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Empreendedorismo Módulo II Aula 1 – Fim dos empregos x terra de oportunidade.

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo Módulo II Aula 1 – Fim dos empregos x terra de oportunidade."— Transcrição da apresentação:

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3 Empreendedorismo Módulo II Aula 1 – Fim dos empregos x terra de oportunidade

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6 Empreendedorismo Módulo II Aula 2 – Mercado de trabalho: um mundo de oportunidades

7 Lanchonete Diante da realidade da qual falamos, não é novidade que o mercado brasileiro esteja em alta. Mas eu lhe pergunto: o que os profissionais estão fazendo ou precisam fazer? As oportunidades são muitas, mas é preciso estar atento aos atributos para manter a empregabilidade. Augusto, como é mesmo que você define empregabilidade? Continuar

8 Lanchonete Empregabilidade diz respeito a ações que devem ser desenvolvidas para que você possa garantir seu direito de escolher seus passos futuros na carreira. Mas aqui vão algumas perguntas a você: o que é necessário para garantir sua empregabilidade? O que deve ser feito? Como agir? Vamos conversar sobre alguns desses comportamentos e fique atenta a esse momento de oportunidades! Continuar

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10 Lanchonete Estes são comportamentos que o profissional de qualquer área deve buscar para não ficar para trás. Venha comigo, vamos tomar um café. Vou aproveitar para lhe mostrar uma entrevista que gravei com um especialista, sobre os conhecimentos que são indispensáveis a um empreendedor de sucesso! Continuar

11 Isabel, vou colocar a entrevista.

12 A importância da Língua Portuguesa para a carreira

13 Para você, qual é a importância de saber utilizar adequadamente a nossa língua? Qual o motivo de tanta dificuldade para elaborar um bom texto? Continuar

14 O português é um idioma muito complexo e uma das principais dificuldades é que a norma culta é bastante diferente da linguagem informal. A falta de domínio do idioma pode comprometer profundamente a imagem do profissional, colocando em dúvida a qualidade do seu trabalho. Continuar

15 A imagem negativa projetada pela má comunicação é muito mal recebida. Nesse contexto, falar corretamente é fundamental para o sucesso. Os empregadores valorizam cada vez mais quem sabe se expressar com fluência e correção. Continuar

16 Você não acha que utilizar corretamente nossa língua seja uma obrigação do profissional? Afinal, estamos no Brasil. Continuar

17 Claro, aqueles que cometem erros de português ao falar e não são capazes de escrever dez linhas gramaticalmente corretas passam uma péssima imagem. Como se não fossem alfabetizados! Podem até ser especialistas em suas áreas de atuação, mas assim, provavelmente, não poderão transmitir seus valores. Continuar

18 Eu concordo! A linguagem escrita faz parte da vida prática e, entre as várias habilidades exigidas do profissional, a de se expressar nas linguagens oral e escrita tornou-se uma das mais valorizadas no mundo do trabalho. Continuar

19 Quero deixar aqui uma dica para os profissionais: é essencial a conscientização de que o sucesso depende tanto de saber escrever português com clareza quanto de outros conhecimentos técnicos. Continuar

20 A importância da informática do mundo do trabalho

21 Falando em informatização, como o sr. vê o domínio da informática? Isso significa entrar no mundo da qualidade e da produtividade? Continuar

22 Utilizar a informática significa alcançar melhores resultados com economia de esforços. Imagine, então, se nós transpusermos toda essa informatização para o trabalho, auxiliando-nos no processo de aprendizagem, no atendimento aos clientes, no controle de estoque, no planejamento das atividades, na produção e na administração geral dos negócios. Certamente, teremos muitas vitórias. Continuar

23 Os computadores chegaram para ficar e, cada vez mais, teremos de usá-los em nosso dia-a-dia. Estamos vivendo cercados por eles e deles nos servimos para muitas tarefas, inclusive, ganhar dinheiro. Fomos às rua para saber o que as pessoas pensam sobre isso. Veja. Continuar

