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Uff 2010 Ariel Levy Processo de gestão e criação de valor.

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Apresentação em tema: "Uff 2010 Ariel Levy Processo de gestão e criação de valor."— Transcrição da apresentação:

1 Uff 2010 Ariel Levy Processo de gestão e criação de valor

2 O que é um Processo? •uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, inputs e outputs claramente identificados, •enfim, uma estrutura para ação. Davenport (1994) • um grupo de tarefas interligadas logicamente, que utilizam os recursos da Organização para gerar os resultados definidos, de forma a apoiar os seus objetivos. Harrington (1993) • conjunto de atividades ligadas que tomam um insumo (input) e o transformam para criar um resultado (output). •Esta transformação deve adicionar valor. Johansson et al. (1995)

3 O que é um processo? •uma série de etapas criadas para produzir um produto ou serviço, incluindo várias funções e abrangendo o “espaço em branco” entre os quadros do organograma, sendo visto como uma “cadeia de agregação de valores”. Rummler e Brache (1994) •seqüências semi-repetitivas de eventos que, geralmente, estão distribuídas de forma ampla no tempo e espaço, possuindo fronteiras ambíguas. Pentland et al., (1999) Visão do MIT

4 Então... Um processo dispõe de inputs, outputs, tempo, espaço, ordenação, objetivos e valores que, interligados logicamente, irão resultar em uma estrutura para fornecer produtos ou serviços ao cliente (“stakeholders”).

5 Ambiente Remoto Sociedade Política Recursos Naturais Clima Demografia Tecnologia Economia Legislação e Tributos Educação Cultura Ambiente Próximo Clientes Comunicação Sindicatos Acionistas Governo Comunidades Fornecedores Entradas Materiais Equipamentos Energia Pessoas Informações Processamento A Empresa Saídas Produtos Bens Serviços Concorrentes A Empresa como um Sistema Aberto 5

6 Sistema de produção 6

7 G ESTÃO DE C USTOS E R ESULTADOS 7

8 8     Administração Investidores Bancos Governo Outros interessados A organização e o modelo de decisão Coleta de dados Registro de dados Usuários (tomada de decisão) Relatórios

9 Mercados 9 Paradigma E- C- D Estrutura CondutaDesempenho

10 G ESTÃO DE C USTOS E R ESULTADOS 10  Paradigma E - C – D Estrutura  Monopólio  Oligopólio  Concorrência perfeita

11 G ESTÃO DE C USTOS E R ESULTADOS 11  Paradigma E - C – D Conduta  Nível de agressividade  Concorrência  (preços ou diferenciação)  Substitutos  Inovação

12 G ESTÃO DE C USTOS E R ESULTADOS D IAGRAMA DE P ORTER 12

13 G ESTÃO DE C USTOS E R ESULTADOS 13  Desempenho ou Resultados Como definir desempenho? Fundamentos econômicos Sofisticação das operações e estratégia da organização Qualidade do ambiente Econômico e social – BEM ESTAR

14 G ESTÃO DE C USTOS E R ESULTADOS 14  Criação de valor  A percepção do valor é relativa as perspectivas.  Máxima apropriação do valor agregado dado pelos produtos e serviços.  O modelo de gestão deve ser direcionado para obtenção da maior eficiência e eficácia das atividades internas orientadas as diversas demandas.

15 Fatores Público/ clienteEscopo da transformação Longo Alcance Curto Alcance Competências Básicas (recursos e capacidades) Missão (escolha de um domínio) Escopo (Produtos, mercados e Escopo geográfico) Escopo da Organização •Produtos •Mercados •Área Geográfica Competência Única Corporate Strategy, Ansoff, Igor, adaptado ORGANIZAÇÕES 15

16 posição relativa de custos diferenciação baixaalta baixa. Fronteira da produtividade (estado da melhor prática possível ) Eficácia operacional X posicionamento 16

17 Organização Mercadológica 17 As fronteiras traçadas, tanto para clientes, quanto pelo ambiente, aliados à história e às capacidades da organização e dos concorrentes, levaram à reunião em alguns grupos estratégicos coerentes. Dentro desses grupos, as organizações são semelhantes em termos de escopo de atividades e cobertura de mercado, seguem estratégias semelhantes e competem com muito mais intensidade entre si do que com empresas de outros grupos.

