A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MONITORA: Sara S. Almeida Gurupi, setembro de 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MONITORA: Sara S. Almeida Gurupi, setembro de 2012"— Transcrição da apresentação:

1 MONITORA: Sara S. Almeida Gurupi, setembro de 2012
LITERATURA MONITORA: Sara S. Almeida Gurupi, setembro de 2012

2 Brasil! Mostra tua cara...

3 Considerações iniciais
A Literatura no Brasil está dividida em duas grandes eras: Era Colonial Era Nacional Que parâmetros foram utilizados para estabelecer tais era? Evolução Política Evolução Econômica Essas eras apresentam subdivisões que são chamadas de “escolas literárias”.

4 Considerações iniciais
Cada uma dessas escolas é estudada separadamente para efeitos didáticos porém , cada uma delas pode antecipar ou retomar características de uma ou outra. Escolas pertencentes a Era Colonial da Literatura brasileira. Evolução Política Evolução Econômica Obs.: A Literatura deve ser vista como algo dinâmico que vai e volta, sempre viva e preparada para despertar a inquietação, a reflexão!!!

5 A Literatura de informação no Brasil – LIB - Quinhentismo
Definição: É a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI ( ), correspondendo à introdução da cultura européia em terras brasileiras. Não se pode falar em uma literatura "do" Brasil, como característica do país naquele período, mas sim em literatura "no" Brasil - uma literatura ligada ao Brasil, mas que denota as ambições e as intenções do homem europeu.

6 A Literatura de informação no Brasil – LIB - Quinhentismo
Contexto Histórico-Cultural Descoberta do Brasil (1500): Necessidade de relatar à metrópole sobre as novas terras; Tais textos constituem a chamada literatura de informação sobre o Brasil; Escrita em estilos variados, dependendo do autor. Não possui cunho estético, ou seja, não foram feitos como obras de arte. O desembarque

7 A Literatura de informação no Brasil – LIB - Quinhentismo
Contexto Histórico-Cultural Qual a importância desses textos? Trazem conhecimento da vida no Brasil, da presença dos índios e de como se deu a colonização. Esse tipo de Literatura pode ser considerada brasileira? Não, pois foi feita num sentido de pensamento estrangeiro. Esses textos dos cronistas servem como referencial para que possamos saber como era a terra, a gente, os costumes, a aparência, a língua, a flora, a fauna do Brasil e dos índios que aqui habitavam.

8 A Literatura de informação no Brasil – LIB - Quinhentismo
Contexto Histórico-Cultural Literatura Informativa Quinhentismo Representava o momento histórico vivido na península Ibérica Literatura Informativa

9 A Literatura de informação no Brasil – LIB - Quinhentismo
Literatura Informativa (dos cronistas ou viajantes) Reflete sobre as grandes navegações; Quem produzia literatura naquele período estava com os olhos voltados para as riquezas materiais (ouro, prata, ferro, madeira, etc.); Exaltava a terra; Uso exagerado de adjetivos, para ampliar a visão sobre a nova terra. De grande importância histórica.

10 A Literatura de informação no Brasil – LIB - Quinhentismo
Literatura Informativa (dos cronistas ou viajantes) Principais autores e obras do período: Pero Vaz de Caminha – “Carta do Achamento do Brasil” (1500) Pero Lopes de Sousa – “Diário de Navegação” (entre 1530 e 1532) Hans Staden – “Viagem ao Brasil” (1557) Pero de Magalhães Gândavo – “”História da Província de Santa Cruz (1576) Gabriel Soares de Sousa – “Tratado Descritivo do Brasil” (1587) Padre Fernão Gardin – “Tratados da terra e gente do Brasil” (sem data)

11 A Literatura de informação no Brasil – LIB - Quinhentismo
Literatura Informativa (dos cronistas ou viajantes) Trecho da carta de Caminha “A Carta do Achamento do Brasil” “... Ali andavam entre eles três ou quatro moças bem novinhas e gentis, com cabelos mui pretos e compridos pelas costas e suas vergonhas tão saradinhas e tão limpas das cabeleiras que de as nós muito bem olharmos não tínhamos nenhuma vergonha.” Com exceção da carta de Pero Vaz de Caminha, considerada o primeiro documento da literatura no Brasil, as principais crônicas da literatura informativa datam da segunda metade do século XVI, fato compreensível, já que a colonização só pode ser contada a partir de 1530.