24 Você acredita que a tecnologia auxilie na educação? Continuar

25 Com certeza! A tecnologia é também uma ferramenta auxiliar e indispensável no processo de capacitação e qualificação profissional, é de grande utilidade para a vida profissional e pessoal. Continuar

26 A tecnologia se aplica a diversos aspectos da vida moderna. Onde você percebe isso? Continuar

27 Não só nos telefones ou computadores, mas também em máquinas e utilitários pesados aplicados na indústria. Continuar

28 E para você? Continuar

29 Na agricultura, a tecnologia existe não apenas na forma de máquinas, mas também na evolução de remédios, venenos e fertilizantes que são desenvolvidos com o auxílio de Pesquisa e Desenvolvimento. Graças à tecnologia, ferramentas domésticas estão mais leves, potentes e versáteis. Continuar

30 Estou aqui com um especialista em Tecnologia da Informação e quero lhe perguntar: qual é a função específica desta área? Continuar

31 A Tecnologia da Informação lida com as informações em quaisquer níveis e âmbitos. Continuar

32 Nos últimos anos, a quantidade de informações disponíveis a qualquer pessoa cresceu assustadoramente, e um dos motivos foi o crescimento da Internet. Podemos dizer que, através de conjuntos de hardware, software e telecomunicações, a tecnologia da informação viabiliza complexos processos de negócio; ao mesmo tempo, contribui para os negócios a partir de sofisticadas manipulações, oferecendo diferentes visões desses negócios. Assim, a tecnologia da informação é um “tipo” de tecnologia pensado especificamente para gerenciar os mais diversos tipos de informações – e, neste caso, gerenciar a informação significa disponibilizar as informações, no momento certo, para as pessoas que precisam delas. Nos últimos anos, a quantidade de informações disponíveis a qualquer pessoa cresceu assustadoramente, e um dos motivos foi o crescimento da Internet. Podemos dizer que, através de conjuntos de hardware, software e telecomunicações, a tecnologia da informação viabiliza complexos processos de negócio; ao mesmo tempo, contribui para os negócios a partir de sofisticadas manipulações, oferecendo diferentes visões desses negócios. Assim, a tecnologia da informação é um “tipo” de tecnologia pensado especificamente para gerenciar os mais diversos tipos de informações – e, neste caso, gerenciar a informação significa disponibilizar as informações, no momento certo, para as pessoas que precisam delas. Continuar

33 Os profissionais que queiram se destacar necessitam estar atualizados com as novas tecnologias, buscando utilizá-las para seu crescimento profissional. A Educação a Distância vem auxiliando neste processo.

34 Empreendedor Individual: mais uma oportunidade

35 Hoje se fala muito sobre uma nova oportunidade de negócios, a de se tornar um Empreendedor Individual. O sr. poderia nos explicar melhor como isso funciona? Continuar

36 O Empreendedor Individual é aquele que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário através de um mecanismo jurídico que possibilita a formalização. Exemplos dessas pessoas são doceiras, artesãos e vendedores de churrasquinho. Essa medida está destacando a importância desses profissionais e assegurando a igualdade para todos os cidadãos. Eles terão direito à Previdência Social, a ter conta bancária, acesso ao crédito, acesso ao mercado, e inclusive o direito de participar de licitações e contratar empregados. Continuar

37 Veja agora o que é preciso para ser um Empreendedor Individual. Continuar

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39 Enfim, tornar-se um Empreendedor Individual é a realização dos sonhos de muitas pessoas que viviam na informalidade e à margem dos direitos como participantes do processo produtivo do país. Continuar

40 Explique para os telespectadores por que o Franchising tem sido uma boa possibilidade para o empreendedor na atualidade. Continuar

41 No Brasil, tem aumentado muito nos últimos anos a formação de redes de empresas através do sistema de franquias, que consiste em uma parceria que se estabelece entre pessoas e empresas para a exploração de um determinado negócio. Através das redes, as empresas se fortalecem para competirem e enfrentarem as ameaças na arena dos negócios. Continuar

