A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIMITES NAS SÉRIES INICIAIS A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE PERSONALIDADE E RENDIMENTO ESCOLAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIMITES NAS SÉRIES INICIAIS A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE PERSONALIDADE E RENDIMENTO ESCOLAR."— Transcrição da apresentação:

1

2 LIMITES NAS SÉRIES INICIAIS A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE PERSONALIDADE E RENDIMENTO ESCOLAR

3 A ANATOMIA NEUROLÓGICA HUMANA:

4 AS TRÊS FORMAS DE COMPORTAMENTO HUMANO

5 ESTILO VEGETAL: •BUSCA A SOBREVIVÊNCIA NAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS QUE ENCONTRA. •INDISCIPLINA PASSIVA. •PROCURA TRANSFORMAR SEUS PROVEDORES EM ESCRAVOS.

6 ESTILO ANIMAL: •BUSCA A SACIEDADE DOS SEUS INSTINTOS. •ASSIM QUE O INSTINTO É SACIADO, O INCÔMODO VOLTA. •A CRIANÇA SE LIVRA DO PROBLEMA, MAS NÃO O RESOLVE.

7 ESTILO HUMANO: •DOTADO DE INTELIGÊNCIA, BUSCA A FELICIDADE. •OS LIMITES NÃO SÃO VISTOS COMO BARREIRAS CASTRADORAS, MAS COMO BASES PARA A SUPERAÇÃO.

8 OS LIMITES ENTRE... 8 E 11 ANOS

9 NECESSIDADES: •GRANDE ATIVIDADE FÍSICA; •BASES PARA A ADOLESCÊNCIA; •RELACIONAMENTO HARMONIOSO COM OS PAIS; •AUMENTAR O CÍRCULO DE AMIZADES;

10 NECESSIDADES: •SENTIR-SE IMPORTANTE NA FAMÍLIA; •DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO; •MAIOR INDEPENDÊNCIA.

11 TAREFAS DOS PAIS: •ESTABELECER PERÍODOS DE REPOUSO; •SUPERVISIONAR O CUMPRIMENTO DAS COMBINAÇÕES, PREMIANDO OU RESPONSABILIZANDO; •EXIGIR QUE DIGAM ONDE ESTARÃO E COM QUEM;

12 TAREFAS DOS PAIS: •CONVERSAR DIARIAMENTE COM OS FILHOS; •ALERTAR SOBRE A POSSIBILIDADE DAS DROGAS; •TRANQUILIZÁ-LO QUANTO AO DIZER “NÃO”; •PROTEGER OS “TESOUROS” DOS FILHOS;

13 TAREFAS DOS PAIS: •NÃO CONFUNDIR RESPEITO COM FALTA DE SUPERVISÃO; •SUPERVISIONAR A HIGIENE PESSOAL; •REFORÇAR OS VALORES ÉTICOS; •TOLERAR PEQUENAS REBELDIAS.

14 OS LIMITES... A PARTIR DOS 12 ANOS

15 NECESSIDADES: •AMOR E AFETO; •SEGURANÇA; •AMBIENTE FAMILIAR TRANQUILO; •GRUPO DE AMIGOS SAUDÁVEIS; •PRIVACIDADE E RESPEITO; •PROJETO DE VIDA IMEDIATO, COM OBJETIVOS CLAROS;

16 NECESSIDADES: •RESPEITO E COMPREENSÃO EM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES QUE ATRAVESSA; •LIBERDADE PARA TOMAR DECISÕES NAS ÁREAS EM QUE JÁ POSSUI MATURIDADE; •LIMITES QUE O AJUDEM A PROTEGER-SE DA ONIPOTÊNCIA;

17 NECESSIDADES: •POSSUIR VALORES ÉTICOS.

18 TAREFAS DOS PAIS: •PREMIAR E RECOMPENSAR A CONDUTA ADEQUADA; •RESPONSABILIZAR POR ATOS INADEQUADOS; •DAR AFETO; •COMPREENDER; •AGIR COM JUSTIÇA E EQUILÍBRIO;

19 TAREFAS DOS PAIS: •OUVIR OS FILHOS; •CONSTRUIR AS NORMAS DA FAMÍLIA E EXPLICÁ-LAS CLARAMENTE ; •BUSCAR OPORTUNIDADES DE DIÁLOGO SEMPRE; •ESTIMULAR POSITIVAMENTE OS FILHOS;

20 TAREFAS DOS PAIS: •AGIR COM AUTENTICIDADE; •NÃO ACEITAR QUE OS FILHOS SAIAM SEM DIZER ONDE ESTARÃO E COM QUEM; •ESTIMULAR A INDEPENDÊNCIA PROGRESSIVA DOS FILHOS.

