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Apoiando interações a distância: Um estudo sobre interações e uso da midia ao longo do tempo Caroline Haythornthwaite Graduate School of Library and Information.

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1 Apoiando interações a distância: Um estudo sobre interações e uso da midia ao longo do tempo Caroline Haythornthwaite Graduate School of Library and Information Science University of Illinois at Urbana-Champaign haythorn@uiuc.edu IBICT, June 2009 Portuguese translations by Professora Gilda Olinto

2 The Social Informatics of Elearning Lectures at IBICT, June 2009  These powerpoint slides accompanied one of series of lectures given in June 2009 at IBICT, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (The Brazilian Institute for Information in Science and Technology), Rio de Janeiro, where Professor Caroline Haythornthwaite was a guest of the institute.  Thanks go to  Celia Ribeiro Zaher, Coordenadora de Ensino e Pesquisa, C&T da Informação, IBICT for arranging this visit.  Professora Gilda Olinto for working with me on this series and translating my slides into Portuguese  Lectures included: An overview of e-learning; Computer- mediated communication (CMC) and e-learning; Social informatics (SI) and e-learning; E-learning networks; Theories and ideas emerging for e-learning; Networked learning

3 The Social Informatics of Elearning Estudo in-depth  Quem fala com quem, sobre o que e através de que media?  Efeitos das características do trabalho e do uso da midia  Como essas características afetam interações entre membros de grupos

4 The Social Informatics of Elearning Caracteristicas do programa  Caracteristicas do programa  2 semanas no campus com os outros (“Boot Camp”)  Demais cursos pela internet  Cursos incluem:  Aulas transmitidas ao vivo com RealAudio, web pages e Chat  Discussões assincrônicas  Fim de semana LEEP: no Campus no meio do período (1 dia por curso)  Contato pessoal via e-mail ou telefone  Tarefas individuais ou em grupo colocadas em páginas da web, enviadas por e-mail, etc.

5 The Social Informatics of Elearning Coleta de dados  Uma vez por mês durante três meses aos membros das duas classes foi perguntado:  Com que frequência no último mês você: 1. Colaborou com os trabalhos do grupos 2. Trocou informação e buscou ajuda a respeito de trabalhos do curso 3. “Socializou” 4. Buscou apoio emocional •Com cada membro da classe e através de cada um dos media disponíveis você usou  Chat, Webboard, Email, Phone  No final do semestre coletou-se dados sobre amizades  Amigos (2 sub-classes) or não-amigos (2 sub-classes)  Dados coletados por telefone.

6 The Social Informatics of Elearning Estruturas de classe diferentes  Classe F97  Aula expositiva com chat uma vez por semana  Bulletin board postings requerido uma vez por semana  Notas baseadas em projetos de grupo  14 membros (13 participantes)  Classe F98  Aula expositiva com chat uma vez por semana  Bulletin board – usado no início e abandonado  Trabalhos semanais com diferentes pares de alunos responsáveis por discussão cada semana  Notas baseadas em projetos individuais  19 membros (15 participantes)

7 The Social Informatics of Elearning Aspectos básicos da análise de redes socials Atores  Nós nas redes  Interagem e mantêm relações Relações  Ligaçoes (linhas) nas redes  Conectam atores em tipos específicos de interação Laços  Linhas entre atores  Laços existem entre atores que estão conectados por uma ou mais relações Redes  Configuração geral de laços e atores Configurations of discussion board conversations in two online classes 2001 and 2002

8 The Social Informatics of Elearning Análise  Análise de redes sociais foi usada para examinar:  O tamanho das redes pessoais em cada classe  Com quantos membros um aluno interagia para cada tipo de interação  Como as midia eram utilizadas para manter as relações  Como os amigos afetavam o uso da midia  Mudanças ao longo do tempo

9 The Social Informatics of Elearning Efeitos da amizade  Amigos se comunicam mais frequentemente, sobre mais assuntos e utilizando diferentes midia  Análise de regressão mostra que a frequência da comunicação (log) é positivamente associada com o número de relações mantidas e com a quantidade de midia utilizada em ambas as classes N Frequência Relações Mídia F97Não-amigos 9541.1 3.03 2.36 Amigos 4977.13.45 2.82 ---------------------------------------------------- F98 Não-amigos 18420.03.271.59 Amigos 1992.2 3.95 2.95 (N é o número de pares) (Frequência de 60 é aproximadamente uma vez por dia no semestre)

10 The Social Informatics of Elearning Tamanho das redes pessoais e Frequência média de comunicação por relação. Nota: amigos se comunicam mais sobre tudo. Amarelo & Diamante=Não amigo; Branco & quadrado=amigo

11 The Social Informatics of Elearning Tamanho médio das redes pessoais e frequência média de comunicação por tipo de mídia Nota: alto uso de email por amigos Abaixo & diamante=não-amigo; acima & quadrado=amigo

