A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) 8161-6919 Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 1/52.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) 8161-6919 Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 1/52."— Transcrição da apresentação:

1

2 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 1/52 Prof. MSc. FLAVIO SOHLER, PMP, MCSE, MCT, CLP 21 – –

3 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 2/52 Curriculum Vitae • Engenheiro Civil – PUC-Rio • Engenheiro de Telecomunicações - PUC-Rio • Pós-Graduação em Análise de Sistemas - PUC-Rio • Certificações: PMI (PMP), Novell MCNE, Microsoft MCT e MCSE, Lotus CLS • Administrador de Empresas – Hamburg-Harburg Universität (Alemanha) • Mestre em Engenharia de Produção e Logística – PUC-Rio • Doutorando em Engenharia e Gestão – UFRGS • Trabalhou na Alemanha e Angola • Foi o responsável pela rede de telecomunicações de Furnas - Rio • Consultor de empresas: Petrobrás, Saneago, Iquego, CGO, IEL, Sebrae, Senai • Professor da UNIP – Administração de Empresas e Engenharia de Produção Mecânica • Professor da UNIVESRO – Pós-Graduação em Gestão Empresarial • Coordenador da Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos da Cambury • Professor da Academia de Polícia Militar – Curso Superior de Polícia • Especialista em gerenciamento de projetos (PMP), Indicadores de Desempenho (BSC), planejamento empresarial, planejamento e controle da produção, processos, telecomunicações, gerenciamento de riscos empresariais

4 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 3/52 Alguns de nossos clientes

5 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 4/52 CURSOS e CONSULTORIAS Planejamento Estratégico Gestão de Riscos Empresariais Indicadores de Desempenho (Balanced Scorecard) Gerenciamento de Projetos Mapeamento de Processos Sistema de Apoio a Decisão Syscore Gestão de Custos / Finanças

6 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 5/52 AGENDA: Planejamento Estratégico e Metodologia Balanced Scorecard Requisitos do Critério de Resultados exigidos pelo PNQ Estudo de Caso Práticas Comuns nas Empresas Vencedoras do PNQ

7 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 6/52 • Fortune 500: Organizações que fecharam => => 10% => => 30% => => 35% • Exame 2004 – Melhores e Maiores => 500 organizações listadas, somente 88 permanecem no ranking desde sua criação, em 1974 HISTÓRICO

8 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 7/52 • Projeto Evergreen => Nitin Nohria (Harvard Business School) – 160 organizações dos EUA que utilizam 200 técnicas diferentes de gestão => Organizações que superaram seus rivais sobressaíram em 4 práticas primárias de gestão: estratégia, execução, cultura e estrutura => 2 práticas secundárias de gestão: talento, liderança, inovação e fusões/parcerias HISTÓRICO

9 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 8/52 “O Capitão que veleja sem um objetivo sempre alega que os ventos sopraram das direções erradas” (Seneca)

10 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 9/52 “Mesmo de maneira não explícita a estratégia sempre existiu na vida das pessoas e organizações.” Estratégia: conjunto de decisões e ações relativas a escolha de meios e a articulação dos recursos como forma de atingir um objetivo.

11 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 10/52 Planejamento Estratégico: processo metodológico que tem como objetivo determinar estratégias e mecanismos de controle para as ações pretendidas. Gestão Estratégica: conceito mais amplo que envolve os dois anteriores e que reflete, sobretudo, a filosofia de uma instituição.

12 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 11/52 DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS MISSÃO VISÃO VALORES POLÍTICA de GESTÃO CÓDIGO DE ÉTICA ANÁLISE DE CENÁRIOS ESTRATÉGIAS FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS (Planejamento Estratégico) Ambiente Interno: Forças e Fraquezas Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças Abrangência às PI’s Posicionamento Estratégico: Matriz FOFA

13 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 12/52 ESTRATÉGIAS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO INDICADORES DE DESEMPENHO METAS IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS (Metodologia Balanced Scorecard – BSC) INDICADORES RESULTANTES INDICADORES DIRECIONADORES METAS DE CURTO PRAZO METAS DE LONGO PRAZO PLANOS DE AÇÃO PLANOS DE AÇÃO DE CURTO PRAZO PLANOS DE AÇÃO DE LONGO PRAZO