42 Obrigado pela participação do sr. em nosso programa. Caso você queira saber mais sobre Franchising, vá até o nosso site. Continuar

43 Isabel, eu copiei e salvei as informações do site e, caso você queira saber mais sobre o assunto, vá até a biblioteca e clique no texto: ”Franchising”. Continuar

44 Agora é com você! Vá até o fórum, clique no tópico “Matriz” e faça uma análise de risco através da matriz FOFA (cruzamento de cenários para saber quais serão os objetivos estratégicos). Estabeleça um objetivo profissional a ser conquistado e liste suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades na conquista desse objetivo. Compartilhe com seus colegas no fórum. Depois volte ao curso e faça a atividade final da aula.

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46 Empreendedorismo Módulo II Aula 3 – O conceito de empreendedorismo

47 Adorei a entrevista e agora fiquei interessada em saber mais sobre o empreendedorismo.

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49 Mas qual a diferença de um empreendedor para outros profissionais? Continuar

50 Os empreendedores são pessoas que se diferenciam das outras por serem mais motivadas e procurarem estratégias para solucionar os problemas que surgem, com autoconfiança e independência. Buscam o conhecimento e estabelecem metas a serem alcançadas. Continuar

51 O empreendedor cria oportunidades e meios para utilizar os problemas a seu favor. Ele faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e sabe se programar e organizar para aproveitar essas oportunidades. Continuar

52 Somente algumas pessoas são empreendedoras e outras não? Continuar

53 O espírito empreendedor está presente em todos que, de uma forma ou outra, estão dispostos a assumir riscos e inovar, mesmo que não abram seu próprio negócio. O que torna uma pessoa apta a ser um empreendedor de sucesso são suas características pessoais. Veja na próxima tela como são identificados os tipos de empreendedores:

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55 Agora é com você! Agora, vá até a biblioteca e leia ou escute os seguintes textos: 1-Empreendedor de negócios: Eike Fuhrken Batista, um brasileiro que não tem vergonha de tornar seus sonhos realidade. 2- Empreendedorismo social: Ashoka e a Artemísia, duas empresas empreendedoras com responsabilidade social.

56 Linha 2101 Retornando do passeio... Na minha cabeça já estão se passando muitas ideias empreendedoras! Estou começando a pensar em abrir meu próprio negócio.. Continuar

57 Linha 2101 Calma! É preciso conhecer mais antes de agir, pois suas ações e decisões é que determinarão o andamento e o sucesso do seu negócio. Continuar Retornando do passeio...

58 Linha 2101 A compreensão do que é o empreendedorismo é importante, pois: • Possibilita a criação de empregos, inclusive o autoemprego. • Possibilita o crescimento econômico de forma organizada. • Possibilita a inovação, principalmente pelas jovens empresas. • Auxilia na melhoria da competitividade. • Permite que se aproveite melhor o potencial dos indivíduos. • Permite entender e explorar de forma mais efetiva os interesses da sociedade. • Permite o desenvolvimento de carreira de uma parte significativa da força de trabalho. Retornando do passeio...

59 Linha 2101 Retornando do passeio... Você tem razão! Estou muito empolgada, mas preciso estudar mais para ter segurança e tomar a decisão certa. Me diga, então, o que leva uma pessoa a querer ou decidir ter seu próprio negócio? Continuar

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61 É importante ressaltar que as motivações se manifestam mescladas, entrelaçadas, exigindo constantes reflexões sobre suas razões verdadeiras para que se possa trabalhá-las de modo a tornar-se um empreendedor de sucesso. Continuar

62 Mas quem pensa que ser dono do seu próprio negócio é sinônimo de liberdade pela flexibilidade de horários, pela “ausência de chefe”, está equivocado, porque troca suas 8 (oito) horas de trabalho por uma jornada bem maior, se quiser “fazer acontecer” sua empresa. E ainda troca um chefe por inúmeros fornecedores e consumidores que não perdoam atraso na entrega, pagamento ou qualidade baixa dos produtos. Continuar

