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Prof. Ms.Gustavo Gonzalez Prof. Marcos Guisi. Objetivo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das.

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1 Prof. Ms.Gustavo Gonzalez Prof. Marcos Guisi

2 Objetivo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais precisam conhecer. Dar exemplos de como o e-business, o e-commerce, ou os sistemas colaborativos nas empresas podem apoiar os processos de atuação de uma empresa, a tomada de decisões administrativas e as estratégias voltadas à vantagem competitiva.

3 Objetivo Fornecer exemplos de componentes de sistemas de informação realmente existentes. Esclarecer que, em um sistema de informação, as pessoas utilizam hardware, software, dados e redes como recursos para efetuar a alimentação, o processamento, a produção, o armazenamento e as atividades de controle que transformam os recursos de dados em produtos de informação.

4 O que é um sistema ? É um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado. No dia a dia encontramos diferentes tipos de sistemas, como sistema planetário, sistema biológico, eco- sistema, sistema digestivo, entre outros.

5 O que é um sistema de informação? Sistema de informação é um conjunto organizado de PESSOAS, HARDWARE, SOFTWARE, REDES DE COMUNICAÇÃO e RECURSOS DE DADOS.

6 Como o ambiente externo influencia um SI?

7 Modelo de um SI

8 Principais tipos de SIs  Industrial:  MRP (Material Requirement Planning)  MRPII (Manufacturing Resource Planning)  Administrativo:  Operacional: ERP (Enterprise Resourse Planning)  Negócios: CRM, BI

9 Dado x Informação x Conhecimento Dados: É a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada. Os dados isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento. Informações: Informações são dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações considerando as informações. Conhecimento: Vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação.

10 Apoio à Vantagem Estratégica Apoio à Tomada de Decisão Gerencial Apoio as Operações Principais finalidades de um SI

11 Características do Planejamento Operacional  São de curto prazo  Envolve normalmente as áreas funcionais  As decisões tem impactos mais tênues  Fácil diagnóstico (problemas atuais)  Envolvimento dos funcionários nas decisões Estratégico  São de longo prazo  Envolve a empresa como um todo  As decisões geram impactos de grandes proporções  Difícil visualização  Tem de ser decidido pela alta direção

12 Qualidade da informação

13 Tempo Prontidão: A informação deve ser fornecida quando necessário Aceitação: A informação deve estar atualizada quando for fornecida Frequência: A informação deve ser fornecida tantas vezes quantas forem necessárias Período: A informação pode ser fornecida sobre períodos passados, presentes e futuros

14 Qualidade da informação Conteúdo Precisão: A informação deve estar isenta de erros Relevância: A informação deve estar relacionada às necessidades de informações de um receptor específico para uma situação específica Integridade: Toda informação que for necessária deve ser fornecida. Concisão: Apenas a informação que for necessária deve ser fornecida. Amplitude: A informação pode ter um alcance amplo ou estreito, ou um foco interno ou externo. Desempenho: A informação pode revelar desempenho pela mensuração das atividades concluídas, do progresso realizado ou dos recursos acumulados

15 Qualidade da informação Forma Clareza: A informação deve ser fornecida de uma forma que seja fácil de compreender. Detalhe: A informação pode ser fornecida de uma forma detalhada ou resumida. Ordem: A informação pode ser organizada em uma sequencia predeterminada. Apresentação: A informação pode ser apresentada em forma narrativa, numérica, gráfica ou outras. Mídia: A informação pode ser fornecida na forma de documentos em papel impresso, monitores de video ou outras mídias.

16 Estratégia e Informação  Planejar estrategicamente é lidar com o futuro.  A partir do conhecimento adquirido, pode-se traçar tendências que indiquem melhor o futuro ou ainda os melhores caminhos para evitar erros e riscos do passado.  A tecnologia passa a ter um papel fundamental para produzir conhecimento, a partir do armazenamento e recuperação, eficiente e eficaz, das informações.

17 A evolução da sociedade Processamento de Dados Relatórios Administrativos Apoio à Decisão Estratégico e Usuário Final Comércio Electrônico Processa- mento Eletrônico de Dados Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Computação do Usuário Final Inf. Executiva Sistemas Espe- cialistas Inf. Estratégica Empresa e Comércio Eletrônicos Interconectados E-Business e E- Commerce

18 ALVIN TOFFLER - Primeira Onda - Segunda Onda - Terceira Onda PETER DRUCKER - Revolução Industrial - Revolução da Produtividade - Revolução Gerencial INFORMÁTICA - Era do Hardware - Era do Software - Era dos Negócios A evolução da sociedade Primeiro foi a revolução agrícola, depois a revolução industrial, atualmente a revolução tecnológica modifica fortemente o arcabouço do conhecimento e da realidade em que vivemos. Na primeira onda ou sociedade agrária, a principal forma de capital era a terra. Foi uma forma de criar riqueza cultivando a terra e havia necessidade de um mínimo de noção sobre o plantio e o ânimo corporal para trabalhar. Já na segunda onda, a forma de criar riqueza passou a ser a oficina industrial e a corretagem de bens. Na terceira onda o conhecimento adota o valor do principal recurso econômico e a riqueza construída pela sociedade. Atualmente, a este conjunto de conhecimento e informações é anexado o valor aos produtos por elas produzidos mediante o aproveitamento da inteligência, e foi denominado Capital-Intelectual. De acordo com Alvin Toffler - o analfabeto do século XXI não será aquele que não sabe ler nem escrever, mas aquele que não for capaz de aprender, desaprender e reaprender. Na terceiraonda o trabalho do homem é substituído pelas inovações tecnológicas, possibilitando o aparecimento da sociedade da informação.

