A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação à Distância e suas Tecnologias Metodologia da Educação à Distância Lucene Dondé Fernandes Vacaria - RS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação à Distância e suas Tecnologias Metodologia da Educação à Distância Lucene Dondé Fernandes Vacaria - RS."— Transcrição da apresentação:

1 Educação à Distância e suas Tecnologias Metodologia da Educação à Distância Lucene Dondé Fernandes Vacaria - RS

2 JUSTIFICATIVA Este tema foi escolhido por ser um sistema novo que tive a oportunidade de conhecer através do Grupo Educacional UNINTER que hoje o representamos com muita honra. Está aí uma prova de que a educação a distância não tem fronteiras e veio para mudar a vida de pessoas que nem sonhavam e não tinham condições de chegar a uma universidade. JIFICATIVAJIFICATIVA

3 JUSTIFICATIVA  A cada nova tecnologia de ensino à distância, recomeça uma nova maneira de ensino- aprendizagem, onde o professor deve buscar informações necessárias para o seu crescimento e qualificação no acompanhamento destas mudanças.  Nesse cenário de constante transformação, é questão de sobrevivência aprender o tempo todo, para não ficar ultrapassado. Estas mudanças envolvem todos os indivíduos, pois a exigência no mercado hoje é qualificação.

4 JUSTIFICATIVA  A educação a distância é uma forma de aprendizagem através da qual o aluno não necessita de disposição de tempo integral, e sim conhecimento e mídia para o aprendizado.  Neste sentido apresentou-se nesse trabalho as tecnologias utilizadas para a aprendizagem no ensino a distância, interagindo ensino, conhecimento e mídia no processo ensino-aprendizagem.

5 OBJETIVOS  Objetivo Geral: - demonstrar como pode ser utilizada as tecnologias existentes no processo ensino- aprendizagem à distância. Objetivos Específicos: - identificar as principais tecnologias utilizadas a distância: - estudar como se dá o processo de adoção da tecnologia pelos docentes nas aulas pela videoconferência, entendida como uma inovação; - demonstrar as principais dificuldades da inserção da tecnologia na educação.

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  Apesar de existirem controvérsias, muitos autores concordam que a educação a distância ocorreu pela primeira vez em 1728, a partir da existência de uma propaganda num jornal americano, o The Boston Gazette, que anunciava um curso para todas as pessoas do país que desejavam aprender através de lições enviadas semanalmente e que seriam perfeitamente instruídas como aquelas que viviam na cidade.

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  Neste tempo nasceu uma nova era, que teve como objetivo desenvolver oportunidades educacionais.  Para estudar a distância, é preciso incorporar saberes diversos, incluindo a mídia e o conhecimento. Na educação à distância a videoconferência mostrou, desde o início, que as aulas não eram apenas uma reprodução da sala presencial, mas uma nova situação em que professores/alunos estavam envolvidos numa relação didática mediada por tecnologias audiovisuais de comunicação para o qual não havia parâmetros na história da educação a distância brasileira.

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  Na Educação à Distância, o professor sai de uma posição de origem exclusiva da informação, para uma outra em que se torna uma das várias fontes disponíveis (BEAUDOIN, 1990).

9 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A principal tecnologia utilizada no ensino a distância é a videoconferência, que segundo Cruz e Moraes (1998), dentre as razões positivas para usá-la pode-se citar: - transição gradual para a EaD; - diversidade de meios para complementar a comunicação; - diversidade de materiais didáticos e de atividades de aprendizagem em grupo e individuais; - preparação de material didático mais barato, menos sofisticado e reutilizável nas aulas presenciais;

10 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA - espaço para socialização e aprendizado colaborativo e em grupo; - adequação a pequenas e grandes audiências conforme interação desejada; - transmissão direta para locais de trabalho e instituições educacionais; - versatilidade dos meios de comunicação. Os educadores podem empregar vários tipos de mídias como a TV, microfones, áudio-conferência, vídeo-conferência, internet, entre outras que são utilizadas em salas de educação a distância e as aulas acontecem em tempo real, através destas tecnologias, onde todos podem interagir.

11 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O professor prepara e usa anteriormente instrumentos e recursos tecnológicos para transmitir determinado assunto, como DVD,computador, slides. O professor passa a orientar e estimular o aluno a querer saber mais tornando o estudo interessante. O aluno é o agente da aprendizagem buscando cada vez mais o seu conhecimento com autonomia. A sala de aula passa a ser um ambiente de cooperação,construção e uma troca de experiências entre todos os envolvidos. O professor deixa de ser o dono do saber e passa ser aquele que tem muito a aprender, numa relação de parceria.

12 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  É importante salientar que a educação a distância não é substituída pela educação convencional presencial.  A educação a distância se apresenta com a separação física, mas desempenha um papel fundamental desde o conhecimento até a formação profissional.  É cada vez maior o número de empresas que descobrem as vantagens do treinamento a distância para capacitação e atualização de seus funcionários tendo assim, grandes ganhos de eficiência, produtividade e qualidade.

13 METODOLOGIA  Este trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica em jornais, revistas, livros, teses, entre outros materiais referente ao estudo do tema, levantando informações necessárias e relevantes para a construção do mesmo.

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS  Em países de grande extensão territorial, como o Brasil, este meio de ensino tem sido um dos pontos de maior importância para a integração através da educação, mesmo porque o tipo de tecnologia aplicada hoje favorece e tende a melhorar a relação custo-benefício para a sua implantação em larga escala.  As práticas pedagógicas aparecem como uma inovação quando as encaramos como uma nova idéia para mudanças na educação, quando pessoas se habilitam a transformar a estrutura educacional das instituições para que se torne tão flexível quanto possível o método de educar.

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS Percebemos que o que existe de maior importância em tudo isto, é o homem na figura de educador, que a tecnologia de informação nada mais é do que uma ferramenta poderosa que está ao nosso alcance para ser usada na melhor maneira possível para implementar melhorias no sistema educacional do Brasil.


Carregar ppt "Educação à Distância e suas Tecnologias Metodologia da Educação à Distância Lucene Dondé Fernandes Vacaria - RS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google