A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alexandre Mac Dowell Um caminho estratégico para a competitividade das Micro e Pequenas Empresas Alexandre Mac Dowell Sustentabilidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alexandre Mac Dowell Um caminho estratégico para a competitividade das Micro e Pequenas Empresas Alexandre Mac Dowell Sustentabilidade."— Transcrição da apresentação:

1 Alexandre Mac Dowell Um caminho estratégico para a competitividade das Micro e Pequenas Empresas Alexandre Mac Dowell Sustentabilidade

2 Alexandre Mac Dowell “Competitividade de uma empresa passa a estar associada, cada vez mais, à adoção de práticas sustentáveis. “ Sustentabilidade e Competitividade

3 Alexandre Mac Dowell "Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas Empresas e fomentar o empreendedorismo". Missão SEBRAE

4 Alexandre Mac Dowell •Que é sustentabilidade •Como se aplica aos negócios •Como afeta as MPEs •Como a MPE pode se beneficiar com as práticas de sustentabilidade •O que pode ser feito na prática •Gestão de resíduos sólidos •Eficiência energética •Como o SEBRAE atuará nesse tema Sustentabilidade

5 Alexandre Mac Dowell Realidade nas MPEs •58% dos entrevistados alegam que não tem nenhum conhecimento sobre “sustentabilidade” e “meio ambiente”; 10% têm pouco, 3% têm médio e 29% disseram ter muito conhecimento sobre esses temas. • Afirmam que sustentabilidade estão associada a questões: - ambientais: 83% - sociais: 79% - econômicas: 78% •89% dos entrevistados afirmam que as empresas deveriam atribuir alta (72%) ou média (17%) importância as questões do meio ambiente.

6 Alexandre Mac Dowell Realidade nas MPEs •47% dos entrevistados alegam que a questão ambiental representa oportunidades de ganhos para a empresa, 40% disseram não representar nem oportunidades de ganhos nem despesas e 13% alegam que representa custos e despesas. •Menos da metade dos entrevistados (48%) conhecem alguma empresa que promove ações de preservação do meio ambiente. •Para 69% dos empresários, a empresa passa uma boa imagem, em termos de preservação ambiental para os clientes. •79% dos entrevistados acreditam que empresas que têm programas de preservação do meio ambiente atraem mais clientes.

7 Alexandre Mac Dowell Como uma empresa pode reduzir custos, melhorar sua imagem, conquistar novos clientes/mercados e, consequentemente, ser mais lucrativa. Perspectiva da sustentabilidade

8 Alexandre Mac Dowell “É o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” Comissão Brundtland - ONU Desenvolvimento Sustentável

9 Alexandre Mac Dowell “assegurar o sucesso do negócio a longo prazo e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma sociedade estável” Instituto Ethos Sustentabilidade Empresarial

10 Alexandre Mac Dowell Sucesso longo prazo Valor econômico = rentabilidade Valor social = relação com as pessoas e geração de valor para a sociedade Sem impacto ambiental 3Ps – people (pessoas), planet (planeta) e profit (lucro). O Tripé da Sustentabilidade

11 Alexandre Mac Dowell Contexto e Tendências

12 Alexandre Mac Dowell Governos Agências Reguladoras Acionistas Comunidades Fornecedores Mídia Clientes ONGs Sindicatos Empregados Mercado Financeiro A empresa A empresa Complexidade relacionamentos

13 Alexandre Mac Dowell sustentabilidade transparência Stakeholder Redes sociais conformidade Investimento social controles engajamento Mudanças climáticas privacidade Práticas sustentáveis Trabalho voluntário Gestão de resíduos governança confiabilidade Responsabilidade social corporativa performance Reputação Regulamentações normas legitimidade Leis sociedade Eficiência energética cidadania relacionamentos Criação de Valor Rio + 20 Novas Demandas

14 Alexandre Mac Dowell Tripé da Sustentabilidade Engajamento Stakeholder Referências Externas Sustentabilidade na estratégia das empresas

15 Alexandre Mac Dowell  Adequação e conformidade • Normas • Padrões • Diretrizes • Ferramentas • Pactos/iniciativas  Análise dos impactos e dos riscos do negócio  Mapeamento dos stakeholders/públicos de interesse Gestão