19 ALVIN TOFFLER - Primeira Onda - Segunda Onda - Terceira Onda PETER DRUCKER - Revolução Industrial - Revolução da Produtividade - Revolução Gerencial INFORMÁTICA - Era do Hardware - Era do Software - Era dos Negócios A evolução da sociedade Na era do Hardware, o foco estava na capacidade das máquinas. O custo do hardware era muito elevado e qualquer equipamento com maior capacidade de armazenamento era um luxo. Na era do Software, o foco estava no potencial dos sistemas em absorver mais informações, novas linguagens. O custo do hardware já sofre grande redução. Na era dos Negócios, o foco está em gerenciar todas as informações disponíveis com o objetivo de aplicar nos negócios. O potencial do hardware já não é uma barreira e as possibilidades de softwares e plataformas ampliam mais suas aplicações.

20 O que é Tecnologia da Informação – TI ?  São os recursos tecnológicos (equipamentos, sistemas e metodologias) utilizados para gerar, armazenar e recuperar as informações;  Atualmente, a TI tem papel fundamental no apoio às organizações, pois além das questões meramente operacionais, ela auxilia na elaboração e execução das estratégias organizacionais.

21 Planejamento Estratégico da TI  Há menos de uma década, o principal objetivo da TI era agilizar o tempo e o esforço na execução de tarefas antes realizadas manualmente;  As novas ferramentas de TI possibilitaram as organizações a usufruir de um novo potencial, visando a melhoria da eficácia, como apoio no desenvolvimento e aplicação de Estratégias Empresariais.

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23 CRM Segundo Zambom (2006), estima-se que a empresa varejista perde clientes pelos seguintes motivos: - 1% morre; - 5% adotam novos hábitos; - 9% consideram o preço alto demais; - 14% estão desapontados com a qualidade do produto; - 68% estão insatisfeitos com a atitude do pessoal (má qualidade do atendimento). a maior perda de clientes ocorre devido a atitudes das pessoas e não à qualidade do produto Por essa razão a necessidade que a empresa tem de cuidar do cliente, como forma de reduzir perdas e ganhar competitividade.

24 CRM CRM não se trata nem de um conceito nem de um projeto, mas de uma estratégia de negócios que visa entender, antecipar e administrar as necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma organização. Uma jornada de estratégias, processos, mudanças organizacionais e técnicas pelas quais a empresa deseja administrar melhor seu próprio empreendimento acerca do comportamento dos clientes. Acarreta em adquirir e distribuir conhecimento sobre os clientes e usar essas informações por meio de vários pontos de contato para equilibrar rendimentos e lucros com o máximo de satisfação dos clientes. (BROWN apud ZAMBON, 2006). Uma jornada de estratégias, processos, mudanças organizacionais e técnicas pelas quais a empresa deseja administrar melhor seu próprio empreendimento acerca do comportamento dos clientes. Acarreta em adquirir e distribuir conhecimento sobre os clientes e usar essas informações por meio de vários pontos de contato para equilibrar rendimentos e lucros com o máximo de satisfação dos clientes. (BROWN apud ZAMBON, 2006).

25 CRM O CRM abrange, na generalidade, três grandes áreas: • Automatização da gestão de marketing; • Automatização da gestão comercial, dos canais e da força de vendas; • Gestão dos serviços ao cliente

26 CRM Nesse contexto, a implantação de um CRM pode trazer diversas vantagens de marketing para a organização, que podem ser consideradas no e-relacionamento, como: • redução de custos com propaganda; • diminuição dos riscos de comunicação (propagandas) generalistas que podem confundir ou irritar o público-alvo; • melhora da abordagem de clientes específicos, concentrando em suas necessidades e na capacidade de atendê-los.

27 CRM Para ser eficiente, o processo de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente precisa ser totalmente integrado através dos departamentos de Marketing, Vendas e Serviço. Um bom sistema CRM precisa atender os seguintes requisitos: • Disseminar por toda a organização uma cultura baseada no cliente; • Identificar os casos de sucesso e permitir a replicação destas ações; • Desenvolver um processo de atendimento ao cliente do começo ao fim; • Permitir controle total de pós-venda, suporte, e acompanhamento de contratos de serviços; • Auxiliar no questionamento que deve ser feito ao cliente para ajudar na solução de um problema; • Auxiliar no tratamento dado a um cliente insatisfeito com a aquisição de um produto ou serviço; • Rastrear todos os aspectos de atendimento aos clientes efetivos e potenciais, permitindo a avaliação de todo o processo, como instrumento de apoio à tomada de decisões; • Gerar satisfação interna e externa.

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29 Business Intelligence é um conceito baseado em softwares que auxiliam os gestores na tomada eficaz de decisões usando apenas os dados e informações que estão inseridos nos bancos de dados das empresas. O BI tem como principal objetivo à integração dos aplicativos e tecnologias para extrair e analisar os dados corporativos de maneira simples, no formato correto e no tempo certo, para que a empresa possa tomar decisões melhores e mais rápidas, auxiliando os executivos em seus negócios. Essa ferramenta tem como capacidade transformar dados em informação, informação em conhecimento e propiciar a descoberta de novos conhecimentos. BI

30 Modelo de cockpit com indicadores de eficiência econômica financeira. Modelo de dashboard com a informação da movimentação de insumos por ano.


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