A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Wilton Oliveira Oi pessoal nós vamos estudar agora População.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Wilton Oliveira Oi pessoal nós vamos estudar agora População."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Wilton Oliveira Oi pessoal nós vamos estudar agora População.

2 Prof. Wilton Oliveira Como podemos definir população?

3 Prof. Wilton Oliveira Distribuição da população no mundo

4 Prof. Wilton Oliveira População Corresponde a um grupo de pessoas de um determinado lugar. Então população para a Geografia são apenas pessoas?

5 Prof. Wilton Oliveira Então população vai de uma pessoa a 6,3 bilhões de habitantes ?

6 Prof. Wilton Oliveira Conceitos básicos de população: Povo: grupo de pessoas que falam a mesma língua e têm os mesmos costumes e geralmente são nômades.

7 Prof. Wilton Oliveira Conceitos básicos de população: Nação: um povo com território fixo e que obedecem o mesmo conjunto de leis.

8 Prof. Wilton Oliveira Então é errado usar a expressão povo brasileiro?

9 Prof. Wilton Oliveira Conceitos básicos de população: Estado é a organização sócio – política – econômica – militar – religiosa – cultural de uma nação.

10 Prof. Wilton Oliveira Conceitos básicos de população: Taxa de Natalidade: corresponde ao número de nascimento em uma população durante um determinado período.

11 Prof. Wilton Oliveira

12 Conceitos básicos de população: Taxa de Natalidade: TN = Nº nascimento Pop. Total x 1.000

13 Conceitos básicos de população: Taxa de fecundidade: Corresponde ao número de nascimentos por mulher em idade fértil em determinado lugar e período.

14

15

16

17

18 Conceitos básicos de população: Taxa de Mortalidade: corresponde ao número de óbitos em uma população durante um determinado período.

19 Prof. Wilton Oliveira Conceitos básicos de população: Taxa de Mortalidade: TM = Nº de óbitos Pop. total x1.000

20 Prof. Wilton Oliveira

21

22 Principais causas morte no mundo Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde)

23 Prof. Wilton Oliveira Conceitos básicos de população: Crescimento vegetativo: CV = Tn - Tm -

24 Prof. Wilton Oliveira O crescimento vegetativo pode ser: Positivo - Tn > Tm Reposição- Tn = Tm Negativo- Tn < Tm

25 Prof. Wilton Oliveira Crescimento vegetativo mundial

26 Prof. Wilton Oliveira Mortalidade infantil Corresponde ao número de mortes antes de completar um ano de vida.

27 Prof. Wilton Oliveira Então se a criança tiver mais de um ano não entra na estatística da mortalidade infantil?

28 Prof. Wilton Oliveira

29

30 Mortalidade infantil Nº de óbitos nascimento x1.000 A taxa de mortalidade é um excelente elemento para observar o desenvolvimento de um país. TM(i) =

31 Prof. Wilton Oliveira Mortalidade infantil Está diretamente ligada Qualidade da alimentação Higiene Assistência médica

32 Prof. Wilton Oliveira Taxa de Mortalidade Infantil no Brasil e Unidades Federadas Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde - MS

33 Prof. Wilton Oliveira Esperança de vida Corresponde a expectativa de vida no momento de nascimento do individuo. Eu vou viver muito, mais de 100 anos.

34 Prof. Wilton Oliveira

35 Densidade Demográfica Corresponde ao número de habitantes de uma determinada área.

36 Prof. Wilton Oliveira

37 Continente População absoluta Área Densidade Demográfica América do Norte 283 milhões19.343,22414,63 América Latina 458 milhões ,17 Europa710 milhões ,62 África682 milhões ,51 Ásia 3,310 milhões ,67 Oceania27 milhões ,54 População absoluta e população relativa Fonte: ONU, conferencia sobre população e desenvolvimento, 1994.

38 Prof. Wilton Oliveira Densidade Demográfica Dd = Nº de habitantes Pop. total

39 Prof. Wilton Oliveira

40 População absoluta Quantidade total de habitantes em uma área. Os países mais populosos do mundo são: China – Índia – Indonésia – EUA Brasil

41 Prof. Wilton Oliveira População relativa Distribuição da população no território. Então é a mesma coisa de Densidade Demográfica

42 Prof. Wilton Oliveira O Brasil é um país populoso ou povoado?

43 Prof. Wilton Oliveira Povoamento Distribuição da população no território de forma homogenia.

44 Prof. Wilton Oliveira O Brasil é um país populoso e pouco povoado. Não entendi professor.

45 Prof. Wilton Oliveira Apesar de ter a 5ª maior população do mundo. O Brasil concentra seus habitantes no litoral e sua porção continental é pouco ocupada. A Galera só quer praia.

46 Prof. Wilton Oliveira País Natalidade (%) Mortalidade (%) Crescimento Vegetativo (%) Expectativa de vida (%) Argentina209,01,171,0 Austrália14,86,90,876,8 Brasil26,87,91,966,0 Uganda51,514,13,753,0 Índia29,99,62,058,6 China19,76,71,370,2 Situação demográfica de alguns países Fonte: world development report 1995

47 Prof. Wilton Oliveira Quais as razões que levam a maior ocupação populacional no litoral? Respondam agora Geografia

48 Prof. Wilton Oliveira Portanto: O Brasil é um país populoso e pouco povoado. Continuo achando que a galera gosta mesmo é de praia.

49 Prof. Wilton Oliveira Dúvida Urgente Professor o que é superpovamento? Eu não sei.

50 Prof. Wilton Oliveira Superpovoamento Corresponde ao processo de desequilíbrio entre o contingente populacional e a quantidade de bens e serviços e o contingente populacional. É por isso que o buzu fica cheio.