63 Mas, mesmo assim, se devidamente planejado, analisado, digerido e considerado economicamente viável e, se você tiver garra e determinação, vale a pena lançar-se na aventura de EMPREENDER! Continuar

64 Li alguma coisa, hoje cedo no jornal, sobre as características e atitudes que determinam o sucesso do empreendedor. Uma reportagem muito bacana. Clique naquele jornal. Clique no jornal

65 Qual postura um empreendedor precisa ter? A postura empresarial de quem está à frente do negócio (associados e cooperados) faz a diferença no sucesso do empreendimento. A atitude é o diferencial que faz com que empresas nas mesmas condições de mercado progridam enquanto outras fecham suas portas. Imagine como fazer seu negócio funcionar, assim você conseguirá pensar nas soluções para os eventuais problemas e, dizendo a frase “eu posso fazer”, aumentará a motivação e a possibilidade de sucesso. Continuar

66 Quais outras características ou atitudes são determinantes no sucesso do empreendedor? A organização é outro fator essencial para o sucesso de um empreendimento, sendo fundamental para o desenvolvimento de qualquer ação. De uma maneira geral, os principais fatores de sucesso para os empreendedores são: • Imaginar como fazer o negócio funcionar. • Acreditar que se pode fazer. • Ser criativo nas ações. • Estar insatisfeito com sua situação atual e tentar melhorar essa situação. • Assumir apenas os riscos necessários. • Ser rápido para perceber quando erra e corrigir os erros. • Não desperdiçar as oportunidades. • Aproveitar o potencial da equipe de colaboradores. • Ter orgulho de suas realizações e procurar novos desafios.

67 Lembre que, tão importante quanto a vontade de chegar ao topo de uma montanha, é antes conhecer os desafios que ela encerra. Continuar

68 Planejar sua escalada em cada passo com todo o material que lhe é necessário, encontrar o percurso ideal, comprometendo-se com o resultado, ser persistente e incansável, preparar-se, acreditar e lançar-se na aventura são as chaves para que a utopia esteja ao seu alcance. Continuar

69 O empreendedor não nasce pronto, não é uma questão genética, mas existem traços de personalidade, atitudes e comportamentos que contribuem para que se alcance o sucesso nos negócios. Continuar

70 É importante conhecer o perfil do empreendedor de sucesso para que se possa aprender a agir adequadamente. O empreendedor de sucesso “é o motor da economia” e agente de mudanças!

71 Que tal assistir a um filme? Fique atento, pois o filme ilustra encantadoramente o empreendedorismo social e ele fará parte de uma Atividade Extra que servirá para você compreender melhor o conteúdo. Patch Adams - O Amor é Contagioso Título Original: Patch Adams Gênero: Drama/Espiritualista Direção: Tom Shadyac Elenco: Robin Williams, Daniel London, Monica Potter, Bob Gunton Tempo: 115 min. Lançamento: 1998 Estados Unidos. Final dos anos 60, início da década de 70. Hunter 'Patch' Adams, um homem maduro e completamente decepcionado com a trajetória de sua vida, resolve internar-se numa clínica para recuperação de deficientes mentais. Lá, aprimora a hipótese sobre a qual se fundamenta sua revolucionária tese: a 'risoterapia' como poder de cura. A partir daí, resolve abandonar a instituição e matricular-se na prestigiosa Universidade de Medicina da Virgínia. Entre uma aula e outra, intensifica seu contato com os pacientes vestindo-se de palhaço, anjo ou simplesmente inventando jogos. É claro que Patch bate de frente com o reitor Walcott, mas conquista dois fortes aliados para ajudá-lo em seu ideal.

