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Sustentabilidade Um caminho estratégico para a competitividade das Micro e Pequenas Empresas Alexandre Mac Dowell.

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1 Sustentabilidade Um caminho estratégico para a competitividade das Micro e Pequenas Empresas Alexandre Mac Dowell

2 Sustentabilidade e Competitividade
“Competitividade de uma empresa passa a estar associada, cada vez mais, à adoção de práticas sustentáveis. “

3 Missão SEBRAE "Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas Empresas e fomentar o empreendedorismo".

4 Sustentabilidade Que é sustentabilidade Como se aplica aos negócios
Como afeta as MPEs Como a MPE pode se beneficiar com as práticas de sustentabilidade O que pode ser feito na prática Gestão de resíduos sólidos Eficiência energética Como o SEBRAE atuará nesse tema

5 Realidade nas MPEs 58% dos entrevistados alegam que não tem nenhum conhecimento sobre “sustentabilidade” e “meio ambiente”; 10% têm pouco, 3% têm médio e 29% disseram ter muito conhecimento sobre esses temas. Afirmam que sustentabilidade estão associada a questões: - ambientais: 83% - sociais: % - econômicas: 78% 89% dos entrevistados afirmam que as empresas deveriam atribuir alta (72%) ou média (17%) importância as questões do meio ambiente.

6 Realidade nas MPEs 47% dos entrevistados alegam que a questão ambiental representa oportunidades de ganhos para a empresa, 40% disseram não representar nem oportunidades de ganhos nem despesas e 13% alegam que representa custos e despesas. Menos da metade dos entrevistados (48%) conhecem alguma empresa que promove ações de preservação do meio ambiente. Para 69% dos empresários, a empresa passa uma boa imagem, em termos de preservação ambiental para os clientes. 79% dos entrevistados acreditam que empresas que têm programas de preservação do meio ambiente atraem mais clientes.

7 Perspectiva da sustentabilidade
Como uma empresa pode reduzir custos, melhorar sua imagem, conquistar novos clientes/mercados e, consequentemente, ser mais lucrativa.

8 Desenvolvimento Sustentável
“É o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” Comissão Brundtland - ONU

9 Sustentabilidade Empresarial
“assegurar o sucesso do negócio a longo prazo e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma sociedade estável” Instituto Ethos

10 O Tripé da Sustentabilidade Sucesso longo prazo
Valor econômico = rentabilidade Valor social = relação com as pessoas e geração de valor para a sociedade Sem impacto ambiental 3Ps – people (pessoas), planet (planeta) e profit (lucro).

11 Contexto e Tendências

12 Complexidade relacionamentos Comunidades ONGs Empregados Sindicatos
Governos Agências Reguladoras Acionistas Comunidades Fornecedores Mídia Clientes ONGs Sindicatos Empregados Mercado Financeiro A empresa

13 sustentabilidade transparência Novas Demandas Redes sociais
Stakeholder sociedade Práticas sustentáveis Reputação confiabilidade normas Responsabilidade social corporativa Gestão de resíduos Regulamentações Eficiência energética sustentabilidade Leis Mudanças climáticas privacidade governança Redes sociais Criação de Valor Rio + 20 Investimento social controles Trabalho voluntário performance engajamento conformidade legitimidade relacionamentos cidadania

14 na estratégia das empresas
Sustentabilidade na estratégia das empresas Conformidades Standards Certificações Indicadores Ethos GRI; ISE-Bovespa Dow J., outross Expectativas Sociedde/ Stakeholders Global Compact. PNUMA, Milenium Huma Rights Dec ASPECTOS LEGAL Á R E A S S U P O R T E O P E R A Ç Õ E S V I S Ã O CLIENTES FORNECEDORES SHAREHOLDERS INVESTIDORS COMUNIDADES ONGs ENTIDADES PÚBLICAS INST. EDU. MÍDIA OUTROS AMBIENTAL ECONÔMICO SOCIAL MISSÃO VALORES OBJETIVOS ESTRATÉGIA POLÍTICAS DRIVERS PLANOS E M P R E G A D O S C R I A Ç Ã O D E V A L O R E X C E L Ê N C I A Tripé da Sustentabilidade Engajamento Stakeholder Referências Externas

15 Gestão  Adequação e conformidade Normas Padrões Diretrizes
Ferramentas Pactos/iniciativas  Análise dos impactos e dos riscos do negócio  Mapeamento dos stakeholders/públicos de interesse

16 Oportunidades Adaptação e antecipação às demandas
Diferenciação de produtos, serviços Reputação e imagem Criação de novos produtos Criação/participação novos mercados Vantagem das MPEs  Agilidade para mudanças

17 Competitividade Permanece no mercado Sai do mercado
Se destaca no mercado Conquista novos mercados

18 Sustentabilidade é processo
Sustentabilidade nos negócios é um processo permanente de aperfeiçoamento das práticas de negócio

19 Alguns passos importantes
Compreender o tema, conceitos, cenário, tendências Entender o contexto (onde a empresa se situa) Realizar uma auto-avaliação Mapear os públicos de interesse e expectativas Identificar dos pontos mais relevantes e críticos para organização Fortalecer pontos positivos Transformar ameaças em oportunidades Priorizar as mudanças (risco, relevância, viabilidade) Planejar as ações Monitorar Divulgar

20 Levar em consideração Fundamental comprometimento das lideranças
Envolver as pessoas, parceiros e públicos interessados no processo (engajamento) Conscientizar e treinar os empregados nos temas Definir metas de curto, médio e longo prazo Ter indicadores claros e objetivos Obter resultados rápidos Compartilhar e celebrar os resultados

21 Temas Indicadores Ethos Valores, Transparência e Governança;
Público Interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Consumidores e Clientes; Comunidade; e Governo e Sociedade.

