A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gabriel Novis Neves Ganhei um CD da Ana Carolina, a cancioneira das Gerais. Escutei todas as quinze poesias musicadas. Uma delas me chamou a atenção:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gabriel Novis Neves Ganhei um CD da Ana Carolina, a cancioneira das Gerais. Escutei todas as quinze poesias musicadas. Uma delas me chamou a atenção:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Gabriel Novis Neves

3 Ganhei um CD da Ana Carolina, a cancioneira das Gerais. Escutei todas as quinze poesias musicadas. Uma delas me chamou a atenção: “Aqui”.

4 A música é uma declaração de amor. Tempos atrás escrevi uma crônica que era também uma declaração de amor. E,coincidentemente, a crônica se chamava “Aqui”.

5 No entanto, são “Aquis” diferentes. E isto me faz lembrar o grande poeta cuiabano Manoel de Barros. Diz ele que “a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós”.

6 Assim, através da sua música “Aqui”, a cancioneira Ana Carolina declara seu encantamento pelo ser amado, enquanto que no meu “Aqui”, declaro meu encantamento pela cidade onde nasci.

7 Os dois “Aqui” tratam de amor, mas amores diferentes. Amores que produzem encantamentos, e, por isso mesmo, tão importante para nós. Sei que o tema amor é antigo. Antigo como a humanidade - mas, ele me fascina.

8 Não consigo imaginar a vida sem esses ingredientes: amor e encantamento – tão intimamente ligados.

9 O amor declarado da mineira-poesita é um amor de espera, talvez, um amor não correspondido. Despertou em mim certa solidariedade. Quem nesta vida nunca viveu um amor assim? Mas, ao mesmo tempo, despertou em mim uma vontade incontrolável de falar – outra vez - do amor pela minha cidade.

10 Ah, Cuiabá! Você sabe do encantamento que produz em mim. Apesar de tão abandonada, maltratada e humilhada, sei que percebe e sente o meu olhar carinhoso sobre você.

11 E como ser de outra forma? Você é o meu ventre materno. Nas suas profundezas estão guardadas as minhas mais alegres e doces recordações, e – por que não dizer? – as mais tristes e amargas também.

12 Neste 8 de abril será acrescentado mais um ano em sua longa existência. Tenha certeza que estarei “aqui”, presenteando-lhe com todas as energias positivas que a minha mente for capaz de emitir.

13 Aliás, Cuiabá, eu estarei sempre, e para sempre aqui. Um dia, você receberá em suas entranhas este seu filho. Tenho certeza que me guardará com o zelo e o amor de uma mãe amorosa.

14 “Aqui”, na canção da mineira Ana Carolina, e no artigo deste cuiabano, o tema fala do único sentimento com força suficiente para nos fazer suportar a vida com o coração aberto.

15 E é com o coração aberto que peço ao Glorioso São Benedito que derrame sobre a ex-Cidade Verde as suas bênçãos. Gabriel Novis Neves

16 Texto : Gabriel Novis Neves Imagens: Roberto Barrich Música: “ Sentimentos” - Ernesto Cortazar Formatação: Christina Meirelles Neves


Carregar ppt "Gabriel Novis Neves Ganhei um CD da Ana Carolina, a cancioneira das Gerais. Escutei todas as quinze poesias musicadas. Uma delas me chamou a atenção:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google