A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UTILIZAR O DICIONÁRIO Normalmente, o dicionário é consultado para se conhecer o significado das palavras, mas o facto é que se podem encontrar nele inúmeras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UTILIZAR O DICIONÁRIO Normalmente, o dicionário é consultado para se conhecer o significado das palavras, mas o facto é que se podem encontrar nele inúmeras."— Transcrição da apresentação:

1 UTILIZAR O DICIONÁRIO Normalmente, o dicionário é consultado para se conhecer o significado das palavras, mas o facto é que se podem encontrar nele inúmeras informações. E como qualquer instrumento de pesquisa, é importante conhecer a sua organização e funcionamento. O dicionário regista os vários sentidos que uma palavra pode ter. A esse conjunto de sentidos dá-se o nome de VERBETE. Observa, por exemplo, o verbete da palavra volta : Volta. s.f. 1 regresso, retorno. 2. pequeno passeio. 3. curva de uma estrada ou rua. Ao procurar no dicionário um significado para uma palavra, deve-se verificar qual o sentido do verbete que é mais adequado à frase em que se encontra essa palavra. Além dos significados, um verbete de dicionário pode dar-nos outras informações sobre as palavras. Por exemplo, o verbete das palavras gato e fera : O DICIONÁRIO É UM PRECIOSO INSTRUMENTO NA APRENDIZAGEM.

2 Fera. s.f. 1. Animal bravio e carnívoro. 2. Fig. Pessoa cruel e sanguinária: Aquele guerreiro era uma fera. Gato. s.m. 1. Animal mamífero, carnívoro, da família dos felídeos. 2. Indivíduo ligeiro, esperto. 3. Bras. Gír. Homem bonito e atraente. Nestes verbetes, vemos que a palavra, além do seu sentido próprio, pode ter um sentido figurado (que se indica com a abreviatura fig.), isto é, um sentido especial, que geralmente nasce de uma comparação (o guerreiro agiu como se fosse uma fera, um animal bravio). Só percebemos o sentido figurado de uma palavra quando lemos a frase em que ela está inserida. Além disso, a entrada “fera” apresenta uma abonação, isto é, uma frase que exemplifica o uso da palavra no sentido indicado (no caso, o sentido 2): “Aquele guerreiro era uma fera”. Repare-se também na indicação que é dada na palavra “gato” do significado numa variante da nossa língua: o português do Brasil.

3 Ao consultares um dicionário, atenta nas seguintes regras: 1. As palavras estão ordenadas alfabeticamente; 2. Os verbos encontram-se no infinitivo / os nomes e adjectivos encontram-se no masculino e singular; 3. Os adjectivos estão no grau normal e, por vezes, incluem o advérbio correspondente; 4. As palavras que se escrevem da mesma maneira, mas que têm significados diferentes ou pertencem a categorias gramaticais diferentes, têm normalmente entradas diferentes; 5. A mesma palavra pode ser seguida de mais do que uma explicação / definição, desde que tenha significados diferentes; 6. Alguns dicionários incluem as variantes no português do Brasil ou dos PALOP (países africanos de língua oficial portuguesa); 7. Determinadas particularidades relativas à utilização das palavras em contexto aparecem com exemplos.

4 Só no masculino e só no singular Se procurarmos a palavra graciosas no dicionário, não a encontramos, porque o dicionário só apresenta a forma masculina e singular: gracioso. Verbos: só no Infinitivo Se procurarmos a forma verbal estudou, também não a encontramos, mas o infinitivo estudar. Palavras-chave A página de dicionário transcrita a seguir apresenta duas palavras em destaque. A primeira - VITAL - está à esquerda, portanto é o primeiro verbete da página; a segunda - VITICULTURA - está à direita, portanto é o último verbete da página.

5 O leitor que sabe bem a ordem alfabética, ao procurar a palavra VITAMINA, por exemplo, olhando para as duas palavras-chave, percebe de imediato que “vitamina” está nesta página.

6 Se procura a palavra VISÃO, vai saber que ela está nas páginas anteriores; se procura a palavra VITÓRIA vai saber que ela está numa das páginas seguintes. As palavras-chave de uma página do dicionário servem para isso: facilitar o trabalho de quem pesquisa. Ordem Alfabética Saber a ordem alfabética é importante para podermos localizar as palavras no dicionário, pois é nessa ordem que elas são apresentadas. Vamos recordar o nosso alfabeto: A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z As letras k,w, y não fazem parte do nosso alfabeto. São usadas em abreviaturas, como km (quilómetro), kg (quilograma) ou na escrita de palavras de origem estrangeira, como show, rock, Mickey.

7 Algumas Dicas Para ordenar alfabeticamente as palavras, deves seguir estas orientações: 1)Quando as palavras começam por letras diferentes, deves ordená-las pela letra i nicial. Observa este grupo de palavras: cano mulher loja amigo 1ª letra 1ª letra 1ª letra 1ª letra C M L A amigo cano loja mulher Ordenando alfabeticamente essas palavras pela primeira letra: 2) Quando as palavras começam pela mesma letra, deves ordená-las pela s egunda letra. Observa mais este grupo de palavras: túnel tio taco tecto tomate 2ª letra 2ª letra 2ª letra 2ª letra 2ª letra U I A E O taco tecto tio tomate túnel

8 Lembra-te ainda que: - Uma palavra pode ter muitos significados diferentes. O significado correcto depende do contexto da frase; não basta escolheres o primeiro que surge no dicionário. - Nenhum dicionário tem todas as palavras de uma língua. Se o teu dicionário não tem a palavra que procuras, isso é normal: terás apenas que procurar noutro lugar. - Existem muitos tipos diferentes de dicionários: os monolingues, bilingues, multilingues. Há ainda dicionários ilustrados, dicionários para crianças e jovens, dicionários gramaticais e dicionários técnicos ou temáticos. - Um thesaurus é um dicionário que, em vez dos significados das palavras, contém sinónimos e antónimos dessas mesmas palavras. O Dicionário é dos instrumentos de apoio ao conhecimento… mais práticos mais fáceis de consultar mais úteis Apoio ao Utilizador Bepamf


Carregar ppt "UTILIZAR O DICIONÁRIO Normalmente, o dicionário é consultado para se conhecer o significado das palavras, mas o facto é que se podem encontrar nele inúmeras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google