Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCamila Montano Alterado mais de 9 anos atrás
1
CIRCUITO BATISTANO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS I CBEP
2
LIMITES NAS SÉRIES INICIAIS
A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE PERSONALIDADE E RENDIMENTO ESCOLAR
3
A ANATOMIA NEUROLÓGICA HUMANA:
4
AS TRÊS FORMAS DE COMPORTAMENTO HUMANO
5
ESTILO VEGETAL: BUSCA A SOBREVIVÊNCIA NAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS QUE ENCONTRA. INDISCIPLINA PASSIVA. PROCURA TRANSFORMAR SEUS PROVEDORES EM ESCRAVOS.
6
ESTILO ANIMAL: BUSCA A SACIEDADE DOS SEUS INSTINTOS.
ASSIM QUE O INSTINTO É SACIADO, O INCÔMODO VOLTA. A CRIANÇA SE LIVRA DO PROBLEMA, MAS NÃO O RESOLVE.
7
ESTILO HUMANO: DOTADO DE INTELIGÊNCIA, BUSCA A FELICIDADE.
OS LIMITES NÃO SÃO VISTOS COMO BARREIRAS CASTRADORAS, MAS COMO BASES PARA A SUPERAÇÃO.
8
OS LIMITES ENTRE E ANOS
9
NECESSIDADES: GRANDE ATIVIDADE FÍSICA; BASES PARA A ADOLESCÊNCIA;
RELACIONAMENTO HARMONIOSO COM OS PAIS; AUMENTAR O CÍRCULO DE AMIZADES;
10
NECESSIDADES: SENTIR-SE IMPORTANTE NA FAMÍLIA;
DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO; MAIOR INDEPENDÊNCIA.
11
TAREFAS DOS PAIS: ESTABELECER PERÍODOS DE REPOUSO;
SUPERVISIONAR O CUMPRIMENTO DAS COMBINAÇÕES, PREMIANDO OU RESPONSABILIZANDO; EXIGIR QUE DIGAM ONDE ESTARÃO E COM QUEM;
12
TAREFAS DOS PAIS: CONVERSAR DIARIAMENTE COM OS FILHOS;
ALERTAR SOBRE A POSSIBILIDADE DAS DROGAS; TRANQUILIZÁ-LO QUANTO AO DIZER “NÃO”; PROTEGER OS “TESOUROS” DOS FILHOS;
13
TAREFAS DOS PAIS: NÃO CONFUNDIR RESPEITO COM FALTA DE SUPERVISÃO;
SUPERVISIONAR A HIGIENE PESSOAL; REFORÇAR OS VALORES ÉTICOS; TOLERAR PEQUENAS REBELDIAS.
14
OS LIMITES... A PARTIR DOS 12 ANOS
15
NECESSIDADES: AMOR E AFETO; SEGURANÇA; AMBIENTE FAMILIAR TRANQUILO;
GRUPO DE AMIGOS SAUDÁVEIS; PRIVACIDADE E RESPEITO; PROJETO DE VIDA IMEDIATO, COM OBJETIVOS CLAROS;
16
NECESSIDADES: RESPEITO E COMPREENSÃO EM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES QUE ATRAVESSA; LIBERDADE PARA TOMAR DECISÕES NAS ÁREAS EM QUE JÁ POSSUI MATURIDADE; LIMITES QUE O AJUDEM A PROTEGER-SE DA ONIPOTÊNCIA;
17
NECESSIDADES: POSSUIR VALORES ÉTICOS.
18
TAREFAS DOS PAIS: PREMIAR E RECOMPENSAR A CONDUTA ADEQUADA;
RESPONSABILIZAR POR ATOS INADEQUADOS; DAR AFETO; COMPREENDER; AGIR COM JUSTIÇA E EQUILÍBRIO;
19
TAREFAS DOS PAIS: OUVIR OS FILHOS;
CONSTRUIR AS NORMAS DA FAMÍLIA E EXPLICÁ-LAS CLARAMENTE ; BUSCAR OPORTUNIDADES DE DIÁLOGO SEMPRE; ESTIMULAR POSITIVAMENTE OS FILHOS;
20
TAREFAS DOS PAIS: AGIR COM AUTENTICIDADE;
NÃO ACEITAR QUE OS FILHOS SAIAM SEM DIZER ONDE ESTARÃO E COM QUEM; ESTIMULAR A INDEPENDÊNCIA PROGRESSIVA DOS FILHOS.
21
TUDO ISSO POSTO... LEMBRE-SE DE QUE, QUANDO NECESSÁRIO, A ÚLTIMA PALAVRA SERÁ A DOS PAIS.
22
(PORQUE PARA DAR LIMITES, É PRECISO TER LIMITES !)
OS LIMITES DOS PAIS (PORQUE PARA DAR LIMITES, É PRECISO TER LIMITES !)
