A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecidos de proteção: epiderme e súber

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecidos de proteção: epiderme e súber"— Transcrição da apresentação:

1 Tecidos de proteção: epiderme e súber
AULA 5 Tecidos de proteção: epiderme e súber

2 Epiderme Originado do dermatogênio;
Envolve externamente todos os órgãos vegetais: raiz, caule, folhas, flores e frutos; Vivas; Não tem cloroplastos; Funções: proteção contra transpiração e ferimentos, absorção, trocas gasosas, secreção e excreção. Para exercer estas funções, a epiderme forma estruturas como:

3

4 1)Cutícula: Película do lado mais externo/ lado exposto ao ar atmosférico; Formada por cutina- substância impermeável a água; Evitar perda excessiva de água por transpiração(vapor de água); Deposição de cera, para evitar acumulo de água/ folhas.

5 2. Pelos Saliências epidérmicas; Uni ou pluricelulares;
Simples, ramificados ; Funções: proteção contra transpiração, desvio dos raios solares, produtores de substâncias de secreção, urticantes, disseminação e absorção(raiz).

6

7 3)Papilas Papilas: pequenas, unicelulares, geralmente relacionadas com secreção de substâncias.

8 4)Acúleos Saliências pontiagudas, protetoras e resistentes da epiderme. São destacados facilmente por não terem tecido de sustentação. São confundidos com espinhos ( modificações da folhas ou ramos). Ex: roseira. espinhos acúleos

9 5)Escamas Escamas: pluricelulares, protetoras e absorvem água. Escudo formado por células mortas, desprovidas de cutícula e funcionam como uma verdadeira esponja.

10 6)Estômatos Relacionados com trocas gasosas;
Controle de saída de água da planta (transpiração); Folhas, caules verdes; Formado por duas células em forma de rim, deixando uma abertura entre elas- o ostíolo; Ostíolo: comunicação do meio interno com externo; Podem aparecer nas duas epidermes.

11 FELOGÊNIO+SÚBER+FELODERMA= PERIDERME
Periderma FELOGÊNIO+SÚBER+FELODERMA= PERIDERME Felogênio= meristema secundário/espessura – células são produzidas para fora que se transformam em Súber e as células para dentro em Feloderma.

12 Súber ou cortiça Tecido formado por células mortas, parede celular com muita suberina que impede trocas gasosas; Atua como isolante térmico, proteção contra ferimentos, perda de água(transpiração); Quando madura é chamado de cortiça; Aparecem as lenticelas, pequenas fendas importantes para as trocas gasosas entre interior da planta e meio externo. Podem aparecer no caule e na raiz.

13 Ritidoma Acúmulo de tecidos superficiais e mortos formados por vários felogênios. Não acompanha o crescimento,pois é morta, se rompe e cai. Ex: jabuticabeira, goiabeira... Meristema de cicatrização: semelhante ao felogênio/ produz súber e feloderma= periderma na região da ferida.

14

15

16 Estômato


Carregar ppt "Tecidos de proteção: epiderme e súber"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google