A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura Organizacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura Organizacional
Texto adaptado de: TRIGUEIRO, Francisco Minialdo Chaves; MARQUES, Neiva de Araujo Teorias da Administração I. Florianópolis: CAPES: UAB, 2009 CHAVES, Francisca Ione. Fundamentos de Administração: semestre I. Fortaleza: UAB/ IFCE, 2008.

2 1. Objetivos da Unidade: Aprender como se organiza a estrutura formal de uma empresa ou organização; Compreender que o desenho da empresa vai indicar a sua tipologia (linear, funcional etc). Conhecer sobre departamentalização; e Entender a comunicação da organização.

3 2. Conceitos importantes:
2.1 Organograma: Forma gráfica que representa a estrutura organizacional. Nele encontramos informações como: Divisão do trabalho; Comunicação; e Hierarquia.

4 2. Conceitos importantes:
2.1 Organograma:

5 2. Conceitos importantes:
2.2 Sinergia: É o trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa, considerada a essência do sucesso do trabalho em equipe. (COVEY, 1990). Veremos isso mais claro em COMUNICAÇÃO

6 2. Conceitos importantes:
2.3 Divisão do trabalho: É um dos símbolos para a formalização e estrutura organizacional das empresas. É o princípio que estabelece que dividir o trabalho em seus componentes e designá-los aos membros de um grupo permite realizar mais do que se cada pessoa tentasse realizar sozinho o trabalho todo.

7 3. Tipos de organização: 3.1 Linha ou Linear: Tem a forma piramidal ou verticalizada, na qual deixam claras as linhas de autoridade, comando, comunicação, ordem e obediência

8 3. Tipos de organização: 3.1 Linha ou Linear:

9 3. Tipos de organização: 3.2 Funcional: Este tipo de organização aplica os princípios da especialização funcional e tem como características a autoridade funcional de acordo com a área (recursos humanos, operações, jurídico, informática, atendimento), de forma horizontal, ou seja, no mesmo nível.

10 3. Tipos de organização: 3.2 Funcional: Por exemplo, os vendedores reportam-se ao gerente de vendas e os operadores de máquinas ao gerente de produção.

11 3. Tipos de organização: 3.3 Linha-assessoria (ou staff): É o resultado da combinação dos tipos de Organização linear e funcional. Assim, podemos observar este modelo onde existe posição de assessoria para servir aos departamentos de linha básicos a fim de alcançar os objetivos da organização de forma mais eficaz.

12 3.3 Linha-assessoria (ou staff):
3. Tipos de organização: 3.3 Linha-assessoria (ou staff):

13 4. Departamentalização:
Você já observou que há diferentes modos de departamentalizar uma empresa? E que essas várias formas resultam em diferenças fundamentais entre uma e outra?

14 4. Departamentalização:
O processo organizacional de determinar o agrupamento das atividades se chama departamentalização. Os departamentos são áreas, divisões, setores, segmentos, nos quais um administrador tem autoridade e poder para desempenhar suas funções.

15 4. Departamentalização:
4.1 Departamentalização Funcional: Agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional.

16 4. Departamentalização:
4.2 Departamentalização por produto: É a forma pela qual são agrupadas as funções associadas a uma única linha de produto.

17 4. Departamentalização:
4.3 Departamentalização territorial: Às vezes chamada de regional, por área, ou geográfica, consiste no agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde são localizadas as operações.

18 4. Departamentalização:
4.3 Departamentalização territorial:

19 4. Departamentalização:
4.4 Departamentalização por cliente: Consiste em agrupar atividades de tal forma que focalizem o uso determinado de um produto ou serviço. Por exemplo, as lojas de departamentos podem ter uma loja de jovens, além de departamentos infantis.

20 4. Departamentalização:
4.4 Departamentalização por cliente:

21 4. Departamentalização:
4.5 Departamentalização por processo: É o agrupamento de atividades que focalizam equipamento ou processo de produção.

22 4. Departamentalização:
4.6 Departamentalização matricial: É um tipo híbrido de departamentalização onde o pessoal de várias especialidades é agrupado para completar tarefas de tempo limitado.

23 4. Departamentalização:

24 5. Comunicação Organizacional:
A comunicação é um instrumento básico da coordenação. A comunicação é o intercâmbio de informações e transmis­são de significado.

25 Características de uma boa comunicação: Objetividade;
5. Comunicação Organizacional: Características de uma boa comunicação: Objetividade; Conhecimento do receptor; Compreensão do receptor; Linguagem adequada; Clareza e simplicidade;

26 5. Comunicação Organizacional:
Características de uma boa comunicação: Preferência pela voz ativa; Correção; Concisão; Fidelidade ao pensamento original; Tradução do pensamento nas palavras certas; e Garantia de que o pensamento original chegou com precisão ao receptor.

27 6. Conclusão: Quanto mais complexa é a empresa, mais ela necessita de mecanismos de coorde­nação. Convém lembrar que a coordenação tem ligação com a divisão do trabalho, pois conduz os participantes de uma organização a realizarem esforços para a obten­ção dos objetivos do grupo de forma harmônica.


Carregar ppt "Estrutura Organizacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google