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Sociedade do Conhecimento e Gestão do Conhecimento

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Apresentação em tema: "Sociedade do Conhecimento e Gestão do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade do Conhecimento e Gestão do Conhecimento
Prof.ª Débora Dado

2 Os 8 encontros...estamos aqui
17/10 – Conceitos e debates: criatividade e empreendedorismo 24/10 – Inovação, ferramentas de geração de idéias: Kanvas / Metáfora / Brainstorming / Scamper/ Cenários / Técnica dos 6 Chapéus /ETC.... 31/10 – Processo de Inovação e Cultura Organizacional 07/11 – Aula à distância: texto - Inovação X Experimentação 14/11 – Sociedade do Conhecimento e Gestão do Conhecimento 21/11 – Apresentação de Seminários (2 grupos) 28/11: Apresentação de Seminários (2 grupos) 05/12: Avaliação Final (prova)

3 As cinco ondas de Schumpeter
Redes digitais Software Novas mídias Petroquímica Aeronáutica Eletrônica 5a onda Eletricidade Química Motor a combustão Vapor Estrada de Ferro Aço Energia hidráulica Têxteis Ferro 4a onda 3a onda 2a onda 1a onda anos anos anos anos anos

4 Transformações na história da humanidade
ATRIBUTOS Agrária Industrial do Conhecimento PROCESSO Semear para depois colher Produzir e operar Compreender para criar MOTE Moro onde trabalho Trabalho onde me reúno Trabalho enquanto penso ORIENTAÇÃO Passado tradição Presente imediato Futuro inovação INSTITUIÇÃO PREVALENTE Família Organização Indivíduo ORGANIZAÇÃO Hierarquia Massificação Rede VALOR Recursos naturais e humanos Capital e tecnologia Competência e sabedoria SIMBOLO Terra Cidade Mente Fonte: Sabbag, P. Y., 2007, pg. 24

5 Sociedade Globalizada Sofre profundas mudanças e transformações
rápidas

6 Avanços e inovações no desenvolvimento tecnológico
Telecomunicações Computação

7 ? Quais os lados da moeda

8 Contribuições Positivas
No Campo da Medicina Vidas são salvas: diagnóstico e tratamento de doenças, técnicas cirúrgicas, transplante, próteses, inseminação artificial, etc. Descoberta do Código Genético (DNA). Células-tronco: medicina regenerativa.

9 Impactos Negativos Exclusão Social de grande parte da população, que não tem acesso às mínimas condições necessárias para a sua sobrevivência. O horror da fome, da miséria e do desemprego presentes em muitos países pobres e em desenvolvimento, se contrapõe à sociedade de consumo da riqueza e do poder, que fortalecem as desigualdades sociais e criam um abismo entre dominação e dependência.

10 Impactos Negativos a automação, a informatização e a robótica provocam dispensa de trabalhadores, a extinção de algumas funções. aumento do contingente de trabalhadores informais. volatilidade do mercado de capitais altamente vulnerável. a engenharia nuclear e a engenharia genética. Ex. a produção de clones (com características pré-definidas)

11 Causam mudanças no tempo, espaço, distância....
Momento de Transição Causam mudanças no tempo, espaço, distância.... Possibilitam novas formas de pensar, agir, trabalhar e viver no mundo atual.

12 Convergência Tecnológica
Revolução silenciosa e constante nos últimos 15 anos Conceito: capacidade do uso de uma mesma plataforma de rede de telecomunicações para transporte de diferentes serviços: telefonia, vídeo, música, internet, TV, rádio, celulares.

13 HIERARQUIA DO CONHECIMENTO
Fragmentado Integrado Informação Insights Sabedoria Conhecimento tácito Conhecimento explícito Informação Dados

14 ? GC O QUE É ISSO?

15 Gestão do Conhecimento... EVOLUÇÃO
Platão (Antiguidade) - Criador da Academia O conhecimento humano integral é dividido em dois graus: o conhecimento particular, mutável e relativo e o conhecimento intelectual, universal, imutável, absoluto, que ilumina o primeiro conhecimento, mas que dele não se pode derivar Francis Bacon - Filósofo, Profeta da Ciência Moderna, Fundador do empirismo na Idade Moderna Saber é poder

16 Gestão do Conhecimento Definições
Karl M. Wiig cunhou a expressão Gestão do Conhecimento em uma Conferência da OIT (Organização Internacional do Trabalho), na Suíça em 1986, e a definiu como: “Construção sistemática, explícita e intencional do conhecimento e sua aplicação para maximizar a eficiência e o retorno sobre os ativos de conhecimento da organização”.