23
REGRINHAS BÁSICAS: JAMAIS APLIQUE LIMITES VISANDO SEU PRÓPRIO INTERESSE OU PRAZER PESSOAL; NÃO VIOLE REGRAS; NÃO ESTABELEÇA REGRAS DIFERENTES PARA SEUS FILHOS;
24
REGRINHAS BÁSICAS: NÃO USE OS LIMITES COMO DESCULPA PARA SUA POUCA PACIÊNCIA; NÃO ESPERE QUE SEU FILHO ACEITE E COMPREENDA ALÉM DO QUE AS NECESSIDADES DA IDADE PERMITEM;
25
REGRINHAS BÁSICAS: UTILIZE O BOM SENSO E O EQUILÍBRIO NA HORA DE ESTABELECER OS LIMITES; JAMAIS SE ESQUEÇA DOS DIREITOS DE SEUS FILHOS: AMOR, RESPEITO, SEGURANÇA, IGUALDADE DE TRATAMENTO, JUSTIÇA, TEMPO COM OS PAIS.
26
LIMITES E DISCIPLINA ... ... NA ESCOLA
27
A ESCOLA É... UM ESPAÇO INTERMEDIÁRIO DE EDUCAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A SOCIEDADE, PORTANTO SEUS LIMITES TÊM DE SER MAIS SEVEROS QUE OS FAMILIARES E MAIS SUAVES DO QUE OS DA SOCIEDADE.
28
CAUSAS DA INDISCIPLINA:
DISTÚRBIOS OU TRANSTORNOS DA PSIQUE (EMOCIONAIS OU NEUROLÓGICOS); PROBLEMAS RELACIONAIS; INFLUÊNCIA DE AMIGOS; DISTORÇÕES DA AUTO-ESTIMA; SÍNDROME DA 5ª SÉRIE; USO DE DROGAS OU PSICOATIVOS.
29
COMO A INDISCIPLINA SE MANIFESTA NA ESCOLA:
DESINTERESSE PELO APRENDER; BIRRAS, CHOROS E BRIGAS; BAIXO RENDIMENTO E DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO; PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO;
30
COMO A INDISCIPLINA SE MANIFESTA NA ESCOLA:
“COLA” EM PROVAS E TRABALHOS; BAGUNÇA GENERALIZADA; REPROVAÇÃO; BULLYING E CYBERBULLYING; DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR E VANDALISMO; PEQUENOS FURTOS E ROUBOS.
31
E COMO FICA A FAMÍLIA ???
32
CARTÃO AMARELO PARA OS PAIS QUE:
ACHAM QUE, POR PAGAREM A ESCOLA, ELA É A ÚNICA RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO DOS FILHOS. UTILIZAM O TEMPO DE CONVIVÊNCIA COM OS FILHOS PARA DESEDUCÁ-LOS.
33
CARTÃO VERMELHO PARA OS PAIS QUE:
SE UNEM AOS FILHOS PARA RECLAMAR DA ESCOLA. DEFENDEM O FILHO A QUALQUER CUSTO, MESMO QUE ELE ESTEJA ERRADO.
34
UM FILHO NÃO RESPEITA PAIS QUE SÃO MANIPULADOS POR ELE.
IMPORTANTE: UM FILHO NÃO RESPEITA PAIS QUE SÃO MANIPULADOS POR ELE.
35
BUSCANDO SOLUÇÕES...
36
ALGUMAS SUGESTÕES: RETOMAR A AUTORIDADE EDUCACIONAL (FAMÍLIA E ESCOLA); PROMOVER A “EDUCAÇÃO A SEIS MÃOS” – PAI/MÃE/ESCOLA;
37
ALGUMAS SUGESTÕES: PARTICIPAR ATIVAMENTE DA VIDA ESCOLAR DO FILHO;
ENCAMINHAR A CRIANÇA PARA OS DIAGNÓSTICOS ESPECIALIZADOS NECESSÁRIOS E SUGERIDOS PELA ESCOLA.
38
PARA LEMBRAR SEMPRE: TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DIGNA DE UMA GERAÇÃO QUE IRÁ ASSUMIR O BRASIL QUE ESTAMOS DEIXANDO EM SUAS MÃOS ! DA NOSSA INTERVENÇÃO DEPENDE O SUCESSO DESSA TRANSIÇÃO !
39
BIBLIOGRAFIA: CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001. GREEN, Chistopher. Domando sua ferinha. Curitiba: Fundamento, 2003. SANTIAGO, Onete Ramos. Mãe, pai, filhos: que desafios ! Florianópolis: Sophos, 2003. TIBA, Içami. Disciplina: limite na medida certa. São Paulo: Integrare, 2006.
40
BIBLIOGRAFIA: ____________Ensinar Aprendendo. São Paulo: Gente, 1998.
____________Quem ama, educa! São Paulo: Gente, 2002. ZAGURY, Tania. Limites sem trauma. Construindo cidadãos. Rio de Janeiro: Record, 2008.
41
CLAUDIA FIGUEIRÓ SOUZA
ORGANIZAÇÃO E EDIÇÃO: CLAUDIA FIGUEIRÓ SOUZA Orientadora Educacional; Psicopedagoga; Grafóloga; Esp. em Linguagem Corporal e Interpretação do Desenho Infantil.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.