A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

... Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. Texto Base: I João 2:14c.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "... Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. Texto Base: I João 2:14c."— Transcrição da apresentação:

1

2 ... Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. Texto Base: I João 2:14c

3  Grandes empresas já aprenderam a utilizar a criatividade, ousadia e vivacidade do adolescente. Muitas delas investem em garotos, que ainda nem entraram numa Faculdade, mas que são fantásticos em algumas áreas de trabalho.  Várias agências de propaganda contratam adolescentes em Colégios das grandes cidades, para que estes dêem idéias para comerciais de TV, dirigidos para o público jovem. Os pais destes "geninhos", só acreditam na capacidade de seus filhos, quando recebem os salários altíssimos, pelo trabalho que fizeram "quase" sem esforço.  Um dos melhores exemplos, em termos empresariais, é o Sr. Bill Gates (dono da Microsoft). Hoje, é um dos maiores milionários do mundo. Mas quando começou, era parte de uma turma de adolescentes, que decidiram revolucionar o mundo dos computadores portáteis! Naquela época, suas "reuniões de negócios" eram para que se divertissem, como acontece com qualquer adolescente. Como diz o titulo dessa lição, quando jovem é que nos sentimos no momento de mudar o mundo e isso também deve ser descoberto dentro da igreja. Nessa lição veremos a como o jovem pode contribuir para a igreja e como a igreja encara isso. Introdução.

4 O Tempo mais importante de nossas vidas O Tempo mais importante de nossas vidas.   A juventude é com certeza o tempo mais importante de nossas vidas. É nesse tempo que temos maior vigor, força, vontade e disponibilidade de fazer acontecer. É interessante notarmos que grandes nomes da Bíblia começaram suas carreiras cristãs quando jovens. José   Lembrado como “José do Egito” foi usado por Deus para salvar sua família e o povo de Deus da fome que se abateu sobre toda a região. Tornou-se o mais importante homem do Egito, depois de Faraó (Gn. 41:40-45). José chegou ao posto mais importante de sua vida com 30 anos, mas lembre-se que tudo começou aos 17 anos de idade. (Gn. 37: 2). Vejamos alguns exemplos Vejamos alguns exemplos:

5 Davi   Davi – Foi o maior rei que Israel já teve. Também era jovem quando começou sua carreira, quando cuidava do rebanho de seu pai. Não foi a guerra com seus irmãos porque era considerado “moço” ( I Sm. 13:13-14).  Quando Deus mandou o profeta Samuel à casa de Jessé, nem seu acreditava que ele poderia ser escolhido rei, pois era muito jovem. Depois de ter chamado todos os seus irmãos, Davi foi a oitava opção porque aos olhos humanos era moço demais, mas aos olhos de Deus já estava no ponto certo para ser ungido como seu escolhido. (I Sm. 16:11-13).

6 Ester – Deus não usa apenas homens adolescentes, Ele usa as mulheres também. Todos se lembram de Ester, como um livro da Bíblia, bem como lembram da Rainha Ester, que livrou o povo judeu de um massacre, na época em que o povo de Deus era escravizado pelo povo persa. Deus deu a Ester a posição de Rainha para ajudar seu povo.  Quando Ester participou do "Concurso de Beleza", que tinha como "prêmio" tornar-se Rainha dos Persas, ela era uma adolescente! A passagem de Éster 2:2, diz que os requisitos para participar deste "Concurso", era que fossem "moças virgens de boa aparência". As mulheres daquela época casavam muito cedo, assim sendo, Ester devia ser nova em idade e bem guardada por seu tio Mordecai. (Ester 2:7). Vemos então que Ester começou sua carreira com Cristo quando jovem, e depois de ser escolhida Rainha Persa, arriscou sua vida para salvar seu povo do extermínio. Deus era com ela!  O espaço não nos permite citar todos, mas Deus usou muito outros adolescentes e jovens na Bíblia, como Salomão, Daniel, Ezequias, Timóteo, etc. Existe hoje uma vasta área dentro da igreja que pode ser explorada por você jovem e assim começar sua carreira cristã.

7  A IGREJA PRECISA DESCOBRIR O JOVEM.  Ao se pensar nos diversos níveis do trabalho jovem, é preciso lembrar que o ponto de partida é o jovem da igreja local. Tudo o que se fizer na associação, na região, no estado ou a nível nacional, será simples conseqüência daquilo que se estiver fazendo na igreja local.  É comum ouvirmos a frase que para muitos se tornou um lema – “O jovem é a igreja do futuro”.Esta afirmação além de falsa, é fruto do mais puro preconceito contra os jovens. O que está por trás desta afirmação, muitas vezes, é um grande medo de que a juventude tome as rédeas da obra de Deus que, por muitos e muitos anos, estiveram exclusivamente nas mãos de adultos. É também uma armadilha de Satanás, pois ele sabe que se o jovem se dedicar e buscar o poder de Deus para sua vida, ele estará cada vez mais derrotado pois o seu plano para os jovens é uma vida de prostituição e drogas para assim atingir a família que é algo precioso criado por Deus. As igrejas que não discriminam os adolescentes e jovens, pelo contrário, os valorizam, eles não são rebeldes e participam da vida da igreja de forma ativa. É hora de descobrirmos os valores de nossos jovens.

