A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por: Fernando Quintino, João Reis e Ricardo Quintino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Fernando Quintino, João Reis e Ricardo Quintino."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Fernando Quintino, João Reis e Ricardo Quintino

2 Introdução  O monitor é um dispositivo de saída de informação do computador, tem como função principal transmitir ao utilizador informação através da imagem. Actualmente as tecnologias mais utilizadas são: o CRT e o LCD.

3 História do Monitor  Os primeiros computadores, não dispunham de monitor, utilizavam cartões perfurados como entrada e muitas páginas de impressão de dados como monitorização. Apenas o cérebro dos programadores era capaz de decifrar e compreender o que os inumeráveis caracteres significavam.

4 História do Monitor  Mais tarde, na década de 70, os computadores pessoais geralmente utilizavam uma saída de TV, isso diminuía o custo do computador, e podiam utilizar a televisão de casa como monitor. O problema é que as imagens de TV resultavam em baixa resolução, cansavam a vista e faziam muito reflexo.

5 História do Monitor  Para os computadores pessoais profissionais, normalmente utilizava-se o monitor verde de fósforo. Os caracteres eram exibidos de maneira mais nítida do que nas televisões e apesar de possuírem apenas uma única cor pouco importava, pois os computadores não possuíam capacidade para gerar imagens coloridas.

6 História do Monitor  Mais tarde os tubos de raios catódicos usados nas televisões deram origem aos monitores coloridos de CRT, os modelos iniciais não passavam de simples adaptações feitas em aparelhos de televisão, mas depressa foram melhorados para aproveitar todo o potencial do computador.

7 História do Monitor  Apesar de na década de 80 os computadores já possuírem uma tela capaz de exibir cores, atribuir um padrão diferente de cor para cada píxel obrigava a uma enorme quantidade de memória, para os padrões da época.  O vazamento de cor era uma rotina comum feita pelos programadores e consistia em usar a mesma cor em diversos píxeis próximos.  Com o passar dos anos a qualidade dos CRTs progrediu bastante, exemplo disso é que mesmo com a tecnologia LCD, a definição de um monitor de tubo mantém-se superior.  As suas dimensões e o peso constituem uma desvantagem, no entanto devido ao baixo custo estes modelos ainda se tornam presentes em alguns computadores pessoais.

8 Esquema CRT

9 Actualmente  O monitor mais vendido é o LCD, são enormes as vantagens em relação aos antigos CRTs como por exemplo gastam menos energia, não emitem radiações nocivas à visão e alguns modelos têm dupla função, podem funcionar como monitor e como televisão.

10 Esquema LCD

11 Actualmente Outra tecnologia actual são os monitores de plasma, a principal diferença deste tipo de monitores, é que cada pixel cria a sua própria fonte de luz não existindo um tubo de imagem que barre o monitor. Para produzir a luz em cada pixel, são utilizados eléctrodos carregados entre painéis de cristal, que provocam pequenas explosões de gás xénon, que por sua vez, reage com luz ultravioleta, fazendo o fósforo vermelho, azul e verde de cada pixel brilhar.

12 Novas Tecnologias  A Asus apresentou a sua nova linha de monitores, os EzLink. Esta tecnologia permite ter um monitor sem fios. A exemplo de outros periféricos, um dispositivo USB encarrega-se de transmitir as imagens via wireless.

13 Novas Tecnologias  Os monitores LED LCD dispõem de uma tecnologia que permite iluminar de uma nova maneira os monitores de cristal líquido, no lugar de uma única lâmpada fluorescente central, utilizam-se várias lâmpadas de led. Desta forma obtém-se uma imagem mais rica em termos de cores, um contraste mais acentuado e uma definição mais elevada.

14 Novas Tecnologias  A tecnologia OLED baseia-se num princípio idêntico ao plasma, utiliza diodos orgânicos de carbono no lugar das células de plasma, além da iluminação, encarregam-se de gerar as imagens, dispensando o cristal líquido e resultando numa imagem melhor e gerada mais rapidamente.

15 Novas Tecnologias  Os monitores 3D aumentam a noção de profundidade, textura e volume dos objectos representados no monitor. A projecção 3D simula a visão do olho humano, por isso, tanto na captação quanto na projecção, é preciso duas imagens para simular o olho esquerdo e direito e compor uma única imagem.

16 Novas Tecnologias  O Monitor Táctil, é um monitor sensível ao toque, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o rato ou o teclado. Funciona igualmente como filtro para as radiações emitidas pelo monitor e elimina a electricidade estática. A película táctil é activada com a pressão de um dedo ou de uma caneta própria. Este ecrã é ideal, para quem trabalha com desenho no computador.

17 Novas Tecnologias  Um monitor multi-táctil consiste na evolução de um monitor táctil, permite reconhecer múltiplos contactos simultaneamente, permitindo uma manipulação natural do sistema através das mãos. Isso permite gestos e interacção através de vários dedos ou mãos, aumentando a qualidade da utilização do monitor, contribuindo para a manipulação directa através de gestos intuitivos.

18 Novas Tecnologias  Há poucos meses a Samsung apresentou um protótipo de monitor OLED com transparência do monitor de 40% que permite a passagem da luz em dois sentidos graças à sua composição com elementos praticamente invisíveis.

19 Futuro  O monitor holográfico funciona através de uma base posicionada sobre a mesa, hologramas são projectados num fluido disperso no ar, exactamente como nos filmes de ficção científica. A imagem não necessita de nenhum meio sólido para ser projectada e alguns modelos exploram a interacção do usuário com a imagem, ou seja, podemos utilizar a nossa mão como rato directamente sobre os objectos no ar.

20 Conclusão  Os monitores evoluíram bastante com o passar dos anos, desde os antigos cartões perfurados, passando pelos monitores verde fósforo até aos novos monitores 3D.  Vimos que o LCD está actualmente a ocupar o lugar que o CRT já ocupou.  Falámos também de algumas novidades que vêm ai.  O que poderemos esperar do futuro? Ninguém tem a resposta, apenas podemos constatar que a perspectiva futura é risonha.


Carregar ppt "Trabalho realizado por: Fernando Quintino, João Reis e Ricardo Quintino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google