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Processo de gestão e criação de valor

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Apresentação em tema: "Processo de gestão e criação de valor"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de gestão e criação de valor
Uff 2010 Ariel Levy

2 O que é um Processo? Davenport (1994)
uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, inputs e outputs claramente identificados, enfim, uma estrutura para ação. Harrington (1993) um grupo de tarefas interligadas logicamente, que utilizam os recursos da Organização para gerar os resultados definidos, de forma a apoiar os seus objetivos. Johansson et al. (1995) conjunto de atividades ligadas que tomam um insumo (input) e o transformam para criar um resultado (output). Esta transformação deve adicionar valor.

3 O que é um processo? Rummler e Brache (1994)
uma série de etapas criadas para produzir um produto ou serviço, incluindo várias funções e abrangendo o “espaço em branco” entre os quadros do organograma, sendo visto como uma “cadeia de agregação de valores”. Pentland et al., (1999) Visão do MIT seqüências semi-repetitivas de eventos que, geralmente, estão distribuídas de forma ampla no tempo e espaço, possuindo fronteiras ambíguas.

4 Então ... Um processo dispõe de inputs, outputs, tempo, espaço, ordenação, objetivos e valores que, interligados logicamente, irão resultar em uma estrutura para fornecer produtos ou serviços ao cliente (“stakeholders”).

5 FGV - Gestão de custos e resultados
A Empresa como um Sistema Aberto Ambiente Remoto Sociedade Política Recursos Naturais Clima Demografia Tecnologia Economia Legislação e Tributos Educação Cultura Ambiente Próximo Clientes Comunicação Sindicatos Acionistas Governo Comunidades Fornecedores Entradas Materiais Equipamentos Energia Pessoas Informações Processamento A Empresa Saídas Produtos Bens Serviços Concorrentes Ariel Levy

6 Como e o que produzem as organizações?
Sistema de produção Como e o que produzem as organizações? Materiais Pessoas Informações

7 Gestão de Custos e Resultados

8 Gestão de Custos e Resultados
Administração Investidores Bancos Governo Outros interessados A organização e o modelo de decisão Coleta de dados Registro de dados Usuários (tomada de decisão) Relatórios

9 Mercados Paradigma E- C- D Estrutura Conduta Desempenho

10 Gestão de Custos e Resultados
Paradigma E - C – D Estrutura Monopólio Oligopólio Concorrência perfeita

11 Gestão de Custos e Resultados
Paradigma E - C – D Conduta Nível de agressividade Concorrência (preços ou diferenciação) Substitutos Inovação

12 Gestão de Custos e Resultados Diagrama de Porter

13 Gestão de Custos e Resultados
Desempenho ou Resultados Como definir desempenho? Fundamentos econômicos Sofisticação das operações e estratégia da organização Qualidade do ambiente Econômico e social – BEM ESTAR

14 Gestão de Custos e Resultados
Criação de valor A percepção do valor é relativa as perspectivas. Máxima apropriação do valor agregado dado pelos produtos e serviços. O modelo de gestão deve ser direcionado para obtenção da maior eficiência e eficácia das atividades internas orientadas as diversas demandas.

15 (recursos e capacidades) (escolha de um domínio)
ORGANIZAÇÕES Fatores Público/ cliente Escopo da transformação Longo Alcance Curto Alcance Competências Básicas (recursos e capacidades) Missão (escolha de um domínio) Escopo (Produtos, mercados e Escopo geográfico) Escopo da Organização Produtos Mercados Área Geográfica Competência Única Corporate Strategy, Ansoff, Igor, adaptado

16 Fronteira da produtividade (estado da melhor prática possível)
Eficácia operacional X posicionamento Fronteira da produtividade (estado da melhor prática possível) alta . diferenciação baixa baixa alta posição relativa de custos

17 Organização Mercadológica
As fronteiras traçadas, tanto para clientes, quanto pelo ambiente, aliados à história e às capacidades da organização e dos concorrentes, levaram à reunião em alguns grupos estratégicos coerentes. Dentro desses grupos, as organizações são semelhantes em termos de escopo de atividades e cobertura de mercado, seguem estratégias semelhantes e competem com muito mais intensidade entre si do que com empresas de outros grupos.

