A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAUTA: 5 / 2 / 14 Frase, oração e período / Exercícios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAUTA: 5 / 2 / 14 Frase, oração e período / Exercícios"— Transcrição da apresentação:

1 PAUTA: 5 / 2 / 14 Frase, oração e período / Exercícios

2 Em: Amor um rebelde é pássaro o Prender pode que ninguém
Em: Amor um rebelde é pássaro o Prender pode que ninguém. * Há apenas um agrupamento de palavras que não cumpre o seu objetivo que é a comunicação. * Então, é necessário na comunicação, que haja uma escolha de palavras e combiná- las, formando frases.

3 Já em: O amor é um pássaro rebelde Que ninguém pode prender, Não adianta chamá-lo Pois só vem quando quer. * Que mensagem passa esta estrofe? * Há frases ou orações? Como sabemos disso? * Há quantos períodos? O que é um período?

4 - Que olhos lindos os seus!
FRASE - É todo enunciado constituído de uma palavra ou mais, com intenção comunicativa: - Socorro! frase nominal - Que olhos lindos os seus! ORAÇÃO -É a frase ou parte da frase que se articula em torno de um verbo ou de uma locução verbal: - Por favor, socorra-me! Que olhos lindos você tem!

5 Todos os enunciados a seguir são frases:
Todos os enunciados a seguir são frases: * O Brasil possui um grande potencial turístico. * Espantoso! * Não vá embora. * Silêncio! * O telefone está tocando. No entanto, todos são frases nominais? Atenção: Nem toda frase é oração. Por Exemplo: Que dia lindo! Esse enunciado é frase, pois ... Esse enunciado não é oração, pois ...

6 Período: é a frase organizada em oração ou orações e pode ser:
PERÍODO SIMPLES – é aquele formado de apenas uma oração. Exemplo: Uma forte chuva pegou-nos na volta do passeio. PERÍODO COMPOSTO – é aquele formado de duas ou mais orações. Exemplo: Quando saímos, já era tarde e não havia ninguém na rua.

7 PERÍODO SIMPLES OU COMPOSTO
O enunciado é estruturado em torno de uma única oração, chamada de ORAÇÃO ABSOLUTA. Exemplo: O Padre Gerôncio julgou o novo sacerdote. COMPOSTO O enunciado é estruturado em torno de duas ou mais orações. Exemplo: Hoje estou triste, mas amanhã será um outro dia.

8 Em relação ao período: “Quando era treinador da Desportiva, Décio Leal falava bonito e fazia cara feia quando um jogador dizia qualquer palavra errada.”, pergunta-se: a) Identifique os verbos presentes no período: _________________________________________________ b) Quantas orações há? _________________________________________________ c) Como você sabe quantas orações há em um período? d) O período é simples ou composto? _________________________________________________

9 Identifique os verbos e quantas orações em cada período
Identifique os verbos e quantas orações em cada período. a) Eu trabalho muito, mesmo assim arrumo um tempo para a diversão. b) O meu trabalho é bastante cansativo. c) Ele garantia tudo em início de namoro. d) A garantia desse produto dura um ano. e) Eu sempre inicio a aula com a pauta. f) O namoro de hoje mudou muito, no entanto o respeito deve permanecer. g) Eu respeito muito aqueles que também me respeitam, os demais eu penso o que devo fazer. h) Acho que não sei bem o que é verbo. i) Que frases estranhas!

10 Exercícios Atividades 10 e 11 Págs. 56 e 57 (Apostila 1)

11 Atividades 10 e 11 – págs. 45 e 46 (apostila 1)
1 – a) Todo o trecho apresentado constitui uma única frase, pois não podemos separá-la sem prejudicar o sentido. b) Há 5 verbos (apelando, publicamos, declaramos, são, está) e 3 locuções verbais (têm de ser, estão desobrigados, deve ficar); portanto, há 8 orações. 2 – “... estas colônias unidas são e de direito têm d ser Estados livres e independentes; que estão desobrigados de qualquer vassalagem para com a Coroa Britânica...” ...

12 3 – Há 4 orações: 1ª - Seria difícil 2ª - encontrar alguém com aspecto mais miserável 3ª - Era forte, de estatura mediana. 4ª - Parecia ter de quarenta e cinco a cinquenta anos. Na cabeça, um boné com aba de couro (frase nominal, pois não há verbo). 4 – Saiu, andou, pensou, resmungou, voltou, tentou falar (locução), conseguiu, faltou, saiu. ...

13 5 – É uma oração porque tem verbo
5 – É uma oração porque tem verbo. 6 – V V 7 – a) É uma frase nominal, pois tem sentido, mas não apresenta verbo. b) Os EUA declaram independência.


Carregar ppt "PAUTA: 5 / 2 / 14 Frase, oração e período / Exercícios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google