A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Juiz de Fora – Tópicos Especiais em Economia e Gestão da Saúde Gabrielle de Oliveira Araújo Res. Gestão Hospitalar – HU/UFJF E-mail:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Juiz de Fora – Tópicos Especiais em Economia e Gestão da Saúde Gabrielle de Oliveira Araújo Res. Gestão Hospitalar – HU/UFJF E-mail:"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Juiz de Fora – Tópicos Especiais em Economia e Gestão da Saúde Gabrielle de Oliveira Araújo Res. Gestão Hospitalar – HU/UFJF Tel:

2 Universidade Federal de Juiz de Fora – SAÚDE

3 Universidade Federal de Juiz de Fora – OMS Organização Mundial da Saúde (OMS). Sede Genebra, Suíça. Brasil - estímulo. ONU OMS - Esculápio

4 Universidade Federal de Juiz de Fora – OMS “Desenvolver - ao máximo possível - o nível de saúde de todos os povos.” •Monitoramento; •Apoio técnico; •Normatização; •Regulamentação; •Políticas públicas; •Indicadores, etc.

5 Universidade Federal de Juiz de Fora – Margaret Chan - GESTÃO e SAÚDE Economia Doméstica, Medicina, Mestre em Saúde Pública. Gestão da Saúde - Hong Kong; 2005 – H5N1; Direção Geral OMS – novo mandato ate

6 Universidade Federal de Juiz de Fora – DEFINIÇÃO DE SAÚDE

7 Universidade Federal de Juiz de Fora – OMS “Saúde é o completo estado de bem estar físico, mental e social e não meramente a ausência da doença.”

8 Universidade Federal de Juiz de Fora – BIOLÓGICOS

9 Universidade Federal de Juiz de Fora – AMBIENTAIS

10 Universidade Federal de Juiz de Fora – CULTURAIS

11 Universidade Federal de Juiz de Fora – NUTRICIONAIS

12 Universidade Federal de Juiz de Fora – COMPORTAMENTAIS

13 Universidade Federal de Juiz de Fora – EDUCACIONAIS

14 Universidade Federal de Juiz de Fora – PSICOLÓGICOS

15 Universidade Federal de Juiz de Fora – FATORES ECONÔMICOS SAÚDE X CRESCIMENTO ECONÔMICO

16 Universidade Federal de Juiz de Fora – SAÚDE X CRESC. ECON MELHORES CONDIÇÕES DE SAÚDE INVESTIMENTOS SAÚDE CRESCIMENTO ECONÔMICO MAIOR CAPACIDADE PRODUTIVA (CAPITAL HUMANO)

17 Universidade Federal de Juiz de Fora – CONDIÇÕES EPIDEMIOLÓGICAS x COMÉRCIO INTERNACIONAL

18 Universidade Federal de Juiz de Fora – ELEVAÇÃO DOS GASTOS COM SAÚDE Economias desenvolvidas: - Déc. 40: 2% a 3 % do PIB; - Déc. 70: 6% a 10% do PIB.

19 Universidade Federal de Juiz de Fora – CAUSAS “Gray Tsunami”

20 Universidade Federal de Juiz de Fora –

21 CAUSAS -Controle de doenças infecto-contagiosas: expectativa de vida populacional doenças crônico-degenerativas

22 Universidade Federal de Juiz de Fora – VACINAÇÃO x DOENÇA

23 Universidade Federal de Juiz de Fora – CAUSAS

24 Universidade Federal de Juiz de Fora – GASTOS SAÚDE X IDADE

25 Universidade Federal de Juiz de Fora – CAUSAS -Extensão horizontal da cobertura (acesso); - Extensão vertical da cobertura (diversificação de especialidades);

26 Universidade Federal de Juiz de Fora – CAUSAS -Aumento da procura por serviços de saúde, devido à campanhas educativas.

27 Universidade Federal de Juiz de Fora – CAUSAS DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO - saúde EFEITO CUMULATIVO

28 Universidade Federal de Juiz de Fora – SETOR IMAGEM – RAIO X

29 Universidade Federal de Juiz de Fora – SETOR IMAGEM – TOMÓGRAFO

30 Universidade Federal de Juiz de Fora – SETOR IMAGEM – RM

31 Universidade Federal de Juiz de Fora – SETOR IMAGEM – ULTRASSONOGRAFIA

32 Universidade Federal de Juiz de Fora – ECONOMIA DA SAÚDE Brasil – 1989 – ES foi institucionalizada com a criação da ABRES (Associação Brasileira de Economia da Saúde)

33 Universidade Federal de Juiz de Fora – ECONOMIA – DEFINIÇÃO Samuelson – "Economia é o estudo de como os homens e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos, que poderiam ter aplicações alternativas, para produzir bens/serviços. A aplicação do conceito de Economia, no setor saúde, é direta.

34 Universidade Federal de Juiz de Fora – ECONOMIA DA SAÚDE – DEFINIÇÃO A Economia da Saúde é o grande encontro das áreas profissionais – Economia e Saúde. É a aplicação do conhecimento econômico ao campo das ciências da saúde, no intuito de otimizar as ações em saúde, ou seja, a busca por condições ótimas de alocação e distribuição dos recursos disponíveis para proporcionar à população a melhor assistência à saúde e o melhor estado de saúde possíveis – levando em conta recursos escassos para atender a necessidades ilimitadas.

35 Universidade Federal de Juiz de Fora – CONFLITOS – ECONOMIA e SAÚDE •Ciências da saúde: concentra-se fundamentalmente na ética individualista, segundo a qual a saúde não tem preço e uma vida salva justifica qualquer esforço; •ES: fixa-se na ética social e do bem comum - social. A ES não se trata de mais uma forma de conter custos, mas de alocar os recursos disponíveis e escassos de forma racional para maximizar os benefícios para a sociedade.

36 Universidade Federal de Juiz de Fora – CONFLITOS – ECONOMIA e SAÚDE Os economistas puros precisam esforçar-se para entender o campo da assistencia à saúde. Unidades de saúde não são apenas organizações distriburidoras de bens e serviços. Assistencia à saúde significa, também, auxiliar seres humanos a ultrapassar dificuldades e inconvenientes da vida, o que é quase impossível de traduzir em números.

37 Universidade Federal de Juiz de Fora – A ES BUSCA RESPOSTAS PARA: -É possível diminuir o custo dos serviços e manter a qualidade dos mesmos? -Como é o comportamento da demanda e oferta de serviços em saúde? - Como financiar os gastos com saúde? - Quanto um país deve gastar com saúde?

38 Universidade Federal de Juiz de Fora – A ES BUSCA RESPOSTAS PARA: - Quais as necessidades de saúde da população? - Quais as necessidade regionais de saúde? - Quais são as prioridades? - É preferível prevenir a curar em que condições? - Quando e onde deve ser construído um hospital?

39 Universidade Federal de Juiz de Fora – A ES BUSCA RESPOSTAS PARA: -Qual a melhor combinação de pessoal/tecnologia para produzir o melhor serviço? - Etc.

40 Universidade Federal de Juiz de Fora – ECONOMIA DA SAÚDE Gastar bem o pouco que se tem EFICIÊNCIA

41 Referências l PIOLA, Sérgio Francisco, VIANNA, Solon Magalhães l (orgs.) Economia da Saúde: conceitos e contribuição l para a gestão da saúde. Brasília: IPEA, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF


Carregar ppt "Universidade Federal de Juiz de Fora – Tópicos Especiais em Economia e Gestão da Saúde Gabrielle de Oliveira Araújo Res. Gestão Hospitalar – HU/UFJF E-mail:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google