A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Processo de Socialização - Crianças Selvagens A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Processo de Socialização - Crianças Selvagens A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura."— Transcrição da apresentação:

1 O Processo de Socialização - Crianças Selvagens A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura - Designam-se “meninos (as) selvagens”, todas as crianças que nos primeiros anos de vida foram privadas de socialização, de modelos humanos, e viveram, desde aí, em total isolamento: •São incapazes de falar, não se deslocam como seres humanos e, por vezes, adoptaram comportamentos animais. Existem pelo menos três espécies de crianças selvagens: •As que sobreviveram por si próprias (contra todas as expectativas) - Victor de Aveyron (1800); •As que foram criadas e sustentadas por animais (lobos, cães, babuínos, etc.) - irmãs Amala e Kamala de Midnapore (1920), o menino-gazela da Síria (1946) ou Isabel, Portugal (1981); •As que cresceram em quase total isolamento (fechadas em infra-estruturas e sem praticamente nenhum contacto humano) - Genie de Los Angeles (1970). Amala e Kamala

2 A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura O Processo de Socialização - Crianças Selvagens Amala e Kamala Genie menino-gazela da Síria

3 O Processo de Socialização - Crianças Selvagens A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura A maioria das “crianças selvagens”, uma vez recolhida, revela alguns aspectos comuns: •Acentuada dificuldade de interacção; •Ausência total ou parcial de bipedismo, acompanhada de um grande desenvolvimento muscular dos membros superiores; •Acuidade visual nocturna e capacidades olfactivas superiores às dos seres humanos socializados; •Sistema de comunicação e de vocalização baseados em sons de animais; •Preferência por alimentos crus e pela companhia de animais domésticos; •Reduzida expressão facial; •Relativa insensibilidade ao frio e ao calor ambientais; •Ritmos de sono coincidentes com o intervalo de tempo entre o anoitecer e a aurora; •Indiferença em relação à sexualidade (verificada em alguns casos).

4 O Processo de Socialização - Crianças Selvagens A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura •As investigações e registos sobre “crianças selvagens” mostram-nos que a interacção precoce com outros seres humanos são condição indispensável para o desenvolvimento das competências linguísticas, cognitivas, afectivas, sociais e culturais. •Se, num determinado momento - “período sensível” - da maturação do córtex cerebral esquerdo forem vedados os estímulos necessários ao desenvolvimento das capacidades linguísticas, acreditam hoje grande parte dos investigadores, que será impossível desenvolver as capacidades associadas à linguagem e à cognição, pelo menos no que se refere às de nível superior.

5 O Processo de Socialização - Crianças Selvagens A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura •É neste período, a que alguns chamam “janela de oportunidades”, que a criança se humaniza, em resultado da interacção social e do contacto com os outros. Passada a idade para desenvolver a linguagem - a infância - inúmeras possibilidades parecem desaparecer, aparentemente de forma quase irreversível. •Os estímulos externos, nomeadamente os que implicam as chamadas competências relacionais do bebé, a observação e imitação, bem como, as competências simbólicas são fontes promotoras da maturação do córtex. Deste modo, poder-se-á concluir que há uma predisposição genética para a socialização.


Carregar ppt "O Processo de Socialização - Crianças Selvagens A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google