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Marketing I. Relacionamento com clientes:  Informações e previsão de demanda Marketing I.

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1 Marketing I

2 Relacionamento com clientes:  Informações e previsão de demanda Marketing I

3  Quais as tendências macroambientais e efeitos microambientais específicos ao negócio? SIM – preferências e o comportamento do consumidor Marketing I Case da DuPont - Comforel

4 Marketing I 37% casamento; 23 empilham travesseiros; 16% dobram travesseiros 16% abraçam.

5 Marketing I  Informação sobre a Demanda (Gislayne): escolhem seus mercados e desenvolvem as melhores ofertas;  SIM (pessoas, coleta de informação, classificação da informação, análise, avaliação e distribuição da informação) Uma página, gráficos, informações pertinentes e úteis!

6 Marketing I  Perguntas importantes para obter informações pertinentes: - Quais são as decisões (estratégico, tático ou operacional)? - Quais as informações que poderiam auxiliar a tomar as decisões (indicadores, concorrentes, desempenho – cursinhos/escolas)? - Qual a periodicidade das informações (cotação ouro ou dólar)?

7 Melhorias no SIM Marketing I  Relatórios Internos: há problemas no ciclo do pedido-pagamento? - Itens em falta, tem intranet para múltiplos setores, quanto tempo demora a entrega? - Wal-Mart (relatório de venda por produto por cliente, loja e dia)

8  Como obter informações sobre os clientes? MKT off-line e on-line- refinar anúncios, gerenciar palavras-chave, sendo mais específico:  Google AdWords;  Google Analytcs  Google Checkout  Google Base Marketing I

9  Resultados: - Novos usos para o produto vendido (força de vendas); - Displays de exposição para produtos (dados dos varejistas: quem compra, quais as combinações, quais os produtos mais associados? Natubom/ConAgra e Coca Cola – Seasons of Mom) -

10 Marketing I  SIM – on-line - Feedback disponíveis (blogs, facebook, fóruns de discussão); - Avaliações booking.com, airbnb; - Combinar avaliação de cliente com a de especialistas (comentários e avaliações); - Reclamações

11 Marketing I Frustrações desculpasdescontosdevoluções

12 Marketing I  SIM – on-line e off-line - atenção aos modismos, tendências e megatendências (impacto por mudança social, econômica e política – crescimento da classe C); “Pesquisa de mercado serve para calcular o potencial de oportunidade de lucratividade de uma oportunidade”

13 Marketing I  Análise do Macroambiente -6 FORÇAS - Crescimento populacional, acarreta o esgotamento de alguns recursos e gera níveis de poluição mais elevados, fazendo com que os consumidores exijam mais leis. Restrições estimulam surgimento de novos produtos e soluções tecnológicas, sendo acessíveis, mudam atitudes e comportamentos.

14 Marketing I  Análise dos ambientes: - Demográfico (crescimento, graus de instrução, PNUD); - Econômico (endividamento, disponibilidade de crédito); - Sociocultural (hedonistas, conservadores, preservadores, realizadores, exploradores, idealistas – mercados diferentes);

15 Marketing I - Natural (regulamentações, prédios verdes, programas ambientais e de sustentabilidade das empresas); - Tecnológico (oportunidades e regulamentações); - Político-legal (concorrência desleal, venda desleal, conteúdo de rótulos)


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