A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIOLOGIA Nilson Rosa de Faria. É o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA Nilson Rosa de Faria. É o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA Nilson Rosa de Faria

2 É o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas.

3  Aumento dos conflitos étnicos;  Desvio de empregos para países de mão-de-obra barata;  Existência de fortunas instáveis na economia;  Mudança no mercado de trabalho;  Propagação da AIDS e outras pandemias;  Quebra do equilíbrio ecológico;  Superpopulações e fome;  Redefinição do papel do homem e das mulheres;

4 Confluência de eventos na Europa:  Término do sistema feudal;  Surgimento da classe de burgueses;  Monarquias absolutistas;  Novas formas de governo e pensamentos desafiando o poder das monarquias;  Mudanças religiosas nas cidades, no sistema de produção, nas famílias, etc.

5 “As pessoas ficaram inquietas com a nova ordem que surgia e começaram a pensar mais sistematicamente sobre o que as mudanças significavam para o futuro”

6  Racionalismo;  Adam Smith (1776)–  Adam Smith (1776) – “As relações entre os indivíduos, passam, a partir de agora, a serem reavaliadas de acordo com as mudanças econômicas e políticas”.  Revolução Francesa (1789) -  Revolução Francesa (1789) - 2 perguntas: 1º - A violência da Revolução Francesa pode derrubar o velho regime o que houve para substituí-lo? 2º - Como a sociedade poderia ser reconstruído a fim de evitar tais eventos cataclísmicos?

7  Física Social – Sociologia “As múltiplas controvérsias entre os sociólogos” praticamente desaparecem quando se trata de determinar a “paternidade” da sua disciplina. Quase todos eles concordam que a Sociologia começa com a Obra de Augusto Comte ( ). Além de cunhar nome da nova ciência, foi de Comte a primeira tentativa de definir-lhe o objeto, seus métodos e problemas fundamentais; bem como a tentativa de determinar-lhe a posição no conjunto das ciências” “As múltiplas controvérsias entre os sociólogos” praticamente desaparecem quando se trata de determinar a “paternidade” da sua disciplina. Quase todos eles concordam que a Sociologia começa com a Obra de Augusto Comte ( ). Além de cunhar nome da nova ciência, foi de Comte a primeira tentativa de definir-lhe o objeto, seus métodos e problemas fundamentais; bem como a tentativa de determinar-lhe a posição no conjunto das ciências” (GALLIANO, 1981).

8 TEORIAS  Lei dos 03 estados: 1º - Teológico; 2º - Metafísico; 3º - Positivo; Celso Furtado: “só há desenvolvimento quando o homem se desenvolve”.

9  Hierarquia das Ciências MATEMÁTICA, LÍNGUA PORT. BIOLOGIA SOCIOLOGIA

10  Obra: Os Princípios da Sociologia. “(...) todos os domínios do universo – físico, biológico, social – desenvolvem segundo princípios semelhantes” CAMPO SUPERORGÂNICO: Estudo dos padrões de relações dentre os organismos.

11 O que ocorre quando as sociedades crescem e se tornam mais complexas? R: Há o surgimento de funções-chaves: R: Há o surgimento de funções-chaves: 1º OPERACIONAL (Produção e Reprodução); 2º DISTRIBUIDORA (Fluxo de Matérias e Informações); 3º REGULADORA (Concentração de Poder para coordenar e controlar);

12  Reconhece que os sistemas de símbolos culturais são uma base importante para a integração da sociedade. SOCIEDADES SIMPLES X SOCIEDADES COMPLEXAS

13 “As épocas históricas são construídas em torno de um tipo específico de produção econômica”.  Contradição do capitalismo;  Teoria do Conflito – “(...) a organização social revela desigualdades que levam ao conflito, em que aqueles que detêm ou controlam os meios de produção podem consolidar o poder e desenvolver ideologias para manter seus privilégios (...)”.  Socialismo;

14 “A desigualdade é MULTIDIMENSIONAL e não exclusivamente baseada na economia – o conflito é contingente em condições históricas”

15  Teorias Sociológicas;  Produção Sociológica Brasileira;  Instituições: Escolar, Religiosa, Familiar;  Cultura e Diversidade Cultural;


Carregar ppt "SOCIOLOGIA Nilson Rosa de Faria. É o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google