A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nilson Rosa de Faria SOCIOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nilson Rosa de Faria SOCIOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 Nilson Rosa de Faria SOCIOLOGIA

2 O que é sociologia? É o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas.

3 PROBLEMAS OU MODIFICAÇÕES QUE AFETAM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Aumento dos conflitos étnicos; Desvio de empregos para países de mão-de-obra barata; Existência de fortunas instáveis na economia; Mudança no mercado de trabalho; Propagação da AIDS e outras pandemias; Quebra do equilíbrio ecológico; Superpopulações e fome; Redefinição do papel do homem e das mulheres;

4 SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA – séc. XVIII E XIX
Confluência de eventos na Europa: Término do sistema feudal; Surgimento da classe de burgueses; Monarquias absolutistas; Novas formas de governo e pensamentos desafiando o poder das monarquias; Mudanças religiosas nas cidades, no sistema de produção, nas famílias, etc.

5 “As pessoas ficaram inquietas com a nova ordem que surgia e começaram a pensar mais sistematicamente sobre o que as mudanças significavam para o futuro”

6 ILUMINISMO Racionalismo;
Adam Smith (1776) – “As relações entre os indivíduos, passam, a partir de agora, a serem reavaliadas de acordo com as mudanças econômicas e políticas”. Revolução Francesa (1789) - 2 perguntas: 1º - A violência da Revolução Francesa pode derrubar o velho regime o que houve para substituí-lo? 2º - Como a sociedade poderia ser reconstruído a fim de evitar tais eventos cataclísmicos?

7 AUGUSTE COMTE (1798-1857) Física Social – Sociologia
“As múltiplas controvérsias entre os sociólogos” praticamente desaparecem quando se trata de determinar a “paternidade” da sua disciplina. Quase todos eles concordam que a Sociologia começa com a Obra de Augusto Comte ( ). Além de cunhar nome da nova ciência, foi de Comte a primeira tentativa de definir-lhe o objeto, seus métodos e problemas fundamentais; bem como a tentativa de determinar-lhe a posição no conjunto das ciências” (GALLIANO, 1981).

8 Celso Furtado: “só há desenvolvimento quando o homem se desenvolve”.
AUGUSTE COMTE ( ) TEORIAS Lei dos 03 estados: 1º - Teológico; 2º - Metafísico; 3º - Positivo; Celso Furtado: “só há desenvolvimento quando o homem se desenvolve”.

9 MATEMÁTICA, LÍNGUA PORT.
AUGUSTE COMTE ( ) Hierarquia das Ciências SOCIOLOGIA BIOLOGIA MATEMÁTICA, LÍNGUA PORT.

10 Estudo dos padrões de relações dentre os organismos.
HERBER SPENCER ( ) Obra: Os Princípios da Sociologia. “(...) todos os domínios do universo – físico, biológico, social – desenvolvem segundo princípios semelhantes” CAMPO SUPERORGÂNICO: Estudo dos padrões de relações dentre os organismos.

11 HERBER SPENCER ( ) O que ocorre quando as sociedades crescem e se tornam mais complexas? R: Há o surgimento de funções-chaves: 1º OPERACIONAL (Produção e Reprodução); 2º DISTRIBUIDORA (Fluxo de Matérias e Informações); 3º REGULADORA (Concentração de Poder para coordenar e controlar);

12 ÉMILE DURKHEIN (1858-1917) Tradição Francesa
Reconhece que os sistemas de símbolos culturais são uma base importante para a integração da sociedade. SOCIEDADES SIMPLES X SOCIEDADES COMPLEXAS

13 KARL MARX ( ) “As épocas históricas são construídas em torno de um tipo específico de produção econômica”. Contradição do capitalismo; Teoria do Conflito – “(...) a organização social revela desigualdades que levam ao conflito, em que aqueles que detêm ou controlam os meios de produção podem consolidar o poder e desenvolver ideologias para manter seus privilégios (...)”. Socialismo;

14 MAX WEBER ( ) “A desigualdade é MULTIDIMENSIONAL e não exclusivamente baseada na economia – o conflito é contingente em condições históricas”

15 PRÓXIMA AULA Teorias Sociológicas; Produção Sociológica Brasileira;
Instituições: Escolar, Religiosa, Familiar; Cultura e Diversidade Cultural;


Carregar ppt "Nilson Rosa de Faria SOCIOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google