8  A IGREJA PRECISA DESCOBRIR O JOVEM.  Outra coisa que se nota nas igrejas é que os jovens dominam a área do louvor, e fico muito feliz por isso, pois temos descoberto muitos talentos. Porem penso que é hora de termos jovens também sendo revelados na ministração da palavra, no evangelismo, missões e demais áreas. Precisamos descobrir os nossos Davi, Salomão,Timóteo, etc.

9 O JOVEM BUSCANDO O SEU ESPAÇO.  Nunca se viu tantos acampamentos e congressos para a juventude, missões e trabalhos com jovens em todo o Brasil, tantas vocações, os seminários cheios de jovens estudando teologia e missões. É verdade, o jovem tem se despertado e para tanto é preciso alguns requisitos.  Você pode ser muito jovem, tímido e fraco como Timóteo era. Pode viver em um ambiente hostil como Timóteo vivia. Mas como Timóteo você possui todos os recursos que precisa nas escrituras inspiradas por Deus. (II Tim. 2:1).  É preciso nascer de novo. Não basta ser batizado, fazer profissão de fé, ou ter seu nome no rol de membros. Não basta freqüentar os cultos, saber cantar todos os hinos, fazer orações fervorosas, contribuir com suas ofertas, ter cargos de responsabilidade.  Somente um fato, um milagre, feito pelo Espírito Santo. "O novo Nascimento" é a única maneira de Deus transformá-lo em igreja, corpo vivo de Cristo. (João 3:3).

10  Somente uma experiência pessoal com Jesus Cristo e uma mudança de vida, de dentro para fora, que a Bíblia chama de conversão, é que vai transformá-lo em uma nova criatura, em um novo jovem. Lembre-se: “filho de crente não é crentinho”.  Consagração. Você deve se oferecer como ferramenta de trabalho para Deus usá-lo no seu Reino. Deve se oferecer para ser instrumento nas mãos de Deus, para abençoar pessoas. Você deve consagrar seu corpo, seus olhos, seus ouvidos, sua boca, suas mãos, seus pés... Todo o seu ser deve ser de Cristo, seus talentos, seus dons, seu dinheiro, seu presente, seu futuro, seu tempo, sua juventude, tudo consagrado a Deus. (I Cor. 6:19).  Jovem, você deve consagrar toda sua vida a Deus, seus sentimentos, sua sexualidade, seus sonhos, seu futuro, sua profissão. (I Cor. 6:13).  Santificação. A busca da santidade deixou de ser uma preocupação para muitos cristãos desta geração. Muitos tem uma visão equivocada e pensam que ser santo é um alvo impossível no contexto em que vivemos e que para atingir a santidade é preciso viver isolado de tudo e todos.

11  Esta cada vez mais difícil motivar a moçada a fugir do pecado e a levar uma vida séria com Deus. Muitos líderes de jovens reclamam que quando colocam o tema “Santificação” em um acampamento ou estudo, a freqüência se torna mais baixa. Alguns lideres chegam a fazer uma maquiagem no tema, dando-lhe o título de “Vida séria com Deus” ou “Integridade” para que os jovens ouçam sobre a necessidade de uma vida santa.  A verdade é jovem, que devemos seguir os exemplos de Jesus Cristo se quisermos melhorar o mundo e a igreja na qual somos membros, e o exemplo de Jesus inclui uma vida de santidade. (I Pe. 1:16).  Deve ser um jovem que busca a Deus incessantemente. Dessa forma será um jovem sábio e cheio do Espírito Santo. (Tiago 1:5; Jer. 29:13).

12  Ainda seguindo o exemplo de Jesus temos a influência deixada por Ele onde quer que fosse. Jesus nunca foi influenciado por alguém, mas Ele é quem influenciava. Assim também deve ser você jovem cristão.  Ter amigos é sadio. É necessário para a vida social e emocional do jovem cristão. O isolamento além de ser sintoma de um mal emocional ou outro problema qualquer, também não combina com o papel do cristão descrito em Marcos 16:15.  Não quero dizer com isso que não devemos ter amizades no mundo, mesmo porque se não tivermos como ganharemos os que lá estão. O próprio Jesus Cristo se fez amigo dos pecadores (Mc. 2:16-17), porém isso não quer dizer que Ele pecou ou sequer concordou com eles. INFLUÊNCIA CRISTA.

13  O jovem de uma igreja evangélica, formado na Palavra de Deus e que freqüente os cultos, normalmente não se envolve com piadas sujas, nem em conversas obscenas.  Ele tem um sorriso leve, solto e puro. Sorri para a vida porque há leveza na alma e na mente, e isso acontece porque Cristo faz a diferença. Ele é contagiado por assuntos que edificam a vida cristã.  Portanto o jovem cristão não é influenciado, mas influência e faz a diferença. INFLUÊNCIA CRISTA.

14  Jesus foi jovem como você e dedicou-se a realizar a obra do Pai. Enfrentou todos os preconceitos, vencendo-os e realizando o maior ministério que o mundo já conheceu.  Este é o tempo de Deus para sua vida. Jovem Deus quer usa-lo agora! Agora é o tempo! O mais estratégico de sua vida, sob o ponto de vista de Deus. A juventude é o tempo estratégico de Deus. CONCLUSÃO.


Carregar ppt "... Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. Texto Base: I João 2:14c."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google