12 The Social Informatics of Elearning Diferenciação entre laços fortes e fracos  Número de relações mantidas e quantidade de midia utilizada aumenta com o aumento da frequência da comunicação  “Media multiplexity”  Uso da midia se ajusta a uma escala unidimensional (Guttman scaling)  (1) Chat + (2) Discussion + (3) Email + (4) Phone  Laços fracos usam media que é requerida em classe (chat e webboard)  Laços fortes usam media requerida em classe e media opcional (Email e telefone)

13 The Social Informatics of Elearning Mudanças ao longo do tempo: relações  No primeiro mês aqueles que trabalhavam juntos eram aqueles que também “socializavam”  Sugere que socializar é um pre-requisito ou co-requisito para relações de trabalho  Do primeiro ao segundo mes, o tamanho das redes e a quantidade de relações aumentou  Do segundo para o terceiro mes, o tamanho das redes e a quantidade de relações diminuiu  Isto sugere uma maior quantidade de circulação de idéias e informação no segundo mês  Com o tempo os indivíduos relacionam-se com menos pessoas com quem mantêm relações mais relações (laços fortes)  F97: focalizam em laços de trabalho fortes  F98: focalizam em laços sociais fortes

14 The Social Informatics of Elearning Padrão dual de midia use  Escala unidimensional mostra que  A midia exigida para tarefas conectam laços fracos  Midia opcional é acrescentada por aqueles que têm laços fortes de trabalho ou de amizade  Isso mostra que  (1) O tipo de medium utilizado pelo instrutor para tarefas afeta quem fala com quem via que midia  (2) Os tipos de tarefas selecionadas pelo instrutor têm efeito em quem mantém laços fortes com quem, e também efeito em quem fala com quem através de que media  Vamos olhar uns gráficos …

15 F97: Collaborative work via IRC and Email by Time Chat Email Group projects; Webboard also used for discussion, connected all to all. Month 1Month 2 Month 3

16 F98: All communications, IRC and Email by Time Chat Email No group project; Rotating pairs for presentations; Webboard use started but abandoned in this class; it connected very few after abandonment Month 1Month 2 Month 3

17 The Social Informatics of Elearning Diferenças devidas a estrutura das classes  Classe F97  Projetos longos de semestre criaram um foco nas relações de trabalho e aumentaram os laços fortes de trabalho  Interações, incluindo o “ social”, organizaram-se em torno de membros de grupos de trabalho Class F98  Mudanças para projetos mais curtos e troca frequente de pares de apresentadores não favoreceu uma base para relações de trabalho  Relações mantêm-se associadas ao “social”, baseada em laços que não são de trabalho  Questão: qual é o melhor formato?

18 The Social Informatics of Elearning Conclusão  Diferentes modos de organizar o trabalho de classe acarreta:  Diferentes bases para relações entre alunos (ex: trabalho ou social)  Diferentes estruturas sociais  Diferentes usos da mídia  Dois padrões de interações para grupos  Troca de informação com a classe como um todo  Orientada para tarefa  E dois padrões de uso da mídia  Trocas de baixa frequência com o grupo todo e apoiadas pelas mídia selecionadas pelo instrutor  Trocas com alta frequência com membros de grupos de trabalho e amigos, apoiadas por midia utilizada para tarefas e também por mídia opcional

19 The Social Informatics of Elearning Recomendações  Atenção à dupla demanda por apoio para trocas entre laços fortes e fracos  Laços fracos entram em contato em função de exposição a nova informação e para novos contatos (potenciais para novas relações fortes)  Laços fortes entram em contato para tarefas, ajuda em momentos de crise, para apoio  Reconhecimento de que as comunicações obrigatórias e a organização de tarefas têm impacto na estrutura do grupo e nas formas de interação  Podem criar uma infraestrutura de laços latentes através da qual novos laços se formam  Defiem como se estrutura o uso da midia no grupo  Decisões organizacionais também podem contribuir para formação de novos laços

20 The Social Informatics of Elearning Recomendações  Prover  Uma variedade de meios e oportunidades de comunicação, incluindo meios para  Comunicação no grupo e comunicação em público  Comunicação privada pessoa a pessoa  Intervenções técnicas, sociais e organizacionais que promovam  Compartilhamento de informação e recursos no grupo  A transformação de laços fracos em laços fortes auto- sustentáveis

21 The Social Informatics of Elearning Referências  Haythornthwaite, C. (2003). Supporting distributed relationships: Social networks of relations and media use over time. Electronic Journal of Communication, 13(1). http://www.cios.org/getfile/haythorn_v13n1  Haythornthwaite, C. (2001). Exploring multiplexity: Social network structures in a computer-supported distance learning class. The Information Society, 17(3), 211-226.  Haythornthwaite, C. (2000). Online personal networks: Size, composition and media use among distance learners. New Media and Society, 2(2), 195-226.


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