA PARA MUDAR Um dos vice-governadores de Minas Gerais, Walfrido Mares Guia, educador tem um exemplo pessoal. Antes de prestar vestibular, seu teste vocacional demonstrou que deveria ser advogado, terminou fazendo engenharia química e administração de empresas, acabou professor, e não se arrepende. “Os testes também erram”, afirmou.

11 DIFÍCIL MISSÃO A CUMPRIR  TENHA SEMPRE EM MENTE QUE TODA DECISÃO ENVOLVE RISCOS E PERDAS;  A ESCOLHA É DETERMINADA POR MUITOS FATORES E É IMPORTANTE ESTAR CONSTANTEMENTE BUSCANDO INFORMAÇÕES;  NÃO DEIXE QUE AS EXPECTATIVAS DOS OUTROS SEJAM MAIORES QUE AS SUAS;  VOCÊ DESEJA FAZER O QUE GOSTA, O QUE TRARÁ RETORNO FINANCEIRO OU CONCILIAR OS DOIS?;  A FACULDADE NÃO É O ÚNICO CAMINHO PARA O MERCADO DE TRABALHO E PARA A REALIZAÇÃO PROFISSIONAL, CONHEÇA OUTRAS OPÇÕES.

12 VOCÊ E SUA CARREIRA  SEJA LÁ O QUE FOR QUE FAÇA, FAÇA-O COM AMOR. SUA CARREIRA É UM PATRIMÔNIO INDIVIDUAL QUE DEVE SER ADMINISTRADO COM CARINHO E COMPETÊNCIA;  QUEM FAZ O QUE GOSTA PRODUZ MAIS, CANSA-SE MENOS, “INVENTA” SEMPRE MANEIRAS DIFERENTES DE FAZER SEU TRABALHO E TEM MUITO MAIS RESISTÊNCIA AOS MOMENTOS DIFÍCIES A QUE TODOS ESTAMOS SUJEITOS.

13 “NINGUÉM GANHA UMA OLIMPÍADA NO DIA DA COMPETIÇÃO. A VITÓRIA É CONQUISTADA NO TREINAMENTO DIÁRIO, NA DISCIPLINA, NA PERSEVERANÇA. DA MESMA FORMA, O SUCESSO PROFISSIONAL DECORRE DE SÓLIDA E CONTINUA PREPARAÇÃO QUE DURA O QUANTO DURAR A CARREIRA DE CADA UM.”

14 ENTÃO O QUE É ORIENTAÇÃO VOCACIONAL?

15 É um ESPAÇO DE REFLEXÃO, no qual você possa olhar para si, se conhecer e reconhecer. Fundamenta-se na discriminação de traços de personalidade, interesses, habilidades, valores e aspirações, mas não se encerra no mero levantamento destas informações.

16 Pressupõe questionar e refletir permanentemente buscando articular seu auto-conhecimento a um PROJETO FUTURO. Ao saber quem é, você poderá descobrir quem deseja vir a ser. Apostando no seu desejo, poderá efetuar uma escolha autêntica e comprometer-se com seu projeto profissional.

17 ENTÃO... MÃOS A OBRA!!!


Carregar ppt "O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER? O QUE VOU SER QUANDO CRESCER?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google