A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJECTO PSICOTERAPIA NA ESCOLA. DL 3/2008 DE 7 DE JANEIRO “Constitui desígnio do XVII Governo Constitucional promover a igualdade de oportunidades, valorizar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJECTO PSICOTERAPIA NA ESCOLA. DL 3/2008 DE 7 DE JANEIRO “Constitui desígnio do XVII Governo Constitucional promover a igualdade de oportunidades, valorizar."— Transcrição da apresentação:

1 PROJECTO PSICOTERAPIA NA ESCOLA

2 DL 3/2008 DE 7 DE JANEIRO “Constitui desígnio do XVII Governo Constitucional promover a igualdade de oportunidades, valorizar a educação e promover a melhoria da qualidade de ensino”

3 JUSTIFICAÇÃO O desenvolvimento cerebral e da personalidade não é automático. Quanto mais se desenvolve a sociedade, mais acompanhamento é necessário.

4 Modelo dos 3 “P”  1º P - Pais, promovem o desenvolvimento afectivo e social;  2º P – Professores, promovem o desenvolvimento intelectual e a integração cultural;  3º P – Psicólogo clínico, intervém, quando se justifica, na estruturação cerebral e da personalidade.

5 OBJECTIVOS GERAIS  Inserir um programa de consulta psicológica, nas vertentes de diagnóstico, psicoterapia e neuropsicologia;  Promover o desenvolvimento da criança/adolescente e a sua maior funcionalidade no meio sócio-educativo;

6 OBJECTIVOS CONCRETOS  Permitir o acesso de crianças/adolescentes a recursos técnico-clínicos sem limitações de natureza financeira  ou de organização e disponibilidade de tempo por parte dos pais ou encarregados de educação.

7 Quando há indicação? CódigoQuadro F70-F73Deficiência Intelectual (leve a profunda) F80Transtornos específicos da fala e da linguagem F80Transtornos específicos escolares (dislexia e discalculia) F84Transtornos globais do desenvolvimento (Autismo, Rett e Asperger) F90Hiperactividade F91Distúrbios de conduta (indisciplina) F93Transtornos emocionais (fobia, ansiedade)

8 PROCEDIMENTOS  Celebração do protocolo escola  Realização da 1ª consulta  Avaliação psicológica/neuropsicológica  Devolução do relatório de avaliação  Psicoterapia / Habilitação Neuropsicológica

9 Exigências à Escola  Disponibilização de um pequeno espaço;  Sinalização dos alunos;  Indicar um docente de contacto.

10 Exigências aos pais  Presença numa reunião;  Disponibilização de documentos necessários ao processo.


Carregar ppt "PROJECTO PSICOTERAPIA NA ESCOLA. DL 3/2008 DE 7 DE JANEIRO “Constitui desígnio do XVII Governo Constitucional promover a igualdade de oportunidades, valorizar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google