17 Gestão do Conhecimento
Drucker Aquisição sistemática e objetiva de informação e sua aplicação, como o novo fundamento para o trabalho, a produtividade e desenvolvimento mundial (1969)

18 Gestão do Conhecimento
Tom Wilson Define-se como a aplicação de princípios administrativos à aquisição, organização controle, disseminação e uso da informação para a operacionalização efetiva de organizações de todos os tipos (1997)

19 Gestão do Conhecimento
Tipos de Conhecimento Conhecimento Tácito Da experiência Da Prática Conhecimento Explícito Da racionalidade Teórico

20 Gestão do Conhecimento
Algumas Deduções ... O conhecimento traz vantagem competitiva Nem todo conhecimento pode ser explicitado Algum conhecimento sempre pode ser explicitado Passar da informação para conhecimento requer esforço Gestão do Conhecimento deve estar ligado à estratégia Todos somos trabalhadores do conhecimento Aprendizado contínuo é essencial

21 Quatro Modos de Conversão do Conhecimento
Tácito Explícito Chave para a criação do Conhecimento em Tácito Socialização Externalização em Internalização Combinação Explícito

22 O que está acontecendo Gestão do Conhecimento:
Conhecimento é a informação estruturada que tem valor para a organização. Conhecimento conduz a novas formas de trabalho e de comunicação, a novas estruturas, tecnologias e a novas formas de interação. Onde está o conhecimento? Recursos são “estáticos e inertes”. Conhecimento é criado e modificado pelas pessoas e obtido pela interação social. As organizações bem-sucedidas sabem motivar as pessoas a aprender e aplicar seus conhecimentos. A organização de conhecimento se baseia na gestão do conhecimento (GC).

23 O que está acontecendo Capital Intelectual:
Conhecimento é um ativo intangível. Não ocupa espaço. É a base do Capital Intelectual. O Capital Intelectual tem mais valor que o Capital Financeiro na Era da Informação. O Capital Intelectual é formado por: Nossos clientes. Nossa organização. Nossas pessoas As organizações bem-sucedidas usam indicadores (como eficiência, renovação, crescimento) para gerir e monitorar seus ativos intangíveis.

24 Os paradigmas das novas organizações
Modelo do Século XX Aspectos Protótipo do Século XXI Divisão do trabalho e cadeia escalar de hierarquia Desenvolver a maneira atual de fazer negócios Domésticos ou regionais Custo Ferramenta para desenvolver a mente Cargos funcionais e separados Homogênea e padronizada Autocrática Organização Missão Mercados Vantagem Competitiva Tecnologia Processo de Trabalho Força de Liderança Rede de parcerias com valor agregado Criar mudanças com Globais Tempo Ferramenta para desenvolver colaboração Equipes interfuncionais de trabalho Heterogênea e diversificada Inspiradora e renovadora Idalberto Chiavenato

25 GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL
Capital Humano inclui os valores, cultura e filosofia da empresa, além da capacidade individual de seus funcionários em combinar conhecimentos e habilidades para inovar e realizar suas tarefas. Esse capital não pode ser negociado. Capital Cliente inclui o conhecimento decorrente das transações econômicas – ou seja, o conhecimento sendo o que compramos e o que vendemos – ele é o principal ingrediente do capital. O conhecimento dos clientes são os mais valiosos. O compartilhamento é a forma máxima desse capital. Capital Estrutural inclui todo o hardware, software, bases de dados, patentes, marcas e demais ativos de mesma natureza da empresa. O capital estrutural é, claramente, propriedade da empresa, podendo ser, por isso mesmo, objeto de transação econômica.

26 Capitais do Conhecimento

27 Gestão do Conhecimento Inteligência Competitiva

28 Elementos críticos do diferencial competitivo
Os serviços O conhecimento (e as informações) Os relacionamentos O sistema de gestão Os processos Os valores e a cultura Uma outra abordagem dos recursos O valor para o cliente

29 BENEFÍCIOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
BENEFÍCIOS INTERNOS: Melhoria no desempenho dos profissionais Melhoria nos fluxos e processos de trabalho Melhoria no processo de tomada de decisão BENEFÍCIOS NO ATENDIMENTO: Melhoria na adequação dos serviços às necessidades do público alvo Melhoria na agilidade do atendimento Melhoria na qualidade do atendimento

30 BENEFÍCIOS EXTERNOS: Aumento da adesão do público alvo Melhoria na satisfação do público alvo Melhoria no reconhecimento do programa pelas organizações comunitárias e instituições parceiras

31 A essência da questão Aproveitar os recursos existentes na empresa para que as pessoas procurem, encontrem e empreguem as melhores práticas, em vez de tentar “reinventar a roda”.

32 A essência da questão (mecanismos)
Captar, armazenar, recuperar e distribuir ativos tangíveis de conhecimento (ex.: patentes, direitos autorais) Coletar, organizar e disseminar conhecimento intangíveis (ex.: know-how, soluções criativas, experiências profissionais etc.) Criar um ambiente de aprendizado interativo (transferência, internalização e aplicação do conhecimento, na geração de novos conhecimentos)

33 Outros nomes e figuras....

34 Aula de 07/11


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