16 Alexandre Mac Dowell • Adaptação e antecipação às demandas • Diferenciação de produtos, serviços • Reputação e imagem • Criação de novos produtos • Criação/participação novos mercados • Vantagem das MPEs  Agilidade para mudanças Oportunidades

17 Alexandre Mac Dowell • Permanece no mercado • Sai do mercado • Se destaca no mercado • Conquista novos mercados Competitividade

18 Alexandre Mac Dowell Sustentabilidade nos negócios é um processo permanente de aperfeiçoamento das práticas de negócio Sustentabilidade é processo

19 Alexandre Mac Dowell • Compreender o tema, conceitos, cenário, tendências • Entender o contexto (onde a empresa se situa) • Realizar uma auto-avaliação • Mapear os públicos de interesse e expectativas • Identificar dos pontos mais relevantes e críticos para organização • Fortalecer pontos positivos • Transformar ameaças em oportunidades • Priorizar as mudanças (risco, relevância, viabilidade) • Planejar as ações • Monitorar • Divulgar Alguns passos importantes

20 Alexandre Mac Dowell • Fundamental comprometimento das lideranças • Envolver as pessoas, parceiros e públicos interessados no processo (engajamento) • Conscientizar e treinar os empregados nos temas • Definir metas de curto, médio e longo prazo • Ter indicadores claros e objetivos • Obter resultados rápidos • Compartilhar e celebrar os resultados Levar em consideração

21 Alexandre Mac Dowell • Valores, Transparência e Governança; • Público Interno; • Meio Ambiente; • Fornecedores; • Consumidores e Clientes; • Comunidade; e • Governo e Sociedade. Temas Indicadores Ethos

22 Alexandre Mac Dowell Direitos Humanos 1) As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e 2) Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos. Pacto Global

23 Alexandre Mac Dowell Trabalho 3) As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; 4) A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; 5) A abolição efetiva do trabalho infantil; e 6) Eliminar a discriminação no emprego. Pacto Global

24 Alexandre Mac Dowell Meio Ambiente 7) As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; 8) Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e 9) Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis. Pacto Global

25 Alexandre Mac Dowell Contra a Corrupção 10) As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina. Pacto Global

26 Alexandre Mac Dowell Promover a sustentabilidade como fator de competitividade para as MPE mantendo o foco do seu atendimento em dois eixos prioritários, com a devida adequação aos diferentes segmentos – Empreendedor Individual; Microempresa e Empresa de Pequeno Porte; Produtor Rural e Potencial Empresário – e seguindo os parâmetros das políticas nacionais. Eixos estratégicos • Gestão de Resíduos Sólidos • Eficiência Energética Atuação SEBRAE

27 Alexandre Mac Dowell Gestão de Resíduos Sólidos

28 Alexandre Mac Dowell Tem como principal objetivo apresentar diretrizes, princípios e instrumentos para tratar da gestão eficiente e sustentável dos resíduos sólidos em âmbito federal •Diretrizes nacionais •Regulamentações Regionais/locais •Desdobramentos setorias Conceito de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNMA 6938/1981)

29 Alexandre Mac Dowell Fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores de certos produtos obrigação de implantação de procedimento para retorno e destinação final ambientalmente adequada. Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNMA 6938/1981) ExtraçãoProduçãoDistribuição Comercializa ção Descarte Produtos: agrotóxicos e suas embalagens, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes e suas embalagens, lâmpadas fluorescentes e produtos eletroeletrônicos

30 Alexandre Mac Dowell Responsabilidades • Poder Público • Consumidores • Empresas (toda a cadeia de valor) Oportunidades • Incentivos fiscais • Linhas de financiamento especial • Novos produtos e serviços Gestão de Resíduos Sólidos

31 Alexandre Mac Dowell Dicas rápidas • Repense, Reduza, Reutilize, Recicle os resíduos • Atenção lixo eletrônico • Repense as embalagens • Aumente a oferta de pontos para coleta seletiva • Informe e conscientize os clientes • Repense as embalagens • Atenção ao descarte de Óleos • Inove - Invista e estimule a geração de novas ideias • Aumente a oferta de pontos para coleta seletiva Gestão de Resíduos Sólidos

