A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Pastoral da Juventude é herdeira de uma história que vem sendo construída em nosso país desde 1930 com a chamada Ação Católica. Por volta de 1920, o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Pastoral da Juventude é herdeira de uma história que vem sendo construída em nosso país desde 1930 com a chamada Ação Católica. Por volta de 1920, o."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Pastoral da Juventude é herdeira de uma história que vem sendo construída em nosso país desde 1930 com a chamada Ação Católica. Por volta de 1920, o Papa Pio XI preocupado com a missão da Igreja diante dos desafios e das grandes mudanças na realidade mundial (processo de urbanização e industrialização), estimulou a chamada Ação Católica que era o espaço de participação dos leigos católicos no apostolado hierárquico da Igreja, para a difusão e a atuação dos princípios católicos na vida pessoal, familiar e social. A Pastoral da Juventude é herdeira de uma história que vem sendo construída em nosso país desde 1930 com a chamada Ação Católica. Por volta de 1920, o Papa Pio XI preocupado com a missão da Igreja diante dos desafios e das grandes mudanças na realidade mundial (processo de urbanização e industrialização), estimulou a chamada Ação Católica que era o espaço de participação dos leigos católicos no apostolado hierárquico da Igreja, para a difusão e a atuação dos princípios católicos na vida pessoal, familiar e social.

3 A Ação Católica no Brasil foi marcada por dois momentos distintos. O primeiro, com a chamada Ação Católica Geral (de 1932 a 1950), e o segundo momento, a Ação Católica Especializada (de 1950 a 1960). Com a Ação Católica Especializada e os seus grupos JAC (Juventude Agrária Católica), JUC (Juventude Universitária Católica), JEC (Juventude Estudantil Católica) e JOC (Juventude Operária Católica) percebemos o início de um novo modelo de evangelização para os jovens.

4 A Pastoral de Juventude herdou muita coisa deste período, como o método Ver-Julgar-Agir; uma prática transformadora a partir da realidade; a descoberta da dimensão política da fé; o protagonismo dos jovens e a presença do Deus Libertador nas lutas do povo.

5 Mas o surgimento de uma Pastoral Juventude Orgânica e transformadora como conhecemos hoje foi sendo gestado na década de 70 por iniciativa da própria CNBB e iluminado por um novo modelo de Igreja Latino-americana que vinha sendo construído através das conclusões e encaminhamentos das Conferências dos Bispos da América Latina ocorridas em Medelin (1968) e Puebla (1979).

6 Foram nascendo e se organizando as pastorais de juventude: PJ - Pastoral da Juventude, organiza-se a partir dos grupos nas comunidades; PJE - Pastoral da Juventude Estudantil, organiza-se a partir dos grupos nas escolas; PJMP - Pastoral da Juventude do Meio Popular, organiza-se a partir dos grupos do meio popular, tendo como referência a classe social; e PJR - Pastoral da Juventude Rural, organiza-se a partir dos grupos de jovens na zona rural.

7 Essas pastorais assumem a espiritualidade que une a fé e a vida, a eclesiologia de comunhão e participação, valoriza a história e a caminhada feita, assume uma metodologia que parte da realidade, que reflete, estuda, planeja ações, celebra a caminhada, avalia sempre sua prática, assume os diferentes ambientes onde vivem os jovens

8 Em 1983, a CNBB criou o Setor de Juventude, com o objetivo de assumir mais concretamente as orientações da Igreja na América Latina. Assumiu a Pastoral Orgânica da Juventude, tendo o jovem como protagonista de sua ação evangelizadora, visando favorecer a articulação dos jovens a partir dos ambientes onde vivem. Não é uma ação planejada para jovens e, sim, a partir deles “jovens evangelizando jovens” com acompanhamento de assessores.

9 No Ano Internacional da Juventude (1985), criou-se o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Desde então, o DNJ é celebrado todos os anos, reunindo milhares de jovens em todo o país.

10 Em 1989, a coordenação nacional da Pastoral da Juventude do Brasil, decidiu criar uma Secretaria Nacional, com um(a) jovem eleito em Assembléia. Organiza, também, o jornal "Juventude" destinado aos grupos de jovens.

11 A grande força da Pastoral da Juventude se dá no Brasil em 1992, marcada pelo tema da Campanha da Fraternidade com o tema: Fraternidade e Juventude, e com o Lema: Juventude Caminho Aberto.

