Carregar apresentação
1
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
A oração que exerce, em relação à oração principal, o papel de advérbio/adjunto adverbial.
2
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Condicional Se você tiver tempo, venha aqui amanhã. Comparativa Eles estavam mais tranquilos que nós.
3
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Causal Como a escola era distante, os alunos iam de ônibus. Consecutiva O vendaval foi tão forte, que arrancou árvores.
4
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Conformativa O trabalho será executado conforme determina o contrato. Concessiva Ele era o responsável pela casa, embora fosse uma criança.
5
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Proporcional À medida que o tempo passava, a tensão crescia. Temporal Logo que ela entrou, todos a cumprimentaram.
6
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Final Ele voltou ao país, a fim de trabalhar com o pai.
7
A pontuação e as orações subordinadas adverbiais
A oração subordinada adverbial sempre pode ser separada por vírgulas da oração principal. Opcional quando a oração subordinada está posposta à principal: Ex.: Tudo continuará como está se você não intervier. Tudo continuará como está ,se você não intervier. Obrigatória quando a oração está intercalada ou anteposta à principal: Ex.: Disse que, quando chegar, tomará as providências. Quando chegar, tomará todas as providências.
8
1- Considere as conjunções em destaque nos períodos:
Somente duas equipes se classificarão, como prevê o regulamento. Como havia faltado às aulas, não sabia que a prova fora adiada. O arrogante gerente agia como se fosse o dono da empresa. Se o regulamento do campeonato for bem elaborado, certamente o melhor time será o campeão. Elas se classificam, respectivamente como: CAUSAL, CONFORMATIVA, CONDICIONAL, COMPARATIVA. COMPARATIVA, CAUSAL, CONFORMATIVA, PROPORCIONAL. CONFORMATIVA, CAUSAL, COMPARATIVA, TEMPORAL. CONFORMATIVA, CAUSAL, COMPARATIVA, CONDICIONAL.
9
2- Aponte e classifique as orações subordinadas adverbiais presentes nos textos a seguir.
12
3- Observe, nos períodos a seguir, o emprego da conjunção como em diversos contextos. Em cada um deles ocorre uma oração subordinada adverbial diferente. ( ) Como dizia o poeta, “a vida é a arte do encontro”. ( ) Como não tenho dinheiro, não poderei participar da viagem. ( ) “E cai como uma lágrima de amor.” a- comparativa b-causal c-conformativa
13
4- Construa períodos compostos relacionando as orações colocadas em cada item. Utilize a conjunção subordinativa que julgar mais adequada. a- Este técnico tem trabalhado muito. Os outros técnicos não têm trabalhado tanto. b- Precisamos formar um time. Assim, poderemos participar dos vários campeonatos estudantis. c- Vou dar-lhe um presente. Não quero que ela saiba disso antecipadamente. d- Deve-se investir em saúde e educação. Dessa forma, começarão a surgir perspectivas para o país.
14
5- Pontue os períodos corretamente
5- Pontue os períodos corretamente. a- Como choveu muito o jogo foi transferido. b- Se você tivesse cumprido o que prometera não teria sido punido. c- Logo estaríamos em casa se tudo desse certo. d- Os jogadores como se esperava atuaram sem disposição.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.