A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estatística Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estatística Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim."— Transcrição da apresentação:

1 Estatística Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim

2 Gráficos estatísticos É uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos falam mais rápido à compreensão que as séries.

3 Gráficos estatísticos Para tornarmos possível uma representação gráfica, estabelecemos uma correspondência entre os termos da série e determinada figura geométrica, de tal modo que cada elemento da série seja representado por uma figura proporcional.

4 Gráficos estatísticos A representação gráfica de um fenômeno deve obedecer a certos requisitos fundamentais, para ser realmente útil: Simplicidade Clareza Veracidade

5 Gráficos estatísticos Simplicidade: o gráfico deve ser destituído de detalhes de importância secundária, assim como de traços desnecessários que possam levar o observador a uma análise morosa ou com erros.

6 Gráficos estatísticos Clareza: o gráfico deve possibilitar uma correta interpretação dos valores representativos do fenômeno em estudo. Veracidade: o gráfico deve expressar a verdade sobre o fenômeno em estudo.

7 Gráficos estatísticos Os principais tipos de gráficos são: Diagramas Polar Cartogramas pictogramas.

8 Gráficos estatísticos Diagramas: Os diagramas são gráficos geométricos de, no máximo, duas dimensões; para sua construção, em geral, fazemos uso do sistema cartesiano.

9 Gráficos estatísticos Diagramas: Os diagramas são gráficos geométricos de, no máximo, duas dimensões; para sua construção, em geral, fazemos uso do sistema cartesiano. Dentre os principais diagramas, destacamos: Gráfico em linhas ou em curvas Gráfico em colunas ou em barras Gráfico em colunas múltiplas Gráfico em setores

10 Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em linhas ou em curvas Esse tipo de gráfico utiliza-se da linha poligonal para representar a série estatística. O gráfico em linha constitui uma aplicação do processo de representação das funções num sistema de coordenadas cartesianas. Nesse sistema fazemos uso de duas retas perpendiculares; as retas são os eixos coordenados e o ponto de intersecção, a origem. O eixo horizontal é o eixo das abscissas (eixo dos x) e o vertical, eixo das ordenadas (ou eixo dos y).

11 Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em linhas ou em curvas Exemplo:

12 Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em colunas ou em barras É a representação de uma série por meio de retângulos, dispostos verticalmente (em colunas) ou horizontalmente (em barras). Quando em colunas, os retângulos têm a mesma base e as alturas são proporcionais aos respectivos dados. Assim estamos assegurando a proporcionalidade entre as áreas dos retângulos e os dados estatísticos.

13 Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em colunas ou em barras Exemplo:gráfico em colunas

14 Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em colunas ou em barras Exemplo:gráfico em barras

15 Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em colunas ou barras múltiplas Este tipo de gráfico é geralmente empregado quando se quer representar, simultaneamente, dois ou mais fenômenos estudados com o propósito de comparação.(Tabela de dupla entrada).

16 Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em colunas ou barras múltiplas Exemplo:

17 Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em setores Este gráfico é construído com base em um círculo, e é empregado sempre que desejamos ressaltar a participação do dado no total. O total é representado pelo círculo, que fica dividido em tantos setores quantas são as partes. Os setores são tais que suas áreas são respectivamente proporcionais aos dados da série. Obtemos cada setor por meio de uma regra de três simples e direta, lembrando que o total da série corresponde a 360°.

18 Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em setores Temos: bovinos : 140/203 x360 = 248,2º ou 248º

19 Gráficos estatísticos Polar: É o gráfico ideal para representar séries temporais cíclicas, isto é, séries temporais que apresentam em seu desenvolvimento determinada periodicidade, como, por exemplo, a variação da precipitação pluviométrica ao longo do ano ou da temperatura ao longo do dia, a arrecadação da Zona Azul durante a semana, o consumo de energia elétrica durante o mês ou o ano, o número de passageiros de uma linha de ônibus ao longo da semana etc. O gráfico polar faz uso do sistema de coordenadas polares

20 Gráficos estatísticos Polar: Exemplo:

21 Gráficos estatísticos Polar: exemplo Traçamos uma circunferência de raio arbitrário (damos preferência ao raio de comprimento proporcional à média dos valores da série. Neste caso, Ma = 124,5); Construímos uma semi-reta partindo de 0 (pólo) e com uma escala (eixo polar); Dividimos a circunferência em tantos arcos quantas forem as unidades temporais; Traçamos, a partir do centro 0 (pólo), semi-retas passando pelos pontos da divisão;

22 Gráficos estatísticos Polar: exemplo Marcamos os valores correspondentes da variável, iniciando pela semi-reta horizontal (eixo polar); Ligamos os pontos encontrados com segmentos de reta; Se pretendemos fechar a poligonal obtida, empregamos uma linha interrompida. Assim, para nosso exemplo, temos:

23 Gráficos estatísticos Polar: exemplo

24 Gráficos estatísticos Cartogramas: O Cartograma é a representação sobre uma carta geográfica. Este gráfico é empregado quando o objetivo é o de figurar os dados estatísticos diretamente relacionados com áreas geográficas ou políticas.

25 Gráficos estatísticos Cartogramas: Distinguimos duas aplicações: Representar dados absolutos (população) – neste caso lançamos mão, em geral, dos pontos, em número proporcional aos dados. Representar dados relativos (densidade) – neste caso lançamos mão, em geral de hachuras.

26 Gráficos estatísticos Cartogramas: exemplo: Menos de 46,0 hab/km2 Menos de 50,0 hab/km2 Menos de 35,0 hab/km2

27 Gráficos estatísticos Pictogramas. O pictograma constitui um dos processos gráficos que melhor fala ao público, pela sua forma ao mesmo tempo atraente e sugestiva. A representação gráfica consta de figuras.

28 Gráficos estatísticos Pictogramas. Exemplo:


Carregar ppt "Estatística Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google