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Mailson Kreidlow MULTIMÍDIA.  Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de media estático (texto, fotografia, gráfico),

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Apresentação em tema: "Mailson Kreidlow MULTIMÍDIA.  Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de media estático (texto, fotografia, gráfico),"— Transcrição da apresentação:

1 Mailson Kreidlow MULTIMÍDIA

2  Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de media estático (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio, animação). Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multissensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada. MULTIMÍDIA

3 ALGUNS COMPONENTES MULTIMÍDIAS  Som (voz humana, música, efeitos especiais)  Fotografia (imagem estática)  Vídeo (imagens em pleno movimento)  Animação (desenho animado)  Gráficos  Textos (incluindo números, tabelas, etc.)

4 UTILIZAÇÃO  O termo multimídia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimídia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os CDs(CD-ROM,MINI-CD,CD-CARD) e DVDs, abrange também nas ferramentas de informática a utilização de arquivos digitais para a criação de apresentações empresarias, catálogos de produtos, exposição de eventos e para catálogos eletrônicos com mais facilidade e economia. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audição e tato este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informática.

5 TIPOS DE MÍDIA  1. Natureza espaço-temporal  2. Origem  3. Interação  4. Divulgação

6 NATUREZA ESPAÇO-TEMPORAL  Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, exemplo: textos e gráficos;  Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de mídia dinâmico.  Imersivo - Agrupam elementos de informação interativa em ambientes 3D.

7 ORIGEM  Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;  Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.

8 Interação  Na multimídia linear o utilizador não tem qualquer tipo de controle no desenrolar do processo.  Na multimídia não-linear oferece interatividade com o utilizador.

9 DIVULGAÇÃO  Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimídia. Pode ser efetuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.  Offline - A divulgação offline de conteúdos multimídia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.

10 TIPOS DE PRODUTOS MULTIMÉDIA Baseados em páginas  São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos mídia tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.  Em alguns produtos multimídia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, os componentes interativos e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de ações em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado.

11 TIPOS DE PRODUTOS MULTIMÉDIA Baseados no tempo  São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.  Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimídia os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.

12 MULTIMÍDIA E PERCEPÇÃO: ASPECTOS DE UMA INTERAÇÃO HUMANO-MÁQUINA  A multimídia é hoje um dos mais eficazes recursos para garantir a percepção e o acúmulo de conhecimento. Isso porque os recursos multimídia estimulam mais sentidos que as simples mídias. A partir do momento em que o usuário é estimulado em mais de um sentido, a capacidade de processamento e armazenamento das informações aumentam consideravelmente.

13 MULTIMÍDIA E PERCEPÇÃO: ASPECTOS DE UMA INTERAÇÃO HUMANO-MÁQUINA  Segundo Márcio Matias, o percentual de eficácia das principais mídias na percepção humana é de:  Visual = 55%  Vocal = 38%  Textual = 7%

14 PROGRAMAS  Microsoft Power Point  Macromedia Flash MX  Neobook

15 Microsoft PowerPoint  O PowerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar imagens, sons, textos e vídeos, que podem ser animados de diferentes maneiras.

16 Microsoft PowerPoint  Este inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), assim como modelos de apresentação pré-definidos e uma galeria de objetos (ClipArt). Há uma extensa gama de efeitos de animação e composição de slides.WordArt)

17 Microsoft PowerPoint  Ressaltamos algumas dicas:  Ao abrir um arquivo do PowerPoint, faça-o iniciar a apresentação imediatamente (F5).

18 Microsoft PowerPoint  Volte ao início da apresentação rapidamente pressionando o botão esquerdo do mouse e deixando pressionado, em seguida aperte o botão direito e mantenha os dois botões pressionados por 2 segundos.

19 Microsoft PowerPoint  Crie álbuns de fotografia rapidamentefotografia Inserir > Imagens > Novo álbum de fotografia.

20

21 NEOBOOK Programa para criações de apresentações com suporte a vídeo, imagens e áudio, além de incorporar opções para textos externos e arquivos de outros programas.

22 NEOBOOK Crie apresentações de modo linear ou interativa, podendo seguir uma seqüência planejada ou dando a total liberdade para você navegar pelo seu conteúdo.

23 NEOBOOK Algumas características do programa:  Utilização de páginas para criação de apresentações.  Suporte a áudio, vídeo, imagens e textos.  Modo de publicação para gravação em CDs ou.exe

24 NEOBOOK Criando arquivo executável:  Clique no Menu Book e Compile/Publish.  Aparecerá uma janela de opções para você escolher qual a extensão que quer compilar.

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26 NEOBOOK 5.0 Após criar o arquivo executável, você poderá gravar em CD, DVD ou utilizar através do arquivo salvo no computador.

27 FLASH MX Programa para criação de animações, jogos, sites ou apresentações.

28 FLASH MX  Salve o trabalho em.swf gerando um arquivo executável incorporando todas as ações utilizadas durante a criação do trabalho.

29 FLASH MX  Action Script – programação própria do flash para criar ações aos objetos escolhidos.


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