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73 Empreendedorismo Módulo II Aula 4 – Dez dicas para se tornar um empreendedor

74 Voltando para casa Amigo, agora estou querendo saber se tenho um perfil empreendedor. O que você acha? Continuar

75 A personalidade de uma pessoa é determinante para seu sucesso como empreendedor e certas características também são essenciais. Você apresenta algumas, sim, mas precisa aprimorá-las. Dificilmente uma pessoa tem todas. Elas não são herdadas, mas aprendidas ao longo da vida. Continuar Voltando para casa

76 Vou lhe emprestar este livro. Nele você vai encontrar as principais características que um empreendedor deve apresentar e comportamentos que deve adotar para planejar seu empreendimento de forma eficaz e aumentar seu potencial pessoal. Voltando para casa

77 Clique no livro Vou ler as dicas deste livro antes de dormir.

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79 Neste livro há mais dicas importantes. Avance e veja.

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81 Voltando para casa Agora é com você! O que você acha de verificar o seu perfil empreendedor? Faça o teste disponível no site do Sebrae: empreendedor Em seguida, vá até o fórum, clique no tópico “Nova visão”, leia a citação e poste sua opinião.

82 Empreendedorismo Módulo II Aula 5 – O comportamento do empreendedor

83 No dia seguinte... Hoje acordei ainda mais motivada a abrir meu próprio negócio e estou aqui na internet pesquisando sobre os comportamentos diferenciados que os empreendedores apresentam. Continuar

84 No dia seguinte... Clique no Computador Ah! Encontrei um texto sobre o assunto. Vou explicar para vocês: esses comportamentos podem ser analisados levando-se em consideração alguns fatores como: necessidades, conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, contexto social e história familiar. Vejam, clicando aqui no meu computador.

85 Necessidades O empreendedor tem necessidades específicas que busca satisfazer se comportando como tal. Necessita de reconhecimento, independência, autodesenvolvimento e autorrealização. Conhecimento Quanto ao conhecimento, ele deve dominar técnicas e informações que serão fundamentais para o bom desempenho de seu negócio, e que serão adquiridas por meio do estudo, cursos e conversas com pessoas do ramo. Continuar

86 Quais os conhecimentos necessários para a montagem de um negócio? Entre os conhecimentos necessários para a montagem de um negócio estão: • Conhecimento do produto e seu processo de produção; • Conhecimento do tipo de serviço e do modo de prestar esse serviço ao cliente; • Conhecimento dos aspectos administrativos e organizacionais do empreendimento. Quais outros conhecimentos o empreendedor precisa ter? Além disso, é necessário que o empreendedor tenha conhecimentos suficientes para entender e interpretar a realidade e também para lidar de modo adequado com as pessoas, sejam elas fornecedores, funcionários ou clientes. Um diferencial importante para o empreendedor é a experiência. Quanto mais experiência no ramo ele tiver, maiores são suas chances de progredir no negócio. De qualquer forma, é de fundamental importância ao empreendedor conhecer o negócio que está montando, verificando se vale a pena começá-lo ou não. E, após começar, é preciso dedicar-se muito e sempre buscar o aperfeiçoamento na atividade que realiza. Continuar

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88 Valores e atitudes Os valores e atitudes também são características adquiridas ao longo da vida, que influenciam o comportamento do empreendedor diante das situações. Veja abaixo: • Valores existenciais: estão relacionados ao entendimento que cada um tem de sua vida e tudo o que envolve a sua existência como indivíduo. • Valores estéticos: dizem respeito às interpretações que as pessoas fazem do mundo por meio de seus cinco sentidos orgânicos. • Valores intelectuais: referem-se aos aspectos da habilidade em adquirir conhecimentos, resolver problemas e fazer previsões de situações futuras. • Valores morais: referem-se às doutrinas, princípios, normas e padrões orientadores das atitudes do indivíduo diante de si próprio e na sociedade. • Valores religiosos: são aqueles adquiridos dentro de uma determinada religião ou relacionados à espiritualidade. Continuar