22 Pacto Global Direitos Humanos
1) As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e 2) Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

23 Pacto Global Trabalho 3) As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; 4) A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; 5) A abolição efetiva do trabalho infantil; e 6) Eliminar a discriminação no emprego.

24 Pacto Global Meio Ambiente
7) As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; 8) Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e 9) Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

25 Pacto Global Contra a Corrupção
10) As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

26 Atuação SEBRAE Promover a sustentabilidade como fator de competitividade para as MPE mantendo o foco do seu atendimento em dois eixos prioritários, com a devida adequação aos diferentes segmentos – Empreendedor Individual; Microempresa e Empresa de Pequeno Porte; Produtor Rural e Potencial Empresário – e seguindo os parâmetros das políticas nacionais. Eixos estratégicos Gestão de Resíduos Sólidos Eficiência Energética

27 Gestão de Resíduos Sólidos

28 Política Nacional de Resíduos Sólidos
(PNMA 6938/1981) Tem como principal objetivo apresentar diretrizes, princípios e instrumentos para tratar da gestão eficiente e sustentável dos resíduos sólidos em âmbito federal Diretrizes nacionais Regulamentações Regionais/locais Desdobramentos setorias Conceito de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

29 Política Nacional de Resíduos Sólidos
(PNMA 6938/1981) Fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores de certos produtos obrigação de implantação de procedimento para retorno e destinação final ambientalmente adequada. Extração Produção Distribuição Comercialização Descarte Produtos: agrotóxicos e suas embalagens, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes e suas embalagens, lâmpadas fluorescentes e produtos eletroeletrônicos

30 Gestão de Resíduos Sólidos Responsabilidades Poder Público
Consumidores Empresas (toda a cadeia de valor) Oportunidades Incentivos fiscais Linhas de financiamento especial Novos produtos e serviços

31 Gestão de Resíduos Sólidos Dicas rápidas
Repense, Reduza, Reutilize, Recicle os resíduos Atenção lixo eletrônico Repense as embalagens Aumente a oferta de pontos para coleta seletiva Informe e conscientize os clientes Atenção ao descarte de Óleos Inove - Invista e estimule a geração de novas ideias

32 Ação do SEBRAE Eixo Resíduos Sólidos
 Reutilização e redução de resíduos (economia de matéria prima e redução do custo de manejo de resíduos);  Reciclagem de resíduos;  Inserção na cadeia de limpeza e de manejo de resíduos, com foco, em especial, nos catadores;  Inovação em produtos, serviços e processos com melhores resultados para a sustentabilidade da empresa.

33 Eficiência Energética

34 Eficiência Energética
Como o uso racional dos recursos naturais pode tornar a empresa mais eficiente e, conseqüentemente, reduzir os custos de sua operação?

35 Eficiência Energética
Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL - tem possibilitado ao Sistema SEBRAE, por meio de parcerias, o desenvolvimento de produtos que promovem a eficiência energética nas MPE atendidas pelo SEBRAE Em 2001, a Lei nº , conhecida como Lei da Eficiência Energética, ampliou o arcabouço legal para abranger toda e qualquer forma de energia e enfatizar a "eficiência". Essa lei está sendo revista no contexto da elaboração do Plano Nacional de Eficiência Energética, previsto no Plano Nacional de Energia 2030

36 Eficiência Energética
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou a tradução da ISO Trata de "Sistema de Gestão de Energia” Oferece práticas e ferramentas para a eficiência energética tornar-se parte do plano de sustentabilidade de qualquer organização.

37 Eficiência Energética
Medidas de concepção: projeto Medidas corretivas: corrigir para eliminar altos custos Medidas preventivas: ações inteligentes destinadas a evitar ou minimizar custos e perdas De onde vêm os desperdícios? Por que se transformaram em desperdícios? Como reduzi-los ou eliminá-los?

38 Eficiência Energética
Dicas Impressões conscientes Imprimir frente e verso Troca de produtos descartáveis por duráveis Utilização consciente das lâmpadas e equipamentos Troca de lâmpadas Equipamentos inteligentes Utilização racional de elevadores Controle de temperatura do ambiente Racionalização dos transporte (estimulo a caronas) Horário flexível

39 Eficiência Energética
A ação do SEBRAE Redução de perdas de energia no processo produtivo e de acesso ao mercado; Redução da participação do insumo energia no custo do produto e do negócio; Inovação em produtos, serviços e processos com melhores resultados para a sustentabilidade da empresa.

40 Implementação Coerência e alinhamento com Flexibilidade
1) O diagnóstico que inicia qualquer atendimento contemple uma avaliação sobre as práticas sustentáveis na gestão do negócio; 2) Em todos os atendimentos sejam considerados a pertinência de ações relacionadas aos dois eixos prioritários apresentados do Termo de Referência de Sustentabilidade.

41 Implementação Cada unidade do Sistema SEBRAE realizará o processo de implementação dessa estratégia de atendimento com o apoio do Centro SEBRAE de Sustentabilidade, que manterá um arquivo digital atualizado de experiências, iniciativas e ferramentas, testadas em ambientes diversos, para instigar a criatividade e produção de respostas em cada situação espacial, de público e natureza das MPEs

42 Resumo Sustentabilidade é um bom negócio Estratégico Inovação
Processos gestão Riscos e oportunidades Tendência Aplicado a empresas de todos os tamanhos e segmentos Compromisso, participação e planejamento Fundamental para MPEs Atuação do SEBRAE 2 Eixos estratégicos

43 Algumas referências Pacto Global – / Instituto Ethos de Responsabilidade Empresarial GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade

44 contato Alexandre Mac Dowell alex.macdowell@conethics.net
+55 (11)


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