A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados. EQUIPE É um conjunto de pessoas que oferecem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados. EQUIPE É um conjunto de pessoas que oferecem."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados. EQUIPE É um conjunto de pessoas que oferecem suas competências e conjugam seus esforços para fazerem coisas que são da responsabilidade de todos, visando obter resultados comum através da interatividade. COC – 11ª. AULA - FORMAÇÃO DOS GRUPOS TRANSFORMAÇÃO EM EQUIPES caps. 11 e 12

2 É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados. É um conjunto de pessoas que oferecem suas competências e conjugam seus esforços para fazerem coisas que são da responsabilidade de todos, visando obter resultados comum através da interatividade.

3 TRABALHO EM EQUIPE O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho em equipe é um processo contínuo interativo de um grupo de pessoas aprendendo, crescendo e trabalhando interdependentemente para alcançar metas e objetivos específicos no suporte a uma missão comum.

4 FATORES QUE INFLUENCIAM UM GRUPO A TORNAR-SE OU NÃO UMA EQUIPE FATORES QUE INFLUENCIAM UM GRUPO A TORNAR-SE OU NÃO UMA EQUIPE Imagem Externa Fatores/Cultura Estilos Gerenciais Administração Valores Interesse Formação Caráter Aptidões Experiências Atitudes Percepções Comportamentos Idade História Tamanho Objetivos Sinergia Percepções Mútuas INDIVÍDUO AMBIENTE GRUPO

5 O QUE É ESPERADO DE CADA MEMBRO DA EQUIPE O QUE É ESPERADO DE CADA MEMBRO DA EQUIPE Compreender realisticamente o papel e a responsabilidade de cada um. 1.Somente julgar baseando-se em fatos. 2.Colaborar com os outros. 3.Priorizar o objetivo da equipe acima dos pessoais. 4.Compartilhar informações abertamente. 5.Apoiar decisões do grupo. 6.Responder construtivamente ao feedback dos outros. 7.Ter um senso de autocrítica.

6 O QUE UMA EQUIPE ESPERA DE SEU LÍDER Mostrar comprometimento pessoal perante o objetivo da equipe. Ser justo e imparcial com os membros da equipe. Estar disponível para enfrentar e resolver assuntos associados com o desempenho de alguns membros. Estar aberto a novas idéias dos membros da equipe.

7 10 dicas para trabalhar em Equipe 1- Seja Paciente – não é fácil conciliar opiniões diversas. Exponha seus pontos de vista e ouça a opinião dos outros mesmo não estando de acordo. 2- Saiba reconhecer quando a ideia do outro é melhor que a sua, afinal, mais importante que nosso orgulho é o objetivo que o grupo pretende alcançar. 3- Não critique os colegas, não deixe que os conflitos entre vocês interfira no trabalho em equipe. Critique as ideias, nunca as pessoas. 4- Saiba dividir as tarefas, compartilhe as responsabilidades as informações. 5- Trabalhe, não deixe o outro sobrecarregado, faça a sua parte. 6- Seja participativo e solidário, ajude seu colega sempre necessário, assim não se sentirá culpado quando precisar de ajuda. 7- Dialogue, sempre que estiver com um problema ou insatisfação, para que seja possível alcançar uma solução. 8- Planeje para verificar se as metas traçadas pelo grupo estão sendo atingidas. 9- Evite cair no “pensamento do grupo”, é importante ouvir ideias externas. 10- Aproveite o trabalho em Equipe, pois essa é a oportunidade de conviver com seus colegas e aprender com eles.

8 Diferença entre grupo e equipe GrupoEquipe Trabalhar “sozinho”Trabalhar “Juntos” Ênfase nas habilidades técnicasÊnfase nas habilidades interdisciplinares (interpessoal) Atividades e tarefas estritamente definidas Tarefas (habilidade e conhecimento amplo) Coordenadores determinam o trabalhoCoordenadores e equipe determinam e planejam juntos Informações restritas ao coordenadorInformações compartilhadas entre todos Recompensa no desempenho individual Recompensas individuais e de equipe Assumir riscos é desencorajado e punido Assumir riscos é encorajado

9 • Equipes de trabalho autogerenciadas: • São equipes autônomas, que podem não apenas solucionar os problemas, mas também implementar as soluções e assumir total responsabilidade pelos resultados.

10 • Equipes multifuncionais: • São equipes formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa. • As equipes desempenham várias funções (multifunções), ao mesmo tempo, ou seja, não há especificação para cada membro. • O sentido de equipe é exatamente esse, os membros compensam entre si as competências e as carências, num aprendizado contínuo.

11 • Equipes Virtuais: Os tipos de equipes analisados até agora realizam seu trabalho face a face. As equipes virtuais usam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum. • Elas permitem que as pessoas colaborem on- line – utilizando meios de comunicação como redes internas e externas, videoconferências ou correio eletrônico – quando estão separadas apenas por uma parede ou em outro continente.


Carregar ppt "GRUPO É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados. EQUIPE É um conjunto de pessoas que oferecem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google