A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEQUÊNCIA DIDÁTICA. OBJETIVO Esta sequência didática tem por objetivo:  Levar os alunos a compreenderem a tipologia textual lendas, bem como sua estrutura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEQUÊNCIA DIDÁTICA. OBJETIVO Esta sequência didática tem por objetivo:  Levar os alunos a compreenderem a tipologia textual lendas, bem como sua estrutura."— Transcrição da apresentação:

1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA

2 OBJETIVO Esta sequência didática tem por objetivo:  Levar os alunos a compreenderem a tipologia textual lendas, bem como sua estrutura composicional, sua finalidade e origem histórica;  Proporcionar aos alunos o contato direto com o texto lenda e seus portadores;  Facilitar o acesso às lendas, suas origens e versões mais aceitas através de vídeos, pesquisas na internet, entrevistas e leitura de livros;  Mediar a produção da tipologia textual em estudo através do estudo dirigido, das duplas produtivas, da correção coletiva e da autocorreção.

3 1ª AULA  Dar as boas vindas aos alunos e questioná-los sobre as férias.  Propor a brincadeira da forca com o nome do tema do mês de agosto – FOLCLORE.  Perguntar o que sabem sobre folclore.  Pedir que procurem no dicionário o significado da palavra folclore e copiem em seu caderno.  Entregar um texto sobre a origem do folclore no Brasil. Pedir que leiam e colem no caderno. Ouvir a opinião dos alunos.  Explicar que farão um livro de lendas que será apresentado em um “Chá com lendas”.  Pedir que façam uma lista de lendas que conhecem. Escrever em um cartaz e fixar na sala.

4 2ª AULA  Fazer a dinâmica da Batata-quente. Colocar figuras dos personagens das lendas (citados pelos alunos no dia anterior) dentro de uma caixinha. Ao som da palavra “queimou”, o aluno com quem estiver a caixinha tira uma figura e conta a lenda ou pelo menos fala o que sabe sobre o personagem folclórico.  Perguntar se os alunos sabem o que são lendas. Ouvir os alunos.  Entregar um texto sobre a origem das lendas, pedir que os alunos leiam e colem em seus cadernos.  Explicar aos alunos que eles precisam saber como é a estrutura de uma narrativa já que escreverão uma coletânea de Lendas. Escrever no quadro as palavras “SITUAÇÃO INICIAL – CONFLITO – CLÍMAX – EPÍLOGO” e explicar cada etapa.

5  Entregar aos alunos a cópia da Lenda do Negrinho do Pastoreio e pedir que eles identifiquem a “SITUAÇÃO INICIAL – CONFLITO – CLÍMAX – EPÍLOGO”.  Ouvir a opinião de cada aluno.  Mediar a discussão e ajudá-los na conclusão da atividade.

6 3ª AULA  Levar os alunos à biblioteca para assistir ao vídeo “Sítio do Picapau Amarelo – O Saci” no endereço eletrônico  Pedir que anotem as informações mais importantes sobre a lenda do saci e sobre as outras lendas citadas.  Após assistir o vídeo fazer interpretação oral do episódio e pedir que os alunos escrevam a lenda do Saci-Pererê. (Excelente, assim teria como realizar a avaliação diagnóstica).  Perguntar a eles se escreveram toda a lenda e se lembraram da estrutura da narrativa: SITUAÇÃO INICIAL – CONFLITO – CLÍMAX – EPÍLOGO”.  Após a escrita da lenda pedir que os alunos troquem seus textos para ler e fazer correção das narrativas uns dos outros.  Ouvir os alunos para saber o que acharam do texto uns dos outros.  Entregar a lenda do saci para que leiam e comparem com seus textos.

7 4ª AULA  Dia de pesquisar. Disponibilizar material para que os alunos possam ler várias lendas. Livros, internet, vídeos, imagens. (Ótimo! Explorar diferentes autores sobre o mesmo gênero)  Pedir que completem as informações do dia anterior com novas anotações sobre as diversas lendas.  Dividi-los em duplas e explicar que cada dupla escolherá uma lenda e que a dupla mais votada escreverá uma lenda urbana.  Deixar que as duplas conversem e decidam qual lenda escolherão.  Lembrá-los que farão a apresentação das lendas em uma manhã no “Chá com Lendas”.  Propor a confecção de algumas dobraduras para ilustrar os cartazes com o dia e a hora do evento.  Pedir que conversem com os pais, avós sobre as lendas e obter mais informações.