21 TUDO ISSO POSTO... LEMBRE-SE DE QUE, QUANDO NECESSÁRIO, A ÚLTIMA PALAVRA SERÁ A DOS PAIS.

22 OS LIMITES DOS PAIS (PORQUE PARA DAR LIMITES, É PRECISO TER LIMITES !)

23 REGRINHAS BÁSICAS: •JAMAIS APLIQUE LIMITES VISANDO SEU PRÓPRIO INTERESSE OU PRAZER PESSOAL; •NÃO VIOLE REGRAS; •NÃO ESTABELEÇA REGRAS DIFERENTES PARA SEUS FILHOS;

24 REGRINHAS BÁSICAS: •NÃO USE OS LIMITES COMO DESCULPA PARA SUA POUCA PACIÊNCIA; •NÃO ESPERE QUE SEU FILHO ACEITE E COMPREENDA ALÉM DO QUE AS NECESSIDADES DA IDADE PERMITEM;

25 REGRINHAS BÁSICAS: •UTILIZE O BOM SENSO E O EQUILÍBRIO NA HORA DE ESTABELECER OS LIMITES; •JAMAIS SE ESQUEÇA DOS DIREITOS DE SEUS FILHOS: AMOR, RESPEITO, SEGURANÇA, IGUALDADE DE TRATAMENTO, JUSTIÇA, TEMPO COM OS PAIS.

26 LIMITES E DISCIPLINA NA ESCOLA

27 A ESCOLA É... •UM ESPAÇO INTERMEDIÁRIO DE EDUCAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A SOCIEDADE, PORTANTO SEUS LIMITES TÊM DE SER MAIS SEVEROS QUE OS FAMILIARES E MAIS SUAVES DO QUE OS DA SOCIEDADE.

28 CAUSAS DA INDISCIPLINA: •DISTÚRBIOS OU TRANSTORNOS DA PSIQUE (EMOCIONAIS OU NEUROLÓGICOS); •PROBLEMAS RELACIONAIS; •INFLUÊNCIA DE AMIGOS; •DISTORÇÕES DA AUTO-ESTIMA; •SÍNDROME DA 5ª SÉRIE; •USO DE DROGAS OU PSICOATIVOS.

29 COMO A INDISCIPLINA SE MANIFESTA NA ESCOLA: •DESINTERESSE PELO APRENDER; •BIRRAS, CHOROS E BRIGAS; •BAIXO RENDIMENTO E DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO; •PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO;

30 COMO A INDISCIPLINA SE MANIFESTA NA ESCOLA: •“COLA” EM PROVAS E TRABALHOS; •BAGUNÇA GENERALIZADA; •REPROVAÇÃO; •BULLYING E CYBERBULLYING; •DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR E VANDALISMO; •PEQUENOS FURTOS E ROUBOS.

31 E COMO FICA A FAMÍLIA ???

32 CARTÃO AMARELO PARA OS PAIS QUE: •ACHAM QUE, POR PAGAREM A ESCOLA, ELA É A ÚNICA RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO DOS FILHOS. •UTILIZAM O TEMPO DE CONVIVÊNCIA COM OS FILHOS PARA DESEDUCÁ-LOS.

33 CARTÃO VERMELHO PARA OS PAIS QUE: •SE UNEM AOS FILHOS PARA RECLAMAR DA ESCOLA. •DEFENDEM O FILHO A QUALQUER CUSTO, MESMO QUE ELE ESTEJA ERRADO.

34 IMPORTANTE: UM FILHO NÃO RESPEITA PAIS QUE SÃO MANIPULADOS POR ELE.

35 BUSCANDO SOLUÇÕES...

36 ALGUMAS SUGESTÕES: •RETOMAR A AUTORIDADE EDUCACIONAL (FAMÍLIA E ESCOLA); •PROMOVER A “EDUCAÇÃO A SEIS MÃOS” – PAI/MÃE/ESCOLA;

37 ALGUMAS SUGESTÕES: •PARTICIPAR ATIVAMENTE DA VIDA ESCOLAR DO FILHO; •ENCAMINHAR A CRIANÇA PARA OS DIAGNÓSTICOS ESPECIALIZADOS NECESSÁRIOS E SUGERIDOS PELA ESCOLA.

38 PARA LEMBRAR SEMPRE: TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DIGNA DE UMA GERAÇÃO QUE IRÁ ASSUMIR O BRASIL QUE ESTAMOS DEIXANDO EM SUAS MÃOS ! DA NOSSA INTERVENÇÃO DEPENDE O SUCESSO DESSA TRANSIÇÃO ! TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DIGNA DE UMA GERAÇÃO QUE IRÁ ASSUMIR O BRASIL QUE ESTAMOS DEIXANDO EM SUAS MÃOS ! DA NOSSA INTERVENÇÃO DEPENDE O SUCESSO DESSA TRANSIÇÃO !

39 BIBLIOGRAFIA: CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, GREEN, Chistopher. Domando sua ferinha. Curitiba: Fundamento, SANTIAGO, Onete Ramos. Mãe, pai, filhos: que desafios ! Florianópolis: Sophos, TIBA, Içami. Disciplina: limite na medida certa. São Paulo: Integrare, 2006.

40 BIBLIOGRAFIA: ____________Ensinar Aprendendo. São Paulo: Gente, ____________Ensinar Aprendendo. São Paulo: Gente, ____________Quem ama, educa! São Paulo: Gente, ZAGURY, Tania. Limites sem trauma. Construindo cidadãos. Rio de Janeiro: Record, 2008.

41 ORGANIZAÇÃO E EDIÇÃO: CLAUDIA FIGUEIRÓ SOUZA CLAUDIA FIGUEIRÓ SOUZA -Orientadora Educacional; -Psicopedagoga; -Grafóloga; -Esp. em Linguagem Corporal e Interpretação Corporal e Interpretação do Desenho Infantil. do Desenho Infantil.


Carregar ppt "LIMITES NAS SÉRIES INICIAIS A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE PERSONALIDADE E RENDIMENTO ESCOLAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google