14 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 13/52 As Sete Perspectivas Básicas do Negócio Financeira Mercado / Cliente Inovação Processos Aquisição Sociedade Pessoas

15 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 14/52 EVOLUÇÃO DO POSIONAMENTO ESTRATÉGICO Capacidade Defensiva => O quanto as características internas (Forças e Fraquezas) conseguem minimizar o efeito das ameaças Capacidade Ofensiva => O quanto as características internas (Forças e Fraquezas) conseguem capturar novas oportunidades Posicionamento Estratégico Global => Ponto onde se encontra a organização com relação ao cenário externo Capacidade Ofensiva1544? Capacidade Defensiva618? Posicionamento Estratégico1921?

16 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 15/52 ANÁLISE ESTRATÉGICA DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE ESTRATÉGICA DA ORGANIZAÇÃO EQUILIBRADO DESFAVORÁVEL FAVORÁVEL MUITO DESFAVORÁVEL MUITO FAVORÁVEL Fonte: Michael Porter

17 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 16/52 Objetivos Estratégicos Fatores Críticos de Sucesso Metas Indicadores Planos de Ação Curto e Longo Prazos Até 25 Indicadores por Painel Incluir Recursos: • Financeiros • Informática • Pessoal • Treinamento • Infraestrutura TRADUZINDO A ESTRATÉGIA EM AÇÃO

18 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 17/52 AGANP - PAINEL DE CONTROLE – Objetivos Estratégicos e Fatores Críticos de Sucesso PERSPECTIVASCLIENTESSOCIEDADE PROCESSOS / INOVAÇÃO PESSOASFINANÇAS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 1. Foco e respeito pelo cliente => Fornecer serviços de alto valor agregado 4. Marca já reconhecida => Fortalecer a imagem da AGANP perante a sociedade 6. Ampliar o credenciamento e a certificação 7. Produzir inovações tecnológicas 12. Aumentar a satisfação das pessoas 13. Ampliar a qualificação da FT 17.Comprometimento da alta direção com a qualidade dos serviços => Melhorar a sustentatbilidade financeira 18. Ano político, mudança de governo e falta de recursos => Recursos financeiros FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO 2. Atendimento às necessidades dos clientes 3. Busca de clientes que demandem soluções em tecnologia => Parcerias e convênios 5. Convênios e parcerias com instituições público/privadas => Programa e projetos sócio- ambientais 8. Avaliação de processos 9. Atualização tecnológica 10. Parceria tecnológica 11. Planejamento Inadequado => Melhoria do PE 14. Nomeações de pessoal sem qualificação => Reconhecimento por desempenho 15. Treinamento 16. Comunicação 19.Agravamento do déficit financeiro, estagnação da receita e crescimento da Despesa => Controle orçamentário 20. Necessidade de recursos da mantenedora.

19 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 18/52 AGANP - PAINEL DE CONTROLE – Indicadores Resultantes e Direcionadores PERSPECTIVASCLIENTESSOCIEDADE PROCESSOS / INOVAÇÃO PESSOASFINANÇAS INDICADORES RESULTANTES 1. Índice de valor agregado 4A. % implantação da ouvidoria 4B. Índice de implantação do programa de responsabilidade social 4C. Índice de implantação do padrão de atendimento Vapt-Vupt em órgãos estaduais 4D. Índice de satisfação da sociedade / conhecimento da marca 4E. Índice de acesso a home page. 6. No. de agências credenciadas pela ISO A. Índice de aquisição de livros/periódicos 7B. Índice de redefinição da metodologia de elaboração e acompanhamento do PE 7C. Índice de elaboração do sistema de avaliação dos resultados da AGANP 12. Índice de satisfação da FT 13. Índice de conhecimento dos servidores públicos de seus direitos/deveres 17. Controle orçamentário = Receita/despesa 18A. Índice de crescimento das receitas 18B. Total de receitas internas 18C. Total de receitas externas INDICADORES DIRECIONADORES 2A. Índice de satisfação cliente interno 2B. Índice de satisfação cliente externo 3. Índice de parcerias público- privadas que revertam em auto- sustentabilidade 5A. No.ouvidorias implantadas 5B. No. de novas unidades fixas de atendimento 5C. No. horas de treinamento da sociedade 5D. Índice de projetos sócio-ambientais em parceria/Total de projetos. 8. Índice de certificação ISO Índice de investimento em atualização tecnológica 10. Índice de projetos tecnológicos/total de projetos 11A. Índice de melhoria do sistema de controle do SGQ ’11B. Índice de implantação do programa 5S 11C.No. reuniões PE realizadas/Planejadas 14. % elaboração do plano de cargos e salários 15A. Índice de capacitação e treinamento 15B. No. de cursos internos para servidores sobre direitos/deveres 15C. No. cursos sobre atividades dos setores para outros setores 16.. Índice de otimização da comunicação interna 19. Disciplina orçamentária = Realizado/Planejado 20A. Receita total captada em projetos de parceria 20B. % Necessidade da mantenedora (auto-sustentabilidade)