12 A Literatura de informação no Brasil – LIB - Quinhentismo

13 A Literatura de informação no Brasil – LIB - Quinhentismo
Literatura dos Jesuítas Procurava relatar o trabalho de catequese dos índios; Tinha a intenção pedagógica do teatro e, o caráter moral do ensinamento religioso através do processo de catequização dos índios por meio da obra lírica; Caracteriza o fim do Quinhentismo, tendo esses religiosos pisado o solo brasileiro somente em 1549.

14 A Literatura de informação no Brasil – LIB - Quinhentismo
Literatura dos Jesuítas Do ponto de vista estético, foi a melhor produção literária do Quinhentismo brasileiro. Além da poesia de devoção, os jesuítas cultivaram o teatro de caráter pedagógico, baseado em trechos bíblicos, e as cartas que informavam aos superiores na Europa sobre o andamento dos trabalhos na colônia. Principais autores: Pe. Manoel de Nobrega Fernão Cardim Pe. José de Anchieta

15 Barroco Definição: Foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido no período entre os séculos XVI e XVII. O termo "barroco" deriva da palavra portuguesa homônima que significa "pérola imperfeita" ou joia falsa. Possui divertas denominações, tais como: Marinismo (Itália), Gongorismo (Espanha), Preciosismo (França) e Seiscentismo (na literatura bras.).

16 Barroco Contexto Histórico-Cultural
1517: acontece a Reforma, que divide a Igreja entre católicos e protestantes; 1540: fundação da Companhia de Jesus; 1563: a Igreja dá início ao movimento da Contra-Reforma; Marco inicial no Brasil: Publicação do poema épico “Prosopopéia”, de Bento Teixeira. O Barroco é fruto de uma contexto conflituoso, é a expressão da profunda crise ideológica e da multiplicidade de espírito do homem seiscentista, perdido entre a mentalidade em expansão e os valores medievais defendidos pelo clero e pela nobreza.

17 Barroco Características da linguagem barroca – Quanto ao conteúdo
Conflito entre visão antropocêntrica e teocêntrica; Oposição entre mundo material e mundo espiritual; Conflito entre fé e razão; Cristianismo; Morbidez; Idealização amorosa; Sensualismo e sentimentalismo de culpa cristão; Consciência da efemeridade do tempo; Gosto por raciocínios complexos, desenvolvidos em parábolas e narrativas bíblicas; Carpe diem. Características da linguagem barroca – Quanto à forma Poemas preferencialmente escritos na forma de SONETO (poema de 4 estrofes, sendo 2 quartetos e 2 tercetos, totalizando 14 versos); Gosto pelas inversões e por construções complexas e raras.

18 Barroco Características dos textos Barrocos Jogos de palavras
Jogo de imagens Jogo de construções

19 Barroco Características dos textos Barrocos Jogos de palavras
Os autores barrocos usam frequentemente os trocadilhos e duplos sentidos na construção do poema. As repetições, as anáforas (ex. via-a… via-a) e as paronímias (ex. cores… coros) são, também, muitas vezes usados. Ex.: “(…) Lume dos meus olhos, Olhos da minha alma, Alma do meu corpo. Via-a, e logo amor, Via-a, e Febos logo (…)”

