A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PATRIMÓNIO COMUM DA HUMANIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PATRIMÓNIO COMUM DA HUMANIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 PATRIMÓNIO COMUM DA HUMANIDADE
CP4 – Processos Identitários

2 Técnico de Organização de Eventos

3 PATRIMÓNIO COMUM DA HUMANIDADE
O conceito de Património Comum da Humanidade só faz sentido enquanto reportado ao globo na sua totalidade e à sustentabilidade da vida na terra. O património é o legado que recebemos do passado, vivemos no presente e transmitimos às futuras gerações. O nosso património cultural e natural é fonte insubstituível de vida e inspiração, o nosso ponto de referência , a nossa identidade. O que faz com que o conceito de Património Mundial seja excepcional é a sua aplicação universal. Os sítios do património mundial pertencem a todos os povos do mundo independentemente do território onde estejam localizados

4 A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), propõe-se a promover a identificação, a protecção e a preservação do património cultural e natural de todo o mundo, considerado especialmente valioso para a humanidade. Este objectivo está incorporado num tratado internacional denominado Convenção sobre a protecção do património mundial cultural e natural, aprovada pela UNESCO em 1972.

5 Património cultural: é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, cientifico, etnológico ou antropológico. Património natural: designa as formações físicas, biológicas ou geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor cientifico, de conservação ou estético.

6 Património Mundial

7 Património Mundial critérios
Para que algum lugar seja elevado a património comum da humanidade deverá obedecer a pelo menos um dos seguintes dez critérios determinados pela UNESCO: 1. Representar uma obra-prima do génio criador humano. 2. Testemunhar uma troca de influências considerável durante um dado período ou numa área cultural determinada, sobre o desenvolvimento da arquitectura, ou da tecnologia das artes monumentais, da planificação das cidades ou da criação de paisagens.

8 Património Mundial critérios
3. Fornecer um testemunho único ou excepcional sobre uma tradição cultural ou uma civilização viva ou desaparecida; 4. Oferecer um exemplo excepcional de um tipo de construção ou de conjunto arquitectónico ou tecnológico ou de paisagem ilustrando um ou vários períodos significativos da história humana. 5. Constituir um exemplo excepcional de fixação humana ou de ocupação do território tradicionais representativos de uma cultura (ou de várias culturas), sobretudo quando o mesmo se torna vulnerável sob o efeito de mutações irreversíveis.

9 Património Mundial critérios
6. Estar directa ou materialmente associado a acontecimentos ou a tradições vivas, a ideias, a crenças, ou a obras artísticas e literárias com um significado universal excepcional. 7. Serem exemplos excepcionais representativos dos grandes estádios da história da terra, incluindo o testemunho da vida, de processos geológicos em curso no desenvolvimento das formas terrestres ou de elementos geomórficos ou fisiográficos de grande significado.

10 8. Serem exemplos excepcionais representativos de processos ecológicos e biológicos em curso na evolução e no desenvolvimento de ecossistemas e de comunidades de plantas e de animais terrestres, aquáticos, costeiros e marinhos. 9. Representarem fenómenos naturais ou áreas de uma beleza natural e de uma importância estética excepcional. 10. Conter os habitats naturais mais representativos e mais importantes para a conservação in situ da diversidade biológica, incluindo aqueles onde sobrevivem espécies ameaçadas que tenham um valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação.

11 A Amazónia

12 A Amazónia A Amazónia está situada em sua porção no centro norte do Brasil; e é cortada pela linha equatorial e, portanto, compreendida em áreas de baixas latitudes. Ocupa cerca de 2/5 do continente e mais da metade do Brasil. Inclui 9 países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). A Amazónia brasileira compreende Km2, o que equivale a 42,07% do país. A chamada Amazónia Legal é maior ainda, cobrindo 60% do território em um total de cinco milhões de Km2. Ela abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins.

13 Amazónia

14 A Amazónia O clima é do tipo equatorial, quente e húmido, com a temperatura variando pouco durante o ano, em torno de 26ºC.É muito comum na região, os períodos de chuva provocados em grande parte pelo vapor de água trazido do leste pelos ventos. A grande bacia fluvial do Amazonas possui 1/5 da disponibilidade mundial de água doce e é recoberta pela maior floresta equatorial do mundo, correspondendo a 1/3 das reservas florestais da Terra. Apesar de ser o maior estado brasileiro (Amazonas), possui a menor densidade demográfica humana, com menos de 10% da população do país, habitantes.

15 Desflorestando o Pulmão do Mundo
A Amazónia Desflorestando o Pulmão do Mundo A Amazónia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desaparecimento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazónia. Sobretudo a partir de 1988, desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazónia no equilíbrio da biosfera e das consequências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra.

16

17 Povos Primitivos A Amazónia é um dos poucos redutos do planeta onde ainda vivem povos humanos primitivos, dezenas de tribos que espalham-se em territórios dentro da mata, mantendo seus próprios costumes, linguagens e culturas, inalterados por milhares de anos. Antropólogos acreditam que ainda existam povos primitivos desconhecidos, vivendo nas regiões mais inóspitas e inacessíveis. As características do clima e do solo da região Amazónica, pouco propícias à conservação de materiais, não deixaram muitos vestígios sobre a vida dos povos pré-colombianos. Mas o património arqueológico é precioso, com registos que chegam a A.C. A riqueza da cerâmica, com suas pinturas elaboradas, demonstra que muitos desses povos atingiram um estágio avançado de organização social, sempre guiados por uma forte relação com a natureza

18

19 Folclore As origens do folclore da região amazónica se perdem no tempo, mas as raízes indígenas e africanas continuam presentes e são encontradas em diversas manifestações culturais, mostrando influência de todos esses povos, transformada em rituais próprios e característicos da região. Na dança, na música como o carimbó, marabaixo e o boi-bumbá.

20 Algumas Tribos Indígenas da Floresta Amazónia
Arara Bororo Gavião Katukina Kayapó Kulína Marubo Sateré – Mawé Tenharim Tikuna Tukâno Wai-Wai Yanomami

21 Espécies em EXTINÇÃO A Floresta Amazónica  e toda a sua biodiversidade estão sendo ameaçadas  de extinção, devido ao grande índice de desaparecimento da floresta,  queimadas, e contrabando e extração inadequada de espécies de plantas e de animais.  A Floresta Amazónica  abriga em toda sua extensão muita diversificação em sua fauna e na flora. Devido aos fatores que foram citados a cima (desaparecimento da floresta, queimadas, extração e contrabando) a extinção de diversas  espécies de animais e de plantas  é um dos grandes problemas da atualidade brasileira.

22 As queimadas excessivas é uma das principais causas da extinção de muitos animais na Floresta Amazónica, isso ocorre por causa da destruição dos habitats de cada animal, e desta forma muitos morrem, ou os que sobrevivem não conseguem se adaptar com facilidade e tem sérios problemas para se alimentar e geralmente procuram outros lugares para sobreviver.

23

24 Formando Paulo Carvalhuço N. 19 Formadora Marta Cruz
Curso Técnico de organização de Eventos Centro de Reabilitação Profissional de Alcoitão Instituto do Emprego e Formação Profissional Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo

25 FIM


Carregar ppt "PATRIMÓNIO COMUM DA HUMANIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google