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Estrutura Organizacional Texto adaptado de: TRIGUEIRO, Francisco Minialdo Chaves; MARQUES, Neiva de Araujo Teorias da Administração I. Florianópolis: CAPES:

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Apresentação em tema: "Estrutura Organizacional Texto adaptado de: TRIGUEIRO, Francisco Minialdo Chaves; MARQUES, Neiva de Araujo Teorias da Administração I. Florianópolis: CAPES:"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura Organizacional Texto adaptado de: TRIGUEIRO, Francisco Minialdo Chaves; MARQUES, Neiva de Araujo Teorias da Administração I. Florianópolis: CAPES: UAB, 2009 CHAVES, Francisca Ione. Fundamentos de Administração: semestre I. Fortaleza: UAB/ IFCE, 2008.

2 1. Objetivos da Unidade: • Aprender como se organiza a estrutura formal de uma empresa ou organização; • Compreender que o desenho da empresa vai indicar a sua tipologia (linear, funcional etc). • Conhecer sobre departamentalização; e • Entender a comunicação da organização.

3 2. Conceitos importantes: 2.1 Organograma: Forma gráfica que representa a estrutura organizacional. Nele encontramos informações como:  Divisão do trabalho;  Comunicação; e  Hierarquia.

4 2.1 Organograma: 2. Conceitos importantes:

5 2.2 Sinergia: É o trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa, considerada a essência do sucesso do trabalho em equipe. (COVEY, 1990). Veremos isso mais claro em COMUNICAÇÃO 2. Conceitos importantes:

6 2.3 Divisão do trabalho: É um dos símbolos para a formalização e estrutura organizacional das empresas. É o princípio que estabelece que dividir o trabalho em seus componentes e designá-los aos membros de um grupo permite realizar mais do que se cada pessoa tentasse realizar sozinho o trabalho todo. 2. Conceitos importantes:

7 3.1 Linha ou Linear: Tem a forma piramidal ou verticalizada, na qual deixam claras as linhas de autoridade, comando, comunicação, ordem e obediência 3. Tipos de organização:

8 3.1 Linha ou Linear: 3. Tipos de organização:

9 3.2 Funcional: Este tipo de organização aplica os princípios da especialização funcional e tem como características a autoridade funcional de acordo com a área (recursos humanos, operações, jurídico, informática, atendimento), de forma horizontal, ou seja, no mesmo nível. 3. Tipos de organização:

10 3.2 Funcional: Por exemplo, os vendedores reportam-se ao gerente de vendas e os operadores de máquinas ao gerente de produção. 3. Tipos de organização:

11 3.3 Linha-assessoria (ou staff): É o resultado da combinação dos tipos de Organização linear e funcional. Assim, podemos observar este modelo onde existe posição de assessoria para servir aos departamentos de linha básicos a fim de alcançar os objetivos da organização de forma mais eficaz. 3. Tipos de organização:

12 3.3 Linha-assessoria (ou staff):

13 Você já observou que há diferentes modos de departamentalizar uma empresa? E que essas várias formas resultam em diferenças fundamentais entre uma e outra? 4. Departamentalização:

14 O processo organizacional de determinar o agrupamento das atividades se chama departamentalização. Os departamentos são áreas, divisões, setores, segmentos, nos quais um administrador tem autoridade e poder para desempenhar suas funções. 4. Departamentalização:

15 4.1 Departamentalização Funcional: Agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. 4. Departamentalização:

16 4.2 Departamentalização por produto: É a forma pela qual são agrupadas as funções associadas a uma única linha de produto. 4. Departamentalização:

17 4.3 Departamentalização territorial: Às vezes chamada de regional, por área, ou geográfica, consiste no agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde são localizadas as operações. 4. Departamentalização:

18 4.3 Departamentalização territorial: 4. Departamentalização:

19 4.4 Departamentalização por cliente: Consiste em agrupar atividades de tal forma que focalizem o uso determinado de um produto ou serviço. Por exemplo, as lojas de departamentos podem ter uma loja de jovens, além de departamentos infantis. 4. Departamentalização:

20 4.4 Departamentalização por cliente:

21 4.5 Departamentalização por processo: É o agrupamento de atividades que focalizam equipamento ou processo de produção. 4. Departamentalização:

22 4.6 Departamentalização matricial: É um tipo híbrido de departamentalização onde o pessoal de várias especialidades é agrupado para completar tarefas de tempo limitado. 4. Departamentalização:

23

24 A comunicação é um instrumento básico da coordenação. A comunicação é o intercâmbio de informações e transmis­são de significado. 5. Comunicação Organizacional:

25 Características de uma boa comunicação:  Objetividade;  Conhecimento do receptor;  Compreensão do receptor;  Linguagem adequada;  Clareza e simplicidade; 5. Comunicação Organizacional:

26 Características de uma boa comunicação:  Preferência pela voz ativa;  Correção;  Concisão;  Fidelidade ao pensamento original;  Tradução do pensamento nas palavras certas; e  Garantia de que o pensamento original chegou com precisão ao receptor. 5. Comunicação Organizacional:

27 Quanto mais complexa é a empresa, mais ela necessita de mecanismos de coorde­nação. Convém lembrar que a coordenação tem ligação com a divisão do trabalho, pois conduz os participantes de uma organização a realizarem esforços para a obten­ção dos objetivos do grupo de forma harmônica. 6. Conclusão:


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