89 Ambiente Apesar de o empreendedor possuir muitas características pessoais que o diferenciam do restante das pessoas, ele depende muito do meio onde vive para poder se desenvolver. Existem quatro fatores principais que, se estiverem presentes, tornam o ambiente mais adequado para a formação de empreendedores. • Estrutura política, econômica e social: é a capacidade dos governos e das comunidades de conseguir incentivar novos empreendimentos. • Tecnologia: é a existência de tecnologias adequadas à criação de novas empresas. • Desemprego: é um fator estimulante que leva algumas pessoas a abrirem seu próprio negócio. • Migração: algumas vezes as pessoas que saem de seus países e se encontram em comunidades totalmente diferentes daquelas de onde vieram costumam abrir seu próprio negócio para tentar um meio de vida diferenciado daquele que teriam em seu próprio país. Continuar

90 Família A vida da família do empreendedor influencia de diversas formas a sua trajetória profissional. Em algumas famílias os filhos trabalham desde pequenos e assim sua experiência se torna mais ampla. Existem famílias nas quais os filhos não precisam trabalhar cedo e seu contato com o meio empresarial se dá no tempo dito normal, ou até mais tarde do que o esperado. O esforço dos pais em conseguir mais renda, a honestidade que demonstram e sua opinião em relação ao valor do dinheiro também influenciam o caráter do empreendedor. Geralmente, eles adquirem essas características dos pais. Muito do comportamento e da atitude dos pais é transferido para os filhos, tendo, portanto, grande influência na formação do empreendedor. Outro aspecto importante na vida dos empreendedores é o fato de terem tido um “modelo na infância”, pessoas que, pelo trabalho que faziam, pela personalidade, por sua presença, acabaram exercendo influência na vida desses empreendedores. Continuar

91 Agora, vou até o escritório do Augusto. Quero algumas dicas sobre Marketing e networking. Continuar

92 Olá, Isabel, que bom que você veio! Já estou com as respostas na ponta da língua para você. Vamos começar com o conceito de Marketing. Continuar

93 Segundo Smith Schewe (1982), Marketing é o processo de planejamento de uma organização que busca realizar troca com os clientes, cada um com interesses específicos: o cliente quer satisfazer suas necessidades e a empresa quer gerar receitas.

94 Augusto, o que está envolvido nesta troca com os clientes? Continuar

95 Nesta troca, o principal enfoque está voltado para os valores que vêm agregados ao produto, constituindo o seu diferencial na vantagem comparativa dos fornecedores. São eles: assistência para instalações, facilidade e agilidade na entrega, garantias, assistência técnica, acompanhamento do grau de satisfação e outros. Continuar

96 Mas qual o enfoque do Marketing para o empreendedor? Continuar

97 É importante para o empreendedor a compreensão exata do valor do Marketing na sua abrangência pessoal, institucional e do produto. Continuar

98 E qual é a finalidade básica do Marketing? Continuar

99 Determinar oportunidades de negócios, quer pela criação de novos produtos, quer pela adequação de produtos oferecidos por concorrentes que não atendam satisfatoriamente às necessidades dos clientes. Além disso, obter através do menor custo possível o crescimento da receita da empresa. Continuar

100 É indispensável que o empreendedor contemple seu negócio com um consistente plano de Marketing que parta da análise de mercado e culmine no estabelecimento das estratégias: produto, preço, distribuição, propaganda e promoção, serviços ao cliente, relacionamento e controle. Inúmeros são os fatores do ambiente interno e externo que interferem no sucesso do empreendimento. Conhecê-los é a condição para a elaboração de um plano de Marketing mais adequado. É indispensável que o empreendedor contemple seu negócio com um consistente plano de Marketing que parta da análise de mercado e culmine no estabelecimento das estratégias: produto, preço, distribuição, propaganda e promoção, serviços ao cliente, relacionamento e controle. Inúmeros são os fatores do ambiente interno e externo que interferem no sucesso do empreendimento. Conhecê-los é a condição para a elaboração de um plano de Marketing mais adequado.

