A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 01 – Relações de Poder (Capítulo 21, pag 267)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 01 – Relações de Poder (Capítulo 21, pag 267)"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 01 – Relações de Poder (Capítulo 21, pag 267)
Objetivos: Conceituar Filosofia Política , Poder e Força. Desvincular a ligação estabelecida pelo senso comum entre Força e Violência. Pensar o conflito como inerente à Política. Sumário: Filosofia Política. Política. Poder. Força. As formas de Poder , segundo Bobbio Conclusão. Obs: Não serão estudados os itens : 5, 6 e 7.

2 POLÍTICA Os diversos sentidos da palavra: - “ser mais político” = transigente. “política” da empresa, da igreja, da escola etc. “Politicagem” = pejorativo = mau uso; predominam os interesses particulares sobre os coletivos.

3 Filosofia Política É o campo da investigação filosófica que se ocupa da Política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

4 É a arte de governar, de gerir o destino da cidade.
POLÍTICA É a arte de governar, de gerir o destino da cidade.

5 FORÇA COERÇÃO PERSUASÃO
VIOLÊNCIA FORÇA POLÍTICA PODER AUTORIDADE ESTADO QUAL A RELAÇÃO ? GOVERNO COERÇÃO PERSUASÃO

6 Política e Poder POLÍTICA é a luta pelo Poder: sua conquista, sua manutenção e a sua expansão. Mas : Qual o fundamento do Poder ? Qual a sua legitimidade? É necessário que alguns mandem e outros obedeçam? O que torna viável o Poder de um sobre o outro? Qual o critério de autoridade?

7 Poder É a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos.

8 Poder "Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abraham Lincoln

9 PRESSUPÕE 2 PÓLOS: QUEM EXERCE O PODER
PODER = Relação ou conjunto de relações : - Indivíduos => Indivíduos - Indivíduos => Grupos - Grupos => Indivíduos - Grupos => Grupos QUEM EXERCE O PODER AQUELE SOBRE QUEM O PODER É EXERCIDO

10 FORÇA É o instrumento para o exercício do Poder.
Em nosso estudo FORÇA não é violência, coerção ou força física, mas, trata-se de FORÇA POLÍTICA (PODER DO ESTADO).

11 Segundo o filósofo Norberto Bobbio.
As 3 formas de poder Segundo o filósofo Norberto Bobbio. Filósofo italiano, historiador do pensamento político e senador. Morreu em 2004 aos 95 anos.

12 AS 3 FORMAS DE PODER PODER POLÍTICO PODER IDEOLÓGICO
Todas se fudamentam e mantém uma sociedade de desiguais: ricos e pobres, fortes e fracos, sábios e ignorantes ou superiores e inferiores.

13 1. ECONÔMICO O que se vale pelo controle de bens necessários à sociedade. Controle dos bens de produção (máquinas, equipamentos e instalações de uma indústria, veículos e material de transporte). Em oposição está o trabalhador que nada tem a não ser a sua força de trabalho.

14 2. IDEOLÓGICO Baseia-se nas ideias do poder dominante.
Formadores de ideias => produzem o consenso, isto é, ideias que mantenham as estruturas intactas (status quo), preservando a classe dominante. Alguns instrumentos utilizados: comunicação social (mídias), leis, educação, religião, família etc.

15 3. POLÍTICO Tem a estrutura burocrática (administrativa) a seu favor.
Quem detém o Poder Econômico e o Ideológico, consequentemente, detém o Poder Político. Pode utilizar meios de exercer a Força Física (aparato militar).

16 CONCLUSÃO


Carregar ppt "Aula 01 – Relações de Poder (Capítulo 21, pag 267)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google