12 A Pastoral da Juventude do Brasil mantém uma estrutura que parte dos grupos de jovens articulados em coordenações nos diversos níveis e ambientes. Ela assume também a assessoria como um ministério de acompanhamento e formação dos jovens e de sua pastoral e, também, a busca do diálogo com as Congregações e Movimentos eclesiais que trabalham com jovens.

13 “Só uma Juventude organizada, será uma juventude forte.” (PUEBLA, 1185/1188).

14 O que é PJ?

15 Pastoral da Juventude (PJ) é uma organização de jovens brasileiros ligada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e alinha-se à Teologia da Libertação. Fundamentalmente a Pastoral da Juventude é organizada desde os Grupos de Base, formada por jovens nas comunidades, até a Coordenação Nacional. A instância máxima de é a Reunião Ampliada. Nela são definidos projetos, prioridades e é eleita a secretaria nacional. Na estrutura da Pastoral da Juventude, a Secretaria Nacional é um serviço que junto da Coordenação Nacional é responsável por dar conta da organização de um modo geral. Esta estrutura se repete em todas as instâncias (regionais, diocesanas, paroquiais).jovens brasileirosConferência Nacional dos Bispos do BrasilTeologia da Libertação

16 Objetivo Geral Dinamizar a evangelização da juventude do Oeste Catarinense em suas diferentes realidades, tendo presente o protagonismo juvenil, a diversidade cultural e a formação integral, contribuindo assim para a formação da nova pessoa, da Igreja e da sociedade, em vista do Reino de Deus.

17 O que são os Grupos de Base? Grupos de base são grupos que se criam relacionamentos de irmãos, confrontando a vida com o Evangelho e formando lideranças jovens para o engajamento na comunidade eclesial e na sociedade. O modelo dos grupos de base é o grupo de Jesus: os Doze. Um grupo pequeno, no qual se pode partilhar a vida e cultivar a amizade.

18 O grupo é a célula da PJ. Ele é a experiência central da proposta pedagógica e evangelizadora da PJ. Toda organização existe em função dos grupos de jovens, mas isso não significa que ela se reduza a sua simples união. A missão da PJ é bem mais ampla. Ela não tem por objetivo atingir apenas os(as) jovens que freqüentam os grupos.

19 Etapas:

20 PASTORAL DA JUVENTUDE NA DIOCESE DE CHAPECÓ 1979: A partir de Puebla e da opção preferencial pelos jovens é que em Santa Catarina e na Diocese de Chapecó começa a ser pensada uma Pastoral da Juventude

21 1980 à 1982: Se voltam os trabalhos para a organização dos grupos de base

22 1985: Acontece a 1ª Concentração Diocesana da PJ em Chapecó ( + de jovens)

23 1986: Iniciam-se os primeiros grupos de PJE na Diocese.

24 1988: a PJ promove um Curso criatividade bíblica

25 1990: Realiza-se a 1ª Assembléia Diocesana da PJ (Nesta assembléia priorizou-se os meios específicos e definiu-se coordenações para as PJs : PJR, PJU e PJE)

26 1992: Realiza-se a 2ª Concentração Diocesana da PJ e a 1ª Romaria da Juventude na EFAPI em Chapecó

27 1995: 1º Festival da Canção da PJ Diocesana

28 1997: Realizam-se entre ajudas da PJMP e PJR – Elabora-se o Projeto Diocesano de Missões Jovens e concretiza-se a 1ª Missão Jovem em Palmitos. Acontece também neste ano a 3ª Concentração Diocesana da PJ

29 2000: Inicia-se os projetos das Escolas de Formação através da nucleação das Regiões Pastorais da Diocese e 2ª Assembléia Diocesana da PJ

30 2003: Realiza-se a 3ª Assembléia Diocesana da PJ em Chapecó

31 2006: Jornada da Confiança, 4ª Concentração Diocesana da PJ e 4ª ADPJ

32 E hoje continuemos essa bonita caminhada como PJteiros (as) da Diocese de Chapecó. Lutando por nossos objetivos.


Carregar ppt "A Pastoral da Juventude é herdeira de uma história que vem sendo construída em nosso país desde 1930 com a chamada Ação Católica. Por volta de 1920, o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google