A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oportunidades de Negócios Bahia & China Vladimir Milton Pomar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oportunidades de Negócios Bahia & China Vladimir Milton Pomar."— Transcrição da apresentação:

1 Oportunidades de Negócios Bahia & China Vladimir Milton Pomar

2

3 São chinesas 73 das 500 empresas da “Fortune”. Os EUA têm 132, Japão 68, Alemanha e França 32; UK 26, Suiça 15, Coréia do Sul 13, Holanda 12, Canadá 11, Austrália 9, Itália 9, Índia 8, Espanha 8, Brasil 8, Rússia 7 e Taiwan 6. [Ásia 168]

4 1. Atração de investimentos: Infraestrutura: - Logística - Energia Agroindústrias Mineração(*) Indústrias(**) CT&Inovação 2. Exportações (...) 3. Importações

5 Marketing da Bahia: - planejamento 2013/15 - investir em Shandong, Henan, Anhui e Jiangsu - participar c/ estandes nas feiras-alvo - visitar feiras setoriais - comitivas empresariais e governamentais - propaganda - pesquisas e estudos de mercado

6 Estande em feiras: baixo custo, em “pool”,...

7 Existem a Canton Fair e mais 800 feiras por ano na China

8 Feira de Harbin: grande participação de empresas russas

9 Estão no Brasil: XCMG, Zoomlion, Sinotruk, Chevry, JAC, Sinopec, CDB, ICBC, Lenovo, Sany Heavy, Fóton, Wuhan Steel, ZTE, Gree, Huawey, Baosteel, Traxx, Chongqing Group,... Atração de Investimentos: Relações Institucionais Governos

10 A política comanda

11 Comitivas empresariais e governamentais contatos de caráter institucional fundamentais para negócios duradouros e com menores riscos

12

13

14 Revista em chinês de propaganda do Brasil, editada e distribuída na China há cinco anos

15 ESTUDOS DE MERCADO (exemplo) Alterações do padrão de consumo alimentar urbano /2009 (kg per capita) ANOGrãosPorco/Boi/ Ovelha Frango Ovos Frutas LEITE ,218,5/3,3 3,47,341,04,6 RURAL 262,111,31,32,4N.D.1, ,618,2/ 3,99,7 10,3N/A 26,4 RURAL 189,315,34,35,3N.D. 3,6 Vendas de lácteos – US$ bilhões: (*) Leite 4,1 5,3 10,2 Produtos lácteos10,312,3 22,0 Bebidas lácteas 2,4 2,7 4,8 Iogurte 1,3 1,5 3,0 Fonte: Euromonitor International and NBS

16 Cidades-irmãs: Salvador/Jinan, Feira/..., Camaçari/Deyang, Vitória da Conquista, Ilhéus

17

18 Exportações China 1º - US$1,90 tri (10,4%) EUA 2º - US$1,48 tri (8,1%) Importações EUA 1º - US$2,27 tri (12,3%) China 2º - US$1,74 tri (9,5%) Comércio Mundial – 2011 (OMC) Balança Comercial 2011 China: +US$156 bi (2010: +US$183 bi) EUA: -US$ 790 bi (2010: -US$ 691 bi)

19 Participação da ferrovia na matriz de transporte: China 60% Brasil 25% COMPETITIVIDADE É... Transportar por ferrovia dez vezes mais carga/km do que o Brasil Qinghai-Tibet : km – construída em menos de dois anos Malha ferroviária: 86 mil km em 2009 Meta 2012: chegar a 110 mil km ferrovias

20

21 Mercado Consumidor Concentrado Diferenças de Renda e de Desenvolvimento entre as regiões Leste Nordeste e Sudeste, e Norte, Centro e Oeste

22 Classe média: 300_400 milhões(*) Geração do filho único chegará ao poder a partir de 2020

23 Urbanização acelerada: de 1980 a 2010, cerca de 500 milhões de pessoas saíram das áreas rurais pras cidades. Até 2030, mais 500 milhões de pessoas deverão migrar para as cidades. Quase um estado de São Paulo por ano.

24 85 cidades tem mais de quatro milhões de habitantes

25 13 cidades possuem mais de 8 milhões de habitantes: Chongqing, Shanghai, Beijing, Tianjin, Chengdu, Harbin, Guangzhou, Nanyang, Fuyang, Shijiazhuang, Handan, Xuzhou e Weifang. (www.eiu.com/megalopolis)www.eiu.com/megalopolis

26 Déficit de 85 milhões de moradias urbanas; havia 140 a 150 milhões de moradias urbanas em 2010.

27 12º Plano Quinquenal (2011/2015) Crescimento do PIB: 7% a.a. Participação comércio mundial: 17% Aumento do consumo doméstico de 35% para 55% do PIB = + IMPORTAÇÕES Investimentos: 51% PIB (2011) Desenvolver a região Centro-Oeste Manter o desemprego em 4%

28 Demanda do mercado por produtos diferenciados: perfumes; joias; roupas, calçados e acessórios de couro(*), espumante, vinho, cachaça artesanal, charutos, chocolates finos, iates, produtos de beleza, aviões executivos, carros esportivos etc.

29 Consumo intenso de frutas

30 Demandas crescentes de carnes bovina, ovina, caprina, suína e de frango

31 Restauração da Cidade Proibida, abril/ milhões de chineses viajaram pro Exterior em 2009; desses, menos de 0,1% visitaram o Brasil. OIT/2020: China maior emissor (100 milhões) de turistas Apesar disso, a China não está no “radar” da Embratur....

32 Linha vermelha: milhões mu (120 mi ha) de terras cultiváveis PRODUÇÃO DE GRÃOS (milhões ton) 1978: : : : 660? Área plantada: milhões ha ÁREA IRRIGADA Atual: 54 milhões ha Meta 2020: 70 milhões ha

33 Três Gargantas – projetada para 3% da demanda Eólica: dobrou em 2010, atingindo 22% capacidade mundial, à frente EUA, Alemanha e Espanha. Solar: é o maior fabricante mundial de painéis fotovoltaicos. Os governos subsidiam a instalação dessa tecnologia em todo o país. Termelétricas: novas usam tecnologia “limpa”, usinas antigas serão demolidas. Carvão mineral: 70% matriz energética. Reservas chinesas findam em 40 anos.

34 CONSUMO DE PETRÓLEO VEÍCULOS – MILHÕES/ANO 2011 – 17, – 15, – 13, – 10, – 5,7 (privados 50%) 2000 – 2, – 1, – 0,7 (privados 10%) CONSUMO (milhões de barris/dia) Estimativa 2030: 13,0 2011: 9,2 Produção 2010: 4,1 Importação 2010:4,6 RESERVAS ESTIMADAS China: 16 bilhões barris/dia Cazaquistão: 30 bilhões

35 Água per capita: m3 1/3 da média mundial Racionamento: 400 cidades (2/3 do total) 110 cidades sofrem severa falta de água Água per capita: 121º lugar no mundo

36


Carregar ppt "Oportunidades de Negócios Bahia & China Vladimir Milton Pomar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google