32 Alexandre Mac Dowell Eixo Resíduos Sólidos  Reutilização e redução de resíduos (economia de matéria prima e redução do custo de manejo de resíduos);  Reciclagem de resíduos;  Inserção na cadeia de limpeza e de manejo de resíduos, com foco, em especial, nos catadores;  Inovação em produtos, serviços e processos com melhores resultados para a sustentabilidade da empresa. Ação do SEBRAE

33 Alexandre Mac Dowell Eficiência Energética

34 Alexandre Mac Dowell Como o uso racional dos recursos naturais pode tornar a empresa mais eficiente e, conseqüentemente, reduzir os custos de sua operação? Eficiência Energética

35 Alexandre Mac Dowell •Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL - tem possibilitado ao Sistema SEBRAE, por meio de parcerias, o desenvolvimento de produtos que promovem a eficiência energética nas MPE atendidas pelo SEBRAE •Em 2001, a Lei nº , conhecida como Lei da Eficiência Energética, ampliou o arcabouço legal para abranger toda e qualquer forma de energia e enfatizar a "eficiência". Essa lei está sendo revista no contexto da elaboração do Plano Nacional de Eficiência Energética, previsto no Plano Nacional de Energia 2030 Eficiência Energética

36 Alexandre Mac Dowell Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou a tradução da ISO • Trata de "Sistema de Gestão de Energia” • Oferece práticas e ferramentas para a eficiência energética tornar-se parte do plano de sustentabilidade de qualquer organização. Eficiência Energética

37 Alexandre Mac Dowell Medidas de concepção: projeto Medidas corretivas: corrigir para eliminar altos custos Medidas preventivas: ações inteligentes destinadas a evitar ou minimizar custos e perdas • De onde vêm os desperdícios? • Por que se transformaram em desperdícios? • Como reduzi-los ou eliminá-los? Eficiência Energética

38 Alexandre Mac Dowell Dicas Impressões conscientes Imprimir frente e verso Troca de produtos descartáveis por duráveis Utilização consciente das lâmpadas e equipamentos Troca de lâmpadas Equipamentos inteligentes Utilização racional de elevadores Controle de temperatura do ambiente Racionalização dos transporte (estimulo a caronas) Horário flexível Eficiência Energética

39 Alexandre Mac Dowell A ação do SEBRAE • Redução de perdas de energia no processo produtivo e de acesso ao mercado; • Redução da participação do insumo energia no custo do produto e do negócio; • Inovação em produtos, serviços e processos com melhores resultados para a sustentabilidade da empresa. Eficiência Energética

40 Alexandre Mac Dowell Coerência e alinhamento com Flexibilidade 1) O diagnóstico que inicia qualquer atendimento contemple uma avaliação sobre as práticas sustentáveis na gestão do negócio; 2) Em todos os atendimentos sejam considerados a pertinência de ações relacionadas aos dois eixos prioritários apresentados do Termo de Referência de Sustentabilidade. Implementação

41 Alexandre Mac Dowell Cada unidade do Sistema SEBRAE realizará o processo de implementação dessa estratégia de atendimento com o apoio do Centro SEBRAE de Sustentabilidade, que manterá um arquivo digital atualizado de experiências, iniciativas e ferramentas, testadas em ambientes diversos, para instigar a criatividade e produção de respostas em cada situação espacial, de público e natureza das MPEs Implementação

42 Alexandre Mac Dowell Sustentabilidade é um bom negócio Estratégico Inovação Processos gestão Riscos e oportunidades Tendência Aplicado a empresas de todos os tamanhos e segmentos Compromisso, participação e planejamento Fundamental para MPEs Atuação do SEBRAE 2 Eixos estratégicos Resumo

43 Alexandre Mac Dowell • Pacto Global – / • Instituto Ethos de Responsabilidade Empresarial • GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas • CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável • ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade Algumas referências

44 Alexandre Mac Dowell +55 (11) contato


Carregar ppt "Alexandre Mac Dowell Um caminho estratégico para a competitividade das Micro e Pequenas Empresas Alexandre Mac Dowell Sustentabilidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google