A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adaptação à Vida em Ambientes Variantes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adaptação à Vida em Ambientes Variantes"— Transcrição da apresentação:

1 Adaptação à Vida em Ambientes Variantes
Professora Larissa Sátiro

2

3

4 ACARINO-DE-VELUDO-VERMELHO-GIGANTE
Deserto de Mojave (Sul da Califórnia)

5 Adaptação e Seleção Natural
A adaptação resulta da seleção natural sobre os atributos que afetam o ajustamento evolutivo (sucesso reprodutivo de um indivíduo).

6 Conceitos Importantes
O fenótipo é a expressão do genótipo na forma e função de cada organismo. Genes- codificam uma proteína estrutural; Alelos- formas de expressão de um gene; Heterozigoto Homozigoto Dominante Recessivo

7 Espaço de Atividade Cada tipo de organismo tem um espaço de atividade definido pelas condições do ambiente. Atividade = Desempenho

8 Microambientes Iguana do deserto

9 Microambientes A temperatura afeta o uso do micro-habitat pelas carriças-do-cacto.

10 Microambientes A temperatura afeta o uso do micro-habitat pelas carriças-do-cacto.

11 Aclimatação A aclimatação pode deslocar o espaço de atividade de um organismo em resposta às condições ambientais A aclimatação é uma resposta reversível da estrutura em resposta à mudança ambiental.

12 Aclimatação A capacidade de aclimatação pode refletir o intervalo de condições no ambiente. Taxas de fotossíntese em função de temperaturas quentes (linha vermelha) e moderadas (linha azul).

13 Resposta de Desenvolvimento
As respostas de desenvolvimento são mudanças irreversíveis em face das variações persistentes do ambiente. Estas respostas podem adequar os organismos às condições ambientais. As plantas apresentam resposta de desenvolvimento para intensidade de luz.

14 Migração, Armazenamento e Dormência
A migração (movimento em direção a uma região onde as condições são mais adequadas), o armazenamento (cactos do deserto se enchem de água) e a dormência (hibernação, diapausa dos insetos) capacitam os organismos a sobreviver em condições extremas. A migração de gnus seguindo seu suprimento de alimento.

15 Forrageamento Os animais forrageiam de um modo que maximize seus ajustamentos. Alguns animais formam áreas centrais de forrageamento (aves com ninhos). O tempo entre capturas aumenta à medida que mais presas são capturadas quando há áreas centrais de forrageamento. Modelos de forrageamento ótimo podem ser usados para prever o comportamento. O tempo ótimo de busca em uma viagem de forrageamento individual aumenta à medida que o tempo de viagem cresce.

16 Forrageamento Sensível ao Risco
Toda atividade contém um risco de mortalidade. O número de vermes trazidos pelos estorninhos para seus filhotes aumentou com o aumento da distância da área de forrageamento. Peixes forrageando são sensíveis ao risco. Vairões de caboz trocam para um local de alimentação perigoso somente quando a densidade de presas excede um certo valor crítico.

17 Dieta Mista Tipos de alimentos diferentes são complementares quando cada um contém um nutriente necessário que está ausente no outro. As ninfas dos gafanhotos crescem mais rapidamente com dietas mistas.


Carregar ppt "Adaptação à Vida em Ambientes Variantes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google