20 Barroco Características dos textos Barrocos Jogo de imagens
Uso de metáforas para dar uma imagem sobre determinado assunto, geralmente como adjectivos. [Ex. Descrevendo as características da sua amada o poeta usa expressões como ouro (para o cabelo), safiras (para os olhos), etc.] Ex.: “ A minha bela ingrata Cabelo de ouro tem, fronte de prata, De bronze o coração, de aço o peito; (…)”

21 Barroco Características dos textos Barrocos Jogo de construções
O poeta abusa das construções frásicas complexas - paralelismos, antíteses, entrelaçamento de versos e, muitas vezes, disposição das palavras em forma de pirâmide e de cruzes. Ex.: “ Mais dura, mais cruel, mais rigorosa (…) Mais rigoroso, mais cruel, mais duro”

22 Que estimula o apetite: prato apetecível
Barroco Que estimula o apetite: prato apetecível A imagem da mulher no Barroco Os poetas barrocos exaltavam a figura da mulher, a mulher passou a ser descrita como um ser apetecível cujos atributos superavam tudo o que havia na natureza de belo. Todavia, tornou-se também satirizada por inúmeros poetas que satirizavam a sua ambição e a vaidade pelo corpo. Ex.: “Na febre do amor-próprio estou ardendo, No frio da tibieza tiritando, No fastio ao bem desfalecendo, Na sezão do meu mal delirando, Na fraqueza do ser, vou falecendo, Na inchação da soberba arrebentado (…)”

23 Barroco Os escritores que mais se destacaram foram: Na poesia: - Gregório de Matos - Bento Teixeira - Botelho de Oliveira - Frei Itaparica Na prosa: - Pe. Antônio Vieira - Sebastião da Rocha Pita - Nuno Marques Pereira. Pe. Antônio Vieira Gregório de Matos

24 Arcadismo/Neoclassicismo
Definição: É um movimento literário que surge na Europa na transição entre os séculos XVII e XVIII. Por ocorrer ao longo do ano de 1700, o período também é chamado de Setecentismo ou Neoclasicismo. Apresenta características do Classicismo português, dando novas tonalidades à arte burguesa. Principais características do Classicismo: Imitação dos autores clássicos gregos e romanos da antigüidade; Uso de uma linguagem sóbria, simples, sem excesso de figuras literárias; Busca da universalidade e impessoalidade. Predomínio da razão sobre os sentimentos; “O doce estilo novo; Uso da mitologia; Idealismo; Amor Platônico;

25 Arcadismo/Neoclassicismo
Contexto Histórico-Cultural Vivia-se o “século das luzes”; O iluminismo burguês preparava as condições para a realização da Revolução Francesa; Rompe com a solenidade do Barroco, seus exageros e excessos, tingindo as artes de uma nova tonalidade burguesa. O nome dessa escola é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia, tida como ideal de inspiração poética. Segundo a mitologia, teria sido o berço de Zeus e dominada pelo deus Pã amante das fontes, das sombras dos bosques e da companhia das Ninfas, e habitada por pastores, que viviam de modo simples e espontâneo e se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.

26 Arcadismo/Neoclassicismo
Contexto Histórico-Cultural No Brasil, o Arcadismo encontrou expressão num grupo de poetas que viviam em Minas Gerais, mais precisamente em Vila Rica (hoje Ouro Preto), o principal centro econômico do país, no século XVIII, em razão da descoberta de ouro e diamante.

27 Arcadismo/Neoclassicismo
Características: Inspiram-se nos moldes da cultura greco-romana; idealização da VIDA NATURAL, em oposição à vida urbana; a HUMILDADE, em oposição aos gastos exorbitantes da nobreza; o RACIONALISMO, em oposição a fé; a LINGUAGEM SIMPLES E DIRETA, em oposição à linguagem complexa e elitista do Barroco.

28 Arcadismo/Neoclassicismo
Produção Literária Poesia Lírica Arcadismo Estilos poéticos Poesia Épica

29 Bons estudos!!!


Carregar ppt "MONITORA: Sara S. Almeida Gurupi, setembro de 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google