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Preço.

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Apresentação em tema: "Preço."— Transcrição da apresentação:

1 Preço

2 O preço é uma variável estratégica?
Interfere no posicionamento e na imagem do produto Interfere directamente na estratégia global das empresas concorrentes Um erro de determinação inicial pode ser fatal (é difícil subir um preço, mas diminuí-lo pode ser irreversível) O preço pode ser utilizado no desenvolvimento de uma política promocional (saldos, promoções…)

3 Como se forma um preço? Factores Externos Factores Internos Sensibilidade consumidores Importância Mercado Custos Procura Estratégias Concorrentes concorrência Preço

4 Como se forma um preço? Factores Externos Factores Internos Sensibilidade consumidores Importância Mercado Custos Procura Estratégias Concorrentes concorrência Preço

5 nossos custos no futuro?
Custos agravados pelos fornecedores, distribuidores e fiscalidade. Custos resultantes das condições de produção da empresa. Factores Externos Factores Internos Custos Como evoluirão os nossos custos no futuro? Preço

6 Como se forma um preço? Factores Externos Factores Internos Sensibilidade consumidores Importância Mercado Custos Procura Estratégias Concorrentes concorrência Preço

7 Sensibilidade consumidores Importância Mercado Procura Preço
Modo como os consumidores reagem face a um aumento do preço (elasticidade da procura) e = (Var. D/D)/(Var. P/P) Cálculo do mercado potencial para um certo nível de preços. Sensibilidade consumidores Importância Mercado Procura Qual será o mercado Potencial para um dado preço? Preço

8 Como se forma um preço? Factores Externos Factores Internos Sensibilidade consumidores Importância Mercado Custos Procura Estratégias Concorrentes concorrência Preço

9 Estratégias Concorrentes
Preço de referência da concorrência Estratégias Concorrentes Como pode evoluir a nossa posição concorrencial ? concorrência Preço

10 A partir da concorrência
Como determinar um preço de venda? A partir do custo Preço de custo total P.C.T. + Margem = Preço de venda P.V. A partir da procura Preço psicológico - Preço de custo total P.C.T. = Margem A partir da concorrência Preço da concorrência P.CO. - Decisão competitiva (+ barato, igual ou + caro) = Margem

11 M.s.C.V. unit = P.V. unit – C.V. unit
Como determinar a margem de um produto? M.s.C.V. unit = P.V. unit – C.V. unit Em que: M.s.C.V. unit = Margem sobre custo variável unitário P.V. unit = Preço de venda unitário C.V. unit = Custo variável unitário

12 Como determinar o ponto morto da vendas?
RT = CT Qx * PV = Qx * CV + CF Qx = CF/(PV-CV) Qx = CF/MsCV Qx = CF/MsCV Ponto Morto

13 Como determinar o ponto morto da vendas?
Euros R.T. = Qx * P.V. unit Margem C.T. = CF + Qx * CV unit P.M. Em C.V. unit C.F. Qm Quantidades

14 Bundling A HP deverá vender o computador, monitor e impressora em separado ou em conjunto? A Sony deverá vender um sistema de Home Cinema em conjunto com uma TV ou disponibilizar os elementos em separado? Opto por um McMenu ou compro a sandwiche, as batatas e a bebida em separado? Pacote de produtos ou serviços, usualmente complementares, que permitem ao consumidor comprar mais barato em conjunto, do que com a soma individual dos elementos que constituem o pacote (bundle) Bundle

15 Bundle Bundle puro Bundle composto Vendas associadas Cuponagem cruzada
Bundling Que outras vantagens existem? Obtenção de economias de escala e maior aproveitamento de recursos produtivos. Bundle Conveniência e redução do custo total de aquisição para os consumidores Que tipos de bundles existem? Não é possível adquirir os produtos individualmente (Canal base da TV Cabo) Bundle puro Os produtos estão disponíveis para venda Individual (McMenú da McDonald’s) Bundle composto O comprador compromete-se a comprar produtos complementares necessários para funcionamento do produto principal (Impressoras) Vendas associadas Atribuição de vales de desconto para comprar simultaneamente 2 produtos da mesma empresa. Cuponagem cruzada

16 Trabalho para casa Faça uma pesquisa nos manuais de marketing ou na internet, e apresente na próxima aula o que é uma estratégia de preços de desnatação e uma estratégia de preços de penetração.

17 Questões para reflectir...
1ª) Refira os vários factores que contribuem para a formação do preço. 2ª) Como se determina a margem de um produto? 3ª) O que é o preço mágico? 4ª) O que entende por ponto morto das vendas ou break-even point?

18 Questões para reflectir...
5ª) Resolva os exercícios seguintes, admitindo que a empresa XPTO apenas comercializa um produto: Sabendo que a empresa XPTO tem 1000 € de custos fixos mensais e uma margem de 5 €, determine o ponto morto das vendas. b) Determine o preço de venda, admitindo que o ponto morto da empresa XPTO é de 1000 unidades, para uma estrutura de custos total de 2000 €. c) Sabendo que os custos fixos da empresa XPTO são de 1500 € mensais, o preço de venda por unidade de 10 € e o preço de custo de 5 €, apresente graficamente o ponto morto e as rectas do custo fixo, custo variável, custo total e receita total. E refira a margem do produto.


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