18 ? Estratégia Competitiva Escopo Competitivo Liderança no Custo Enfoque na Diferenciação Enfoque no Custo Diferenciação Amplo Estreito Custo mais Baixo Vantagem Competitiva Diferenciação Clientes Fornecedores Empresas Concorrentes Complementadores Rivalidade Competitiva Entrantes Potenciais Barreiras à entrada Poder de negociação Compradores Fornecedores Poder de negociação Ameaças Produtos Substitutos Interno Externo O A FFr Estratégia FOEstratégia FrO Estratégia FA Estratégia FrA 18

19 Estrutura da decisão 19  Resultados  Decorrem de desempenho acima da média.  Estão sujeitos a conjuntura.  São relativos a objetivos e metas traçadas.  Dependem de padrões, indicadores e modelos.  Mensuração de conformidade e produtividade.

20 OS RECURSOS TECNOLÓGICOS AFETAM O DESEMPENHO 20

21 G ESTÃO DE C USTOS E R ESULTADOS 21 “Nós produzimos, publicamos, reinventamos e compartilhamos mídia pessoal. Nós fazemos nossos próprios filmes, nós criamos fotos digitais, animação, sites de notícias, hiper-ficção e álbuns de fotografias. Nós programamos nossos gravadores de vídeo pessoal de modo que possamos assistir a programação das redes não no horário deles, mas nos nossos. Nós ouvimos web-rádio ou estações de satélite que interessam aos nossos gostos. Nós baixamos música na internet para os nossos tocadores de mp3 e queimamos música para os nossos próprios cd`s. E alguns de nós gravam música e distribuem nossos trabalhos na internet. Nós fazemos nossa própria mídia. Em muitos casos nós somos nossa própria mídia”  (LASICA, 2005)

22 G ESTÃO DE C USTOS E R ESULTADOS 22  Desempenho Nível de realização que otimiza o valor e o serviço da organização para os interessados.  Mensurável  Simultâneo

23 G ESTÃO DE C USTOS E R ESULTADOS 23 Medidas de desempenho •Custo •Entradas •Atividades •Qualidade •Conformidade •Produtividade •Tempo •Velocidade •Flexibilidade

24 G ESTÃO DE C USTOS E R ESULTADOS 24 Metas Processos Medidas de saída Atividades - Chave Medidas do Processo Implementação DESEMPENHO

25 V ISÃO HOLÍSTICA DAS ORGANIZAÇÕES 25 Domínio Aceitação Conscientização  Mobilização  Humano  Processo  Organização

26 G ESTÃO DE C USTOS E R ESULTADOS 26  Indicadores – Níveis de desempenho  Foco  Permite estabelecer metas  Custo  Qualidade  Tempo  Permitir o controle e evolução contínuo.  Eliminação de desperdício.

27 G ESTÃO DE C USTOS E R ESULTADOS 27  Processo  Série de atividades que consumem recursos e produzem um bem ou serviço.  Benefícios  A gestão com foco nos processos críticos, melhora a construção de valor e sobrevivência das organizações.  Riscos  Os processos são inter funcionais e metas e indicadores devem ser focados no desempenho global.

28 G ESTÃO DE C USTOS E R ESULTADOS 28  Medidas de saída  Relatam resultados de um processo e são utilizados para controle de recursos.  Benefícios  Devem incluir:  Qualidade; Custo;Tempo  Riscos  Utilizar somente relatórios financeiros tradicionais  Não Focar nas demandas dos clientes

29 29 Recursos Objetos de custo Medidas de desempenho Atividades Geradores do Processo Gestão de sistemas Raffish,1999 How much does productreally cost

30 30 Medidas de desempenho •As medidas de desempenho relatam as atividades do processo de gestão e motivam as pessoas ao controle. •Medidas devem ser efetivas. •Controle estatístico. •Prevêem e evitam problemas. •Permitem a melhoria contínua •Possibilitam a seleção da atividade-chave.

31 Mapear os processos 31 Como estabelecer e implementar as medidas de desempenho do processo? •1 - Voltar as metas da organização •2 – Determinar na matriz e determinar as categorias de medição. •3 – Determinar o que e como medir •4 – atributo ou variável. •5 - Validação

32 Gestão de sistemas 32 Implementação •Importância •Confiabilidade •Utilização •Necessidade •Concisão

33 PDCA - Ampliado 33 Desenvolver EndossarSubmeterMedirAvaliarAnalisar 6 ETAPAS

34 PDCA - Ampliado 34 6 etapas •Desenvolver e validar a rotina dos relatórios •Obter o endosso da administração •Submeter o plano de implementação às pessoas do processo •Iniciar a medição e emissão de relatórios. •Avaliar a efetividade das medidas. •Analisar e melhorar continuamente as medições de desempenho.

35 (Critérios) Curto Prazo Médio PrazoLongo Prazo Produção Eficiência Satisfação Adaptabilidade Desenvolvimento Sobrevivência Critérios de Eficácia Organizacional 35


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