18 FGV - Gestão de custos e resultados
Rivalidade Competitiva Entrantes Potenciais Barreiras à entrada Poder de negociação Compradores Fornecedores Ameaças Produtos Substitutos Interno Externo O A F Fr Estratégia FO Estratégia FrO Estratégia FA Estratégia FrA ? Estratégia Competitiva Clientes Fornecedores Empresas Concorrentes Complementadores Escopo Competitivo Liderança no Custo Enfoque na Diferenciação Enfoque no Custo Amplo Estreito Custo mais Baixo Vantagem Competitiva Ariel Levy

19 Estrutura da decisão Resultados Decorrem de desempenho acima da média.
Estão sujeitos a conjuntura. São relativos a objetivos e metas traçadas. Dependem de padrões, indicadores e modelos. Mensuração de conformidade e produtividade.

20 os recursos tecnológicos afetam o desempenho

21 Gestão de Custos e Resultados
“Nós produzimos, publicamos, reinventamos e compartilhamos mídia pessoal. Nós fazemos nossos próprios filmes, nós criamos fotos digitais, animação, sites de notícias, hiper-ficção e álbuns de fotografias. Nós programamos nossos gravadores de vídeo pessoal de modo que possamos assistir a programação das redes não no horário deles, mas nos nossos. Nós ouvimos web-rádio ou estações de satélite que interessam aos nossos gostos. Nós baixamos música na internet para os nossos tocadores de mp3 e queimamos música para os nossos próprios cd`s. E alguns de nós gravam música e distribuem nossos trabalhos na internet. Nós fazemos nossa própria mídia. Em muitos casos nós somos nossa própria mídia” (LASICA, 2005)

22 Gestão de Custos e Resultados
Desempenho Nível de realização que otimiza o valor e o serviço da organização para os interessados. Mensurável Simultâneo

23 Gestão de Custos e Resultados
FGV - Gestão de custos e resultados Gestão de Custos e Resultados Medidas de desempenho Custo Entradas Atividades Qualidade Conformidade Produtividade Tempo Velocidade Flexibilidade Ariel Levy

24 Gestão de Custos e Resultados
Metas Processos Medidas de saída Atividades - Chave Medidas do Processo Implementação DESEMPENHO

25 Visão holística das organizações
Domínio Aceitação Conscientização Mobilização Humano Processo Organização

26 Gestão de Custos e Resultados
Indicadores – Níveis de desempenho Foco Permite estabelecer metas Custo Qualidade Tempo Permitir o controle e evolução contínuo. Eliminação de desperdício.

27 Gestão de Custos e Resultados
Processo Série de atividades que consumem recursos e produzem um bem ou serviço. Benefícios A gestão com foco nos processos críticos, melhora a construção de valor e sobrevivência das organizações. Riscos Os processos são inter funcionais e metas e indicadores devem ser focados no desempenho global.

28 Gestão de Custos e Resultados
Medidas de saída Relatam resultados de um processo e são utilizados para controle de recursos. Benefícios Devem incluir: Qualidade; Custo;Tempo Riscos Utilizar somente relatórios financeiros tradicionais Não Focar nas demandas dos clientes

29 FGV - Gestão de custos e resultados
Gestão de sistemas Recursos Geradores do Processo Atividades Medidas de desempenho Objetos de custo Em linhas gerais as atividades que não agregam valor são aquelas despendidas em atividades não produtivas ou operacionais. Exemplo Tempos de espera Inspeção de qualidade Movimentação Retrabalho Algumas podem ser desnecessárias outras geradoras de disperdício. Raffish,1999 How much does productreally cost Ariel Levy

30 Medidas de desempenho As medidas de desempenho relatam as atividades do processo de gestão e motivam as pessoas ao controle. Medidas devem ser efetivas. Controle estatístico. Prevêem e evitam problemas. Permitem a melhoria contínua Possibilitam a seleção da atividade-chave.

31 Mapear os processos 1 - Voltar as metas da organização
Como estabelecer e implementar as medidas de desempenho do processo? 1 - Voltar as metas da organização 2 – Determinar na matriz e determinar as categorias de medição. 3 – Determinar o que e como medir 4 – atributo ou variável. 5 - Validação

32 Implementação Importância Confiabilidade Utilização Necessidade
Gestão de sistemas Implementação Importância Confiabilidade Utilização Necessidade Concisão

33 6 ETAPAS Desenvolver PDCA - Ampliado Endossar Submeter Medir Avaliar
Analisar 6 ETAPAS

34 6 etapas PDCA - Ampliado Desenvolver e validar a rotina dos relatórios
Obter o endosso da administração Submeter o plano de implementação às pessoas do processo Iniciar a medição e emissão de relatórios. Avaliar a efetividade das medidas. Analisar e melhorar continuamente as medições de desempenho.

35 Critérios de Eficácia Organizacional
Curto Prazo Médio Prazo Longo Prazo Produção Eficiência Satisfação Adaptabilidade Desenvolvimento Sobrevivência


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