A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipologia e Gênero textual

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipologia e Gênero textual"— Transcrição da apresentação:

1 Tipologia e Gênero textual

2 Tipologia textual São característicos por serem: Narrativos Acordou cedo, tomou um banho demorado, despediu-se da sua esposa e não voltou mais. Dia após dia espera-se que alguma notícia dele surja, mas já se passaram quarenta anos...

3 Há sucessão temporal e enumeração dos fatos.
Tipologia textual São característicos por serem: Narrativos Acordou cedo, tomou um banho demorado, despediu-se da sua esposa e não voltou mais. Dia após dia espera-se que alguma notícia dele surja, mas já se passaram quarenta anos... Há sucessão temporal e enumeração dos fatos.

4 Tipologia textual São característicos por serem: Descritivos Aquele ponto escuro, que no início apenas despertava certo charme aos olhos de quem o via, tornava-se gradualmente um ferimento, repleto de sangue pastoso e pus. Os olhos alheios já tinham sua atenção desviada para o lado oposto de onde ele se encontrava. Não demorou muito para constarem seus últimos dias de vida.

5 Há uma forte relação entre palavras e imagem.
Tipologia textual São característicos por serem: Descritivos Aquele ponto escuro, que no início apenas despertava certo charme aos olhos de quem o via, tornava-se gradualmente um ferimento, repleto de sangue pastoso e pus. Os olhos alheios já tinham sua atenção desviada para o lado oposto de onde ele se encontrava. Não demorou muito para constarem seus últimos dias de vida. Há uma forte relação entre palavras e imagem.

6 Tipologia textual São característicos por serem: Expositivos Chocolate é letal aos cães. Aspirina também. A combinação destas duas substâncias pode abreviar a existência do seu animal de estimação.

7 Existe a exposição de informações.
Tipologia textual São característicos por serem: Expositivos Chocolate é letal aos cães. Aspirina também. A combinação destas duas substâncias pode abreviar a existência do seu animal de estimação. Existe a exposição de informações.

8 Tipologia textual São característicos por serem: Argumentativos Mesmo sabendo que a maior parte da superfície terrestre é coberta por água, apenas uma mísera parcela pode ser consumida. Apesar disso, o desperdício tem aumentado em ritmos alarmantes, o que certamente trará sérios problemas a médio prazo. A substituição do consumo de água pelo de sangue poderia ser uma solução viável.

9 Defende-se uma ideia (vampirismo) . Há persuasão.
Tipologia textual São característicos por serem: Argumentativos Mesmo sabendo que a maior parte da superfície terrestre é coberta por água, apenas uma mísera parcela pode ser consumida. Apesar disso, o desperdício tem aumentado em ritmos alarmantes, o que certamente trará sérios problemas a médio prazo. A substituição do consumo de água pelo de sangue poderia ser uma solução viável. Defende-se uma ideia (vampirismo) . Há persuasão.

10 Tipologia textual São característicos por serem: Injuntivos Para ser uma boa pessoa, você deve levantar-se cedo, escovar os dentes, tomar seu café da manhã, ler o jornal, beijar quem você ama, agradecer por mais um dia de saúde e de trabalho. Seja cordial e educado.

11 Sequência de regras e ações a seguir.
Tipologia textual São característicos por serem: Injuntivos Para ser uma boa pessoa, você deve levantar-se cedo, escovar os dentes, tomar seu café da manhã, ler o jornal, beijar quem você ama, agradecer por mais um dia de saúde e de trabalho. Seja cordial e educado. Sequência de regras e ações a seguir.

12 Gêneros textuais O que são gêneros textuais? Texto originado de acordo com as necessidades de um grupo social, caracterizados pelo tema, estilo e composição.

13 Gêneros textuais Alguns gêneros textuais: Epístolas (cartas) Jornal Poesia Conto SMS Romance Propaganda

14 Mistura de gêneros textuais
Poema heróico


Carregar ppt "Tipologia e Gênero textual"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google