8 5ª AULA  Deixar que os alunos compartilhem com os colegas as informações que obtiveram com seus pais.  Explicar aos alunos que toda lenda começa com a Situação Inicial onde o mito é apresentado de uma forma narrativo/descritiva.  Pedir que os alunos iniciem a escrita da Situação Inicial.  Orientar as duplas a juntarem-se e trocarem os textos produzidos.  Entregar a cada dupla uma cópia do início de suas lendas e uma imagem do mito escolhido.  Deixar que as duplas re-escrevam seus textos (um por dupla).  Disponibilizar dicionários.  Ajudar na correção. ( Análise linguística).

9 6ª AULA  Reunir novamente as duplas e pedir que escrevam o conflito/clímax de suas lendas.  Usar legendas para fazer correção dos textos já produzidos.  Levá-los à biblioteca para ver a história em quadrinhos da turma da Mônica sobre Folclore e Lendas. Pedir que anotem as informãções mais importantes.  Fazer interpretação oral da HQ.  Deixar que leiam e discutam sobre o que já foi escrito, o que deve ser mudado, o que deve permanecer.  Trocar os textos com outras duplas. Ouvir a opinião dos colegas.  Disponibilizar dicionários.

10 7ª AULA  Dia da votação. Explicar que terminarão os textos, farão as últimas correções e escolherão o melhor.  Entregar os textos escritos nos últimos dias e deixar que terminem o texto encerrando com o epílogo (que nem sempre é um final feliz).  Colocar no quadro, lembretes para que os alunos consigam fazer a correção de seus textos: * Parágrafo, letra maiúscula, começo, meio, fim, evitar repetições de palavras, pontuação etc. (Análise linguística)  Ajudá-los na correção.  Pedir que levem seus textos a alguma professora ou funcionário da escola para que possam ler e dar sua opinião.  Promover a votação entre os alunos para escolher a melhor produção.  Começar a confecção das ilustrações.

11 8ª AULA  Levar os alunos à biblioteca para assistirem um vídeo sobre uma lenda urbana chamada “O amigo invisível” share_video_user share_video_user  E um slide da turma da Mônica sobre uma lenda urbana “A loira do banheiro”  Através de votação, deixar que os alunos escolham qual lenda urbana deve ser incorporada à coletânea de Lendas e apresentada no dia do “Chá com Lendas”.  A dupla escolhida no dia anterior começa a escrever essa nova lenda e os outros alunos cuidam das ilustrações.  Confeccionar os convites para a manhã das apresentações  Fazer a correção coletiva desta última lenda e verificar se todas as duplas passaram seus textos à limpo.

12 9ª AULA  Iniciar à aula lembrando os alunos de que na manhã seguinte será o “Chá com Lendas”.  Explicar que eles devem estar preparados para as apresentações e eventuais imprevistos.  Propor que as duplas apresentem suas lendas na sala de aula para os outros colegas, a professora, e para uma convidada especial – a coordenadora da escola.  Fazer observações e dar as últimas recomendações.  Ensaiar a dramatização da lenda urbana escrita pela dupla mais votada pela turma.

13 10ª AULA  Acalmar os alunos e ajudá-los nos preparativos.  Apresentação. Chá (comes e bebes).  Fazer uma avaliação do trabalho com os alunos. “Os pais se agradaram? Quais os comentários? A apresentação agradou a todos? Quais as críticas? Em que poderíamos melhorar?”

14 JOSÉLIA COSTA GONÇALVES

15


Carregar ppt "SEQUÊNCIA DIDÁTICA. OBJETIVO Esta sequência didática tem por objetivo:  Levar os alunos a compreenderem a tipologia textual lendas, bem como sua estrutura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google