20 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 19/52 PERSPECTIVAS FINANÇAS PESSOAS Legenda: Objetivos Estratégicos Fatores Críticos de Sucesso PROCESSOS INOVAÇÃO Treinament o Comunicaçã o Reconheciment o por Desempenho Avaliaç ã o de Processos Parceria Tecnológica Atualização Tecnológica Controle Orçamentári a Recursos Financeiros Melhorar a Sustentabilidade Financeira Fornecer Serviços de Alto Valor Agregado Aumentar a Satisfação das Pessoas Ampliar o Credenciamento e a Certificação CLIENTES SOCIEDADE Ampliar a Qualificação da Força de Trabalho Atendimento às Necessidades dos Clientes Fortalecer a Imagem da AGANP perante a Sociedade Produzir Inovações Tecnológicas Programas e Projetos Sócio- Ambientais Parcerias e Convênios MAPA ESTRATÉGICO AGANP – 2006 Parcerias e convênios Melhoria do PE Necessidade de recursos da mantenedora

21 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 20/52 Critério 8 – Resultados Examina os resultados da organização, abrangendo:  Resultados econômico-financeiros  Resultados relativos aos clientes e mercados  Resultados relativos à sociedade  Resultados relativos às pessoas  Resultados relativos aos processos principais e de apoio  Resultados relativos ao relacionamento com fornecedores

22 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 21/52 Critério 8 – Resultados ITEMTOTAL DE PONTOS 8.1 – Resultados Econômico-financeiros – Resultados relativos aos clientes e mercado – Resultados relativos à sociedade Resultados relativos às pessoas – Resultados dos processos principais do negócio e dos processos de apoio – Resultados relativos aos fornecedores30 TOTAL DE PONTOS DO CRITÉRIO RESULTADOS450 Quem não tem Resultados organizados e estruturados e não tem Benchmarking => NÃO PASSARÁ DOS 30%

23 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 22/52 Critério 8 - Resultados • Níveis atuais e tendências dos principais indicadores; • Incluir informações comparativas pertinentes. ITENS 8.1 a Cliente e Mercado 8.1 Econômico-financeiro 8.4 Pessoas 8.6 Fornecedores 8.3 Sociedade 8.5 Processos Principais do Negócio e de Apoio

24 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 23/52 Critério 8 - Resultados Níveis, tendências e conclusões em relação a(o): • Margem bruta • Receita com contribuição dos servidores • Custo real de projeto ou serviço / custo planejado • Índice de preços em relação aos concorrentes • Despesas totais • Despesas com assistência médica / odontológica • Despesas com folha de pagamento • Despesas com serviços • Índice de inadimplência • Disciplina orçamentária • Receita total per capita • Total de receitas • Retorno sobre o investimento • Lucro líquido ITEM 8.1 – Resultados econômico-financeiros

25 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 24/52 Critério 8 - Resultados Níveis, tendências e conclusões em relação a(o): • Nível de satisfação / insatisfação • Indicadores de fidelidade / retenção • Quantidade de clientes que utilizaram o plano de assistência • Quantidade total de clientes • Percentagem de novos clientes • Número de acesso à pagina da internet • Indicadores adversos (nº. de reclamações / reparos / clientes perdidos...) • Tempo de solução de problemas e retorno ao cliente • Participação no mercado • Lançamentos / percentual de vendas de novos produtos ou serviços • Entrada em novos mercados • Imagem da organização / conhecimento da marca ITEM 8.2 – Resultados relativos aos clientes e ao mercado