51 Prof. Wilton Oliveira Professor qual a diferença entre migração e emigração?

52 Prof. Wilton Oliveira Movimentos migratórios Nomadismo: mudança constante de lugar. Tipos os ciganos?

53 Prof. Wilton Oliveira Movimentos migratórios Êxodo rural: saída do homem do campo para a cidade. Foi o que aconteceu aqui durante as décadas de 40 e 80?

54 Prof. Wilton Oliveira Movimentos migratórios Pendular: migração temporal, geralmente diária, que resulta na saída do trabalhador da periferia em direção ao centro urbano e retorno no final da jornada de trabalho. O bóia fria faz o movimento pendular?

55 Prof. Wilton Oliveira Movimentos migratórios Transumância: migração sazonal, ou seja, ocorre em função de um fator natural, geralmente o clima. Esse processo é comum na Europa. Mais isso também acontece no Brasil?

56 Prof. Wilton Oliveira Existe movimento de transumância no Brasil? Mande o Gmail. Agora Geografia

57 Prof. Wilton Oliveira População e economia Setores da Economia: Primário – agricultura Secundário – Industria Terciário – Comércio e prestação de serviços A escola é setor terciário?

58 Prof. Wilton Oliveira Professor o que é o terceiro setor da sociedade?

59 Prof. Wilton Oliveira Professor o que é o terceiro setor da sociedade?

60 Prof. Wilton Oliveira População e economia PEA População Economicamente Ativa. Pessoas aptas ao trabalho. O Desempregado também faz parte da PEA?

61 Prof. Wilton Oliveira Distribuição da PEA no mundo

62 Prof. Wilton Oliveira Distribuição da PEA feminina no mundo

63 Prof. Wilton Oliveira População e economia PEI População Economicamente inativa. Pessoas inaptas ao trabalho. Quem são as pessoas inativas?

64 Prof. Wilton Oliveira PEI 1. Aposentados 2. Idosos 3. Crianças até 14 anos 4. Estudantes 5. Doentes físicos e mentais Mais muito aposentado ainda trabalha !?!?

65 Prof. Wilton Oliveira Teorias Demográficas Mathusianismo – A população cresce geometricamente e os alimentos aritmeticamente. Para Mathus a pobreza era gerada a partir do crescimento demográficos. Então chegaria um momento que não teríamos mais alimentos?

66 Prof. Wilton Oliveira Bases da Teoria de Malthus O individuo só deveria casar se para isso não tivesse que diminuir seu padrão de vida. Concordo com ele. Tô começando a gostar desse cara.

67 Prof. Wilton Oliveira Bases da Teoria de Malthus O individuo só deveria ter o número de filhos que pudesse sustentar sem o auxilio do Estado. Continuo achando ele certíssimo.

68 Prof. Wilton Oliveira Bases da Teoria de Malthus Após conceber o filhos sustentáveis deveria praticar abstinência. Isso significa ficar sem...

69 Prof. Wilton Oliveira Malthus era pastor protestante e defendia o princípio bíblico da não utilização de anticonceptivos. Sexo somente para reprodução?

70 Prof. Wilton Oliveira Teorias Demográficas Marxistas ou reformistas – A questão está na má distribuição de renda. As pessoas não tem acesso a cultura por isso tem muitos filhos?

71 Prof. Wilton Oliveira Agora fiquei confuso. A miséria gera pobreza ou a pobreza gera miséria?

72 Prof. Wilton Oliveira Teorias Demográficas Neomalthusianista – Adiciona o uso de métodos anticoncepcionais. As pessoas tem muitos filhos porquê são analfabetas?

73 Prof. Wilton Oliveira Teorias Demográficas Econeomalthusianismo – O crescimento demográfico contribui para o consumo e produção exacerbada de lixo, por conseguinte o planeta entrará em colapso. Precisamos reduzir o consumo e produzir menos lixo?

74 Prof. Wilton Oliveira Pirâmides Etárias 0 a 19 anos – Jovens 20 a 59 anos – adultos 60 a... - idosos Professor qual o grupo que o Sr. Faz parte?

75 Prof. Wilton Oliveira Pirâmides Etárias Nos países subdesenvolvidos a taxa de natalidade é muito elevada e expectativa de vida é baixa. Em função disso a pirâmide etária tem a base larga e o ápice pequeno. Parecendo as pirâmides do Egito?

76 Prof. Wilton Oliveira Pirâmides Etárias HomensMulheres

77 Prof. Wilton Oliveira Por que as pessoas não conseguem chegar a idade adulta e a velhice?

78 Prof. Wilton Oliveira Pirâmides Etárias Nos países desenvolvidos a taxa de natalidade é reduzida e a expectativa de vida maior. Em função disso há uma inversão nas pirâmides etárias. A pirâmide fica de cabeça para baixo?

79 Prof. Wilton Oliveira IDH. Índice de Desenvolvimento Humano Esse é um dos elementos mais utilizados para determinar o grau de evolução sócio econômico de um país. Quais são os critérios para definir o IDH?

80 Prof. Wilton Oliveira IDH. São basicamente três: 1.Renda 2. Educação 3. Saúde Hummm... Então a situação do Brasil é precária.

81 Prof. Wilton Oliveira Distribuição do IDH no mundo

82 Prof. Wilton Oliveira Quais são os países com melhores taxas de escolaridade?

83 Prof. Wilton Oliveira Escolaridade no mundo

84 Prof. Wilton Oliveira Quais são os países com melhores taxas de alfabetização?

85 Prof. Wilton Oliveira Taxa de alfabetização no mundo

86 Prof. Wilton Oliveira

87 Comparação do IDH de Salvador e o mundo


Carregar ppt "Prof. Wilton Oliveira Oi pessoal nós vamos estudar agora População."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google