101 Augusto, outro dia, escutei alguém falar que precisamos desenvolver o nosso networking. Não faço a mínima ideia do que seja isso. Continuar

102 Traduzindo, podemos dizer que net significa “rede” e work diz mais do que “trabalho”: refere-se a toda a ampliação de energia orientada para um fim específico. Portanto, todos os relacionamentos com diferentes grupos podem e devem constituir-se em alicerces para um networking bem direcionado. São oportunidades, portas para o desenvolvimento deste fantástico recurso. Continuar

103 E como eu posso criar meu networking? Continuar

104 São fatores básicos para a criação e o desenvolvimento de um bom networking: - Definição do objetivo e do plano de carreira; - Persistência e comprometimento para com suas metas; - Manutenção da autoestima; - Manutenção das informações sobre o mercado de trabalho; - Apresentação de um bom marketing pessoal; - Ampliação e melhoria de seus contatos. A autoestima interfere fundamentalmente nas relações entre as pessoas, pois constitui-se numa espécie de filtro através do qual se percebe, ouve, avalia e compreende todas as coisas. São as crenças e valores que as pessoas têm acerca de si próprias, que determinam sua comunicação e relacionamento com o mundo e os outros. São fatores básicos para a criação e o desenvolvimento de um bom networking: - Definição do objetivo e do plano de carreira; - Persistência e comprometimento para com suas metas; - Manutenção da autoestima; - Manutenção das informações sobre o mercado de trabalho; - Apresentação de um bom marketing pessoal; - Ampliação e melhoria de seus contatos. A autoestima interfere fundamentalmente nas relações entre as pessoas, pois constitui-se numa espécie de filtro através do qual se percebe, ouve, avalia e compreende todas as coisas. São as crenças e valores que as pessoas têm acerca de si próprias, que determinam sua comunicação e relacionamento com o mundo e os outros.

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106 Mas o que tem a ver networking com criar o seu próprio negócio? Continuar

107 Um empreendedor está sempre em contato com muitas pessoas. Muitas vezes são pessoas que não estão diretamente ligadas ao seu negócio, mas que, a qualquer momento, podem ser muito úteis. Entendeu? Continuar

108 A rede é um instrumento que serve para acolher, reunir, captar, agregar, transmitir e distribuir os mais diferentes produtos e serviços. Portanto, networking é uma das ferramentas da mais alta importância para o sucesso do empreendedor! Busque manter contato com as pessoas que podem se tornar fonte de informações e/ou soluções para você. Todo empreendedor precisa de mais do que uma rede de contatos; precisa saber convencer as pessoas a fazerem o que deseja. Convencer o cliente a comprar mais ou o fornecedor a entregar mais rápido, por exemplo. Mas, para convencer alguém, é preciso ter bons argumentos e que estes estejam de acordo com os interesses da pessoa que está sendo convencida. A rede é um instrumento que serve para acolher, reunir, captar, agregar, transmitir e distribuir os mais diferentes produtos e serviços. Portanto, networking é uma das ferramentas da mais alta importância para o sucesso do empreendedor! Busque manter contato com as pessoas que podem se tornar fonte de informações e/ou soluções para você. Todo empreendedor precisa de mais do que uma rede de contatos; precisa saber convencer as pessoas a fazerem o que deseja. Convencer o cliente a comprar mais ou o fornecedor a entregar mais rápido, por exemplo. Mas, para convencer alguém, é preciso ter bons argumentos e que estes estejam de acordo com os interesses da pessoa que está sendo convencida.

109 Agora é com você! Vá até o fórum, clique no tópico “Brasil no ranking de empreendedores”, leia a manchete e dê a sua opinião sobre o porquê de nosso país se encontrar entre os países com o maior número de empreendedores do planeta.

110 INICIAR Olá aluno (a), Agora que você concluiu o curso, é hora de testar seus conhecimentos respondendo as questões a seguir. Caso tenha dúvida, entre em contato com o seu tutor. Para começar, clique no botão Iniciar.

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