26 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 25/52 Critério 8 - Resultados Níveis, tendências e conclusões em relação a(o): • Resultados do Balanço Social • Despesas de campanhas para divulgação de ações ambientais e sociais • Imagem da organização relativa à sua responsabilidade pública • Conformidade ambiental • Investimento em gestão ambiental • Valores e quantidades de pessoas envolvidas em atividades de apoio ao desenvolvimento regional e do país • Número de voluntários • Investimento em projetos sociais • % de requisitos da norma ISO atendidos ITEM 8.3 – Resultados relativos à Sociedade

27 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 26/52 Critério 8 - Resultados Níveis, tendências e conclusões em relação a(o): • Indicadores de segurança • Absenteísmo / rotatividade • Queixas / greves / indenizações • Índices do programa de sugestões • Investimentos em treinamentos / desenvolvimento / IDRH • Horas de treinamento / eficácia dos treinamentos • Índice de satisfação dos colaboradores • Índice de alcance das metas dos setores ITEM 8.4 – Resultados relativos às pessoas

28 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 27/52 Critério 8 - Resultados Níveis, tendências e conclusões em relação a(o): • Tempo real de projeto ou serviço / tempo planejado • Número de eventos de planejamento estratégico • Número de processos analisados • Percentual de materiais perdidos em relação ao total utilizado • Número de ações corretivas e preventivas • Número de não conformidades • Índice de produtos ou serviços defeituosos • Percentual de produtos / serviços entregues no prazo • Percentual da capacidade total utilizada • Indicadores de produtividade, qualidade, disponibilidade confiabilidade • Tempo de desenvolvimento de novo produto / serviço • Índice de produtos / serviços novos implantados por ano ITEM 8.5 – Resultados dos processos principais do negócio e dos processos de apoio

29 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 28/52 Critério 8 - Resultados Níveis, tendências e conclusões em relação a(o): • Índice de qualidade dos fornecimentos • Porcentagem de lotes entregues nos prazos • Economia em relação a compra centralizada de insumos • Economias obtidas com parcerias • Redução de rejeitos / re-trabalhos devido a ação sobre fornecedores • Melhorias na produtividade decorrentes de parcerias com fornecedores • Número de contratos de parceria • Tempo médio para pagamento de fornecedores ITEM 8.6 – Resultados relativos aos fornecedores

30 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 29/52 • Para termos Resultados consistentes e que facilitem a tomada de decisão, o ideal é termos as seguintes informações para cada indicador: • Gráfico de evolução de cada indicador; • Meta (curto prazo e longo prazo) para cada indicador; • Tendência de cada indicador; • Benchmark para cada indicador: • Comparação com outra organização • Comparação entre setores da organização Critério 8 - Resultados

31 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 30/52 ESTUDO DE CASO

32 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 31/ Resultados Econômico-financeiros Disciplina orçamentária Custo unitário médio da hora de treinamento Receita / Despesa

33 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 32/52 Exemplo Indicador: Recursos totais captados METAS DE CURTO E LONGO PRAZOS / FINANCEIRA

34 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 33/ Resultados Relativos aos Clientes e ao Mercado Índice Global de Satisfação dos Clientes Índice de Insatisfação dos Clientes Tratadas

35 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 34/ Resultados Relativos aos Clientes e ao Mercado Número de Clientes ExternosÍndice de Aceitação de Propostas Participação no mercado de UHEs em Construção

36 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 35/ Resultados Relativos à Sociedade Número de Horas da FT dedicadas à cidadania Número de Pessoas beneficiadas diretamente pelas Ações Sociais Índice de Projetos Sociais em parceria

37 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 36/ Resultados Relativos à Sociedade Índice de Atendimento à ISO Apoio à Teses, Dissertações e Monografias Índice de Fornecimento de Estágios

38 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 37/52 Exemplo Indicador: HH dedicadas à cidadania METAS DE CURTO E LONGO PRAZOS – 2005/ SOCIEDADE

39 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 38/ Resultados Relativos às Pessoas Índice de Desenvolvimento da FTÍndice de Capacitação da FT Índice de Trabalho em Grupo

40 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 39/52 Exemplo Indicador: IDRH – Índice de Desenvolvimento de Recursos Humanos METAS DE CURTO E LONGO PRAZOS – 2005/ PESSOAS

41 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 40/ Resultados dos Processos Principais do Negócio e dos Processos de Apoio Índice de Qualidade de Projetos de P&DÍndice de Credenciamento Índice de Publicações Indexadas

42 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 41/52 Exemplo Indicador: Qualidade dos Projetos de P&D METAS DE CURTO E LONGO PRAZOS – 2005/ PROCESSOS

43 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 42/ Resultados relativos aos Fornecedores Desempenho de Fornecedores

44 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 43/52 Relatório de Desempenho Empresarial - EXEMPLO

45 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 44/52 Práticas Comuns nas Empresas Vencedoras do PNQ: • Práticas comuns em Planejamento e Gestão de Recursos Humanos • Práticas comuns para o envolvimento dos colaboradores • Práticas comuns para educação e treinamento dos colaboradores • Práticas comuns para avaliação do desempenho e reconhecimento dos colaboradores Critério 8 - Resultados

46 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 45/52 Práticas comuns em Planejamento e Gestão de Recursos Humanos: –O planejamento de RH é integrado com o planejamento estratégico dos negócios e os planos de recursos humanos apóiam os negócios; –As chefias estão comprometidas em atuar como gerentes de seus RH e são elas que fazem a gestão dos RH; –As empresas têm filosofia e políticas de RH declaradas e amplamente divulgadas; –Os funcionários são fortemente orientados para a satisfação dos clientes; –Os impactos do processo de desenvolvimento e gestão de RH nas pessoas e nos negócios são constantemente avaliados Critério 8 - Resultados

47 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 46/52 Práticas comuns para o envolvimento dos colaboradores: –Existem e são usadas muitas oportunidades de diálogo; –São utilizadas as práticas do gerenciamento participativo por objetivos; –A pesquisa de satisfação dos funcionários é considerada pelos gestores instrumento fundamental de envolvimento; –Empresa e funcionários ganham com os programas de sugestões os quais são efetivamente utilizados pelos funcionários; –Os círculos de qualidade, grupos de trabalho e comitês são muito utilizados; –As convenções e comemorações são muito utilizadas Critério 8 - Resultados

48 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 47/52 Práticas comuns para a educação e treinamento dos colaboradores: •As decisões sobre educação e treinamento são compartilhadas entre funcionários e gerentes, e têm em conta as necessidades dos funcionários e dos negócios; •Os novos funcionários sempre passam por um processo formal de integração e são treinados nos processos de qualidade da empresa; •O treinamento / envolvimento em qualidade e planejamento estratégico é intensivo e sistemático; •O treinamento gerencial é intenso e o gerente é multiplicador de conhecimentos; •Existem treinamentos em habilidades específicas nos cargos Critério 8 - Resultados

49 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 48/52 Práticas comuns para avaliação do desempenho e reconhecimento dos colaboradores: •Existem processos formais de avaliação do desempenho; •Todos funcionários são avaliados; •O desempenho é avaliado em função de resultados obtidos; •O desempenho é associado ao desenvolvimento na carreira; •O desempenho avaliado reflete no reconhecimento e nas recompensas; •A qualidade é especificamente reconhecida e recompensada Critério 8 - Resultados

50 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 49/52 TOM CARTER MODEL = MUDANÇA MOTIVAÇÃO FEEDBACK CAPACIDADE RECURSOS ESTRATÉGIAVALORES VISÃO FUNDAMENTOS DE UM PROCESSO DE MUDANÇA = Confusão = Corrupção = Difusão = Frustração = Fadiga = Lentidão = Dúvida

51 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 50/52 “É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.”

52 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 51/52 “Se você quiser ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar o seu último limite e dar o melhor de si.” Ayrton Senna

53 Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 52/52 Obrigado pela participação! Prof. MSc. FLAVIO SOHLER, PMP, MCSE, MCT, CLP 21 – –


Carregar ppt "Prof. MSc. Flavio Sohler, PMP (62) 8161-6919 Avaliação de Resultados Empresariais por meio de Indicadores de Desempenho 1/52."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google